quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Capítulo 22 - Oposição 'com Punho Erguido'

Uma Ousada Oposição

A lição de hoje, quarta-feira, 04/11/09, (lição de nº 6 do 4º Trimestre de 2009) nos fala sobre Pecados de Desafio, e na primeira nota nos diz: “Israel pecou verdadeiramente ‘com punho erguido’ contra o Senhor em Cades-Barneia” (pág. 72 da edição dos professores, e pág. 42 da edição do aluno, grifamos). A propósito disto queremos lhes apresentar o cumprimento tipológico: Uma Ousada Oposiçãoocorrida com o moderno Israel. Está na parte final do capítulo 22 da obra

O Êxodo e os Movimentos do Advento

em Tipo e Antítipo, escrito pelo pastor Taylor G. Bunch



Capítulo 22 – A Recompensa da Descrença

Pág. 153 {100} … … …

Pág. 156 {102} Uma Carta Notável. ... Em 1º de setembro de 1892, a irmã White escreveu uma carta ao pastor O. A. Olsen, então presidente da Associação Geral, concernente à crise que começou em 1888. O número de arquivo no acervo de Elmshaven é O.1 d'92 [16 MR 101]. (*Este final, deste capítulo, é uma compilação exclusiva desta carta, até o fim dele).

"Eu desejaria que todos vissem que exatamente o mesmo espírito que recusou aceitar a Cristo, a luz que dissiparia a escuridão moral, está longe de se extinguir nesta era do mundo. Há em nossos dias os que não estão mais prontos para reconhecer a luz do que estava o povo quando os profetas e os apóstolos vieram com a mensagem de Deus, e muitos rejeitam a mensagem e desprezam o mensageiro. Fiquemos alertas para que este espírito não seja entretido por nós". . . .

Uma Longa Viagem. ... ... Pág. 157 {102} “. . . quando o Senhor envia uma mensagem especial ao Seu povo, todos poderes da confederação do mal são postos no trabalho de prevenir a palavra da verdade atingir os que devem recebê-la. Se Satanás pode impressionar a mente e provocar as paixões dos que reivindicam crer na verdade, e assim levá-los a se unirem com as forças do mal, ele está bem satisfeito. Se ele pode levá-los a se comprometerem do lado errado, ele coloca seus planos para dirigi-los numa longa viagem: Pelas suas enganosas artimanhas ele os causará agir {103} sob o mesmo princípio que ele adotou no seu descontentamento no céu. Tomam passo após passo no falso caminho, até que parece não haver nenhum outro rumo para eles seguirem, acreditando que eles estão corretos em sua amargura de sentimento contra seus irmãos. O mensageiro do Senhor suportará a pressão trazida contra ele? Se sim, é porque Deus promete mantê-lo na Sua força, e vindicar a verdade que lhe é enviada de Deus".

Pág. 157 {103} A Mensagem do Céu. "Quando os homens escutam a mensagem do Senhor, mas pela tentação permitem que preconceito tranque a mente e o coração contra a recepção da verdade, o inimigo tem o poder de apresentar as mais preciosas coisas numa luz distorcida. Olhando com preconceito e paixão, eles sentem-se por demais indignos para pesquisar as Escrituras num espírito cristão, mas repudiam a questão inteira porque pontos são apresentados que não estão de acordo com as opiniões próprias. Quando um novo ponto de vista é apresentado, uma pergunta frequentemente é feita: 'Quem são os defensores desta idéia? Qual é a posição ou influência da pessoa que vai nos ensinar, a nós que somos estudantes da Bíblia durante muitos anos? Deus enviará Suas palavras de advertência por meio de quem Ele escolher enviar. E a pergunta não é que pessoa trará a mensagem; isto não (158) afeta, de modo algum a palavra falada. . . . A respeito do testemunho que nos veio pelos mensageiros do Senhor (*Waggoner e Jones) podemos dizer, 'nós sabemos em quem nós temos crido;’ sabemos que Cristo é a nossa justiça, não só porque Ele é assim descrito na Bíblia, mas porque nós sentimos o Seu poder que transforma os nossos corações. ".

Pág. 158 {103} Uma Ousada Oposição. "Agora, embora tenha havido um esforço determinado para tornar de nenhum efeito a mensagem que Deus enviou, seus frutos têm provado que são da fonte de luz e verdade. Os que nutriram incredulidade e preconceito, que em lugar de ajudar a realizar a obra que o Senhor queria que eles fizessem, barraram o caminho, contra toda evidência, não podem supor ter visão espiritual mais clara por terem por tão longo tempo fechado os olhos à luz que Deus tem enviado ao povo. Se devemos apoiar este trabalho até seu fim, nós devemos reconhecer o fato de que há coisas boas a sobrevir ao povo de Deus numa maneira que nós não discernimos; e que haverá resistência dos mesmos elementos que nós esperamos se empenharem em tal trabalho".

