sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Lição 3, Estresse, por Daniel Peters H

Para a semana de 8 a 15 de janeiro de 2011

(*Muitos dizem:) “Não importa o que eu faça, não importa quanto eu tente! Nada parece estar funcionando para mim, parece-me estar sempre estressado e preocupado sobre se os meus esforços serão suficientes para que eu possa ser salvo! Ser cristão é tão difícil!" Eu quero ser um vencedor, mas não vejo nenhum progresso. O cristianismo parece muito bom, mas eu não tenho poder algum.

Há um ditado que se encaixa bem aqui: "A definição de real insanidade é que você continua fazendo a mesma coisa repetidamente, esperando resultados diferentes" Se isso está acontecendo, o melhor que se pode esperar é ser apenas um professo cristão. Preocupado e sob constante estresse, quanto à sua aceitação com Deus, e sua salvação, você caminha lenta e pesadamente para frente perguntando se tudo vale a pena. Esse tipo de crença é a raiz do estresse e preocupação, e torna impossível ser um cristão. Veja a seguir o por quê:

A doutrina de Satanás da justificação pela fé é "simplesmente a mente natural dependendo de si mesma, trabalhando por si mesma, exaltando-se, e, em seguida, cobrindo tudo com uma profissão de fé neste fato de que, e os outros, mas não tendo o poder de Deus" (Sermão de nº 13, da série de 24 sobre o tema "A Mensagem do Terceiro Anjo", pregados pelo pastor Alonzo T. Jones, publicados no Boletim da Conferência Geral de 1893. O texto acima está à pág. 265).

Será que existe um antídoto para o estresse e a ansiedade? Sim! Com certeza que há. O antídoto é a paz, como fruto da fé, fazendo a sua obra de justiça dentro de nós. Esta paz vem diretamente da cruz, pois na cruz a Palavra de Deus cumpriu-se, e estamos a levá-la como ela é, e vai cumprir-se dentro de nós — trazendo a paz.

A paz não vem separada da Sua justiça: "O efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre" (Isaías 32:17).

"Talvez estejamos em trevas, sentindo-nos fracos e desalentados, e achando que Deus não nos ama. Se for assim, não devemos dar lugar aos sentimentos; o sentimento nada tem que ver com a questão. Devemos tomar a Palavra de Deus ao pé da letra, e as palavras de Cristo como Ele as proferiu" (Ellen G. White, Lift Him Up, pág. 265, Exaltai-O, Meditação Matinal de 1992, pág. 266, grifo nosso).

Deus não lhe dará somente um pouco de paz — como uma pausa antes de voltar para ela — mas nos dá perfeita paz! "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti" (Isaías 26:3). Tome isto ao pé da letra, e diga, "Obrigado Senhor!"

"Cristo nos exorta a não ficarmos ansiosos quanto ao que vamos comer, beber e vestir, aumentando significativamente a ansiedade, “Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas dessas coisas." Considerando que Ele se lembra disso, que necessidade temos nós de temer? Então, o Senhor diz: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mat. 6: 30 a 33). Em face dessa promessa, quem gasta tempo se preocupando ou se atormentando, mostra sua descrença em Deus" (Ellet J. Waggoner, A Honra Devida a Deus, artigo de n º 6, publicado em Signs of the Times, de 6 de setembro de 1883;. ênfase adicionada ).

Descrença de Deus é pecado, e não brota da fé. "Porque tudo o que não é de fé é pecado" (Rom. 14:23). Quer isto dizer que precisamos nos arrepender quando nos preocupamos e ficamos estressados? Sim, exatamente. A fé não tem nada em comum com a preocupação e o estresse.

“Alguém diz, ‘Estou certo de que todos seriam impacientes se tivessem de resistir tanto quanto tenho padecido’. Permita-me perguntar-lhe: Será que Cristo ficaria impaciente se tivesse de aguentar tanto quanto você tem de sofrer? Acaso Ele não passou por isso, e muito mais? Você terá de admitir que sim. Ficou Ele impaciente? (*Não!).‘Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca’ (Isaías 53:7). Portanto, se Ele estivesse em seu lugar, seria paciente? (*Sim!).Por que você não permite que Jesus tome o seu lugar? A fé traz Cristo ao coração, de modo que Ele Se identifica conosco e leva nossas cargas. “Lança os teus cuidados ao Senhor, e Ele te susterá. (Salmo 55:22).” (Ellet J. Waggoner, Carta aos Romanos, capítulo 5, § 11º. Este capítulo 5 nós o postamos neste blog em 9 de julho de 2010)

O próprio apóstolo Paulo diz "Deus não é Deus de confusão, senão de paz" (1 Cor. 14:33). Então, quem é o autor da confusão?

Jesus mesmo disse: "Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14:27). Assim, com a paz de Jesus que nos foi dada, sob que princípio nos estressamos e nos preocupamos?

