sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Lição 5 — Das Murmurações à Apostasia

A lição da segunda-feira corretamente salienta que a "Pressão (*está) na Liderança". O próprio Jesus enviou uma mensagem ao anjo da Igreja de Laodicea. Esta mensagem poria pressão em qualquer um que a recebesse. Quem quer confessar que é cego, nu, miserável, e desgraçado? Como é difícil confessar algo se se reivindica o contrário! A triste história dos judeus serve como uma razão para arrepender-se rapidamente e aceitar a "objeção" de Jesus contra nós como um povo.

A lição para esta semana baseia-se na história.

1º) Enquanto acampados ao pé do Monte Sinai, Deus deu a Lei e instruções para construir um Santuário. Mas por que o santuário foi construído? "Em Ex. 25:8 vemos o porquê o santuário foi construído. ... O motivo por que era para ser construído, é um das coisas mais tristes que encontramos nas Escrituras. ‘E me farão um santuário, para que eu posso morar entre eles'! Que coisa triste! que o povo de Deus, a quem Ele tinha libertado do cativeiro para o expresso propósito de morar, não simplesmente entre eles, mas neles, teve que ter um casa feita, com mãos, a fim de que Sua glória pudesse ser vista entre eles. Assim o santuário era primeiramente uma testemunha da presença de Deus e da fé dos filhos de Israel. ... Foi chamado por Estevão de 'o santuário do testemunho,' porque ambos, ele e as taboas da lei dentro dele, eram testemunhas contra a incredulidade dos israelitas (Ellet J. Waggoner, "The Tabernacle of Witness" (O Santuário do Testemunho) http://1888mpm.org/articles/tabernacle-witness).1

Foi ai, no Monte Sinai que o bezerro de ouro (Ex. 32) foi feito e adorado como o deus que os tirou de Egito. "Satanás, inicialmente, não pede às pessoas a tornarem-se ateus, mas pede que coloquem ao lado do Deus verdadeiro outros deuses também" (Waggoner, American Sentinel (O Sentinela americano), "Não Permita que Haja Nenhuma Aliança com Roma," agosto de 1888).

2º) Números 11: Esta história ocorreu (*depois de) apenas três dias no Monte Sinai num lugar chamado Taberá (que significa, um fogo; ou Quibrote-Ataavá, vs. 34, significando ‘túmulos do desejo’, ou, ‘do apetite’) porque ali enterraram os mortos que cederam ao desejo. Este é um relato muito lamentável. "Queixou-se o povo falando o que era mal aos ouvidos do Senhor; e ouvindo o Senhor a Sua ira se acendeu; e o fogo do Senhor ardeu" (vs. 1). O Pão da Vida (maná) era desagradável (*ao paladar deles) e eles não tiveram nenhum apetite por ele, mas ansiavam pelo alimento do Egito. Deus deu-lhes a carne que eles queriam e a morte estava na primeira mordida. Assim também, Deus enviou uma mensagem ao Seu povo em 1888 e havia pouco apetite por ela também. A mensagem enviada pelos Seus mensageiros escolhidos, com credenciais do céu, foi rejeitada por muitos devido às ações dos que assistiram à conferência. Satanás tem um ódio pessoal contra esta mensagem de Cristo e Sua justiça e empregará qualquer método ou pessoa possível para silenciá-la. A razão é que esta é a ÚNICA mensagem que dá vitória sobre pecado e põe seus cativos em liberdade (*Grifamos).

3º) Números 12: "Em Hazerote, o próximo acampamento depois de deixar Tabera" (Quibrote-Ataavá), Arão e Miriã ficaram enciumados contra Moisés. ... Deus tinha escolhido Moisés, e tinha posto Seu Espírito sobre ele; e Miriã e Arão, por seus murmúrios, foram culpados de deslealdade, não só a seu líder designado, mas ao próprio Deus. ... “assim ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirou-Se”(*vs. 90). “A nuvem se retirou de sobre o tabernáculo... e eis que Miriã foi castigada" e o acampamento ficou parado por sete dias (*vs.15). Não até ela ser banida do acampamento o símbolo do favor de Deus outra vez repousou sobre o santuário. Em respeito pela alta posição dela, e pela mágoa do golpe que tinha caído sobre ela, a companhia inteira permaneceu em Hazerote, esperando seu retorno" (Patriarcas e Profetas, pág. 385).

Em 1888 Deus escolheu Waggoner e Jones e lhes deu uma mensagem especial para Seu povo. Reclamadores excitaram ciúme contra eles. Esta deslealdade a Deus causou uma demora em Deus derramar a plenitude do Seu Espírito Santo. É-nos dito que o começo do derreamento da última Chuva (*Serôdia) começou em Minneapolis quando Sua mensagem foi dada.

4º) Números 13 e 14: Nossa última parada é o deserto de Parã. Aqui a terra de Canaã está à vista e 12 espias são enviados a expiar a terra, e retornaram depois de 40 dias. Dez espiões mentiram e provocaram o povo, e dois espiões contaram a verdade. O povo tentou matar os dois espiões, e o povo recusou entrar em Canaã.

