domingo, 11 de outubro de 2009

Como Chegar à Presença de Deus — lição de 12.10.09

A lição de amanhã, na pergunta 3 nos indaga “Em que sentido você pode hoje chegar ... na presença de Deus? Como Jesus tornou possível essa aproximação?

Esta é uma séria pergunta. Para vermos o Seu rosto, nós temos que entrar, pelo véu, no Lugar Santíssimo do santuário celestial, porque é ali onde Ele está.

Este trimestre estamos estudando sobre “O Povo a Caminho”. Mas POR QUAL CAMINHO é possível ao crente ter este destemor e galhardia, pecador que é, para chegar à presença de Deus? Não seria isto atrevimento da nossa parte?

Paulo nos diz como isto é possível: “... pelo sangue de Jesus” (Hebreus 10:19). Mas leia o verso todo, e você verá que podemos ser mesmo audaciosos e destemidos: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus.”

E Paulo continua, “Pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela Sua carne (vs. 20).

O Comentário Bíblico, vol. 7, pág. 462, diz que “Carne,’ aqui, designa a humanidade de Jesus (veja hebreus 5:7 e João 1:14). O termo compreende tudo que estava envolvido no primeiro advento de Cristo a esta terra, inclusive Sua morte sacrifical. ... Sua experiência da encarnação tornou possível nossa entrada no ‘Santíssimo’’.

Então Paulo, no vs. 22 nos desafia: " Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.”

O caminho para o santuário envolverá a perfeição do povo de Deus, tendo nossa consciência má aspergida, lavada. Entrar no Lugar Santíssimo é uma experiência espiritual ao sermos lavados com o sangue e a água de Jesus.

Esta gloriosa promessa levou o salmista a exclamar radiantemente “O teu caminho, ó Deus, está no santuário,” Sl. 77:13.

Este caminho para o Santíssimo foi consagrado por Jesus por viver Sua vida perfeita na Sua carne, isso é, na carne humana caída, pecaminosa, que Ele assumiu na encarnação. Hebreus 2:14 diz, "E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas,”

Você vê, o ministério Sumo sacerdotal no Santíssimo do Santuário celestial, é através de um Sumo Sacerdote divino-humano, que assumiu a natureza pecaminosa que tenho, e, mesmo revestido deste equipamento desfavorável, defeituoso, pelo poder de Deus venceu o inimigo, e não pecou, em momento algum.

Assim Ele sempre foi, continuará sendo, e é “Santo, Santo, Santo”, Isaias 6:3 e Apoc. 4:8 (confira também: Marcos 1:24; Lucas 1:35; 4:34; João 14:30, etc...), pois nunca pecou. Esta verdade é parte essencial da “mui preciosa mensagem” que “o Senhor, em Sua grande misericórdia”, nos enviou há mais de 120 anos atrás através de dois mensageiros. (*Veja Testemunhos para Ministros, págs. 91 em diante).

Nos 4 volumes de Ellen G. White sobre Matérias de 1888 (1821 páginas), temos 336 endossos dela aos dois e/ou à sua mensagem, datados de 1888 a 1896. Como só 4.000 coleções foram impressas para o mundo inteiro, poucos a possuem, não podendo localizá-las, pelo que transcrevemos aqui algumas das mais importantes de diferentes fontes de outros 40 ou mais endossos:

Da revista Adventista em Inglês, Review and Herald: “a verdade, bondade, misericórdia, e amor de Deus como eles nunca os tinham visto,” ... “luz em extraordinária beleza”(12/02/1889); “conselhos dEle (de Cristo),” ... “mensageiros delegados dEle (de Cristo)” (03/07/1889); “preciosas palavras ... do Grande Mestre,” ... “Seus delegados ... os servos do Senhor,” ... “eles (os que rejeitaram a mensagem) sabiam que a mensagem ... veio de Deus ... uma mensagem de Deus,” ... “seus frutos (da mensagem) são para santidade,” ... “luz do céu” (03/09/1889); “agentes a quem Deus deve escolher,” ... “a luz que Deus queria que viesse a Seus filhos” (24/12/1889); “luz está brilhando do trono de Deus ... para que o povo possa estar preparado para estar de pé no Dia de Deus” (04/03/1890); “a mensagem de Deus sobre este assunto ... nova luz” ... “É a Terceira Mensagem Angélica em verdade” (01/04/1890, grifamos); “esta abençoada verdade,” ... “a luz que Deus permitiu brilhar” (19/08/1890); “brilhantes raios de luz,” ... “a mensagem e o mensageiro que Deus envia,” ... “aquela que Deus ordenou ser construída” (21/10/1890); “a mensagem que Deus lhe deu,” ... “a obra que Deus lhe deu para fazer,” ... “a mensagem do Espírito de Deus ... a mensagem e o mensageiro,” ... “o fruto nascido da mensagem” (16/12/1890(); “a mensagem e o mensageiro a quem Deus enviou,” ... “aqueles sobre quem sagradas responsabilidades é posta ... os servos de Deus” (25/07/18793); “lábios que foram tocados com a brasa viva do altar,” ... “um banquete de coisas ricas” (08/08/1893), e “refrescante (mensagem) das chuvas da graça que o céu enviou” (13/02/1894).

