sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Lição 2, Provisão Divina para a Ansiedade, por Arlene Hill

Para a semana de 2 a 8 de janeiro de 2011

Sempre que a palavra "provisão" é ligada a coisas espirituais, o contexto em que é utilizada deve ser analisado. Se o significado é o de um fato determinado ocorrido no passado a fim de prover para o futuro, pode ser adequadamente aplicada a coisas espirituais.

No entanto, a palavra "provisão" pode significar também algo que ainda não é possuído, mas apenas disponível, exigindo-se esforço para obtê-lo. Quando este significado é aplicado a idéias espirituais, gera ansiedade.

A salvação é uma "provisão" no sentido de que Deus a provê, na verdade a dá, antes que eles a procurem. A salvação não é “provisional,” isto é, dependente de uma resposta adequada. No entanto, um dom dado é diferente de um dom recebido. A recepção do dom da vida eterna é a fé, que aprecia o que o dom custou.

Muitas pessoas creem que todo o plano de Deus para reconciliar a raça humana é essencialmente "potencial" e inerte até que o indivíduo escute, entenda e decida responder positivamente à boa nova do Evangelho. Então ele deve atrair a atenção de um Deus indiferente, com humildade suficiente, confissão e arrependimento de modo que Deus seja persuadido a se sentir atencioso para com ele. Só então pode haver alguma confiança sobre coisas espirituais, desde que o processo seja repetido com suficiente frequência. Mesmo assim não se tem certeza se ele ou ela tem feito o suficiente para impressionar a Deus. É fácil ver que essa visão de Deus constitui a base de praticamente toda a ansiedade humana.

Grande parte da forma como interagimos com os outros está enraizada em uma necessidade de nos ver como "pessoas boa", que não só têm supostos benefícios aqui e agora, mas também atraem a atenção de Deus para o futuro julgamento. Há centenas de pessoas que estão dispostas a se envolver até mesmo no mais desagradável trabalho, desde que se lhes ganhe algum favor com os outros ou com o Senhor. Deus não pode recompensar a motivação de auto-engrandecimento, e nossa necessidade de segurança torna-se um horizonte de frustração e ansiedade cada vez mais distante. Até a nossa visão de Deus ser alterada, a religião terá pouco valor, exceto para perpetuar essa ansiedade e medo. Em vez disso, devemos olhar para a cruz de Cristo. O amor (Ágape) demonstrado ali, sem que nada tenhamos feito previamente para nos insinuarmos na afeição de Deus deve nos dar a segurança de que podemos descansar no Seu amor e promessas. Nossa única solução é crer nas promessas que Deus faz como sendo fieis, mesmo se não nos sentirmos dignos delas.

As pessoas ansiosas estão sempre formulando perguntas (*com a cláusula) "—o que se...?". O que eles realmente temem é a morte, e eles querem a garantia absoluta da parte de Deus de que eles não vão morrer. Davi diz: "Em qualquer tempo que eu temer, confiarei em Ti. ... Em Deus pus a minha confiança" (Salmo 56:3, 4). Note que ele diz: "eu confiarei ..." Você não pode evitar ser tentado a ter medo, não é pecado ser tentado, mas você pode exercer sua vontade, você pode optar por não ter medo, porque você opta por confiar no Senhor, que te amou tanto que morreu por você.

Para aqueles que confiam n'Ele, Deus prepara uma mesa na presença dos seus inimigos, Salmos 23:5, onde podem, tranquilamente, sentar-se e comer, enquanto o inimigo se enfurece e gasta as suas energias em vão; mas as pessoas, na maior parte das vezes, se assustam com os rugidos do adversário, e fogem do seu local de proteção. Por temermos confiar no Senhor, e pensarmos que, neste caso, devemos usar a nossa própria habilidade para nos ajudar a sair da dificuldade, demonstramos que nós nos consideramos deuses, maiores do que o Deus do céu.

