sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Lição 3, Estresse, pelo Dr. Julian Melgosa

Seleções do capítulo 18 do livro Mente Positiva, CPB, Tatuí, 2009

Para a semana de 8 a 15 de janeiro de 2011

[Pág. 78] O estresse faz parte de nossa vida diária.

Atingem o organismo, a mente e as emoções, e deve ser tratado com cautela. O estresse é uma fonte de motivação que deve ser aproveitada. Os mecanismos do estresse liberam energia suficiente para se enfrentar qualquer situação.

[79] O estresse e o sistema de defesa. Quando se ultrapassa a barreira do uso adequado do estresse, o organismo humano começa a sentir as consequências e abaixa a resistência do sistema imunológico, que nos protege das infecções. Assim ficamos mais propensos a adquirir todo tipo de doença, inclusive resfriados.

Como prevenir o estresse. O bom uso do tempo previne o estresse. Saiba organizá-lo. A pretensão de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, acabam sendo mal feitas. Se concentre em tarefas mais importantes. Não é possível ser feliz desenvolvendo apenas uma atividade, pois poderá se tornar obsessiva ou tediosa, (*assim) o lazer deve ser complemento do trabalho regular: alterne trabalho físico com lazer tranqüilo; e trabalho sedentário com lazer ativo. Prepare uma lista de coisas que precise fazer durante o dia e na semana. Centralize-se nelas sem se distrair com outras. Se sentir pressão exagerada, diminua algumas das atividades. Se achar que a tarefa é pouca, acrescente alguma coisa. Lazer que absorve muito tempo, férias esbanjadoras, e esportes extravagantes, podem se tornar causas de estresse. [80] Experimente atividades simples como um passeio ao ar livre ou a leitura de um bom livro. Aprenda a se alegrar com coisas simples, as quais proporcionam verdadeira felicidade. (*Filipenses 4: 11 a 130.

* Qual é a sua atitude em relação aos bens materiais? Você aspira ter muito? Quer ficar muito rico? Pela nossa natureza pecaminosa, egoísta, somos eternos insatisfeitos, vivendo inquietos, intranquilos e, frequentemente, com angústia, ansiedade e estresse. Você é materialista a ponto de entender que o dinheiro é tudo na vida? Você passa por cima de tudo e de todos para ter dinheiro? Está você sendo desonesto no pagamento dos salários dos seus trabalhadores para lucrar um pouco mais? Deus deseja cultivar em nós o desprendimento, para contentarmos-nos com o que temos. O dinheiro nunca satisfaz jamais. Quanto mais se tem mais sequer. “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e, nessa cobiça, muitos se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” ( 1ª Timóteo 6: 10). Progredir na vida é certo, mas o planejamento para isto deve ser proporcional às próprias possibilidades e com honestidade. Também não caia na propaganda de consumismo da mídia, que finaliza dizendo algo como, "você merece".

Como superar o estresse. Escolha a quantidade de trabalho que pode razoavelmente executar, e não se preocupe com mais nada. Dê atenção aos seus relacionamentos, esquecendo-se de si mesmo. Seja agradável. Ajude alguém, fazendo uma pequena contribuição humanitária. Superar o estresse é envolver as diferentes dimensões da existência: física, mental e espiritual. Plano mental. Domine seus pensamentos, em vez de deixar que os pensamentos o dominem: elimine pensamentos negativos; escolha temas e motivações de pensamento positivo ou neutro, como experiências agradáveis do passado; motive-se com preocupações construtivas; pense em modos de superar uma dificuldade; despreze idéias negativas sobre si mesmo. [81] Plano físico. O exercício, o relaxamento, e a respiração profunda ocasional, são bons remédios. [82] Plano espiritual. A paz mental é incompatível com o estresse. Valha-se da fé e da oração. A meditação mais significativa é a que tem sua base na Bíblia. Encerre-a com uma oração a Deus, agradecendo-Lhe por Sua mensagem. É importante fazer isto durante 15 a 20 minutos (*cada dia, de preferência ao acordar). [83] Também medite em personagens bíblicos, como (*Jesus, Daniel e) José, que conseguiram preservar a saúde mental íntegra diante de tanta adversidade.

Plantas medicinais contra o estresse, relaxantes e tranquilizantes: tília (tília europea); valeriana (valeriana officinalis); maracujá (passiflora incarnata); espinho branco (crataegus monogyna). A água (hidroterapia) também possui propriedades antiestressante, (*muita água, por dentro e por fora) e banhos de sol (*de manhãzinha ou à tardezinha) tonificam o organismo.

Julian Melgosa

[196, contra capa] O Dr. Julián Melgosa é o autor das lições da Escola Sabatina deste trimestre. Ele é doutor em Psicologia e ex-professor da Open University (Inglaterra). Atualmente dirige a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Walla Walla (Washington, USA). Melosa é autor de diversos livros sobre saúde, educação e família, e tem feito palestras em diversas partes do mundo. (*Recomendamos altamente seus livros, principalmente este, Mente Positiva, que tem muito mais sobre o estresse do que selecionamos aqui, adquira-o com os colportores; e, Stress, este, em inglês, você o adquire pela internet.)

Nota: em todos os artigos que postamos neste blog, asteriscos (*) indicam acréscimos nossos.