segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CAPÍTULO 26 — O AMOR E LIDERANÇA DE DEUS

O Êxodo e os Movimentos do Advento

em Tipo e Antítipo, por Taylor G. Bunch, escrito em 1937.

CAPÍTULO 26 — O AMOR E LIDERANÇA DE DEUS

Pág. 187 {123} Não Desprezado. Embora os filhos de Israel rejeitassem a Deus em Cades-Barneia e tivessem de retornar ao deserto para cumprir a sentença de um Deus provocado e ofendido, eles não foram esquecidos nem descartados. Estavam sob a repreensão divina e uma rejeição parcial ou temporária, mas Deus ainda os reclamava como Seu próprio povo. Conquanto os registros de seu jornadear no deserto revelem pouco mais além das murmurações e rebeliões contra o Senhor, não obstante Ele os amava acima de todos os povos da Terra, e Ele os resguardava "como a menina do Seu olho” (Deuteronômio 32:10, KJV e Alm. Fiel; ver também 33:2, 3 e Isaías 63:8, 9). Nenhuma pessoa pode ler essas afirmações e duvidar do amor de Deus, ou alegar que Ele tenha rejeitado inteiramente ou tenha desprezado o Seu povo.

Liderança Divina. Mesmo durante o recuo de Israel rumo ao Egito e o seu jornadear pelo deserto sob a repreensão divina, Deus continuou sendo o seu Líder. Foi sob a liderança divina que eles retornaram ao deserto, e a presença de Deus continuou com eles durante o período inteiro da sua alienação, Deuteronômio 2:7; Neemias 9:15-23. Os israelitas avançavam somente quando a nuvem ou a coluna de fogo ia adiante deles. Que o ocupante da nuvem e coluna de fogo era Cristo já foi provado, ver 1ª Coríntios 10:4. O amor e terno cuidado de Deus por Seu povo durante esse período é belamente ilustrado em Atos 13:18: e suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos”. À margem da KJV lemos: “por volta de quarenta anos os sustentou, ou, os alimentou, como uma ama-de-leite alimenta seus filhos” (*Ver Êx. 16:35 e Deut. 1:31). Eles estavam espiritualmente doentes e Deus exerceu para com eles o terno amor ou o cuidado de uma enfermeira em relação ao seu paciente. Uma enfermeira nunca despreza ou rejeita um paciente por causa da doença que produz uma disposição desnatural, irritável e rebelde. O Senhor é mais paciente, gentil, e atento com Sua enferma Igreja do que uma enfermeira poderia ser quanto a uma criança doente.

Nenhum Novo Movimento. Porque o Movimento do Êxodo fracassou em entrar na terra prometida em Cades-Barneia “no seu tempo designado pelo Senhor”, Ele não iniciou um novo movimento sob nova liderança. Calebe, Josué, Moisés e, certamente (188) muitos outros não tomaram parte na rebelião e estavam prontos para entrar na terra prometida, mas eles também foram divinamente conduzidos no retorno ao deserto. Eles não começaram um novo movimento ou uma divisão para tentar entrar na terra prometida por sua conta própria. Sabiam que Deus permanecia com o movimento original embora que incluía os rebeldes, e que, se por fim tivessem que alcançar a terra prometida, também precisariam enfrentar o deserto com o movimento que Deus conduzia, e pacientemente esperar o tempo de entrada em Canaã segundo o que Lhe comprazia. Coré, Datã e Abirão tentaram começar um movimento dissidente e avançar diretamente, mas isso terminou em fracasso como se dera com outros esforços semelhantes. A única esperança de êxito era permanecer leal à organização ou movimento original que Deus conduziu para fora do Egito e ainda estava a conduzir.