Os Mensageiros Podem Fracassar. Então segue (*sempre na mesma carta) uma declaração indicando que os homens que pregaram essa mensagem (*Waggoner e Jones) sob tão grande oposição talvez não consigam permanecer de pé sob a pressão, mas tornem-se dissuadidos e fracassem.1 Se isto ocorrer, não afetaria em nada a verdade da mensagem que eles pregaram. "Quanto tempo irá o Senhor ter paciência com homens em sua cegueira, quanto tempo irá Ele esperar antes de os deixar tateando em seu caminho na escuridão final, nós não podemos determinar. Se os mensageiros do Senhor, depois de lutarem virilmente pela verdade por um tempo, caírem sob tentação, e desonrarem a Quem deu-lhes seu trabalho, isso será prova que a mensagem não é verdadeira? Não, porque a Bíblia é verdadeira. … O pecado da parte do mensageiro de Deus causaria Satanás regozijar-se, e esses que rejeitaram a mensagem e o mensageiro triunfariam; mas de jeito nenhum iria inocentar os homens que são culpados de rejeição à mensagem de Deus". Parece que à serva de Deus foi dada {104} ciência antecipada concernente ao que aconteceria doze ou treze anos mais tarde com Jones e Waggoner, a respeito de quem estas declarações foram escritas.

Pág. 159 {104} A Condição de Laodiceia. "Se jamais um povo necessitou de verdadeiros e fieis vigias, que não descansem, que chorem dia e noite, soando as advertência que Deus deu, são os adventistas do sétimo dia. … Desejo pleitear com nossos irmãos que se reunirão na (*Assembléia da) Conferência Geral para prestarem atenção à mensagem dada aos laodiceanos. Que uma condição de cegueira é a deles; este assunto foi trazido à vossa atenção repetidas vezes; mas seu descontentamento com sua condição espiritual não foi suficientemente profundo e doloroso para operar uma reforma. 'Como dizes: Rico sou, e estou aumentado com mercadoria, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu' (*Apoc. 3:17, KJV). A culpa de ilusão está sobre as nossas igrejas. A vida religiosa de muitos é uma mentira. Jesus apresentou a eles as jóias preciosas da verdade, as riquezas da Sua graça e salvação, a brilhante veste branca da própria justiça de Cristo, tecida no tear do céu, que não contem nem um fio de invenção humana. Jesus bate; abre a porta do coração e compre dEle o precioso tesouro celestial. Irão Seus apelos caírem sobre ouvidos que são insensíveis para ouvir, se não inteiramente fechados? Jesus baterá em vão"?

Um Espírito Diferente do de Cristo. "Pergunto, o que significa a contenda e conflito entre nós? O que significa este duro, espírito de ferro, que é visto nas nossas igrejas, em nossas instituições, e que é tão totalmente contrário ao de Cristo? Tenho profunda tristeza de coração porque vi como prontamente uma palavra ou ação dos pastores Jones ou Waggoner são criticados. Como prontamente muitas mentes ignoram todo o bem que foi feito por eles no poucos anos passados, e não veem nenhuma evidência de que Deus trabalha por estas instrumentalidades. Caçam por algo a condenar, e sua atitude para com estes irmãos, que zelosamente estão empenhados em fazer um bom trabalho, mostra que sentimentos de inimizade e amargura estão no coração. O que é necessitado é o poder de Deus para converter, sobre corações e mentes. … Cessem de observar seus irmãos com suspeição. Há muitos no ministério que não têm nenhum amor a Deus nem a seus semelhantes. Estão adormecidos, e enquanto dormem, Satanás semeia seu joio. O rebanho de Deus está em necessidade de ajuda do céu, e a ovelha e cordeiros perecem por (*falta de) alimento".

Pág. 160 {104} Exigem Evidência. "Muitos estão convencidos de que feriram o Espírito de Deus por sua resistência à luz, mas odeiam morrer para o eu, e protelam humilhar seus corações e confessar seus pecados. Eles não reconheceriam que a reprovação foi enviada por Deus, nem que a instrução foi dada do céu até que cada sombra de incerteza seja removida. ... Evidência sobre evidência foi acumulada, mas eles não estavam dispostos a reconhecê-las. Por sua atitude teimosa eles revelaram a doença da alma que estava neles, pois nenhuma evidência podia satisfazê-los. A dúvida, incredulidade, preconceito, e obstinação mataram todo amor de suas {105} almas. Exigiram garantia perfeita, mas isto não era compatível com fé.

