sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Lição 2, Provisão Divina para a Ansiedade, por Raul Diaz

Para a semana de 2 a 8 de janeiro de 2011

Os gêmeos José e Jane voltaram da escola um dia e viram a mãe, sentada no chão, rodeada por pequenos montes de fotos. "O que você está fazendo mamãe?" Perguntaram-lhe. "Estou organizando essas fotos para colocar em um álbum", respondeu ela. Logo o pai dos gêmeos chegou, desanimado porque ele ainda não conseguia encontrar um emprego. Vendo sua esposa sentada no chão, ele decidiu assumir a organização das imagens, para que pudesse preparar o jantar. Mais tarde, a família se reuniu para suas devoções habituais, à noite. Pouco antes de abrir a Bíblia, o pai levantou duas fotos que ele tinha escolhido a partir da pilha de fotos no chão. Uma era de sua filha, em um roupão de banho, logo após sua operação de apêndice rompido. A segunda foto era do seu carro velho que, frequentemente, necessitava de reparos.

Impaciente para o culto matutino começar, José perguntou ao pai o que estas duas fotos antigas tinham a ver com adoração. "Só isso", respondeu o pai. "Lembra quando Jane fez essa operação? Ela poderia ter morrido, mas Deus é tão bom para nós — Ele a curou e lhe devolveu a saúde, e, na verdade, o nosso seguro cobriu as despesas." E você se lembra quando a transmissão do carro teve que ser substituída e não tínhamos dinheiro? Deus providenciou o dinheiro pelo trabalho de pintura que fiz na casa do Sr. Wilson ".

Ainda perplexo, José disse: "Mas, papai, o que tudo isso tem a ver com o culto?"

"Simplesmente isto: Filho," o pai respondeu. "Eu acho que Deus nos quer sempre lembrar do que Ele já fez por nós no passado. Como Ele foi fiel naquelas ocasiões; em seguida, Ele vai continuar a nos guiar e ajudar no futuro." Então ele abriu sua Bíblia e leu o Salmo 77:11, 12. "Eu me lembrarei das obras do Senhor; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos."

Tem você fatores de estresse em sua vida que causam problemas no presente e se preocupa com o futuro? Uma boa maneira de banir a preocupação é lembrar o que Deus tem feito por você no passado, e creio que Ele vai te ajudar agora. Lucas 21:34 diz: "E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia."

A Bíblia tem muito a dizer sobre cuidados e preocupações. Lembre-se da história de Maria e Marta? Vejamos a passagem em Lucas 10:38-42:

“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia, e certa mulher, por nome Marta, O recebeu em sua casa. E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a Sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária, e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.”

A resposta de Jesus a Marta, mostra que o real problema não era a quantidade de trabalho que precisava ser feito. A verdadeira questão era a condição do coração de Marta.

No versículo 40, vemos que Marta estava "distraída" com muitos afazeres. A palavra "distraída" em grego é perispao, que significa estar preocupado com muita ansiedade, a ponto de ficar incomodado ou angustiado. Marta estava ansiosamente sobrecarregada ou oprimida com suas preocupações. Ela estava tão frustrada que não podia, realmente, "ver" Jesus como Ele era (é), que é a única constante na vida. Esta incapacidade de vê-Lo claramente a levou a colocar a culpa em Maria, e até mesmo sobre Jesus, levando-a a dizer que Ele não se preocupava com seus sofrimentos.

A pergunta de Martha é muito comum. Jesus, que é O mais consistente, eternamente amoroso, infinitamente sábio em nossas vidas, frequentemente nos ouve gritar: "Por que você não é constante em seu cuidado e disposição por mim?" Nós, que estamos tão irremediavelmente defeituosos e inconsistentes, Lhe pedimos isso!

Considere os discípulos ansiosos que enfrentaram uma forte tempestade no Mar da Galiléia, Marcos 4:35-41. Jesus estava dormindo tranquilamente no barco, enquanto os discípulos lutavam com o mar revolto. "Mestre!” (vs. 38). clamaram, depois que ficou claro que os esforços mais heróicos eram insuficientes para manter o barco flutuando, "Não te importas que pereçamos?"

Assim como Marta, sua ansiedade os levaram a julgar o seu Salvador. Não temos dito a mesma coisa — Jesus! Não Te importas? Por que Você está deixando isto acontecer comigo? "Nós, que somos inconstantes e inconsistentes, estamos pedindo ao eternamente vigilante, eternamente constante: "Por que você não é constante em seu cuidado e disposição para comigo?"

Quando alguém lança uma pergunta tão acusadora para nós, nos sentimos ofendidos. Mas Jesus, em Seu amor e compaixão, ignora o insulto pessoal e acalma a tempestade através da Palavra de Seu Pai, dizendo: "Cala-te, aquieta-te" (vs. 39). Então, depois de dar aos seus discípulos outra prova de Seu amor e cuidado por eles, Jesus diz a eles, tristemente, "Por que é que vocês não têm fé?"

Em O Desejado de Todas as Nações, Ellen White escreveu sobre esta experiência: "Quando Jesus foi despertado para enfrentar a tempestade, estava em perfeita paz. Mas Ele não descansou na posse de um poder supremo. Não era ‘como o mestre de terra, mar e céu’ que Ele repousava em silêncio. Esse poder depusera-o Ele, e diz: 'Eu não posso de Mim mesmo fazer coisa alguma’ (página 336, grifo do autor para dar ênfase). Isso traz à mente uma frase de uma música de Kryppayne Scott, "Às vezes, Ele acalma a tempestade, outras vezes Ele acalma Seus filhos.”

Deus deu a toda a humanidade emoções para que possamos experimentar a beleza do amor, alegria e paz. No corpo nós recebemos informações e sensações que são depois traduzidas em emoções. As emoções negativas, como ansiedade e medo nos alertam que precisamos lançar nossas ansiedades sobre Cristo, nosso divino atribulado Doador. Muitas vezes, durante a nossa caminhada cristã, fé e sentimentos) andam juntos. A mente que está firme na Palavra é a mente que vai encontrar paz em meio à tempestade. Permitamos que nós, por todos os meios, vivamos pela Palavra em todas as coisas — lembrando e repetindo os modos que Ele respondeu a nossas orações, e cumpriu suas promessas para nós no passado.

"Quando somos humildes e contritos estamos onde Deus pode e quer manifestar-Se a nós. Ele Se agrada quando nós insistimos em que as graças e bênçãos passadas são razão para nos conceder bênçãos maiores. Ele vai superar as expectativas daqueles que confiam nEle inteiramente. O Senhor Jesus sabe exatamente o que seus filhos precisam, quanto do poder divino consagrarão para o bem da humanidade, e Ele nos concede tudo o que vamos empregar beneficiando o próximo e enobrecendo nossa própria vida" (Ellen White, A Ciência do Bom Viver, página 513).

- Raul Diaz

O irmão Raul Diaz é um membro da Igreja adventista da cidade de Monte Vernon, no estado de Illinois, perto de Chicago. Ele atua em diversos departamentos da igreja, prega em diferentes ocasiões e locais, e ensina a lição da escola sabatina em sua unidade evangelizadora em sua igreja local — Seventh-day Adventist church, na cidade de Mt Vernon, Illinois ,localizada no endereço: 12831 N. Norton, Dr. Mount Vernon, Il. 62864-8231, U.S.A, Tel.: 001 XX (618) 244-7064, endereço eletrônico: www.mtvernonadventist.org