quinta-feira, 1 de outubro de 2009

“O POVO A CAMINHO – O Livro de Números”.

(*Neste 4º trimestre de 2009, ao examinarmos o tema do nosso guia de estudos, vamos trazer a você alguns trechos da obra:

O Êxodo e os Movimentos do Advento (em Tipo e Antítipo),

de autoria do Pastor Taylor G. Bunch

Taylor Grant Bunch (1885-1969). Estudou Direito, mas sentiu o chamado para o ministério. Foi pastor de algumas das maiores igrejas adventistas dos Estados Unidos. Foi professor de Religião em colégios adventistas como Atlantic Union College, em South Lancaster, onde por 5 anos dirigiu o departamento de religião; Colúmbia Union College, em Takoma Park. Por 7 anos dirigiu o departamento de religião da Universidadde de Loma Linda. Foi presidente das Associações de Óregon, Idaho, e Michigan. Escreveu mais de 20 livros. (Enciclopédia Adventista, vol. 10 da série SDABC, pág. 203, 2ª coluna).

O original desta monumental obra foi uma edição mimeografada em 1937. A edição da qual estaremos traduzindo é de 1997, publicada por TEACH Services Inc. Notas desta edição e referências são indicadas entre colchetes [ ]. A paginação da edição original (de 1937) será indicada entre { }. Acréscimos que nós fizermos ao texto do Pr. Taylor, nesta apresentação resumida, virão entre parêntesis e com asterisco (* ...). Igualmente alguns destaques de frases em negrito, serão, primordialmente, para conectar com nossa lição deste 4º trimestre de 2009. Alguns textos bíblicos, que transcrevemos, foram apenas cotizados pelo Pr. Taylor. Todos os textos bíblicos, inclusive os que ele transcreveu, virão em itálico e as ênfases dadas por ele em negrito.

Capítulo 1, pág. 5 {1} O Propósito desta Série de estudos.

A Certeza da Verdade. Lucas 1: 1-4. Nós estamos vivendo num mundo de incerteza onde não há nada seguro senão Deus e Sua verdade. Para passarmos seguramente através dos perigos dos últimos dias nós devemos saber individualmente as certezas e fundamentos da nossa fé. Satanás está agora em seus últimos e mais ferozes ataques no remanescente contra quem ele está furiosamente raivoso, Apoc. 12:12. Ao nos aproximarmos do fim do conflito Satanás fará seu supremo e mais desesperado esforço para abalar nossa confiança na palavra de Deus e na mensagem de salvação para este tempo. Sob este ataque muitos perderão a fé abandonarão sua confiança, Hebreus 10: 35-39. (*Se o justo) “recuar, a Minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma” (vs. 38 e 39).

Exatamente antes do retorno de Jesus muitos sairão com questões secundárias e se desviarão da linha mestra da mensagem. Só podemos alcançar nosso destino por mantermos-nos na rota principal. (*Nela o povo de Deus deve pôr-se a caminho).

...

O que torna o fundamento da igreja de Deus seguro e estável, e efetivamente dá segurança a todos os que constroem sobre ele, é a vitória sobre o pecado pela fé em Cristo. Um mero conhecimento da verdade não é suficiente para constituir um sólido fundamento.

O tempo chegou quando cada crente nas três mensagens angélicas deve “caminhar para Sião, rodeá-la, contar as suas torres, marcar bem os seus antemuros, considerar os seus palácios” para ver se eles permanecerão de pé na tensão da tempestade que se aproxima (Salmo 48: 12-14).

Pág. 6 {1}. “Uma tempestade está se aproximando que deturpará e testará o fundamento espiritual de cada um ao máximo. ... construa, oh, construa para a eternidade. Construa com lágrimas e fervorosas orações de um coração contrito” (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, págs. 129 e 130).

Pág. 6 {2}. A Verdade Presente. Cada geração tem tido sua mensagem da verdade presente para o seu tempo e o eterno destino daqueles que a ouviram e dependeram da atitude deles em relação a ela.

“Cada um dos diferentes períodos da história da igreja se tem distinguido pelo desenvolvimento de alguma verdade especial, adaptada às necessidades do povo de Deus naquele tempo. Toda nova verdade teve de enfrentar o ódio e a oposição; os que foram beneficiados por sua luz, sofreram tentações e provações” ( O Grande Conflito, pág. 609).

“Foi-me mostrado que muitos que professam ter conhecimento da verdade presente, não sabem o que eles creem” (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, pág. 706).

Pág. 7 {3}. Livro de Paralelos. A Bíblia é um livro de eventos e movimentos paralelos; de tipos e de seus antítipos.

...