“— Mas não há nada que eu deva fazer?” Esta pergunta é feita duas vezes nas Escrituras: uma vez pelo jovem rico (*que farei para herdar a vida eterna? Marcos 10:17), e, depois, pelo carcereiro de Paulo. "Que é necessário que eu faça para me salvar?" (Atos 16:30). Nem o jovem nem o carcereiro foram inspirados, e nem o foi a pergunta que eles formularam. A resposta a esta pergunta é "Não"! Não há nada a se fazer. A resposta de Paulo foi: "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo" (vs. 31). Em outras palavras, o "descanso" de Deus, o evangelho, foi dado. Deixe que o Senhor lhe mude o coração pela fé, no "descanso" do evangelho de Deus. Receba o presente, com um coração agradecido.

Alguém pode dizer: "isso é muito fácil", mas não é fácil. Nossa natureza egocêntrica continua a nos levar a pensar que precisamos acrescentar algo ao que o Senhor está fazendo. Quando fazemos isso, estamos adorando a nós mesmos, e escolhendo descrer de Filipenses 1:6, onde Deus promete que Ele (não nós) vai terminar a obra que começou em nós.

Ele está esperando por nós! Ele Se inclina para a terra, esperando ansiosamente ouvir algum clamor. Então, Ele ouve atentamente; Ele não apenas ouve o menor sussurro, mas o primeiro impulso para invocá-Lo atinge Seu coração. Ele conhece os pensamentos e as intenções do coração (*Hebreus 4:12), e responde a eles. Ele não é como o juiz injusto, que deve ser importunado e assediado antes que ele possa atender o justo pedido (cf. Lc 18:1-8)

Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner (os dois "mensageiros" do Senhor em 1888) ensinaram que Cristo, legal e objetivamente, salvou o mundo." "Todos os homens." Ele morreu a segunda morte de cada homem, suportando a iniquidade de todos os pecadores, justificando, legalmente, “todos os homens.” Jones expressa isto nos seguintes termos:

"Pegue, esta noite, um homem que não crê em Jesus de modo algum. ... Se esse homem quer ter Cristo por seu Salvador, se ele quer provisão feita para todos os seus pecados, e a salvação de todos eles, tem Cristo que fazer alguma coisa agora, a fim de prover pelos pecados desse homem, ou para salvá-lo desses pecados? —Não, tudo isto já foi feito, Ele fez toda esta provisão para cada homem, quando Ele estava na carne, e todo homem que crê n'Ele recebe isso sem que haja necessidade de qualquer parte disto ser feito de novo. Ele fez um sacrifício pelos pecados para sempre" (Boletim da Conferência Geral de 1895, pág. 268). (*Sermão de nº 14 de uma série de 26, que Jones pregou naquela Assembléia, com o título geral As três Mensagens Angélicas).1

O antídoto para o medo, a ansiedade e a insegurança é rever as promessas de Deus. Ele prometeu dar-lhe um coração, Salmo 51:10, e Jer 24:7, para compreender que Jesus é, de fato, o Salvador de todos os homens, especialmente daqueles que creem, 1ª Tim. 4:10. Ao tomar a nossa natureza humana nEle (*levando-a) à cruz, Ele obteve um veredicto de absolvição para todos. Ele não forçará a vida eterna a todos, mas aqueles que creem em Suas promessas irão permitir que Ele conclua a obra que Ele quer completar em todos.

Talvez você pudesse começar uma lista de suas promessas favoritas, então, quando as dúvidas lhe assaltarem, você poderá rapidamente buscar a Deus e dizer: "Senhor, eu creio! ajuda Tu a minha incredulidade” (*Marcos 9:24, KJV).

Arlene Hill

A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou em maio de 2010, na Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street , Reno, Nevada, USA, Telefone 001 XX (775) 327-4545.

Nota do tradutor:

1) Nota: Na terceira edição, de uma coletânea destes sermões, da editora Paradise View, de que disponho, impressa em Barronett, WI, USA., em março de 1993, está à página 73)

__________________________________