sexta-feira, 2 de outubro de 2009

LIÇÃO 1 — Uma Nova Ordem

Tudo que Deus fez com o Israel antigo, depois que fizeram seu velho concerto no Monte Sinai, era uma acomodação para eles, a fim de dirigi-los ao Cristo do novo concerto. "O velho concerto, o concerto do Sinai, é resumido na palavra ‘eu’. O novo concerto, o concerto eterno é resumido no palavra ‘CRISTO’1."

Foi Cristo que veio a eles no Sinai como o Revelador do Ágape divino (1ª Cor. 10:1-4). A mensagem da Pedra ferida era a crucificação de Jesus -- a mesma mensagem da qual é dito que "Abraão viu-o e alegrou-se" (João 8:56). Não há ‘eu’ em ser crucificado com Cristo.

Deus usaria o Israel antigo para proclamar Seu amor às nações. O escuro, mundo pagão seria iluminado com Sua glória. Todo isto é o que "talvez teria ocorrido," não fosse a confiança de Israel em si mesmo — "todo que o Senhor falou nós faremos" (Ex. 19:8). Isso foi o seu velho concerto. Tinham menosprezado e insultado seu Amante Divino. Somente reconhecimento do que eles tinham feito e um apropriado arrependimento da parte do povo, poderia, com segurança, restaurar seus corações alienados a Deus. Então, Deus os permitiu ter tanto de "si mesmos," como queriam, até que eles ficarem enfadados disto e acordariam para a sua necessidade de Cristo. Deus os tinha dito que Ele usaria vespões para expulsar o cananitas de sua herança prometida (23:27-30). Acreditariam eles na promessa de Deus ou confiariam na própria força? A razão porque Deus permitiu esta prova é que o amor nunca força Sua vontade sobre Seu povo.

A "Nova Ordem" nada mais era do que a " velha ordem " de confiar no “eu” para ganhar a herança. Certo é que o Senhor mandou o censo (Num. 1:1, 2). Quão perturbador! 603.550 fortes! (1:46).(*de vinte anos para cima, todos os que podiam sair à guerra em Israel, vs. 45).

Os Levitas estavam agora, com exclusividade (1:50, 53), encarregados de uma parábola de fácil entendimento do santuário, ao passo que o plano de Deus tinha sido que todas as pessoas, motivadas pelo Seu Ágape, pudessem vir, pela fé, ao seu Sumo Sacerdote Celestial no Seu santuário -- o verdadeiro Tabernáculo. Deus queria que eles fossem “um reino de sacerdotes” (Ex. 19:6).

Oh, sim, eles eram escrupulosos em fazer tudo exatamente como Deus instruiu (Num. 2:34), mas as pessoas são perfeitamente capazes de executar ritualmente regras e regulamentos prescritos sem seus corações estarem nisto. Quando, inconscientemente, o “eu” é o objeto de adoração, um monte de regras e rituais são importantes para validar a experiência religiosa.

O Israel antigo é uma parábola do Israel moderno. "Tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem são chegados os fins dos séculos" (1 Cor. 10:11).

Nosso "Monte Sinai" foi em 1888. Jesus veio a “nós” como um Amante. A Testemunha Verdadeira enviou "mensageiros" com uma mensagem à igreja de Laodicea dos "encantos incomparáveis de Cristo" (Materiais de Ellen G. White sobre 18882, pág. 348)3. ("A mensagem dada a nós por A. T. Jones, e E. J. Waggoner é a mensagem de Deus à igreja de Laodicea," idem, pág. 1052). O mesmo reino do "eu", nos corações dos antigos judeus, que rejeitaram e crucificaram a Cristo, reina em nossos corações e desdenha e zomba dos "mensageiros" e da mensagem de Jesus. ("Esses que talvez tenham sido co-trabalhadores com Cristo, mas que menosprezaram os mensageiros [A. T. Jones e E.J.Waggoner] e sua mensagem, perderão o seu rumo,” idem, pág. 1651; "tivemos que nos defrontar com preconceito e com zombaria e com sarcasmos e com crítica exatamente do mesmo caráter que nós tivemos que encontrar aqui nesta conferência. [1888],” idem, pág. 830). Temos estado vagueando no deserto desde então. Jesus ainda está com o Israel moderno através da direção do Espírito Santo.

Deus abundantemente abençoou a proclamação da mensagem do evangelho do terceiro anjo pela denominação Adventista do Sétimo-Dia. O Espírito Santo está trabalhando maravilhosamente para a expansão da obra. Em 1948 foi declarado:

"O êxito financeiro deste vasto empreendimento denominacional não pode ser mais forte que a fé e o zelo que anima o povo escolhido do Deus. Estes recursos combinados, sob o comando do Capitão dos Exércitos do Senhor, levarão ao triunfo do grande Segundo Movimento do Advento4 em todo o mundo" (Relatório Financeiro de nº Trinta e Sete, da Conferência Geral, em 31 de dezembro de 1948, pág. 9).

E, ainda estamos aqui, neste velho mundo. Poderia ser que o Senhor está testando os nossos corações com êxito? Ele está nos permitindo ter tanto da religião do "eu," como desejamos, a fim de que nós, talvez, tornemo-nos doentes dela e realmente queiramos o Cristo verdadeiro e a genuína justiça pela fé? Estamos dependendo do braço forte de "eu" ou está ainda a “voz mansa e delicada,5" sendo ouvida em nosso meio a fim de que o plano que Deus tem reservado para nós, muito mais em termos da revelação do Seu Ágape, como vemos a mensagem da cruz e o Espírito Santo, ser derramado nas proporções da Chuva serôdia (*?).