O Israel Antigo e o Moderno. Um dos maiores paralelos consistentes de tipos e antítipos é encontrado no que nós chamamos de o êxodo e movimentos do advento do antigo e do moderno Israel. O Senhor livrou o antigo Israel do cativeiro do Egito e os conduziu pelo deserto à terra de (*pág. 8{3}) Canaã, ou à “terra prometida.” O êxodo do Egito e a experiência de Israel foram típicos do ajuntamento do moderno Israel, fora das trevas do moderno Egito e da Babilônia espiritual, para levá-los à Canaã celestial. Estes são os dois maiores movimentos religiosos de toda a história.

...

A libertação do Egito e seu cativeiro foi o maior evento na história do antigo Israel. ... Mas ... o povo de Deus experimentará outra e maior libertação, na qual porão a ênfase, e não na libertação do êxodo do Egito. O Israel moderno deverá ser libertado da escravidão do pecado e reunidos “de todas as terras”, e “desde os fins da terra” (Jeremias 16:14-16).

O Remanescente. Isaias 11:10-12, 16. O Segundo Movimento do Advento teve seu real começo nos dias apostólicos, ... O propósito da mensagem de Deus hoje é finalizar a comissão evangélica que os apóstolos tão nobremente começaram, (*no verso 11) é dito que o Senhor tornará a pôr a Sua mão para adquirir outra vez,’ ‘uma segunda vez, KJV, o que indica que houve dois movimentos do mesmo tipo, um sendo um tipo do outro. O segundo se cumprirá somente na mensagem final mundial descrita em Apoc. 14: 6-14.

Isaias 11: 16 (*E haverá caminho plano para o remanescente do seu povo, ... como sucedeu a Israel no dia em que subiu da terra do Egito).

O Cântico de Moisés Apoc. 15: 2 e 3.

Por que irá o povo do advento repetir o mesmo cântico (*de Moisés, vs. 3) cantado pelo antigo Israel para celebrar sua libertação, a não ser porque eles passarão por uma similar experiência?

“Aquele cântico não pertence ao povo judeu unicamente. Ele aponta, no futuro, a destruição de todos os adversários da justiça, e a vitória final do Israel de Deus” (Patriarcas e Profetas, 289).

Pág. 9 {3} Somente os que no Movimento do Advento que passaram pela experiência do Movimento do êxodo podem cantar o cântico comemorando seu triunfo.

Capítulo 2, pág. 10 {4}- O Antigo e o Moderno Israel Comparados Paralelamente.

Típo e antítipo

1ª Cor. 10:1-11. O verso 11 diz: “Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos,”

Esta linguagem é clara e a aplicação inconfundível. é o texto chave. A experiência do povo de Deus sob o Movimento do Êxodo foi típico dos (*que estão) no movimento do Advento. A história do antigo Israel foi registrada “para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.”

...

Pág. 11 {5}- Os Dois Movimentos. Nos dois Movimentos ... há muitas diferenças. No primeiro uma nação de pessoas, em um grupo, foi libertada e tirada de uma única nação e conduzida através de um deserto literal à Canaã literal, enquanto no antítipo o povo de Deus é reunido de todas as nações da terra em um grande movimento espiritual e são dirigidas através de um deserto espiritual para a Canaã celestial. Os tipos e antítipos nunca são idênticos em seus detalhes.

...

Pág. 12 {5}- “A história da vida de Israel no deserto foi registrada para o benefício do Israel de Deus até o final do tempo. O registro do trato de Deus aos errantes no deserto, em todas as suas marchas de um para outro lado, em sua exposição à fome, sede e cansaço, e nas notáveis manifestações de Seu poder em auxílio deles, acha-se repleto de advertências e instruções {6} para o Seu povo, em todos os tempos. A experiência variada dos hebreus era uma escola preparatória para o seu lar prometido em Canaã. Deus quer que Seu povo nestes dias reveja com humilde coração e espírito dócil as provações pelas quais passou o antigo Israel, a fim de que possa instruir-se em seu preparo para a Canaã celestial” (Patriarcas e Profetas, pág. 293).

...

A História Se Repetirá. “Foi-me mostrado que o espírito do mundo está rapidamente fermentando a igreja. Vocês estão seguindo o mesmo caminho que seguiu o antigo Israel” (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, pág. 75).

...

Pág. 12 {6}- “O Israel moderno está rapidamente seguindo nos passos do antigo Israel e o desagrado do Senhor está seguramente sobre ele” (idem pág. 94). “Nós estamos repetindo a história daquele povo” (idem, pág. 160).

...

Pág. 13 {6}- A Mesma Desobediência. “A mesma desobediência e fracasso que foi visto na igreja judaica caracterizou, em grande medida, o povo que teve esta grande luz do céu na última mensagem de advertência. Deveremos nós permitir que a história de Israel seja repetida em nossa experiência?” (idem, pág. 456).

