domingo, 25 de outubro de 2009

Capítulo 21 - A ALTERAÇÃO DO PROPÓSITO DE DEUS

O Êxodo e os Movimentos do Advento

em Tipo e Antítipo, por Taylor G. Bunch


Capítulo 21 - A ALTERAÇÃO DO PROPÓSITO DE DEUS

Pág. 145 {95] Em Tipo. Números 14:32-34. "Conhecereis a minha ruptura da promessa" (*vs.24, ú.p.,) KJV. Conhecereis o Meu afastamento” (*idem, Almeida Fiel). “Conhecereis o Meu desagrado” (*idem, Almeida Contemporânea Thompson). "Sempre, desde que saíram do Egito, estivera Satanás constantemente em atividade para lançar estorvos e tentações em seu caminho, a fim de não herdarem Canaã. E pela sua incredulidade lhe haviam repetidas vezes aberto a porta, para resistir ao propósito de Deus" [Patriarcas e Profetas, pág. 423]. "Deus tornara privilégio e dever deles entrar na terra no tempo por Ele designado; mas, pela sua voluntariosa negligência, fora retirada aquela permissão. Satanás conseguira seu objetivo impedindo-os de entrar em Canaã" [idem, pág. 392]. Através dos dez espias infiéis Satanás teve êxito em fazer Israel retornar ao deserto.



Deus Desonrado. "Moisés expôs-lhes fielmente os seus erros e as transgressões de seus pais. Haviam eles muitas vezes se sentido impacientes e revoltados, por causa de sua longa peregrinação pelo deserto; mas o Senhor não era culpado por esta demora em possuírem Canaã; Ele Se afligia mais do que eles por não poder levá-los à posse imediata da Terra Prometida, e mostrar assim, perante todas as nações, Seu grande poder no libertamento de Seu povo. Com sua falta de confiança em Deus, com seu orgulho e incredulidade, não estavam preparados para entrar em Canaã. De nenhuma maneira representariam o povo cujo Deus era o Senhor; pois não tinham o Seu caráter de pureza, bondade e benevolência. Se seus pais houvessem se entregado pela fé à direção de Deus, sendo governados pelos Seus juízos, e andado em Suas ordenações, teriam, desde muito tempo, se estabelecido em Canaã, como um povo próspero, santo e feliz. Sua demora para entrar na boa terra desonrou a Deus, e desmereceu a Sua glória à vista das nações circunjacentes" [idem, pág. 464].

Deus Humilhado. Da captura de Jericó, lemos: "Por muito tempo Deus tinha concebido dar a cidade de Jericó ao Seu povo favorecido, e engrandecer o Seu nome entre as nações da Terra. Quarenta anos antes, quando tirou Israel da escravidão, Ele havia (146) proposto dar-lhes a terra de Canaã. Mas, pelas suas ímpias murmurações e ciúmes, que provocaram a Sua ira, Ele lhes permitiu vagar durante penosos anos no deserto, até que todos aqueles que O havia insultado com sua incredulidade não mais existiam. Na captura de Jericó, Deus declarou aos hebreus que os seus pais poderiam ter possuído a cidade quarenta anos antes, houvessem eles confiado nEle como fizeram seus filhos" [Testemunhos para a Igreja, vol. 4, pág. 162].



Pág. 146 {95] A promessa de Deus Revogada. "Deus havia declarado que lhes daria o país, e deviam ter plena confiança de que Ele cumpriria a Sua palavra. ... Em sua incredulidade estavam limitando a obra de Deus, e desconfiando da mão que até ali os havia guiado. ... Eles distorceram a verdade a fim de realizar o seu propósito funesto. ... Assim, manifestaram o seu desrespeito para com Deus e os líderes que Ele havia designado para os conduzir. ... Moisés prevaleceu com Deus, para poupar o povo, mas por causa de sua arrogância e incredulidade o Senhor não podia ir com eles para operar numa forma miraculosa em seu favor. Portanto, em Sua divina misericórdia Ele lhes recomendou que adotassem o caminho mais seguro, voltando para o deserto em direção ao Mar Vermelho. Ele também decretou que, como {95} castigo por sua rebelião, todos os adultos que deixaram o Egito, com exceção de Calebe e Josué, deviam ser excluídos de Canaã. Tinham falhado completamente em manter a sua promessa de obediência a Deus, e isto O liberou da aliança que tinham tão repetidamente violado” [ibidem, págs. 149-153]. "Deus tivera o propósito de melhores coisas para eles" [Patriarcas e Profetas, pág. 428].