No dia de Pentecostes quando Pedro proclamou "saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo" que os judeus "compungiram-se em seus corações" e perguntaram, "que faremos"? E Pedro disse, "Arrependei-vos ... e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:36-38). Pedro focalizou a história deles de rejeição de Cristo. Quando os judeus "viram" isso, arrependeram-se.

A fé é uma apreciação do que custou para Jesus morrer por nós ("Você pode dizer que crê em Jesus, quando tem uma apreciação do custo de salvação," Ellen G. Ehite, Review and Herald, 24 de julho de 1888. O Desejado de Todas as Nações, pág. 753, convenientemente resume o custo que Cristo pagou). O eu é crucificado com Cristo.

Isto necessitará Deus trazer-nos de volta aonde fracassamos na prova em 1888. Então, um arrependimento espontâneo, surgirá dos corações do Israel moderno. Corações alienados receberão a expiação com Deus.

Paul E. Penno6

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira

Notas (a 1ª é do Pr. Paulo e as outras do tradutor):

1) A. T. Jones, "Estudos Sobre Galatas. Os Dois Concertos.” Gal. 4: 21-31; 5:1," Review and Herald, 31 de julho de 1900, pág. 489 (ênfase dele).

2) Materiais de Ellen G. White sobre 1888. Tudo que Ellen G. White escreveu sobre 1888 está hoje compilado na publicação feita pelo Patrimônio dos escritos de Ellen White, no aniversário do centenário da assembléia de Mineápolis, (1998), que resultou em 4 volumes, com um total de 1821 páginas grandes, tamanho A4, xerocopiadas frente e verso. Foram duas edições, 2000 coleções em outubro de 1987, da qual temos citado, e 2000 em janeiro de 1988, com o título “The Ellen G. White 1888 Materials” Materiais de Ellen G. White sobre 1888,

Na 1ª página do 1º volume há o resumo do conteúdo da compilação:

Cartas, Manuscritos, Artigos e Sermões Relacionados com a assembléia da Conferência Geral de Mineápolis em 1888.”

Os administradores do Patrimônio dos Escritos de Ellen G. White dizem, na pág. 3, no 2º parágrafo “...que... crêem que a chave para se entender a seção da Conferência Geral de 1888, bem como a história dos anos subseqüentes, deve ser encontrada nos escritos de Ellen G. White. ... Na década que se seguiu a 1888, ela frequentemente se referiu a Mineápolis, e o espírito que foi manifestado lá. (Veja Testemunhos Para Ministros, páginas 91 a 98).

“Em muitos casos o manuscrito inteiro ou carta foi incluído, muito embora apenas uma parte seja pertinente a este assunto.” (3º§)

“Quase todos os manuscritos e cartas foram copiados diretamente das gavetas dos arquivos aonde se encontram, consequentemente erros de ortografia não foram corrigidos, nem foram os documentos melhorados em qualquer outra maneira para publicação.” (págs. 3, 4º§ e 4) Mesmo porque todas as páginas são xérox dos originais, e menos de 10% de páginas impressas. Os mais de 90% são originais datilografados, com correções e anotações, muitas delas feitas pela própria serva do Senhor.

“Fizemos esforço para tornar esta coleção tão completa quanto possível; entretanto, se algum sermão, carta, ou manuscrito impresso tenha sido inadvertidamente omitido e venha ao nosso conhecimento posteriormente, será adicionado a qualquer impressão subseqüente deste material.” (pág. 4, 5º§).

Os administradores do Patrimônio E.G.W, na pág. 4, aconselham aos que desejam estudar o assunto da justificação e santificação pela fé que leiam também os livros “Fé e Obras” e artigos de E.G.White publicados na revista adventista R. & H. (Review and Herald) que não foram incluídos nesta Antologia. (idem, § 6º).

Certa indignação foi manifestada por defensores da “Nova Teologia”, por ter a Conferência Geral publicado “tudo” que a Serva do Senhor escreveu sobre 1888, entretanto cremos que o Senhor está preparando o caminho para que Sua igreja finalmente receba esta mensagem, que é a chuva serôdia, segundo diz a serva do Senhor, e que há de ser o elemento final para preparar a noiva para encontrar o Noivo celestial. (Apoc. 19: 7)

“Para todos os que buscam entender o evento de 1888, da perspectiva de Deus, nós recomendamos o estudo destas cartas, manuscritos, artigos e sermões. Acreditamos que eles servirão como uma ajuda para cada adventista do sétimo dia que deseja se beneficiar das lições que nossos ancestrais aprenderam, ou falharam em aprender, cem anos atrás.” (pág. 5, 8º§).

E a isto somente podemos dizer, AMÉM!!! Sábio conselho!!!

3) Nesta mesma pág., 348, falando da mensagem pregada por A. T. Jones e E. J. Waggoner, W.G.White diz: “Eu a tenho pregado para vocês por 45 anos—os incomparáveis encantamentos de Cristo. Isto é o que eu tenho tentado apresentar perante as vossas mentes. Quando o irmão Waggoner trouxe estas idéias em Mineápolis, foi o primeiro claro pensamento que eu ouvi neste assunto de qualquer lábio humano, exceto os diálogos entre eu e meu esposo. Eu disse para mim mesma, é porque Deus a apresentou para mim que eu a vejo tão claramente, e eles não podem vê-la porque não foi a eles apresentada como o foi a mim. E quando outra pessoa a apresentou, cada fibra de meu coração disse, amém,”

4) Por agora examine o artigo que se segue do Pastor Taylor Grant Bunch.


5) 1º Reis 19: 12

6) Paulo E. Penno Junior é um pastor adventista ordenado há trinta e sete anos. Atualmente ele é pastor da igreja de Hayward, na cidade de Hayward, no estado americano da Califórnia, da Associação Norte Californiana da Igreja Adventista do 7º Dia.