terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Lição 1, 1º Trim. 2011 — Emoções, por Patti Guthrie

Para a semana de 25 de dezembro de 2010 a 1º de janeiro de 2011

Nossas lições neste trimestre tratam de um aspecto particular da constituição mental do ser humano, que temos em comum com o nosso Criador — a capacidade de sentir e experimentar emoção, um estado afetivo da consciência, que abrange uma ampla gama de sentimentos como amor, ódio, medo, ansiedade, dor, compaixão e tristeza.

Nestas linhas que vos escrevo vou tentar fornecer um contexto para a emoção humana, à luz da cruz.

No início, quando Deus criou o nosso mundo, Ele disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança ... E criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou" Gênesis 1:26, 27.

Ser criado à imagem de Deus inclui a capacidade de pensar, sentir, experimentar, arrazoar, e crer, como Deus faz.

"Cada ser humano, criado à imagem de Deus, é dotado de certa faculdade própria do Criador — a individualidade — faculdade esta de pensar e agir" (Educação, pág. 17)

Antes do pecado, os seres inteligentes, dentro da criação de Deus, conheciam apenas as emoções felizes de amor, alegria e paz. A entrada do pecado, no entanto, trouxe uma mudança.

Mesmo antes da criação deste mundo, sutis insinuações de Lúcifer e subsequente queda levou à ansiedade e tristeza a hoste angélica, sentimentos até então desconhecidos, exceto no coração de Deus.

Desde a eternidade passada, o conhecimento de que o pecado entraria um dia no universo trouxe dor indescritível ao Pai e ao Filho.

Quando Eva foi tentada por Satanás no jardim do Éden, para participar do fruto proibido, ela seguiu a inclinação ao invés da Palavra de Deus. Permitindo que os sentimentos fossem seu guia, ela seguiu a Satanás no caminho da ruína.

Em Primeiros Escritos é registrado um profundo relato da queda do homem:

"A tristeza encheu o Céu ante a realidade de que o homem se perdera, e que o mundo que Deus havia criado se encheria de mortais condenados à miséria, doença e morte, e que não havia maneira de escape para o ofensor. Toda a família de Adão tinha que morrer. Vi então o amorável Jesus, e contemplei em Seu semblante uma expressão de simpatia e tristeza. Logo eu O vi aproximar-Se da intensa luz brilhante que envolvia o Pai. Disse meu anjo acompanhante: ‘Ele está em conversa íntima com Seu Pai.' A ansiedade dos anjos parecia ser intensa enquanto Jesus estava em comunhão com o Pai. Três vezes Ele foi envolto pela luz gloriosa em volta do Pai, e na terceira vez Ele veio do pai, e pudemos ver Sua pessoa. Seu rosto estava calmo, livre de toda perplexidade e angústia, e brilhava com uma beleza que palavras não podem descrever. Ele, então, levou ao conhecimento do coro angelical que um meio de escape havia sido provido para o homem perdido, que tinha sido articulado com o Pai, e tinha obtido a permissão para dar a Sua própria vida como resgate pela raça, carregar os seus pecados, e receber a sentença de morte deles sobre Si mesmo, abrindo assim o caminho pelo qual eles poderiam, através dos méritos de Seu sangue, encontrar perdão pelas transgressões passadas, e, pela obediência, serem trazidos de volta ao jardim de onde foram expulsos...

Então, alegria, inexprimível alegria, encheu o céu, e o coro celeste cantou uma canção de louvor e adoração. Tocaram suas harpas e cantaram com maior entusiasmo do que tinham feito antes, por causa da grande misericórdia e condescendência de Deus ao entregar Seu amado Filho para morrer por uma raça de rebeldes. Então, louvor e adoração foram derramados pela abnegação e sacrifício de Jesus, ao consentir em sair do seio do Pai, e escolher uma vida de sofrimento e angústia, e uma morte ignominiosa que pudesse dar vida a outros.

Disse o anjo: ‘Pensais que o Pai entregou o Seu Filho amado sem luta? Não, não. Foi uma luta mesmo para o Deus do céu, decidir se deixaria perecer o homem culpado, ou daria Seu Filho querido para morrer por eles "(Primeiros Escritos, págs. 126, 127).

Você sabe o que é ser fortemente atraído por suas emoções em um sentido, mas ser puxado em outra direção pelo que você sabe ser certo? Toda pessoa racional que já viveu, experimentou esse conflito em algum momento de sua vida, mas ninguém jamais experimentou na medida em que o nosso Salvador fez por causa do nosso pecado.

Desde a queda, os sentimentos têm provado ser um guia inseguro.

Porque nós, assim como nossos primeiros pais, também pecamos, nosso coração nos condena. Sentimentos de culpa, inutilidade, desesperança e desespero, nos dizem que os nossos casos são sem esperança.

