sexta-feira, 22 de julho de 2011

Lição 4, Alegria diante do Senhor: santuário e adoração, por Paul Penno

Para 16 a 23 julho de 2011

A razão da nossa existência, como adventistas do sétimo dia, é a verdade do santuário. "A compreensão correta do ministério do santuário celestial constitui o alicerce de nossa fé" (Evangelismo, pág. 221). Nossa excepcional contribuição para a igreja cristã na compreensão da justificação pela fé é o nosso culto centrado no segundo compartimento do santuário celestial. O que faz nos apaixonarmos com a verdade da purificação do santuário é a contribuição de 1888 unindo-a com a mensagem da cruz de Cristo, o apelo reconciliador do coração na justificação pela fé.

A verdade do santuário tem, para todos os efeitos práticos, caído em tempos difíceis na igreja adventista. Agora é vista como um quebra-cabeça matemático a ser resolvido. Daniel 8:14 tornou-se um frio, seco, velho sentido convencional histórico. No entanto Ellen White escreve que o que faz "a nossa fé" única e diferente das igrejas evangélico-protestantes ou católica, é o santuário (ibid.). Se nossa adoração, centrada no santuário celestial, se tornar uma doutrina ineficaz, então nós poderemos desistir da nossa única contribuição ao mundo cristão e podemos, muito bem, nos tornar batistas do sétimo dia1.

A mensagem de 1888 eleva a mensagem adventista do sétimo dia do santuário acima da confusão e perplexidade e veste a igreja com as brilhantes vestes da justiça de Cristo, isto é, o evangelho visto como uma mui boa nova. O santuário celestial nunca pode ser "purificado" até que, primeiro, todos os corações do povo de Deus sejam purificados. Isso é assim simples! E é muito mais do que um truque de contabilidade legalista, pela qual Deus olha para outro lado enquanto continuamos pecando. O fator que era omitido é fornecido por uma compreensão nova e mais clara da justificação pela fé, a qual Ellen White viu, e que torna a mensagem de 1888 — "a mensagem do terceiro anjo em verdade" (Eventos Finais, pág. 199, 200).

Como é que a mensagem de 1888 nos levar a nos apaixonarmos pela verdade da purificação do santuário? Primeiro, a "purificação" ou a justificação do santuário celestial envolve nosso Sumo Sacerdote nos convencer dos nossos pecados previamente desconhecidos (Dan. 8:14). É a nossa condição "não sabes" que torna (*o povo de Deus) tão "desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu" (Apoc. 3:17).

Segundo, quando é declarado: "Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus, e a fé de Jesus" (Apoc. 14:12). não é uma mera justificação legal contrária à realidade. O que era um perdão do pecado torna-se agora uma eliminação do pecado, João 1;29, do coração de um remanescente que se apaixonou por Jesus. Há uma reconciliação de coração com Ele, que não existia previamente no entendimento do Seu diagnóstico por sua condição. É aperfeiçoamento de caráter.

Terceiro, nós deixamos o nosso Sumo Sacerdote nos purificar no nosso dia da expiação. O antigo Israel nunca fazia a obra de reconciliação em seu dia anual (*de expiação). O Sumo Sacerdote é que fazia a expiação (Lev. 16:33). A idéia de 1888 é que paremos de resistir ao que Jesus quer realizar em nós. "Poderá o pecador resistir a esse amor, poderá recusar-se a ser atraído a Cristo. Se, porém, não se opuser, será levado para Ele, ... arrependido de seus pecados" (Caminho a Cristo, pág. 27).

Quarto, qual é a diferença entre o ministério de Jesus no primeiro compartimento (*do santuário) e Seu ministério no segundo compartimento, depois de 1844? Por 1.800 anos Cristo preparou os cristãos para morrerem e serem "havidos por dignos" (*Lucas 20;35) para ressuscitarem na primeira ressurreição em Sua vinda. Agora Ele está preparando um povo para ser trasladado em Sua vinda, sem ver a morte. “Nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados ... e assim estaremos sempre com o Senhor" (1ª Tess. 4:15, 17).

Quinto, que está Cristo fazendo no santuário desde sua ascensão? Nossas mentes podem ser acalmadas com a idéia de que Ele está tirando umas férias prolongadas. Ele é o general na sala de guerra do Pentágono do céu, envolvido na conquista do grande conflito com Satanás. A batalha de eliminar o pecado e amor-próprio dos corações (*do Seu povo) é muito mais do que o uso de armas convencionais. É guerra psicológica intensa.

Sexto, Medo, do juízo investigativo é expulso, pois Ágape dá ousadia, "confiança no dia do juízo" (1ª João 4:17). A preocupação pela vitória de Jesus no dia da expiação nos leva à "vitória" no julgamento e a passar de cabeça erguida após todos os santos anjos na confiança de estar com Ele.

Sétimo, esta "unidade" é algo que nunca aconteceu em toda a história passada "porque vindas são as bodas do Cordeiro e já a Sua esposa se aprontou" (Apoc 19:7). Algo especial está pronto para “aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro" (vs. 9). Como um corpo coletivo, corporativo, a igreja do grande dia da expiação se torna a noiva de Cristo.

Oitavo, a mensagem de 1888 de purificação do santuário torna-se a mensagem da Verdadeira Testemunha Fiel ao anjo da igreja de Laodicéia. "A mensagem que nos foi dada por Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner é a mensagem de Deus para a igreja de Laodicéia, e angústia para quem professa crer na verdade e, entretanto, não reflete a outros a luz da mensagem dada por Deus" (Materiais de Ellen G. White sobre1888, vol. 3, pág. 1052).

Nono, necessariamente Jesus está ministrando o dom do arrependimento a Sua retardatária Noiva. Eles vencem como Ele venceu, Apoc. 3:21. Assim como Ele se arrependeu corporativamente por toda a raça humana, assim também sua noiva entra em arrependimento corporativo em empatia com Ele.

Décimo, o Cordeiro precisa de uma esposa que "já se aprontou" (Apoc. 19:7). Embora Ele lhe dê as vestes da justiça ela deve escolher se arrepender de sua passada rejeição à Sua proposta e aprender com sua história. Ela finalmente cresce em seu Ágape e é um parceiro digno de permanecer ao Seu lado (Efé. 3:17-19).

Décimo primeiro, ela finalmente descobre que todas as suas orações para que o Senhor nos dê o arrependimento e a chuva serôdia são um insulto para Ele. Ele já nos deu o dom do arrependimento, Rom. 2:4. E Ele já derramou o "começo" da chuva serôdia em 1888 com a mensagem de "Cristo nossa justiça." "O tempo de prova está bem à nossa frente, pois o alto clamor do terceiro anjo já começou na revelação da justiça de Cristo, o Redentor que perdoa os pecados. Este é o começo da luz do anjo cuja glória encherá toda a terra "(Review and Herald, 22 de novembro de 1892).

A mensagem Santuário que "o Senhor, em Sua grande misericórdia, enviou" para nós, ainda deve iluminar a terra com glória (Eventos Finais, pág. 200). A humanidade tem uma escolha clara para adorá-Lo (Apoc. 14:7).


- Paul E. Penno

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista da cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de A.T. Jones e E. J. Waggoner, a qual está incluída naCompreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Ig. Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

Nota do tradutor:

1) Afinal na igreja Batista há mais amor entre os irmãos, o que ocorre, em geral, com todas as igrejas evangélicas.

_____________________________