A fé que opera produz vitória na vida e traz paz. "[Isto] é uma fé que funciona, graças a Deus — Não uma fé que crê em algo distante, que mantém a verdade de Deus no átrio exterior, e depois procura por seus próprios esforços para compensar a falta. Isto não. Não, mas fé que opera. Ela própria está operando; tem um poder divino nela para manifestar a vontade de Deus no homem perante o mundo” (Sermão de nº 13, de 24, sobre "A Mensagem do Terceiro Anjo", pregados por Alonzo T. Jones, publicados no Boletim da Conferência Geral de 1893, pág. 265).

Cristo é o Salvador do mundo inteiro. Ele morreu por todos, todos devem viver pela fé, todos devem receber a Sua paz: "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram" (2ª Cor 5. 14).

Nossa morte com Cristo muda tudo: "Já estou crucificado com Cristo, e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou e Se entregou por mim" (Gal. 2:20, grifamos).

"Preocupar-se é duvidar, mas gostaríamos de impressionar a todos quanto à necessidade de ir a Deus para ajuda, qualquer que seja as suas aflições e tribulações" (Ellen G. White, Signs of the Times, de 28 de agosto de 1893). E nós estamos avisados para "se recusar a se preocupar com o que você não pode ajudar" (Ellen G. White, Olhe para Cima, pág. 142). A dúvida e a preocupação não vem da fé, “e tudo o que não é de fé é pecado” (*Rom. 14:23).

Pergunta: "Haverá um momento em que é certo para nós estarmos estressados ou preocupados? Resposta: Somente se for encontrado na Palavra de Deus uma ordem nos dizendo para assim procedermos.

Pode ser tão simples assim? (*Sim) "Por isso ... não andeis cuidadosos ... não andeis, pois, inquietos, ... não vos inquieteis" (Mat. 6: 25, 31, 34). Deus Jamais nos daria uma ordem e, em seguida, retiraria o poder para cumpri-la! É simples assim. Tudo bem se o cristianismo é simples? Claro que é!

Não resista a Jesus que quer lhe dar a Sua paz envolta em "um personagem que ele mesmo teceu, da infância à sepultura" (Sermão de nº 6, de 24, sobre "a mensagem do terceiro anjo", pregados por Alonzo T. Jones, publicados no Boletim da Conferência Geral de 1893, pág. 127). A Bíblia nunca sequer sugere a idéia de que o justo viverá pela preocupação, dúvida, descrença, ou até mesmo pelo estresse — tudo o que diz é: "O justo pela sua fé viverá" (Habacuque 2:4). A preocupação e o estresse não são dons do alto e não são da fé.

Jesus diz: "Está escrito: nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus" (Lucas 4: 4, grifamos). Não sob estresse, ou pela preocupação, mas pela palavra de Deus — isso é viver pela fé.

Nós devemos "tomar a Palavra de Deus como nela se lê, e depois apreciá-la como ela é, e trazê-la à vida, e incorporá-la ao caráter. Tudo está claramente revelado na Palavra de Deus, e diz respeito à salvação dos homens" (Comentário de Ellen G White, vol. 7 da série SDABC, pág. 919).

"Que firme fundamento, santos do Senhor,
Está posto para vossa fé na Sua excelente Palavra;
Que mais pode Ele dizer além do que já lhe disse;
Para vocês, que a Jesus fugiram para nEle se refugiarem,

A alma que em Jesus se inclinou para o descanso,
Eu não vou, não vou abandoná-la aos seus inimigos;
Essa alma, embora todo o inferno deva esforçar-se por agitar,
Eu nunca, não nunca, não nunca te desampararei." ……(John Rippon, 17871)


—Daniel Peters H.

O irmão Daniel Peters e a sua família são membros da igreja de adventista de sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 da Calmada Avenue, Whittier, CA, 90605, EUA.. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia, do Espírito de Profecia, e de toda a literatura da mensagem de 1888. O seu coração foi sensivelmente tocado pela "mui preciosa mensagem" (TM, 91) de 1888, e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada à divulgação desta mensagem que Deus então outorgou à Sua igreja. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner, e tem um site na internet: http://www.1888mpm.org/ onde você pode ler, em inglês, a maioria dos livros de Woggoner.

Nota do tradutor:

1) João Rippon (1751-1836) foi um ministro batista inglês que em 1787 publicou o hinário, “Uma Seleção de Hinos dos Melhores Autores,” vulgarmente conhecida como Seleção Rippon, que foi muito bem sucedida, reimpressa 27 vezes, atingindo mais de 200.000 cópias. O hino acima aparece em nossos hinários “Cantai ao Senhor” e “Hinário Adventista”, com o nº 164. No Hinário Adventista em Inglês, é o hino 509, e dele o Pastor Daniel Peters selecionou as estrofes 1ª e 5ª. A tradução que fizemos aqui foi literal, portanto difere um pouco do nosso hino 164.

-------------------------------------------------- ------