O evangelho ensina que para Se tornar um homem, Jesus entrou em nossa experiência. "A fé de Jesus é que Ele próprio ‘tomou sobre Si as nossas enfermidades’(*Mat. 8: 17) e foi ‘tocado com o sentimento das nossas fraquezas... tendo sido tentado em todos os pontos como nós somos’ (*Hebreus 4:15, KJV). Se Ele não tivesse sido como nós, Ele não poderia ser tentado 'como nós'. Mas Ele foi, em todos os pontos, tentado como nós. Ele era, por conseguinte em tudo como nós." (O Caminho Consagrado para a Perfeição Cristã, pág. 38, por Alonzo T. Jones, 1905). (*Na edição alemã, em português, de que dispomos, está à pág. 36).

"No Jardim do Getsêmani, Jesus orou: ‘Meu Pai, se este cálice não pode passar de Mim sem Eu o beber, faça-se a Tua vontade.’ (*Mat. 26: 39 e 42). Três vezes ele pronunciou essa oração. Três vezes Sua humanidade recuou a partir do último sacrifício culminante. Mas agora a história da raça humana levanta-se diante do Redentor do mundo. Vê que os transgressores da lei, se deixados a si mesmos, apenas perecem sob o descontentamento do Pai. Ele vê o poder do pecado, e o total desamparo do homem para salvar a si mesmo. Os problemas e lamentos de um mundo condenado se erguem diante dEle. Ele vê Seu destino iminente, e Sua decisão está tomada. Ele salvará o homem a qualquer custo para Si. Ele aceita o Seu batismo de sangue, que, perecendo, milhões podem, por meio dEle, ganhar a vida eterna. Ele deixou as cortes celestiais, onde tudo era felicidade, pureza e glória para salvar a única ovelha perdida, a um mundo que tinha caído pela transgressão, e Ele não se desviará da missão que escolheu. Tendo tomado a decisão e chegado à crise final, Ele caiu em uma condição de morte para a terra, desde que Ele tinha levantado parcialmente.... Deus sofreu com seu Filho. O homem. não pode compreender o sacrifício feito pelo infinito Deus em dar o seu Filho ao opróbrio, agonia e morte.

"Os anjos, que tinham feito a vontade de Cristo no céu, estavam ansiosos para confortá-Lo;. Mas estava além de seu poder para aliviar Seu sofrimento. Eles nunca sentiram os pecados de um mundo em ruínas, e viram com espanto o objeto de adoração, sujeito a uma dor além de toda expressão." (Present Truth, EGW, 3 de dezembro de 1885)

Através do sacrifício incrível que Ele fez em nosso benefício, Jesus, nosso Salvador e irmão mais velho, chegou muito perto de nós. Quando choramos a perda de um ente querido, ele está perto de nós. Quando temos que lutar com a tentação que parece forte demais para suportar, Ele está perto de nós. Quando sentimos as ondas de desespero caindo sobre nós, Ele está perto de nós. Quando sentimos que ninguém no mundo entende, Ele está perto de nós. Quando o sentido de nosso próprio pecado pesa muito em nossos corações, Ele está perto de nós. Ele é um Salvador simpatizante que é tocado com os nossos sentimentos. Ninguém entende como Jesus. É na cruz de Cristo que encontramos conforto na tristeza, esperança no desespero, purificação do pecado, e a cura para os nossos corações aterrorizados de emoção. (*Ele é "Deus Conosco," e não como os deuses pagãos, "cuja morada não é com os homens" (Dan. 2:11).

"Não tenha medo de confessar seus pecados e limpar a estrada do Rei. Jesus não está longe. Ele está à sua mão direita para ajudá-lo. A promessa é "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça" (*1ª João 1:9). Quando você confessa seus pecados, é seu privilégio crer nesta promessa, mas não porque você tenha um vôo feliz de emoções. Emoção não é fé. Fé é tão diferente de emoção como o leste do oeste. Você deve crer que Deus vai aceitá-lo quando você cumprir suas condições, crendo em Sua palavra, porque Ele a pronunciou. Você deve confiar na palavra de Deus, e a menos que você tenha fé, que possa descansar na palavra de Deus, você não pode garantir o êxito da vida cristã. (Ellen G. White, Review and Herald, 25 de junho, 189, par. 6)

"Nós devemos crer que Deus irá responder nossas orações, e não confiar nas emoções. Deveríamos dizer, Meus sentimentos sombrios não são prova de que Deus não me ouviu. Eu não quero desistir por causa dessas emoções tristes, pois 'a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem’ (*Heb. 11:1). ... Não devemos crer porque nós sentimos e vemos que Deus nos ouve. Temos que confiar na promessa de Deus. Devemos levar os nossos negócios crendo que Deus vai fazer exatamente o que Ele disse que faria, e que as bênçãos pelas quais temos orado, virão a nós quando mais precisarmos delas. " (EGW, Sins of the Times, de 7 de maio de 1896, par. 4)