Pág. 188 {123) Movimento do Advento. Apesar do regresso do Israel moderno ao mesmo terrível deserto laodiceano para fora do qual {124} o Senhor tentou conduzi-los em 1888, o Movimento do Advento ainda está sob a liderança divina. Embora sob a repreensão divina da mensagem laodiceana e a alienação que exclui a Cristo de posse completa do Seu Templo da Igreja e O mantenha fora da porta da câmara interior do templo do coração de Seu povo, Ele continua reivindicando a igreja laodiceana como Sua própria e amando o Seu povo remanescente acima de todos os demais da Terra. Em Deuteronômio 7:6-9 é-nos dito por que o Senhor amou ao antigo Israel acima de todos os outros povos e os escolheu como Seu próprio, e pela mesma razão o Senhor escolheu e estabeleceu O seu amor sobre o Israel moderno, conquanto se ache no estado laodiceano. Os laodiceanos são o povo mais obediente e leal no mundo.

Pág. 188 {124} A Repreensão de Amor. Apocalipse 3:19. “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo”. A mensagem laodiceana é a repreensão mais severa contida no Escrito Sagrado e comparável somente àquela administrada ao Israel antigo e registrada no primeiro capítulo de Isaías. O quadro seria desesperador e desanimador não fosse o fato de que a repreensão é uma admoestação de amor. A mensagem laodiceana é uma mensagem de amor e não é dita em ira para ferir e destruir, mas em amor para salvar e restaurar. Jesus reprova e (189) castiga o Seu povo remanescente porque Ele o ama muitíssimo e anseia que seu amor desperte uma resposta de amor em nossos corações. Uma razão do Seu amor é porque o Seu povo está honestamente enganado. Isto é indicado pela afirmação, "E não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu” [verso 17]. “A mensagem da Testemunha Verdadeira encontra o povo de Deus numa triste condição, contudo honesto nesse engano. Eles ignoram que a sua condição é deplorável à vista de Deus” [Testemunhos Para a Igreja, vol. 3, pág. 253]. Há sempre esperança para uma pessoa honesta, embora enganada, pois “Toda alma realmente honesta virá para a luz da verdade” [O Grande Conflito, pág. 522]. Os laodiceanos que são honestos aceitarão a repreensão e se arrependerão da sua mornidão e reformarão as suas vidas.

Pág. 189 {124} Consideração Suprema. “Nada neste mundo é tão caro a Deus como Sua Igreja. Nada é conservado por Ele com tão zeloso cuidado. Nada ofende tanto a Deus como um ato que prejudica a influência daqueles que estão fazendo o Seu serviço. Ele pedirá contas de todos que ajudam a Satanás no seu trabalho de crítica e desanimo” [Testemunhos Para a Igreja, vol. 6, pág. 42]. "Enfraquecida e defeituosa, carecendo de ser constantemente advertida e aconselhada, a Igreja é, contudo, objeto da consideração suprema de Cristo” [Testemunhos Para a Igreja, vol. 7, pág. 16]. "Deus tem um povo no qual todo o céu está interessado, e eles são o objeto terrestre querido ao coração de Deus” [Testemunhos Para Ministros, pág. 41]. “Embora haja males existentes na Igreja, e assim será até o fim do mundo, a Igreja nestes últimos dias deve ser a luz do mundo que está poluído e desmoralizado pelo pecado. A Igreja, fraca e defeituosa, tendo de ser reprovada, advertida e aconselhada, é o único objeto sobre a Terra a que Cristo confere a Sua consideração suprema” [idem, pág. 49].

Liderança Divina. A igreja laodiceana não é uma igreja totalmente rejeitada e desprezada, mas é ainda o objeto da suprema afeição de Cristo e é a igreja que Ele reclama como Sua própria porque é a melhor sobre a Terra no momento. O original Movimento {125} do Advento, que começou na primeira parte do décimo nono século sob a liderança divina, ainda está sob a mesma orientação e controle. “Deus tem uma Igreja e ela tem um ministério divinamente designado” [Testemunhos Para Ministros, pág. 52]. “Deus tem uma (190) Igreja sobre a Terra que constitui o Seu povo escolhido, que guarda os Seus mandamentos. Ele não está conduzindo grupos separados, não um aqui outro ali, mas um povo. A verdade é um poder santificador, mas a igreja militante não é a igreja triunfante. Há joio entre o trigo. … A rede do Evangelho atrai não só bons peixes, mas maus também, e só o Senhor sabe quem são os Seus” [Idem, pág. 61].

