quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Capítulo 7 — A Mistura de Gente

O Êxodo e os Movimentos do Advento

em Tipo e Antítipo, escrito pelo pastor Taylor G. Bunch

Capítulo 7 — A Mistura de Gente

Pág. 42 {26} Não (*Eram) Todos Israelitas. Êxodo 12:37,38. "Com eles”: indica que estes não eram deles e, portanto, não eram israelitas. “Uma grande mistura” (margem da KJV); “Muita mistura de gente” (Almeida Fiel); “Grande mistura de gente” (Alm. Contemporânea); "Muitos estranhos” (Fenton). Quem eram estes "estranhos" que compunham a "multidão mista," e por que eles se uniram ao movimento? "Nesta multidão não estavam somente os que foram impelidos pela fé no Deus de Israel, mas também um muito maior número que queria só escapar das pragas, ou que seguiam a multidão que caminhava, impelidos meramente por excitação e curiosidade. Esta classe sempre foi um obstáculo e uma armadilha para Israel" [Patriarcas e Profetas, pág. 281]. Muitos deles eram indubitavelmente egípcios, e outros uma mistura das raças hamítica1 e semítica como resultado de casamentos mixtos.

Motivo Egoísta. Com algumas exceções esta multidão era controlada por um motivo egoísta. Por causa dos julgamentos terríveis de Deus sobre os inimigos do Seu povo eles pensaram que era mais seguro lançar sua sorte com os israelitas. Não só desejavam escapar das pragas, mas tinham ouvido os radiantes relatos da terra prometida, como um país que "mana leite e mel, e é a glória de todas as terras” (Ezequiel 20:6). Queriam compartilhar com Israel da herança de Canaã e habitar em cidades já construídas, e comer os frutos de vinhas e pomares já plantados.

Criadores de Problema. A mistura de gente que viajou com Israel, mas nunca eram de Israel, causou a maioria dos problemas pelo caminho à terra prometida. Eram os autores da maioria das apostasias e rebeliões que retardaram a entrada de Israel na terra prometida quarenta anos. "A multidão mista que saiu com os israelitas de Egito foram uma fonte ininterrupta de tentação e problemas. Professavam ter renunciado à idolatria, e adorar o verdadeiro Deus; mas sua educação e treinamento anteriores tinham moldado seus hábitos e caráteres, e eles eram mais ou menos corrompidos com idolatria e com irreverência por Deus. Eram geralmente os que provocavam contenda, e eram os primeiros a (43) queixarem-se, e fermentarem o acampamento com suas práticas idólatras e seus murmúrios contra Deus" [Patriarcas e Profetas, pág. 408].

Pág. 43 {26} Os Reclamadores. A multidão mista eram críticos especialmente da liderança do movimento do êxodo. Eram lamuriosos crônicos e nada os satisfazia. Foram “derrubados no deserto” e não permitidos entrar na terra prometida porque "desprezaram a terra aprazível" e "não creram" na palavra de Deus, Salmo 106:24-26. "Depois de três dias’ de viagem, queixas abertas foram ouvidas, que se originaram com a multidão mista, muitos da qual não estavam plenamente unidos com Israel, e continuamente procuravam por alguma causa de censura. Os reclamantes não estavam satisfeitos com a direção da jornada, e eles continuamente criticavam a maneira em que Moisés os dirigia, embora eles bem soubessem que ele, assim como eles, seguiam a nuvem guia. O descontentamento é contagioso e logo se espalhou no acampamento" [Patriarcas e Profetas, pág. 377]. Sua amarga crítica da liderança do movimento, {27} que eles queriam dirigir, levaram-nos a começar movimentos paralelos, dos quais havia muitos, e que logo deram em nada.

Pág. 43 {27} A Apostasia no Sinai. A primeira grande apostasia do movimento de êxodo foi no Monte Sinai, Êxodo 32:1-6. Esta apostasia aconteceu enquanto Moisés estava em cima no Monte e originou-se com a multidão mista. "Enquanto Moisés estava ausente, foi um tempo de espera e incerteza para Israel. ... Durante este período de espera, houve tempo para meditarem sobre a lei de Deus que eles tinham ouvido, e preparar os seus corações para receberem as demais revelações que Ele pudesse fazer a eles. Não tiveram muito tempo para este trabalho; e se tivessem assim procurando um entendimento mais claro do que Deus requeria, e humilhassem seus corações diante dEle, teriam sido protegidos da tentação. Mas eles não fizeram isto, e logo tornaram-se negligentes, desatentos, e confusos (*sem lei). Especialmente era este o caso com a mistura de gente (*Êxodo 12:38). Estavam impacientes para iniciar a jornada para a terra da promessa — a terra que mana leite e mel. ... Houve alguns que sugeriram um retorno ao Egito, mas a maioria do povo estava determinada a não mais esperar por Moisés, nem para avançarem para Canaã nem para retornarem ao Egito. Sentindo-se desamparados (44) na ausência de seu líder, eles retornaram às suas velhas superstições. A ‘multidão mista’ foi a primeira a condescender com murmúrios e impaciência, e foram os líderes na apostasia que se seguiu" [Patriarcas e Profetas, págs. 315, 316].