“Somente dois dos adultos do grande exército que deixou o Egito entraram na terra de Canaã. Seus corpos mortos ficaram espalhados no deserto, devido à transgressão deles. O Moderno Israel está em maior perigo de esquecer-se de Deus e ser levado à idolatria do que o antigo povo de Deus. Muitos ídolos são adorados, mesmo por professos guardadores do sábado. ... Se nós imitarmos o exemplo de transgressão deles, e nos afastarmos de Deus, haveremos de cair tão certamente quanto eles. (* 1ª Cor. 10:11 diz:) ‘Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos’ (Idem, vol. 1, pág. 609).

...

Características Objetáveis . “Nós somos inclinados a achar que somente os bons aspectos do Movimento do Êxodo foram típicos das experiências do Movimento do Advento. Mas seus erros e fracassos e apostasias estão também registrados para nosso benefício. (*Nós estudaremos sobre a rebelião de Coré, Datã e Abirão nos dias 8 e 9 de novembro de 2009, mas por agora) Estude em Patriarcas e Profetas a rebelião (*deles) ... Chame a rebelião por seu devido nome ... e então considere que a experiência do antigo povo de Deus, com todas as suas características objetáveis, foram fielmente relatadas para passar para a história.

...

Pág. 14 {7}- Aplicação Pessoal. ... Esta série de estudos do êxodo do antigo Israel irá resultar em pouco benefício, a menos que nós apliquemos as lições para nossas vidas individuais. As experiências do antigo Israel estão repletas com advertências, reprovações e admoestações que são inestimáveis para nós como indivíduos. Se nós falharmos em fazer uma aplicação pessoal, esta série terá sido dada em vão.

Responsabilidade Individual. ... O apelo de Paulo ‘para quem já são chegados os fins dos séculos,’ é que, como indivíduos, nós aproveitamos dos erros dos indivíduos que participaram do movimento do êxodo. (*O pastor presbiteriano Aaron Adolph) Saphir, em A Oração do Senhor, pág. 319 disse, “Traçando o progresso de Israel no deserto, eu leio a história do meu próprio coração e vida.”

Capítulo 3, pág. 15 {8}- Os Dois Movimentos na Profecia.

Profecia de Tempo. O Movimento do êxodo foi baseado numa definida profecia de tempo, dada 422 anos antes de começar. Gênesis 15:12-16 ... (*Peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. ... E a quarta geração tornará para cá, porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia,” vs. 13 e 16). O misturarem-se com os gentios egípcios foi prejudicial à religião deles. ... Em contato com os deuses pagãos e falsa adoração dos egípcios, eles perderam o conhecimento do verdadeiro Deus e Sua verdade. Gradualmente adotaram os costumes dos gentios e finalmente adoraram os deuses deles e esqueceram-se do Deus de seus pais.

Adoração do Sol. Quando os filhos de Israel esqueceram o Criador e começaram a adorar a criatura, eles também cessaram de celebrar o sinal do verdadeiro Deus e o memorial de Seu poder criador, o sábado.

Pág. 16 {8}- Eles gradualmente adotaram o falso sábado, o sinal da idolatria e memorial da adoração do sol. ... O dia do Sol finalmente passou a ser conhecido como domingo (Sunday, em inglês).

...

Pág. 16 {9}- Os israelitas estavam em tão densas trevas e idolatria, de tal modo que eram ... semi-pagãos, com pouco restando da fé e prática de Abraão, Isaque e Jacó. O Movimento do Êxodo foi, portanto, uma reforma para liderar Israel de volta ao conhecimento do verdadeiro Deus. ...

Pág. 17 {9}- Por que a demora? Gen. 15:16, “porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.” Às nações em posse da terra prometida, devia ser dado tempo para se arrependerem, antes que elas pudessem ser desapossadas pelos israelitas. Esta foi a principal razão porque o Senhor dirigiu a Israel através do deserto, ao invés da rota direta, de tal modo que os habitantes de Canaã pudessem ouvir de sua vinda sob a liderança do Deus do céu, e das Suas poderosas obras em favor deles, de tal modo que pudesse se arrependerem dos seus pecados e serem salvos. Era a sua última oportunidade, e se a tivessem aceitado, teriam sido poupados e permaneceriam para sempre com os israelitas em sua própria terra.