Pág. 146 {96] Aplicação Moderna. 1ª Coríntios 10:11. "A história do relatório dos doze espiões tem uma aplicação para nós como povo. As cenas de covardes queixumes e de fuga à ação quando há riscos a serem enfrentados, são revividas entre nós hoje. A mesma indisposição é manifestada em ouvir relatórios fiéis e verdadeiro conselho como nos dias de Calebe e Josué. ... Satanás está bem desperto, e trabalhando sutilmente nestes últimos dias, e apela a homens de coragem e força espiritual para resistirem a suas artimanhas. ... A igreja precisa de fiéis Calebes e Josués que estejam prontos para aceitar a vida eterna sob a simples condição divina de obediência" [Testemunhos para a Igreja, vol. 4, págs. 154-156.

Pág. 147 {96] Repete-se a História. "A história do antigo Israel é escrita para nosso benefício. ... Muitos que, como o antigo Israel, professam guardar os mandamentos de Deus têm coração de incredulidade, enquanto externamente observando os estatutos de Deus. Embora favorecidos com grande luz e privilégios, não obstante vão perder a Canaã celestial que Deus havia prometido como recompensa da sua obediência. Como um povo falta-nos fé. Nestes dias, poucos seguem as instruções dadas pela serva escolhida por Deus tão obedientemente como fizeram os exércitos de Israel na tomada de Jericó. ... A fé é a força viva que avança sobre todas as barreiras, supera todos os obstáculos, e implanta a sua bandeira no coração do campo do inimigo. Deus realizará coisas maravilhosas para os que confiam nEle. É porque o Seu professo povo confia tanto em sua própria sabedoria, e não dá ao Senhor oportunidade de revelar o Seu poder em seu favor, que eles não têm mais força. ... Deus trabalha poderosamente por um povo fiel, que obedece a Sua palavra, sem questionar ou duvidar" [idem, págs.162-164].



Cades-Barnéia Repetida. Falando da experiência do antigo Israel em Cades-Barnéia a irmã White diz: "A lição deste registro é para nós. O Senhor havia preparado o caminho perante o Seu povo. Eles estavam muito perto da terra prometida. Um pouco mais e teriam entrado em Canaã. Eles próprios retardaram a entrada. Em primeiro lugar, foram eles que pediram que espiõeos fossem enviados para espreitar a terra. ... O pedido que espias fossem enviados a Canaã, demonstrou falta de fé, porque Deus tinha dito claramente ao povo que logo tomariam posse da terra. Por que, então, precisavam enviar espias para investigá-la? Se tivessem depositado sua confiança em Deus poderiam ter entrado ali direto. Deus teria ido adiante deles. ... Irmãos e irmãs, segundo a luz que me foi dada, sei que se o povo de Deus tivesse mantido uma ligação viva com Ele, se tivesse obedecido a Sua Palavra, poderia hoje estar na Canaã celestial” [Boletim da Conferência Geral, de 30 de março de 1903].

Obra de Satanás. "Os ardis de Satanás estão armados para nós tão verdadeiramente como foram armados para os filhos de Israel pouco antes de sua entrada na terra de Canaã. Estamos repetindo a (148) história {96} daquele povo" [Testemunhos para a Igreja, vol. 5, pág. 160]. "Aproximando-nos do final do tempo, ao achar-se o povo de Deus nas fronteiras da Canaã celestial, Satanás redobrará, como fez antigamente, os seus esforços para os impedir de entrar na boa terra. Ele arma as suas ciladas para cada alma" [Patriarcas e Profetas, pág. 457]. Muitas vezes a serva do Senhor declarou que o espírito de oposição à mensagem de 1888 foi inspirado por Satanás, veja Testemunhos para Ministros, págs. 77-81. Porque o movimento do advento estava nos limites da Canaã celestial, Satanás trabalhou desesperadamente para derrotar o propósito de Deus.