"Nunca desista de sua fé e esperança em Deus. Apegue-se às promessas. Não confie em seus sentimentos, mas na simples palavra de Deus. Creia nas garantias do Senhor. Firme sua posição sobre um, assim diz o Senhor, e descanse, sentindo ou não sentindo. Fé nem sempre é seguida por sentimentos de êxtase, mas espera em Deus. Confie inteiramente nEle -.. Carta 159, 1905, págs. 2 e 3 ( Manuscript Releases, vol. 4, pág. 410)."

"Muitas pessoas confundem o sentimento forte por uma certeza de fé, embora sejam essencialmente diferentes. Sentimento forte pode ser um acompanhamento de fé, embora não seja a própria fé. E muitos supõem que não pode haver fé sem um estado emotivo feliz, o que é um grande erro. Paulo tinha grande fé, conquanto as circunstâncias o levaram a ter grande tristeza e contínua dor no coração, Rom 9:2. Compare com Isaías 50:10; e Mat. 5: 4. Fé repousa inteiramente sobre a palavra de Deus, mas o sentimento é muitas vezes a conseqüência de impressões, produzidas em várias formas de auto-complacência, a satisfação profunda sobre sua própria experiência, é muitas vezes confundida com a certeza da fé, embora, muitas vezes, o indivíduo não tem fé de modo algum — nenhuma concepção clara dos ensinamentos da palavra de Deus. plena certeza de fé verdadeira é inabalável confiança em Deus, com o conhecimento da sua Palavra e da crença implícita da palavra" (Ellet J. Waggoner, (Review and Herald, vol. 67, de 18 de março de1890).

"Onde o sentimento vê montanhas, a fé vê apenas colinas. Onde o sentimento só vê o braço de carne, a fé vê o braço de Deus. Onde a sabedoria do homem vê loucura, a fé vê a sabedoria de Deus. Onde o sentimento e a razão não vê nada, senão a derrota, a fé vê vitória eterna. Onde o sentimento e a razão veem apenas a morte, a fé vê a vida eterna" (Ellet J. Waggoner, The Present Truth, edição inglesa, de 2 de novembro de 1893. Na série encadernada, pág. 484).

"A questão é: 'Pode-se ter paz com Deus e não ter um sentimento de paz?" O que diz a Escritura? "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus" (*Rom. 5: 1). O que traz a paz? A fé. Mas a fé não é sentimento. Se fosse necessariamente o caso que deve haver um certo sentimento de paz, então se nós não tivéssemos esse sentimento, deveríamos saber que não fomos justificados e, então, justificação seria uma questão de sentimento, e não de fé" (idem, 22 de outubro de 1894. Na série encadernada, pág. 644).

"Você pode sentir uma coisa que você não toma posse? Sentimento é comovente. Se você quer sentir que você está salvo, a coisa mais sensata a fazer é apegar-se à salvação, e isso é feito somente pela fé. "Combate o bom combate da fé, toma posse da vida eterna"(*1ª Tim. 6:12). (idem, 5 de maio de 1898. Na série encadernada, pág. 288).

Nos eventos finais da história desta terra, o povo de Deus terá a oportunidade de ter a sua fé testada. Nossos sentimentos serão completamente contra nós. Como uma noite de Jacó, lutando com o anjo, nós sentimos que os nossos pecados são grandes demais para Deus perdoar. Viver pela fé não é viver pelo sentimento, mas de toda palavra que sai da boca de Deus, porque andamos por fé, não pela visão - ou pelo sentimento.

"A paz que depende do sentimento deixará de existir tão logo comecemos a sentir tribulação. Mas nada pode fazer alguma diferença com a paz que vem pela fé."Tenho-vos dito isto, para que em Mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo ". João 16:33 (idem, 11 de outubro de 1894,. Na série encadernada, pág. 644).

Por causa da vitória de Jesus, a cura emocional completa é prometida na nova terra para todos os que o amam: "E Deus limpará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas" (Apocalipse 21:4).

"Graças a Deus pelo seu dom inefável!" (2ª Coríntios 9:15).

Patti Guthrie,

Patti Guthrie é uma adventista de berço. É esposa, mãe e professora dos próprios filhos. Ela é estudante da Bíblia, escritora e musicista. Faz parte do comitê de música para leigos adventistas. A família de Guthrie aparece no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental. O marido de Patti, Todd Guthrie, é médico e membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele também é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países.