Pág. 44 {27} Queixaram-se da Dieta. Numere 11:4-6, 10. A multidão mista não gostou dos princípios de reforma de saúde que o Senhor tinha dado ao movimento do êxodo, e eles cobiçaram a dieta que tinham no Egito. Relembraram aos israelitas do que eles tinham para comer no Egito e eles também começaram a queixar-se do alimento que Deus lhes tinha dado. "Outra vez começaram a clamar por carne para comer. Embora abundantemente suprido com maná, eles não estavam satisfeitos. Os israelitas, durante seu cativeiro no Egito, tinham sido compelidos a subsistir com o mais comum e simples alimento; mas o aguçado apetite, causado por privação e trabalho forçado, os tornou apetitosos. Muitos dos egípcios, no entanto, que estavam agora entre eles, tinham sido acostumados a uma dieta luxuosa; e estes foram os primeiros a queixar-se" [Patriarcas e Profetas, pág. 377]. "A multidão mista" portanto, era composta de egípcios que estavam "entre" os israelitas.

Na Periferia de Acampamento. Número 2:2, 17; Deuteronômio 23:7, 8. "À multidão mista que tinha acompanhado Israel desde o Egito não foi permitido ocupar posições entre as tribos, mas tinham que habitar nos arrabaldes do acampamento, e seus filhos deviam ser excluídos da comunidade até a terceira geração" [Patriarcas e Profetas, pág. 375]. "Uma vez, o filho de uma mulher israelita e de um egípcio, um da multidão mista que veio com Israel do Egito, deixou o seu local no acampamento e entrou no dos israelitas, e reivindicou o direito de armar sua tenda ali. Isto a lei divina o proibia fazer, pois os descendentes de um egípcio eram excluídos da congregação até a terceira geração. Uma disputa surgiu entre ele e um israelita, e a questão sendo levada aos juizes foi decidido contra o transgressor" [Patriarcas e Profetas, pág. 407. (Leviticos 24)

Pág. 44 {28} O Movimento do Advento. 1ª Coríntios 10:5-11. O movimento do advento encara as mesmas tentações e perigos e portanto é amaldiçoado com uma multidão mista. Quem são eles? Devem ser os murmuradores, reclamadores, críticos, idólatras, fornicadores, e o elemento mundano que sempre cobiça as (45) coisas do mundo e as panelas de carne de Babilônia. São os inconversos e os meio-convertidos que têm a teoria da verdade sem a experiência da justiça. São babilônios ou, na melhor das hipóteses, somente meio cristãos e meio mundanos; meio israelita e meio egípcio. Seguem o Senhor "à distância" e permanecem na periferia do acampamento. Este elemento do mundo está sempre procurando trazer para a igreja prazeres e sistemas do mundo. Parece impossível para eles distinguir entre o certo e o errado; entre o que é adequado e o que é impróprio para o cristão. Sua espiritualidade está num baixo declínio e seus padrões arrastam-se no pó.

Pág. 45 {28} Ameaça ao Movimento. A multidão mista no Israel moderno manteve o movimento vagueando pelo deserto do pecado. Impediram as bênçãos da primeira e da última chuva e retardaram a vinda de Cristo. São os líderes e seguidores nos desdobramentos e apostasias nos quais havia muitos e existirão muitos mais. Cometem as abominações na igreja sobre que o fiel suspirará e chorará quando o selo de Deus for impresso (*nas testas de Seu povo). São as "virgens tolas” e os "maus servos” que “dizem nos seus corações, meu Senhor tarde virá," e portanto tornam-se negligentes e mundanos. São uma ameaça ao progresso do movimento e devem ser mantidos na periferia do acampamento e não permitidos a controlar a igreja, compor nem dominar sua liderança. São de fato uma "grande mistura" de "estranhos" em Sião.

Uma Multidão. Este mundial e murmurante elemento não é pequeno. Constitui-se de uma multidão. A metade das dez virgens representando o povo do advento eram desta classe "louca". Falando da causa do baixo declínio espiritual na igreja, a serva do Senhor escreveu: "E o que causou esta condição alarmante? Muitos que aceitaram a teoria da verdade, não tiveram uma verdadeira conversão " [Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, pág. 218]. "Foi-me mostrado que deve haver um grande despertamento entre o povo de Deus. Muitos dos que estão nos livros da igreja não são convertidos [Review and Herald, de 13 de agosto de 1889]. "Logo o povo de Deus será testado por provas ardentes, e a grande proporção dos que agora parecem ser genuínos e verdadeiros provarão ser metal (46)_vil" [Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, pág. 136; Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 31]. "Quando multidões de falsos irmãos forem distinguidos dos verdadeiros, então os escondidos serão revelados, e com hosannas se alistarão sob a bandeira de Cristo" [Idem, pág. 81].

