sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lição 3, O que divide a igreja hoje?.

Para 8 a 15 de outubro de 2011


Os "evangelhos" derivados do velho concerto dividem a igreja.


Há pelo menos cinco evangelhos, derivados do velho concerto, dentro da Igreja Adventista do Sétimo Dia hoje:

Adventistas históricos têm como lema: "obedecer e viver, desobedecer e morrer." Segundo eles, rigorosamente a Fé do velho concerto é motivada pelo amor-próprio com medo do inferno e esperança de recompensa no céu.

Evangelho Social — humanitarismo. Eles querem esquecer as disputas teológicas sobre a justificação pela fé. Apenas pregue a Palavra ao mundo e lute pela justiça social.

Adventistas evangélicos / evangelho arminiano - justificação pela fé é apenas uma transação legal iniciada pela fé na oferta de Deus do sacrifício de Cristo. Tal manipulação legal de registros celestiais não afeta o problema de reconciliação do coração com Deus.

Pentecostalismo — reavivamento e reforma acontecem com formatos de culto mais animados. Podemos orar para que a saúde a riqueza e a prosperidade do evangelho venham de cima para baixo, se buscamos por isso.

Evangelho calvinista sustenta que Deus sempre encontra o Seu caminho da salvação. Ele vai, finalmente, forçar a solução do evangelho ao resolver o grande conflito com Satanás. Deus tem um grande relógio profético na parede e quando o ponteiro atingir a meia-noite, ele enviará Jesus, quer Seu povo ou a terra estejam prontos ou não. Ágape está ausente.

Todos os itens acima são "evangelhos" que são anti-lei.

Há somente um evangelho verdadeiro que está em harmonia com todos os dez mandamentos de Deus e que é "a mui preciosa mensagem" (Testemunhos para Ministros, pág. 91), que eleva e honra o sacrifício de Cristo apresentado no cenário do Dia da Expiação cósmica. Ou seja, é o amor de Deus que reconcilia corações alienados dEle mesmo, por meio do ministério sumo sacerdotal de Cristo. Isso atinge a raiz principal do pecado inconsciente para que a alma se identifique com Cristo e este crucificado. Justificação pela fé e a verdade da purificação do santuário se tornam uma grande verdade que ilumina a Terra com o caráter glorioso do verdadeiro Deus.

A mensagem de 1888 traz à tona os princípios dos dois concertos. O velho concerto é manifestado por muitos diferentes chamados "evangelhos", todos baseados em auto-suficiência. "Tudo o que o Senhor tem falado, faremos" (Êxodo 19:8). A promessa de Deus do novo concerto é "a muito mais abundante graça" (Rom. 5:20) de Cristo crucificado e ressuscitado. É este verdadeiro evangelho que une a igreja. Os “evangelhos" do velho concerto, geram filhos para a escravidão do pecado e são a fonte de desunião.

Existe apenas a "verdade do evangelho" que está em harmonia com todos os dez mandamentos de Deus e que é "a mui preciosa mensagem", que eleva e honra o sacrifício de Cristo. É a "verdade presente" no cenário do nosso dia cósmico da expiação (at-one-ment = numa mesma mente) com Deus. Ou seja, é o amor de Deus revelado na cruz, sempre presente, que concilia os corações alienados a Si mesmos por meio do ministério sumo sacerdotal de Cristo. Isso leva à raiz principal do pecado inconsciente para que a alma se identifique com o Crucificado. Justificação pela fé e a verdade da purificação do santuário se tornam uma grande verdade que ilumina a Terra com o Glorioso caráter do amor Ágape do Deus verdadeiro de autonegação, altruísmo.

______________________