Pág. 148 {97] Em Mineápolis. Através dos esforços de Satanás, a gloriosa mensagem que começou em 1888 na Assembléia da Associação Geral de Mineápolis foi tornada de nenhum efeito. Foi rejeitada e desprezada por muitos, e conquanto outros a reconhecessem como verdade, falharam em crer nela de coração e entrar na experiência de justificação pela fé. Isto é equivalente a uma rejeição. "Não enviou o Senhor Jesus mensagem após mensagem de repreensão, de advertência, de súplica a estes seres cheios de satisfação própria? Os Seus conselhos não foram desprezados e rejeitados? Não foram seus designados mensageiros tratados com desprezo, e suas palavras recebidas como fábulas? Cristo vê o que o homem não vê. Ele vê os pecados que, se não arrependidos, vão esgotar a paciência de um Deus longânimo. Cristo não pode tomar os nomes daqueles que estão satisfeitos com a sua própria auto-suficiência. Ele não pode empenhar-Se em favor de um povo que não sente necessidade de Sua ajuda, que afirma saber e possuir tudo. ... Em todas as reuniões desde a Assembléia da Associação Geral, almas têm ansiosamente aceito a preciosa mensagem da justiça de Cristo. Agradecemos a Deus haver almas que percebem a necessidade de algo que não possuem, do (*1º) ouro da fé e do amor, (*2º) vestes brancas da justiça de Cristo, (*e, 3º) colírio de discernimento espiritual (*Apocalipse 3:18). ... Agora é o dia da graciosa oportunidade e privilégio. Não sejamos traidores de santos e sagrados depósitos, como foram os judeus. Não resistais à graça, não abuseis dos privilégios, e não sufoqueis no vosso orgulho humano as convicções do Espírito de Deus. Não desprezeis as advertências, não vos acomodeis com a dureza de coração, em confirmada impenitência como fez o Faraó, o rei rebelde do Egito. Que cada um ouça a voz do Verdadeiro Pastor, (149) e não apenas ouça, mas obedeça, e estará em paz com as vossas almas" [Review and Herald, de 23 de julho de 1889].

Pág. 149 {97] Ridicularizado e rejeitado. "Os preconceitos e opiniões que prevaleceram em Mineápolis não estão mortos de modo algum; as sementes plantadas lá em alguns corações estão prontas para brotar para a vida e produzir uma safra semelhante. Os troncos foram cortados, mas as raizes nunca foram erradicadas, e continuam carregando os seus frutos profanos para envenenar o julgamento, perverter as percepções, e cegar a compreensão daqueles com quem vos associais, no que diz respeito à mensagem e mensageiros. Quando por confissão integral destruirdes a raiz de amargura, vereis luz na luz de Deus. Sem esse trabalho exaustivo nunca limpareis as vossas almas. ... Tem havido um desvio de Deus entre nós, e o zeloso trabalho de arrependimento e retorno ao nosso primeiro amor, essencial a um retorno a Deus e regeneração do coração, ainda não foi realizado. ... A religião verdadeira, a única religião da Bíblia, que ensina o perdão somente através dos méritos de um Salvador crucificado e ressurreto, que advoga a justificação pela fé do Filho de Deus, foi desprezada, criticada e rejeitada" [Life Sketches, págs. 326 e 327. Visão de 3 de novembro de 1890].

Pág. 149 {98] Perseguição. "Acusar e criticar aqueles a quem Deus está usando, é acusar e criticar o Senhor, que os enviou. Todos necessitam cultivar suas faculdades religiosas para que possam ter um discernimento correto das coisas religiosas. Alguns não conseguiram distinguir entre o ouro puro e o mero brilho, entre a substância e a sombra.” "Devíamos ser as últimas pessoas na Terra a apoiar, no menor grau que seja, o espírito de perseguição contra aqueles que estão levando a mensagem de Deus para o mundo. Este é o aspecto mais terrível da falta de espírito cristão que tem se manifestado entre nós desde a assembleia de Mineápolis. Às vezes será visto em seu verdadeiro caráter, com toda a carga de aflição que disso tem resultado", Special Testimony, "Perigo de Adotar uma Política Mundana na Obra de Deus" [Citado no Boletim da Conferência General de 1893, em 7 e 8 de fevereiro de 1893, pág. 184].

Idéias e Padrões falsos. "Idéias falsas que foram amplamente desenvolvidas em Mineápolis não foram totalmente arrancadas de algumas mentes. Aqueles que não realizaram uma obra minuciosa (150) de arrependimento sob a luz que Deus tem-Se comprazido dar ao Seu povo desde aquela época, não verão as coisas claramente, e estarão prontos para atribuir as mensagens que Deus envia a um delírio" [ibidem]. "Há aqueles que sempre se orgulharam de grande cautela em receber 'nova luz', como a chamam, mas estão cegados pelo Inimigo e não podem discernir as obras e caminhos de Deus. Luz, preciosa luz, procede do céu, e se posicionam contra ela. O que virá a seguir? Estes mesmos aceitarão mensagens que Deus não enviou, e assim se tornarão até perigosos para a causa de Deus porque estabelecem falsos padrões ". -- Special Testimony, "Aos Irmãos em Cargos de Responsabilidade", pág. 12. [Citado no Boletim da Conferência Geral de 1893, em 7 e 8 de fevereiro de 1893, pág. 182].