Da revista Adventista em Inglês, Signs of the Times: “o mensageiro e as mensagens que Deus envia a Seu povo,” ... “homens a quem Deus instruiu para desempenharem uma parte especial em Seu trabalho,” ... “Deus tem mensageiros e mensagens para Seu povo” (26/05/1890);

No livro Testemunhos para Ministros: “Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor mui (sic) preciosa mensagem a Seu povo por intermédio dos Pastores Waggoner e Jones” (pág. 91); “Deus deu a Seus servos um testemunho que apresentava a verdade como esta é em Jesus, e que é a terceira mensagem angélica, em linhas claras e distintas” (pág. 93); “mensagem que Ele deu a Seus servos,” ... “Deus deu a Seus mensageiros justamente o de que o povo necessitava” (pág. 95); (Observe que ela está falando em todo este capítulo, delongadamente contra os que rejeitaram a mensagem. Continuando:) “Por quanto tempo odiareis e desprezareis os mensageiros da justiça de Deus? Deus lhes deu Sua mensagem. Eles têm a palavra do Senhor” (pág. 96); “desprezaram os homens e as mensagens que eles levaram.” ... Se rejeitardes os mensageiros delegados por Cristo rejeitais a Cristo” (pág. 97); “O Senhor tomou homens que eram meninos quando vós estáveis na parte mais avançada da frente de batalha, e lhes dá a mensagem e a obra que não tomastes sobre vós. Sereis para eles pedras de tropeço? Criticareis?” (pág. 413); “A verdadeira religião, a única religião da Bíblia, ... tem sido desprezada” ... “É ... a força e o poder de cada mensagem ... de Deus que jamais saiu de lábios humanos” (pág. 468).

De outras fontes: “a mensagem de Deus ... os mensageiros de Deus” (Carta de 25/11/1890, Brooklyn, Nova Iorque); “nova luz ... a mensagem ... o mensageiro ... a quem Deus enviou com a mensagem da verdade” (Testimonies on Sabath School Work, pág. 60); “homens ... têm desprezado a Cristo na pessoa dos Seus mensageiros. Como os judeus, eles rejeitaram a mensagem de Deus,” ... “hoje em dia, os mensageiros enviados por Deus não são os que os homens têm esperado” (Fundamentos da Educação Cristã, pág. 472); “uma brilhante luz ilumina nosso caminho” Gospel Workers, edição antiga, págs. 104 e 105)

Há entretanto, em português, compilações e referências que podem ser localizadas na listagem acima.; Vem-me à mente uma muito conhecida de nós, Mensagens Escolhidas, vol. 1, “a mensagem do Senhor através dos irmãos Waggoner Jones” (pág 234); “Sofreu resistência a luz que deve iluminar a Terra com a sua glória” (pág. 235); no vol. 3, há um comentário da ação que ela tomou após a rejeição em Mineápolis: “Alguns ... se opuseram ... Ellen White ... foi ao campo a fim de transmitir a mensagem às igrejas. ... Às vezes ... com os pastores Waggoner e Jones” (pág. 159).

Como dissemos acima, nos 4 volumes de Ellen G. White sobre Matérias de 1888 (1821 páginas), temos 336 endossos dela aos dois e/ou à sua mensagem, datados de 1888 a 1896.

Que adventista de coração sincero [não nominal], que tem crido na nossa atual herética cristologia, tendenciosamente da mesma origem da cristologia católico-romana, não ficaria estarrecido ao saber que grande numero de seus defensores atuais ficaram indignados com a Conferência Geral por ter ela liberado para publicação todo este material que, até 1987, nunca havia sido publicado?

Isto, por si só, para mim, é confirmação clara do fato de que após a reforma protestante, foi iniciada uma contra reforma incumbida de penetração, a qualquer custo, em organizações, governos e igrejas, o que invadiu também os nossos arraiais, mudando a nossa cristologia e com reflexos na soteriologia.

Mas voltemos ao trio—E.G.W. e os dois mensageiros—que como o trio—Moises, Arão e Mirian—defrontaram a liderança de então. Um deles, Alonzo T. Jones, assim se expressa:

"Na Sua vinda na carne—tendo sido feito em todas coisas como nós, e tendo sido tentado em todos pontos como somos — Ele identificou-Se com cada alma humana exatamente onde essa alma está. E do lugar onde cada alma humana está, Ele consagrou para essa alma um novo e vivo caminho para lá, aonde Ele está, à mão direita de Deus, através de todas as vicissitudes e experiências de uma vida inteira, e mesmo através da morte, da sepultura.

"Oh! aquele caminho consagrado! Consagrado pela Suas tentações e sofrimentos, pela Suas orações e lágrimas, pela Sua vida santa e morte sacrifical, pela Sua triunfante ressurreição e ascensão gloriosa, e pela Sua entrada triunfal no Santíssimo, à mão direita do trono da Majestade nos céus!

