sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Lição 9 — O Pecado de Moisés e Arão

Moisés e Arão eram servos especiais de Deus. Moisés talvez mais do que Arão, mas ambos detêm uma rara posição na história sagrada. Moisés foi usado por Deus para libertar os filhos de Israel da servidão egípcia, e Arão foi o primeiro sumo sacerdote no serviço do santuário terrestre, recém organizado.

Moisés é o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia e acredita-se também ser o autor do livro mais antigo da Bíblia, o livro de Jó. Moisés é um tipo de Cristo. Muitos dos acontecimentos da sua vida prefiguraram a vinda do Messias. Moisés é chamado o doador da lei. Era profeta, e o Senhor disse que era, de fato, maior que profeta.

"Então o SENHOR desceu na coluna de nuvem, e Se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriam e ambos saíram. E disse, 'Ouvi agora as Minhas palavras: Se entre vós houver profeta, Eu, o Senhor, em visão a ele Me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com Meu servo Moisés que é fiel em toda Minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que pois, não tivestes temor de falar você contra Meu servo Moisés'"? (Num. 12:5-8).

Quando Moisés foi difamado e criticado, Deus mesmo interveio para lutar por ele. Ocupou um lugar muito especial na organização de Deus e Deus operou muitos milagres poderosos por ele. Na maioria das vezes, Arão era o companheiro de Moisés em tudo que Deus realizou através de Moisés. Ambos estes homens foram altamente apreciados pelo povo. E a admiração por Moisés estendeu-se para muitas centenas de anos depois de sua morte. Havia mesmo uma tendência da parte de Israel, em anos posteriores, para idolatrar Moisés.

Embora grande quanto fossem Moisés e Arão, permaneceram parte da raça humana caída. Deles assim como de qualquer outro podia ser dito "não há um justo, nem um sequer" (Rom. 3:10). Tiveram pés de "barro" e compartilharam a fraqueza da sorte comum de toda humanidade. Deviam ter cuidado em manter os seus olhos em Cristo, o verdadeiro líder de Israel. E isto eles falharam em fazer.

Pareceria que só por um momento, tiraram os seus olhos de Cristo, e vendo o pecado da multidão foram tentados e caíram. O Senhor explicitamente tinha mandado Moisés tomar sua vara e seu irmão Arão e reunir a congregação. E então "Falai à rocha perante os seus olhos” (Núm. 20:8). A promessa era que a água fluiria da pedra. Não obstante o registro é como segue:

"E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes, 'Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara; e saiu muita água, e bebeu a congregação e seus animais" (Num. 20:10-11).

Considere a misericórdia e a bondade de Deus. Embora Moisés não tivesse feito como foi instruído, ainda assim a benção prometida de água foi cumprida! Se todas as bençãos de Deus dependessem de nossa fidelidade não teríamos, absolutamente, nenhuma benção. A boa nova nestes tipos de situações é "Deus é fiel" (1ª Cor. 1:9). Mesmo em meio à nossa incredulidade Deus é fiel! "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque Suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a Tua fidelidade" (Lam. 3:22-23).

Apesar do fracasso de Moisés e de Arão, Deus ainda abençoou o povo com a água que eles necessitavam. Não obstante, Moisés e Arão não cruzariam o Jordão. Eles nunca poriam os pés na Canaã terrena. Tinham dado ocasião a Israel de duvidar de tudo que Deus tinha feito por eles por todos aqueles anos. Tinham prejudicado a causa de verdade e justiça. Não obstante nós ainda podemos louvar a Deus por tudo que Ele fez através deles.

O fracasso destes heróis da fé, nas próprias fronteiras de Canaã, os homens por quem Deus ricamente tinha abençoado ao Seu povo, lembra-nos de outra dupla de homens que Deus ricamente abençoou e os usou para abençoar o povo, os pastores Jones e Waggoner.

Eles também foram instrumentos especiais nas mãos de Deus. O registro inspirado de nossa história deixa claro que os pastores Jones e Waggoner não eram ministros comuns do evangelho. Eles foram escolhidos e abençoados por Deus para trazerem uma mensagem muito especial ao Seu povo, num tempo muito especial.

"Em Sua grande misericórdia enviou O Senhor uma mui preciosa mensagem a Seu povo através dos pastores Waggoner e Jones.” (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 91). “Deus deu a Seus servos um testemunho que apresentava a verdade como ela é em Jesus, que é a terceira mensagem anjélica, em linhas claras e distintas” (idem, pág.93). “Essa é exatamente a obra que o Senhor designou que a mensagem que Ele deu a Seus servos realize no coração e mente de cada agente humano ... Deus deu a Seus mensageiros exatamente o de que o povo necessitava” (idem, pág.95). “Eles têm a palavra do Senhor” (idem, pág.96). “Há aqui evidências, que todos aqueles que o Senhor reconhece como Seus servos podem discernir. ... Vereis que esses homens contra quem tendes falado, têm sido como que sinais no mundo, como testemunhas de Deus, … zelosos, movidos pelo Espírito de Deus... firmes como a rocha aos princípios. ... luz do céu, ... Se rejeitardes os mensageiros delegados por Cristo, rejeitais a Cristo" (idem, pág. 97).

Há literalmente centenas de endossos destes homens e sua mensagem que podem ser achados nos escritos do Espírito de Profecia. Se valorizarmos o ponto de vista de Deus como registrado pela pena da inspiração, eles são, disparados, os mais endossados, defendidos, e recomendados pregadores na história da (*igreja) Adventista do Sétimo Dia. Sua mensagem é ainda relevante e importante para nós hoje.

Alguns duvidaram da obra anterior de Deus através de Moisés, por causa do seu fracasso nas fronteiras de Canaã (veja Patriarcas e Profetas, pág. 417). E o Senhor advertiu que alguns fariam o mesmo com referência à obra que Ele relizou por meio de Jones e Waggoner por causa de seu fracasso posterior.

"É bem provável que os pastores Jones ou Waggoner possam ser derrotados pelas tentações do inimigo; mas se isto ocorrer não provaria que eles não tinham nenhuma mensagem de Deus, ou que a obra que eles fizeram era toda um erro. Mas se isto acontecer, quantos tomariam esta posição, e entrariam numa fatal desilusão porque não estão sob o controle do Espírito de Deus" (Carta 24, 1982).

Queira Deus que este não seja o caso de ninguém que leia estas palavras. Não devemos tirar os nossos olhos de Cristo, como alguns heróis espirituais do passado fizeram.

— Kelvin (Mark) Duncan

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.


_________________________