Pág. 150 {98] Mero Assentimento. "Sinto interesse especial pelas medidas e decisões que serão tomadas nesta assembleia sobre as coisas que deveriam ter sido feitas anos atrás e, especialmente, há dez anos atrás, quando estávamos reunidos em assembleia e o Espírito e poder de Deus vieram a nossa reunião testemunhando de que Deus estava pronto para operar por este povo se tivesse se postado em posição de marcha. Os irmãos concordaram com a luz que Deus tinha dado, mas havia aqueles relacionados com nossas instituições, especialmente os do escritório da Review and Herald e da Associação que introduziram elementos de descrença, de modo que a luz que fora dada não foi acatada. Houve assentimento à mesma, mas nenhuma mudança especial se deu para pôr em ação essa condição das coisas de modo a que o poder de Deus pudesse ser revelado entre o Seu povo . ... Ano após ano o mesmo reconhecimento foi feito, mas os princípios que exaltam um povo não foram inseridos no trabalho. Estamos vivendo no último tempo. Estamos postados como se nas fronteiras do conflito final" [Boletim da Conferência Geral de 1901, citado em 3 de abril de 1901, pág. 23]. Concordar com a veracidade de uma mensagem e não agir segundo a mesma é equivalente a rejeitá-la. Uma mensagem que não é aceita é rejeitada, ainda que considerada como a verdade.

Luz Rejeitada. No capítulo intitulado "Rejeitando a Luz", em Testemunhos para Ministros, há o seguinte: "Deus diz a Seus servos: ‘Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão e (151) à casa de Jacó, os seus pecados" (Isaias 58:1). Mas quando o testemunho claro e direto vem de lábios que estão sob a inspiração do Espírito de Deus, {99} muitos há que o tratam com desdém. . .. Pergunto aos que estão em posições de responsabilidade em Battle Creek: Que estais fazendo? Voltastes as costas, e não o rosto, para o Senhor. ... Qual a mensagem a ser dada neste tempo? - É a mensagem do terceiro anjo. Mas essa luz, que deve encher toda a Terra de sua glória, tem sido desprezada por alguns dos que pretendem crer na verdade presente. Cuidai de como a tratais. Descalçai os sapatos de vossos pés; pois estais em terreno santo. Cuidai de como transigis com os atributos de Satanás, e derramais desprezo sobre a manifestação do Espírito Santo. Não sei se alguns agora não têm ido longe demais para voltarem e se arrependerem. Digo a verdade. As almas que amam a Deus, que creem em Cristo, e que ansiosamente se agarram a cada raio de luz, verão a luz, e se regozijarão na verdade. Estas comunicarão a luz. Crescerão na santidade. Os que recebem o Espírito Santo, sentirão a atmosfera gelada que cerca a alma de outros por quem essas grandes e solenes realidades não são apreciadas e sim combatidas" [Testemunhos para Ministros, págs. 89 e 90].



Pág. 151 {99] Partida do Espírito Santo. "O Espírito de Deus Se está apartando de muitos de Seu povo. Muitos têm penetrado em caminhos escuros e secretos, e alguns nunca retornarão. Continuarão a tropeçar para a sua ruína. Têm tentado a Deus, têm rejeitado a luz. Receberam toda a evidência que jamais lhes será dada, e não lhe têm dado ouvidos. Escolheram as trevas em vez da luz, e corromperam a suas almas. ... O único remédio é crer na verdade, aceitar a luz. No entanto muitos têm ouvido a verdade falada com demonstração do Espírito, e não somente têm recusado aceitar a mensagem, mas odiado a luz. Estes homens fazem parte da ruína das almas. Têm-se interposto entre a luz enviada do Céu e o povo. Têm pisado a Palavra de Deus, e agido em desacordo com o Seu santo Espírito" [idem, págs. 90 e 91]. Segue-se então uma descrição da mensagem de justificação pela fé, como apresentada na Assembléia de Mineápolis em 1888.

Pág. 152 {99] Interceptando a Luz. A acusação de que os homens que rejeitaram a mensagem de justificação pela fé estavam interceptando a luz e mantendo-a longe do povo de Deus, também foi feita numa carta escrita pela irmã White aos irmãos Miller, em 23 de julho de 1889: "Os próprios homens que deviam estar alertas para ver o que o povo de Deus precisava a fim de que o caminho do Senhor fosse preparado, estão interceptando a luz que Deus desejava que incidisse sobre o Seu povo e rejeitando a mensagem de Sua graça curativa". Certamente ninguém pode ler ou ouvir estas declarações da inspiração divina concernente à crise que veio ao Movimento Adventista como resultado da Assembleia de Mineápolis e a mensagem de justificação pela fé, sem compreender que foi realmente o antítipo da experiência de Cades-Barneia do antigo Israel que retardou sua entrada na terra de Canaã por muitos anos e os fez retornar a vaguear pelo deserto. Aqui está a causa real do tempo de tardança (*da volta de Cristo).