sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Lição 3, Estresse, por Ricky Kearns

Para a semana de 8 a 15 de janeiro de 2011

Quando se trata de comer em restaurantes de luxo as esquisitices mais bizarras sobre o cardápio vêm com os preços mais exorbitantes. Muitas vezes eles são apresentados em locais inusitados. Imagine ter um bando de corvos como garçons. Que apresentação! O fiel Elias foi alimentado pelos bicos dos corvos. O único problema é que os corvos são considerados imundos. Eles estavam entre as criaturas empoleiradas no vaso que descia do céu,como se fosse um grande lençol, no sonho de Pedro (*Atos 10: 10 e 11). Se ser alimentado pelos corvos não é induzir o estresse, deve ser, pelo menos, supressor do apetite. Não teria sido mais apetitoso ter um bando de araras tropicais entregando a refeição?


Já entregou Deus a verdade a você através de algum veículo ou pessoa improvável?
Tenha muito cuidado como você julga o meio que Deus escolhe para trazer o alimento espiritual. Uma pessoa poderia estar rejeitando a própria verdade de que a alma está mais necessitada.


E se você tivesse apenas 24 horas para viver? Como você utilizaria este tempo? Jezabel mandou um ultimato a Elias de vinte e quatro horas, dando-lhe assim uma oportunidade para aprender algo sobre si mesmo, que ele não tinha conhecido antes. Ele fugiu e correu, orando ao longo do caminho para que Deus o deixasse morrer antes que Jezabel pudesse alcançá-lo. Louvado seja o nosso Deus de amor, que enviou um anjo para colocá-lo em um programa de recuperação da depressão, através de boa nutrição, descanso e tempo a sós com Deus. Até mesmo o profeta do Senhor foi submetido à depressão que parece ser o resultado da forma inadequada em lidar com uma situação estressante. Como pôde isso acontecer a um tal pilar da fé?
Como podemos evitar cair em uma armadilha similar?


Primeiro, devemos aceitar, sem reservas, os fatos relacionados com a condição de nossos corações. A Bíblia diz: "Enganoso é o coração, mais que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9). Também o profeta Elias, após grandes milagres de Deus, tinha um coração que queria levar algum crédito pelo incrível poder de Deus que veio em resposta à oração da fé. Ele queria que todos reconhecessem que seu chamado foi de Deus o tempo todo. Ele queria ver um reavivamento imediato e completo, e reforma.


O estresse pode vir a partir da tensão entre reputação e caráter, entre o que pensamos que somos e aquilo que realmente somos, entre os resultados que queremos e os resultados que Deus permite. O estresse também pode vir de energia gasta para fazer, em nossa própria força, o que Deus prometeu fazer por nós. Quanta energia você tem gasto na tentativa de proteger a sua reputação? É um trabalho duro, que não traz recompensa. Seria isso o que Elias estava enfrentando? Estresse que o levou à depressão? Aqui estão alguns conselhos importantes do Pastor Alonzo T. Jones:

"Eu quero saber como é que alguém vai ficar fiel à mensagem do terceiro anjo, e fazer a obra desta mensagem, que se preocupa particularmente com o que as pessoas dizem de si mesmas e têm muito respeito por reputação, ou colocam a sua dependência na reputação? Eles não podem fazer isto. Mas graças a Deus, Deus tem algo muito melhor para nós dependermos, e que é o caráter. Não nos esqueçamos que Jesus, nosso exemplo neste mundo, "esvaziou-Se a Si mesmo" (Alonzo T. Jones, Boletim Diário da Conferência Geral, de 3 fevereiro de 1893, pág. 124).

A experiência de Elias espelha ao que Deus nos está conduzindo. Eu sei que você está passando por provações, e que Deus o está libertando da sua própria reputação e lhe apresentando Seu perfeito caráter. Esta jornada do desenvolvimento do caráter é um processo doloroso, mas Deus a está maravilhosamente dirigindo de Seu Santuário. Um dos aspectos menos compreendidos do evangelho é um dos maiores redutores de estresse se bem entendido, isto é obra do Consolador. Jesus disse: "E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo" (João 16:8).

