sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Lição 4 — Relacionamentos, por Ellet. J. Waggoner

Prezado irmão,

Esta semana estamos compartilhando com você um artigo escrito por Ellet J. Waggoner, um dos dois "mensageiros" de 1.888, que apresenta a bela verdade sobre a "comunhão" com nosso Senhor e Salvador. Um escritor disse que “a palavra ‘relacionamento,’ tão freqüentemente usada hoje para definir uma ligação do cristão com Deus, não é adequada para expressar a experiência funcional de uma pessoa cristã." A idéia precisa é a palavra comunhão. Nós sentimos que a compreensão profunda desta idéia de Waggoner é digna do nossa meditação e estudo.


Atenciosamente,

O Tradutor



Lição 4 — Comunhão, por Ellet. J. Waggoner

Extraído da revista A Verdade Presente, 26 de outubro de 1893, p. 466, 467

Para a semana 15 a 22 de janeiro de 2011



"O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo" (1ª João 1:3). A última frase do texto mostra que a comunhão é a que o apóstolo deseja que tenhamos. Ele deseja que tenhamos a mesma comunhão com o Pai e o Filho, que Ele e seus companheiros apóstolos tiveram.

A associação de Jesus e seus discípulos era muito íntima. Eles trouxeram todos os seus problemas a Ele, recebendo Sua compaixão ajuda, e Ele também compartilhou de suas alegrias. Ele comeu com eles, dirigiu e ajudou no seu trabalho, e curou suas enfermidades. Ele foi seu companheiro em festas e também na solidão do deserto. Ele se alegrou com eles no casamento, e chorou com eles no túmulo. Nenhum companheiro humano poderia ser mais próximo, e em termos de maior intimidade do que foi a companhia dos discípulos e do Filho de Deus na Terra.

Mas enquanto eles estavam, assim, se associando com o Filho, eles também estavam tendo comunhão com o Pai. "Deus estava em Cristo" (2ª Coríntios. 5:19). Jesus disse: "Quem Me vê a Mim vê o Pai" (João 14:9) "Crede-me que estou no Pai, e o Pai está em Mim" (vs. 11). Aqueles que falham em reconhecer o fato de que Deus, o Pai, é, em todos os aspectos, exatamente o que Jesus era, quando aqui na terra, perde o objeto de todo o ministério de Cristo.

Jesus foi o companheiro amigo de Seus discípulos. Mas conquanto eles tenham se associado como companheiros, Sua posição inferior não obscureceu a Sua grandeza, nem os levou a desmerecê-Lo. Quando Ele lavou os pés dos discípulos, foi com pleno conhecimento de que Ele era o seu Mestre e Senhor, e que o Pai lhe entregara tudo nas suas mãos, e que Ele veio de Deus e ia para Deus (ver João 13: 3 a 5).

Assim, eles tinham comunhão com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. E a companhia que tinham — que o discípulo amado teve, quando ele se reclinou no ombro de Jesus, — é o mesmo companheirismo que temos o privilégio de ter. Foi com o propósito de nos avisar que isso foi o que João escreveu na sua epístola.

Quem pode ter essa companhia? São só os ricos, e aqueles que o mundo chama de "nobres"? Veja: "Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, cujo nome é Santo; num alto e santo lugar habito, como também com o contrito e o abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos" (Isaías 57:15).

No mundo existem "classes", e assim haverá até o fim dos tempos. Nenhum dispositivo, nem organização de homens, nem votos nem promessas vai quebrar as barreiras entre as "classes" e as "massas". O socialismo é impotente, ainda que alguém possa considerá-lo cristão.1 Em Cristo Jesus, "não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos" (Colossenses 3:11). Na verdadeira Igreja de Cristo não há senão um padrão — o amor a Deus e amor ao homem — e nada pode trazer os homens para isso, senão o amor de Deus derramado no coração, pelo Seu Espírito Santo.

A vida de Cristo na Terra mostra que, em Sua igreja não pode haver nenhum dos falsos padrões que existem na sociedade. Ele veio como um servo, mostrando que ninguém que segui-Lo deve pensar que está acima de servir. "Servi-vos uns aos outros por amor" (Gal. 5:13) é a exortação do apóstolo, e o Mestre diz: "Qualquer que entre vós, quiser ser o primeiro, seja vosso servo; bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir" (Mat. 20: 27, 28). Ele era um carpinteiro na terra, a fim de que nenhum de Seus seguidores pudesse pensar que isto (*pudesse estar) abaixo de sua dignidade para o trabalho. "O servo não é maior que seu Senhor" (João 15:20).

Companheirismo com Deus envolve humildade, pois Jesus disse: "Tomai sobre vós O Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mateus 11:29). "O que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e se humilhe para andar com o teu Deus" (Miquéias 6:8, , a ênfase está à margem da KJV). "Precedendo a honra vai a humildade,"2 pois.”Aquele que se humilha será exaltado" (*Lucas 14:11). E que maior exaltação poderiam os seres criados ter, do que se associarem em termos de familiaridade amorosa com o Criador do universo? de ser estimado por Ele como um amigo, e ter Deus revelando Seus segredos a ele? (Veja João 15:15; Salmo 25:14). Vamos, então, dar cuidadosa atenção à mensagem do discípulo amado, que ele tem escrito para nós, para que a nossa alegria seja completa.


- Ellet J. Waggoner

Notas do tradutor:


1) Muitas opiniões são no sentido de que o socialismo seja cristão.

Dois exemplos:

George Lansbury (1859 -1940) que foi um político britânico socialista, cristão pacifista e editor de jornal) dizia que “O socialismo significa cooperação, amor e fraternidade em cada departamento dos assuntos humanos, é a única expressão exterior da fé de um cristão. Estou firmemente convencido de que se eles sabem isto ou não, todos os que aprovam e aceitam a concorrência e a luta de uns contra os outros, como o meio pelo qual nós ganhamos o nosso pão de cada dia, realmente traimos e tornamos de nenhum efeito a "vontade de Deus".

Hugo Chávez, atual presidente venesuelano disse “O capitalismo é o caminho do diabo e de exploração. Se você realmente deseja olhar para as coisas através dos olhos de Jesus Cristo, que eu acho que foi o primeiro socialista, o socialismo somente pode realmente criar uma verdadeira sociedade. (Revista “Time” de 22 de setembro de 2006).

2). Uma verdade óbvia, na maiaor parte das vezes ignorada pelo mundo, é a de que, se queremos ser bem sucedidos em desenvolver a verdadeira humildade, é preciso superar o orgulho. Precedendo a honra vai a humildade (Prov. 15: 33), e “diante da honra vai a humildade”, (vs.18:12), Cristo disse: “quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar” (Lucas 14: 10), e permita que Deus o exalte no devido tempo e forma

3) Sempre confira alguma correção na tradução às 6as à noite ou sábado de manhã.