"E este "caminho" Ele consagrou para nós. Ele, tendo se tornado um de nós, fez deste caminho nosso caminho; ele pertence a nós. Ele dotou cada alma com o divino direito de trilhar neste caminho consagrado, e por Ele ter feito isto, tendo-o feito na carne — na nossa carne caída — tornou possível, sim, Ele deu garantia real, que cada alma humana pode andar nesse caminho, em tudo que esse caminho é, e por ele entrar plena e livremente no Santíssimo. ...” (Grifos nossos).

“A perfeição, perfeição de caráter, é o alvo do cristão.—perfeição obtida na carne humana neste mundo. Cristo atingiu-a em carne humana neste mundo e assim fez e consagrou um caminho pelo qual, nEle, cada crente pode nele trilhar. Ele, a tendo alcançado, tornou-Se nosso grande Sumo Sacerdote, pelo Seu ministério sacerdotal, no verdadeiro santuário, para habilitar-nos a obtê-la.

"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é O que prometeu (Hebreus 10: 19-23). (O Caminho Consagrado para a Perfeição Cristã, págs. 82-84).

Permitiremos nós que Ele faça isso em nós? Ele está desejoso de o fazer, e só não o fará se O obstarmos. Por lutar com Deus, como Jacó, até recebermos a bênção, nós permitimos que o "óleo" do Espírito Santo nos traga à experiência da perfeição que Ele nos deu pela Sua consagração — Seu caráter justo — como Ele a entende, não como nós entendemos perfeição.

A idéia é que se negamos que Cristo não pode vir à nossa carne e nos dar Sua vitória sobre o pecado, nós partilhamos do espírito do anticristo. Nós não podemos ver como é possível Deus mudar nossas mentes para dar-nos vitória, mas insistir que queremos ver exatamente como Ele o fará, é andar por visão, não por fé.

Uma das abençoadas coisas que a mensagem de 1888 nos diz é que quando estamos "em Cristo", Sua vitória é nossa vitória. Não é que nos é dada força suficiente para superar a tentação, nós somos instados: "deixe esta mente estar em você, que também esteve em Cristo Jesus(Fil. 2:5, KJV). Sua vitória na semelhança da nossa carne torna-se nossa vitória pela fé.

Alguns acham isto um paradoxo inacreditável. A. T. Jones (*um dos dois mensageiros de 1888) o descreveu assim:

"Eles dizem, 'eu não posso ver como, se estou em Cristo, eu deva reconhecer-me um desamparado pecador; pensei que se estava em Cristo, então eu podia agradecer ao Senhor que eu era bom, santo, inteiramente perfeito, santificado, e todo isso'. Por que não?. Ele é. Quando você está em Cristo, Ele (Cristo) é perfeito, Ele é justo, Ele é santo e nunca erra, e Sua santidade é imputada a você—é dada a você. Sua fidelidade, Sua perfeição é minha, mas eu não sou isso. ( Sermão de nº 9, do Boletim da Conferência Geral de 1893, pág. 178; A Terceira Mensagem Angélica, pág. 63).

Cristo obteve a vitória sobre o pecado e Ele quer nos dar Sua vitória. Seu triunfo é suficiente para nós. Como cremos em Sua vitória? A oração é simples: "Senhor, dá-me a mente de Cristo. Eu não tenho nenhuma força em mim para que Tu possas adicionar a ela; necessito de uma completa recriação de minha mente e vontade". E, então, creia que Ele a dá a você e louve a Deus por Seu inexprimível Dom!

Ele, através da Sua Palavra, está desejoso de recriar a nossa mente, se O permitirmos. Sua Palavra é Ele próprio. Ele é o Verbo (João 1:1). Da mesma forma Ele deseja recriar-nos. A salvação de nossas almas é uma recriação de nossas mentes. “Vivifica-me, ó Senhor, segundo a Tua palavra” (Salmos 119:107). “Apresente Cristo a Satanás em cada tentação. Mostre Cristo ao inimigo, Diga-lhe: “está escrito ( Mat. 4: 4, 7 e 10, e Lucas 4: 4, 8 e 10). “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). “Ordena os meus passos na Tua Palavra, e não se apodere de mim iniqüidade alguma” (Salmos 119: 133). Mergulhe fundo no estudo da Palavra de Deus. Se não o fizer estará correndo sérios riscos. Os que “não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, quando vem a tentação se desviam” (Lucas 8:13). Estude e medite na Palavra de Deus cada dia. Esconda diariamente Cristo em sua vida e em seu ser. “Escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti” (Salmos 119:11). “a Palavra do Senhor ... é um escudo para todos os que nEle confiam” (Salmos 18:30 e Provérbios 30:5). “Em Deus louvarei a Sua Palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne” (Salmo 56:4). “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua Palavra” (Salmos 119:9). ”Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmos 119:105). Pela Palavra será a igreja santificada (Efésios 5:26). “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4:12). “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas” (Tiago 1:21). “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações” (II Pedro 1:19)