Quando você é convencido do pecado você se sente confortado? Jesus diz que este é o trabalho do Consolador. A seguir um pensamento maravilhoso do pastor Waggoner: “Atentem bem ao fato de que a primeira obra do Confortador é convencer do pecado. A espada do Espírito é a Palavra de Deus, que ‘penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração’ (Heb. 4:12). Contudo, mesmo quando enviando a mais profunda e sincera convicção, o Espírito é o Consolador. Ele, não é menos Consolador em convencer do pecado do que em revelar a justiça de Deus para a remissão do pecado. Há conforto na convicção que Deus envia. O cirurgião que corta até o osso a fim de remover uma substância geradora de morte da carne, fará isso somente se puder, com êxito, aplicar o óleo curativo. (Ellet J. Waggoner, O Concerto Eterno, pág. 204, capítulo 28, postado neste blog em 8/8/2010. Em inglês você tem este livro em http://www.laverdadeterna.com/libros/TheEverlastingCovenant-E.J.Waggoner(1900).pdf)

Aqui é o mesmo pensamento expresso mais eloquentemente pela Mensageira do Senhor: "Os pecadores arrependidos não têm motivo de desesperar-se por lhes serem lembradas suas transgressões e serem advertidos do perigo em que se encontram. Esses próprios esforços em seu favor, indicam quanto Deus os ama e deseja salvá-los. Só têm de seguir-Lhe os conselhos e fazer Sua vontade, para herdarem a vida eterna. Deus põe os pecados diante de Seu povo errante, a fim de que os vejam em toda a sua enormidade à luz da verdade divina. É seu dever então a eles renunciar para sempre" (Ellen White, Conflict and Courage, 1970, pág. 8; Vidas que Falam, Meditações Matinais de 1971, pág. 8).

Temos a oportunidade de cooperar com Deus ao Ele purificar o Seu povo, (*Na obra de Seu atual ministério Sumo Sacerdotal). Você sente a obra do Espírito Santo ao Ele abrir profundamente caminho (*em seu coração) para mostrar-lhe coisas sobre si mesmo que você não sabia? Não se desespere. Deus está operando a mensagem de Elias em sua vida. Deus está nos transformando de observadores auto-centrados, em centrados em Cristo, cristãos que produzem fruto, a quem Ele pode usar para abençoar outros. Agradeço a Deus por este trabalho de purificação. Renda-se a este processo, é uma poderosa cura para o estresse. Sua palavra para você é: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei" (Mateus 11:28).

—Ricky Kearns

Uma dica de Saúde: Você está começando o novo ano com uma resolução de se exercitar mais? Aqui está uma dica para ajudá-lo a não desistir. Todo mundo sabe que o esqueleto é feito de ossos, (*e que) o osso é composto principalmente de cálcio. O que é surpreendente e motivador é que o cálcio é depositado nos ossos não durante os períodos de repouso, mas durante os períodos de exercício (*vigoroso, como o) de levantamento de pesoou estresse. Então caminhe ao ar livre, ou, se você vive em clima frio, numa esteira. Sujeitando o corpo aos estressores1 que o Criador projetou para aumentarem nossa capacidade de lidar com o estresse físico e mental negativo que são inevitáveis nesta vida.

O irmão Rick Kearns é um enfermeiro padrão, natural da África do Sul, que estudou na Universidade Adventista Andrews, nos EUA. Ele é casado e tem duas preciosas crianças. Ricky tem dedicado sua vida a espalhar o evangelho de todas as maneiras possíveis. Atualmente ele está se mudando para a Universidade Adventista de Walla Walla, no estado de Washington, no extremo noroeste dos EUA., onde ele vai continuar seu trabalho como coordenador da Missão Adventist Medical Evangelism Network (AMEN), um movimento popular evangelístico de médicos e dentistas adventistas, fundado em 2005, com um único foco — médico-evangelístico. (Veja o site http://www.amensda.org).

Nota do tradutor:

1) Estressores, são fortes fatores de estresse, como divórcio, abandono, morte de ente querido, catástrofes, etc., que o aumenta a um alto nível.