As semelhanças a Minneapolis são claras. Calebe e Josué falaram a verdade e o profeta Moisés testemunhou esta verdade. Em 1888, Waggoner e Jones falaram a verdade e a profetisa Ellen White testemunhou esta verdade. Ambos acontecimentos tiveram dois homens e um profeta, um grupo que rejeitou os mensageiros e a mensagem (*a maioria), e ambos contiveram uma consequência. Note cuidadosamente, Calebe e Josué tiveram que (*cumprir a pena junto com os infiéis), permanecer com a congregação enquanto vaguearam por logos 40 anos. Deus nunca os sancionou para deixarem a igreja porque tivessem razão. Permaneceram na igreja, e entraram em Canaã quando o orgulho e auto-suficiência foram superados pela fé de Jesus.

O antídoto de Deus guarda contra eventual apostasia: "A mensagem do terceiro anjo é a proclamação dos mandamentos de Deus e a fé de Jesus Cristo. Os mandamentos de Deus foram proclamados, mas a fé de Jesus Cristo não tem sido proclamada pelos Adventistas do Sétimo Dia como de igual importância, a lei e o evangelho indo de mãos dadas. Eu não posso achar linguagem para expressar este assunto em sua plenitude" (Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 1, pág. 217; ênfase adicionada).

A fé de Jesus é igual em importância aos mandamentos de Deus. Ellen White compartilha esta boa nova: "Tudo que o homem talvez possa fazer para a própria salvação é aceitar o convite" (Mensagens Escolhidas, livro 1, pág. 343). E, "E que seja proclamado que no homem não mora nenhuma coisa boa e que tudo deve ser recebido como um dom, e imediatamente alguém é ofendido" (Waggoner, As Boas Novas, pág. 113; ênfase acrescida).

Em Atos 7 Estevão traça a história dos judeus, uma história de queixas, orgulho, e auto-suficiência, de Abraão à cruz. Ele concluiu sua lição com estas palavras aos então comprometidos líderes de Israel: "Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais".

A voz de Deus ainda fala enquanto a rebelião continua, no entanto, se hoje ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações, como alguém faria se estivesse em rebelião

Daniel Peters

Nota do Tradutor.

1) Prezado irmão, para dar uma idéia mais ampla, valendo-me do endereço eletrônico fornecido pelo pastor Daniel Peters, traduzi três parágrafos a mais do artigo de Waggoner intitulado “O Santuário do Testemunho.” ("The Tabernacle of Witness"):

Em êxodo 25:8 vemos por que o santuário foi construído. Deus disse ... "Deixe que eles Me façam um santuário, para que eu posso morar entre eles" (KJV). Num sentido isto era uma grande honra — Moisés disse, "Que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o Senhor nosso Deus, todas as vezes que O invocamos?" Deuteronômio 4:7. Mas quando consideramos a questão mais detidamente, o comando para construírem o santuário, junto com a declaração do porquê devia ser construído, é um das coisas mais tristes a ser encontrada nas Escrituras. "Deixe que eles Me façam um santuário, para que eu posso morar entre eles" (KJV). Que coisa triste! Que o povo de Deus, a quem Ele tinha libertado do cativeiro para o propósito expresso de morar, não simplesmente entre eles, mas neles, tiveram que ter uma casa feita com mãos, a fim de que Sua glória talvez pudesse ser vista entre eles. Assim o santuário era primeiramente uma testemunha de presença do Deus e da incredulidade dos filhos de Israel.

“O Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens” (*Atos 7:48). "Assim diz o Senhor, O céu é o Meu trono, e a terra o escabelo dos Meus pés; que casa Me edificareis vós? E qual seria o lugar do Meu descanso? Porque a Minha mão fez todas estas coisas” (*Isaias 66: 1 e 2). É evidente que o santuário construído por Moisés não podia ser o lugar da real moradia de Deus, e cada judeu devia ter sido impressionado por essa verdade, cada vez que olhasse para ele. Salomão sabia bem disso, pois na dedicação do templo que ele construiu, o qual era muito maior e mais grandioso que o primeiro santuário, ele disse, "Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus, não Te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado"!, 1º Reis 8:27. Qual, então é o lugar da morada de Deus? Ele mesmo o indicou, depois de pedir, “que casa Me edificareis vós? E qual seria o lugar do Meu descanso? Mas para esse homem olharei, para o pobre e abatido de espírito, que treme da Minha palavra" (*Isaias 66:1 e 2). “Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (1ª Coríntios 3: 16 e 17). O corpo humano é o templo do Espírito Santo, 1ª Coríntios 6:19. Este é o verdadeiro lugar da morada de Deus.

Quando a Jesus foi pedido prova da Sua missão divina, Ele disse, “Derribai este templo, e em três dias o levantarei” (*João 2:19). Nesta ocasião Ele estava no templo Judaico, e, embora ele não tenha dado nenhuma explicação, Ele esperou que as pessoas entendessem que, “falava do templo do Seu corpo” (* vs. 21). Tão evidente é que o corpo humano, e não um edifício artificial, é o templo do Senhor, que os judeus deviam ter entendido seu significado sem qualquer explicação. Ele era o templo de fato, porque a lei de Deus estava dentro do seu coração (Salmo 40:8), não em tipos gráficos mortos, mas como o Espírito de vida, na Pedra Viva. Portanto é por isto que Ele é "a testemunha fiel e verdadeira" (*Jer. 42:5 e Apoc. 3:14). A nós o Senhor diz, "Vós sois minhas testemunhas, o Meu servo que a quem escolhi; para que saibais e Me creiais, e entendais que Eu Sou O mesmo, e que antes de Mim deus nenhum se formou, e depois de Mim nenhum haverá” (Isaias 43:10). “Eu anunciei, e Eu salvei, e Eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as Minhas testemunhas, diz o Senhor, Eu Sou Deus” (vs. 12).