Pág. 190 {125} A Igreja Imperfeita. O Israel antigo era um povo muito imperfeito durante o período da sua rejeição parcial, mas isto não impediu Deus de amá-los e conduzi-los. Que o povo do Movimento do Advento seja muito imperfeito ninguém pode negar, mas que essa imperfeição evidencie que foi rejeitado por Cristo e inteiramente desprezado devemos negar muito enfaticamente. "A igreja de Cristo sobre a Terra será imperfeita, mas Deus não destrói a Sua Igreja por causa da sua imperfeição" [Testemunhos Para Ministros, pág. 46].

“Sei que o Senhor ama a Sua igreja. Ela não deve ser desorganizada ou partida em grupos independentes. Não há a menor coerência nisto, não há a menor evidência de que tal coisa se dará. Aqueles que derem atenção a essa falsa mensagem, e tentarem fermentar outros serão enganados, e preparados para receber crescentes desilusões, e fracassarão. Há em certos membros da Igreja orgulho, auto-suficiência, teimosa descrença, e uma recusa em renunciar a suas idéias, embora evidência possa ser empilhada sobre evidência que torne esta mensagem aplicável à igreja laodiceana. Mas isto não eliminará a igreja de modo que deixe de existir” [Carta 16, de 1893, e Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 68 e 69].

Joio com o Trigo. Mateus 13:30, 37-43. “O joio e o trigo devem crescer juntos até a colheita; e esta ceifa é o fim do tempo de graça. … Falsos irmãos serão encontrados na Igreja até o fim do tempo” [Parábolas de Jesus, págs. 72 e 73]. "Aqueles que exercitam a mente para valer-se de tudo que possam usar como gancho para dependurar uma dúvida, e sugerem esses pensamentos a outras mentes, sempre encontrarão ocasião para duvidar. Eles questionarão e criticarão tudo que se apresente no desdobrar da verdade, criticarão o trabalho e posição de outros, criticarão todo ramo da Obra na qual não têm parte. Vão se alimentar dos erros e equívocos (191) e faltas de outros, ‘até’, disse o anjo, ‘que o Senhor Jesus Se erga de Sua obra mediatória no santuário celestial, e Se vista com as vestes da vingança, e os surpreenda na sua festa profana; e eles vão se encontrar despreparados para a ceia das bodas do Cordeiro” [Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, pág. 690].

Pág. 191 {125} Não Desorganizado. Que o Movimento do Advento não será desorganizado e substituído por um novo movimento e organização é evidente de muitas afirmações no Espírito de Profecia. "Aqueles que conhecem os marcos que indicaram o caminho certo ... não devem permitir que o estandarte do terceiro anjo seja arrebatado de suas mãos. … Não podemos começar agora a deixar os fundamentos que Deus estabeleceu. Não podemos estabelecer agora nenhuma nova organização; [126] pois isto significaria apostasia da verdade” [Manuscrito 129, escrito em 1905, compilado em Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 389 e 390]. O mesmo movimento que começou de Babilônia seguirá adiante até a Canaã celeste. Os rebeldes serão expurgados mas o movimento triunfará pois estará sob a liderança divina até o fim da viagem. “Sinto-me estimulada e abençoada ao me conscientizar de que o Deus de Israel ainda está guiando o Seu povo, e que Ele continuará com eles até o fim” [Life Sketches, Esboços da Vida de Ellen G. White, págs. 437, 438].

Pág. 191 {126} Não Babilônia. “Meu irmão, soube que você está afirmando que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é Babilônia, e que todos que desejam ser salvos devem sair dela. Você não é o único homem a quem o diabo enganou desta matéria. Durante os quarenta anos passados um homem após outro ergueu-se, reivindicando que o Senhor o enviou com a mesma mensagem; mas permita-me dizer-te, como eu disse a eles, que esta mensagem que você está proclamando é um dos enganos satânicos destinados a criar confusão entre as igrejas. Meu irmão, estás certamente fora do caminho” [Testemunhos para Ministros, págs. 58, 59. “Não devemos pensar que os escolhidos de Deus, que estão tentando andar na luz, compõem Babilônia. As Igrejas denominacionais caídas são Babilônia. Babilônia tem estado a criar doutrinas venenosas, o vinho do erro. Este vinho do erro é composto de doutrinas falsas, como a imoralidade natural da alma, o tormento eterno dos maus, a negação da preexistência de Cristo antes do Seu nascimento em Belém, e a defesa (192) e exaltação do primeiro dia da semana acima do dia sagrado e santificado por Deus” [Idem, pág. 61].