Pág. 46 {28} Por que Unir-se ao Movimento? Por que este povo inconverso unem-se ao Movimento do Advento, e por que eles permanecem nele e mesmo tentam controlá-lo? Porque estão convencidos da teoria da verdade da mensagem do advento, e têm a esperança de deslizarem para dentro do reino e assim partilharem dos benefícios e privilégios da "herança dos santos na luz" (*Col. 1: 12). Ficaram emocionados com as descrições da Canaã Celestial e querem compartilhar de suas alegrias e glórias. Eles também ouviram das sete últimas pragas e estão ansiosos por {29} escapar delas. São controlados por motivos egoístas e enquanto estão no movimento seus corações e interesses estão centrados no mundo ou no Egito.

Pág. 46 {29} Purgados pela Sacudidura. O movimento de êxodo foi purgado pelo sacudidura dos rebeldes que compunham esta multidão mista, Eze. 20:35-38. O Senhor não enviou uma mensagem declarando que a igreja tinha se tornado Babilônia e que os fieis devem se separar e fundar um novo movimento sob uma nova liderança. Ele limpou o movimento sacudindo os rebeldes. A nenhum dos rebeldes foi permitido entrar em Canaã, Num. 14:22-24; 32:11-15. A purificação final veio em Baal-Peor nas barrancas do Jordão quando 24.000 da multidão mista foram eliminados, veja Num. 25 e 26. "Os juízos que caíram sobre Israel, por seu pecado em Sitim2, destruíram os sobreviventes da vasta multidão, que, quase quarenta anos antes, tinham incorrido na sentença, ‘Certamente morrerão no deserto'” [Patriarcas e Profetas, pág. 456].

O Antítipo. O movimento do Advento será limpado e purificado da mesma maneira: —Pelo sacudir da multidão mista. O Senhor nunca enviará uma mensagem declarando que a igreja caiu e portanto é rejeitada e torna-se Babilônia. É-nos dito que esses que recebem tal fardo não são de Deus mas estão sob inspiração satânica. É por esta razão que todos desdobramentos e apostasias no passado deram em nada e todo os do presente e do futuro devem também vergonhosamente fracassar. Estes falsos movimentos contudo (47) são bênçãos em disfarce porque constituem uma parte do processo de peneiração pelo qual o debulho e lixo da multidão mista são sacudidos para fora. "Deus despertará Seu povo; se outros meios fracassarem, heresias entrarão entre eles, que os peneirará, separando o trigo do debulho" [Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, pág. 707]. As apostasias e desdobramentos do movimento de Advento são compostos de "debulhos" e eles chamados simplesmente de "debulha" de nosso meio (*são separados pelo processo de peneiramento em que a palha, ou casca do grão e é lançada fora). Eles portanto prestam um valioso serviço ao movimento do Advento.

Pág. 46 {29} Reforma Espiritual. Nee. 13:3. O movimento de Advento será purificado por um grande renascimento espiritual e reforma trazidos pela pregação da mensagem laodiceana. Esta mensagem purificadora, sacode para fora o mundano e o rebelde, veja Primeiros Escritos, pág. 270. O propósito de todas as reformas espirituais é separar o falso da verdade; o trigo do debulho; a multidão mista do Israel verdadeiro. Logo que a sacudidura realizar seu trabalho e a igreja for purificada, a última chuva (*a serôdia) cairá, o trabalho rapidamente será terminado, de repente, em justiça. "Então uma multidão, não de nossa fé, vendo que Deus está com Seu povo, unir-se-á com eles em servir o Redentor [C.O.R., pág. 156, 157, veja também Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, págs. 80-82.

O Leais. Só o fiel e leal, que, como Josué e Calebe, "têm outro espírito neles" e "totalmente seguiram o Senhor", entrará na Canaã Celestial. Rev.14:1-5, 12; 22:14. "Esses que vêm em cada ponto, e passam em cada prova, seja a que preço for, atendem o conselho da Testemunha Verdadeira, e receberão a última chuva, (*a serôdia) e assim estão preparados para a trasladação" [Testemunhos Para a Igreja, vol. 1, pág. 186 e 187, ou Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 65; veja também o vol. 5, págs. 214, 216].

Notas do tradutor:

1) João Hanning Speke, grande pesquisador inglês, diz que esta raça hamítica foi resultante de mestiçagem entre semitas e camitas. Outros entendem que incluía Egípcios, Núbios, Abissínios, etc...


2) Sitim, Num. 25:1; Josué 2:1; Miquéias 5:6. Local chamado em aramáico de “prado das acácias”. Local na planície de Moab, quase em frente a Jericó.


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