Pág. 160 {105} O que Talvez Teria Sido. "Se os raios de luz que brilharam em Mineapolis fossem permitidos externar seu poder convencedor sobre os que se posicionaram contra a luz, se todos tivessem abandonado suas opiniões, e submetido sua vontade ao Espírito de Deus naquela época, eles teriam recebido as mais ricas bênçãos, decepcionado o inimigo, e se posicionado como homens fieis, fieis às suas convicções. Teriam tido uma experiência rica; mas o eu disse, Não! Não queria ser ensinado, mas ensinar, e todas aquelas almas serão testadas outra vez nos pontos onde fracassaram então. Terão menos clareza de julgamento, menos submissão, menos amor genuíno para com Deus e seus irmãos agora do que antes da prova e condenação em Mineapolis. Nos livros do céu eles são registrados como “achados em falta”. O orgulho e a paixão desenvolveram características odiosas. Desde aquela época, o Senhor deu abundância de evidência em mensagens de luz e salvação. Não mais gentis chamados, nenhuma melhor oportunidade podia ser dada a eles a fim de que fizessem o que eles deviam ter feito em Mineapolis".

Abandonados por Deus. "A luz se retirou de alguns, e desde então eles têm andado nas faíscas acesas por si mesmos. Ninguém pode contar quanto está em (161) jogo quando negligencia submeter-se ao chamado do Espírito de Deus. O tempo virá quando estarão dispostos a fazer qualquer coisa, e todo o possível, para ter uma possibilidade de ouvir o chamado que eles rejeitaram em Mineapolis. Deus moveu-Se sobre corações, mas muitos cederam a outro espírito que se movia sobre suas baixas paixões. Oh!, se estas pobres almas tivessem obrado corretamente, antes que fosse perpetuamente tarde demais. Melhores oportunidades nunca virão, sentimentos mais profundos eles não terão. … Deus não brincará com isto".

Pág. 161 {105} Um Pecado Terrível. "O pecado cometido com o que aconteceu em Mineapolis permanece nos livros do céu, registrado contra os nomes dos que resistiram à luz, e ali ficará até que confissão plena seja feita, e os transgressores se postem em plena humildade perante Deus. A leviandade de alguns, as fofocas de outros, a maneira de tratar o mensageiro e a mensagem quando nos alojamentos aonde estavam hospedados (*durante a conferência), o espírito que agitou baixas paixões, tudo está registrado nos livros do céu. E quando estas pessoas forem tentadas novamente, ... o mesmo espírito será revelado. Quando o Senhor suficientemente os testar, se eles não cederem, Ele retirará Seu Espírito Santo. … Os que são chamados a levar uma mensagem devem avançar embora apareçam obstáculos intransponíveis. Os que reivindicam conhecer a verdade, e no entanto colocam cada obstáculo no caminho, de modo que luz não venha ao povo, terá que prestar contas com Deus, a Quem eles não se agradarão encontrar. Deus administra o Seu próprio trabalho, e ai do homem que coloca a sua mão na arca de Deus".



Nota do tradutor:

1) Não pense o leitor que esta declaração da serva do Senhor seja no sentido de justificar o pecado de Waggoner e Jones. Não há desculpa para o pecado. Se pudesse ser explicado deixaria de ser pecado. Entretanto não se pode esquecer a grande pressão que os dois mensageiros de 1888, Waggoner e Jones, sofreram devido às constantes críticas, zombarias e “gozações”, a que foram expostos. A irmã White diz que eles dois tiveram a sua contra partida em Josué e Calebe. Nem mesmo a tentativa de se suavizar o pecado dando-lhe um nome mais brando afastará o agravo que fazemos a Deus, bem como não eliminará as consequências do mesmo. No relato sagrado encontramos o exemplo de diversos servos de Deus que resistiram às tentações. Veja a posição de Ellen G. White quanto ao pecado de Moisés: “O fardo colocado sobre Moisés foi muito grande, poucos homens suportarão tão severa prova, entretanto isto não foi tido como uma escusa para o pecado. ... A tentação, por mais forte que seja, nunca é uma desculpa para o pecado. As mais fortes tentações não podem escusá-lo. Embora grande possa ser a pressão a se suportar sobre a alma, a transgressão é ato exclusivo nosso” (Patriarcas e Profetas, pág. 421).