Pág. 192 {126} Dissidentes Que Não Procedem de Deus. “Aqueles que se lançaram a proclamar uma mensagem de sua responsabilidade individual, os quais, reivindicando serem ensinados por Deus, tornam sua obra especial demolir o que Deus durante anos tem estado edificando, não estão fazendo a vontade de Deus. Seja conhecido que esses homens estão do lado do grande enganador. Não creais neles. Estão se aliando com os inimigos de Deus e da verdade. Eles zombarão da ordem do ministério como um sistema de poder sacerdotal. Desses afastai-vos, não tenhais qualquer associação com a sua mensagem, por mais que venham a citar os ‘Testemunhos’ e procurem entrincheirar-se detrás deles. Não os recebais; pois Deus não lhes deu este trabalho para fazer” [Idem, pág. 51].

Separatistas Condenados. “Há pequenos grupos que constantemente surgem que acreditam que Deus está só com poucos, que se acham espalhados, e a sua influência é derribar e dispersar aquilo que os servos de Deus edificaram. Mentes inquietas que querem estar vendo e acreditando em algo novo constantemente, estão continuamente surgindo, alguns num lugar e outros noutro, todos realizando uma obra especial para o inimigo, conquanto reivindicando a posse da verdade. Eles se mantêm separados do povo que Deus está conduzindo e fazendo prosperar, e mediante o qual Ele deve empreender a Sua grande obra. Estão constantemente expressando temor de que o corpo de observadores do sábado estão se tornando como o mundo; mas dificilmente se encontra dois desses cujos pontos de vista estejam em harmonia” [Testemunhos Para a Igreja, vol. 1, pág. 417].

A Serem Evitados. "Quando homens se levantam reivindicando ter uma mensagem de Deus, mas em vez de guerrearem contra principados e potestades, {127} e os soberanos das trevas deste mundo, formam uma trincheira para virar suas armas de guerra contra a igreja militante, tende medo deles. Eles não portam as credenciais divinas. Deus não lhes deu tal encargo algum nessa obra. Eles demoliriam aquilo que Deus deseja restaurar pela mensagem laodiceana. Ele fere somente para poder curar, não para levar a perecer. O Senhor não coloca sobre homem algum uma mensagem que desanime e desencorajem a Igreja. Ele reprova, Ele repreende, Ele castiga; mas é (193) somente para que possa finalmente restaurar e aprovar” [Testemunhos para Ministros, págs. 22, 23]. A mensagem laodiceana é aqui declarada ser dada para o objetivo de restaurar a Igreja e não condená-la e destruí-la.

Pág. 193 {127} Fracassarão. Tal como todos os movimentos dissidentes do passado fracassaram, aqueles no presente e no futuro terminarão de igual modo em nada, e perecerão ignominiosamente. Não há nenhum atalho para Canaã celeste por um caminho de um novo movimento. O único modo de alcançar o reino é permanecer fiel ao movimento original, pois este é o único que Deus está conduzindo. Todas as dissidências inspiram-se e são dirigidas pelo diabo, num esforço para derrotar o propósito de Deus para o moderno Israel. Só aqueles que “perseveraram em seguir ao Senhor” e permaneceram leais ao Movimento do Êxodo entraram na terra prometida, Números 32:10-12; Josué 14:6-14. Só aqueles que seguem ao Senhor inteiramente e obedecem a Suas instruções mediante o espírito de profecia e seguem a Sua liderança e mantêm a sua lealdade ao Movimento do Advento triunfarão com o movimento e adentrarão a Canaã celeste.