Provação encerrada. Ao invés de darem as boas vindas aos israelitas , como povo de Deus, eles ferozmente os atacaram, e isto foi o último ato de resistência e rebelião, que finalmente assinalou o dia da graça e o encerramento da provação deles. Eles começaram o ataque tão logo Israel cruzou o Mar Vermelho, e nem mesmo esperaram que Israel alcançasse a fronteira de Canaã. Eles importunaram Israel por toda a jornada, matando o fraco e o doente. A destruição final deles foi um ato de misericórdia da parte de Deus. (* “Os amalequitas não desconheciam o caráter de Deus, nem Sua soberania; mas, em vez de O temerem, puseram-se a desafiar o Seu poder.” Patriarcas e Profetas, pág. 300). “Havia muito que eles eram grandes pecadores, e seus crimes clamavam vingança a Deus; contudo, a misericórdia divina ainda os chamava ao arrependimento; quando, porém, os homens de Amaleque caíram sobre as cansadas e indefesas fileiras de Israel, selaram a sorte de sua nação” (ibidem).

O Antítipo. O Israel moderno tinha uma fé pura nos dias apostólicos. Era a fé de Abraão, Isaque,e Jacó, Gal. 3: 6-9, e João 8:39. Cada planta falsa e pagã, que não era de origem divina, foi arrancada do jardim ou igreja de Deus, Mateus 15:3.

Pág. 17 {10}- Mas veio uma gradual apostasia, ou abandono da “fé em Jesus,” 2ª Tess. 2:2-7. A igreja gradualmente adotou os costumes e práticas mundanos, e finalmente vagueou tão longe na escuridão pagã egípcia, que a “luz do mundo” extinguiu-se na “Idade das Trevas”. O moderno Israel desceu à Babilônia espiritual, e tornou-se tão igualada a seus (pág. 18) costumes e doutrinas , que a marca de distinção quase desapareceu.

Pág. 18 {10}- O Sábado. ... Em Babilônia (*a igreja) gradualmente perdeu a visão do Criador e tornou-se adoradora de deuses criados. Portanto esqueceu-se do sábado de Cristo e os apóstolos, e adotaram o dia gentio do sol, ou o domingo.

Profecia de Tempo. Sete profecias de tempo, algumas das quais foram feitas mais de 500 anos antes de Cristo, deram o tempo que o povo de Deus permaneceria nas trevas e escravidão da Babilônia espiritual, e também o tempo quando o seu êxodo de volta a Sião começaria, veja Dan. 7:25; Apoc. 11: 2 e 3.

Mat. 24: 20 e 21. E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; 21 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.

Apoc. 11: 2 e 3. E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. 3 ¶ E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.

Pág. 19 {10}- A reforma começou antes do fim do período dos 1260 anos de supremacia papal, e o movimento do advento, propriamente dito, que deveria chamar o povo de Deus para fora de Babilônia, começou 30 anos após o fim do tempo da profecia. Isto é significativo à luz do fato de que enquanto a preparação para o êxodo do antigo Israel tenha começado antes do fim dos 400 anos, o movimento propriamente não deixou o Egito senão 30 anos depois do fim do período predito de sua escravidão , Êxodo 12: 40 e 41. (*O tempo que os filho0s de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito.”)

Pág. 19 {11} – Começou em Tempo. Dan. 8; 13 E 14; Apoc. 14: 6-14. O juízo investigativo e o movimento do Advento eram para começar, e começaram no mesmo tempo, ao final dos 2.300 anos. O movimento do Advento ocorreu em cumprimento do tempo da profecia, e começou no tempo especificado. Conquanto a proclamação da mensagem do segundo advento tenha começado diversos anos antes do final dos 2.300 anos, o movimento, propriamente dito, em seus três aspectos, como descrito em Apoc. 14, não começou senão no próprio ano de 1844, quando um grupo de adventistas começaram a observar o sábado.

Uma reforma. ... O movimento do Advento é uma reforma para trazer o povo de Deus fora de Babilônia ... que começou no século XVI. Vitória deve ser ganha sobre todos os costumes e práticas de Babilônia ...

A Medida da Injustiça. A provação do mundo não pode ser encerrada para que os santos “herdem a terra” e ocupem o território das nações modernas, até que tenham enchido a “medida da injustiça.” Esta é a razão da demora em cumprirem-se as promessas de Deus ao povo do advento. Eles não podem ter a posse da terra prometida (a terra está em seu estado de redenção)... “Com infalível precisão, o Ser infinito ainda mantém, por assim dizer, uma conta com todas as nações. Enquanto Sua misericórdia se oferece com convites ao arrependimento, esta conta permanecerá aberta; quando, porém, os algarismos atingirem um certo total que Deus fixou, começa o ministério de Sua ira. Encerra-se a conta. Cessa a paciência divina. Não há mais intercessão a favor delas” (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, pág. 208; Testemunhos Seletos, vol. 2, pág, 63).

Pág. 20 {11} – O Livros Serrados. ... Quando as cifras nos livros do céu marcarem completada a soma das transgressões, a ira virá não misturada com misericórdia... Esta crise será completada quando as nações unirem-se para tornar a lei de Deus de nenhum valor” (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, pág. 524).

_______________________

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.

_______________________