quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Lição 3 - A Criação Concluída, por Paulo E. Penno

Para 12 a 19 de janeiro de 2013

Por que Deus criou a Terra para ser habitada pelas mais baixas ordens de criaturas, culminando com Sua mais alta realização — Adão e Eva? Há algo faltando em nossa compreensão do Criador, que pode ser corretamente entendido pela dinâmica da mensagem de 1888?
"Deus fez os dois grandes luminares: o "sol" “para governar o dia”, e a “lua" “para governar a noite" (Gênesis 1:16, Jer 31:35.). O objetivo dos corpos celestes é dividir a luz das trevas, continuando e confirmando permanentemente a distinção estabelecida no primeiro dia, quando a luz do dia foi dividida da escuridão da noite pela terra girando em seu eixo e gravitando em sua órbita.
A lua não tem luz própria, mas reflete a luz do sol, de modo que sabemos que ele ainda está brilhando em algum lugar, mesmo que não possamos vê-lo. O sol não tem luz própria, porque Deus mantém sua energia (*Todas as coisas subsistem por Ele”) (Colossenses 1:17). Embora nós não possamos ver a face de Deus, sabemos que Ele vive e que a Sua glória ainda está brilhando, porque podemos ver o glorioso poder criativo de Deus manifestando-se na luz do sol durante o dia e à luz do bonito luar de noite.
A vida vem das ações imediatas de Deus. "Deixe as muitas águas produzirem abundantemente seres viventes, e que as aves voem acima da terra" (Gên. 1:20, ACF). Não há nenhuma sugestão de que as águas foram a origem de vida, mas que foram feitas para serem enchidas abundantemente com vida pela Sua Palavra criadora.  
Peixes encardumam o mar em incontáveis ​​milhões, mas o bacalhau, o salmão, a cavala, são tão distintos como se estivessem em mares diferentes. Igualmente entre as aves: o pisco não acasala com o pardal, nem o pardal com o uirapuru.1 Da mesma forma, "disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie" (Gên. 1:24). Não só não há nenhum animal mostrando qualquer tendência para o desenvolvimento em uma espécie superior, como nenhum nunca muda sua raça para uma inferior. Crer que o homem evoluiu a partir de ordens inferiores da criação, exige um grau de credulidade simples que não é encontrada entre aqueles que creem na Bíblia.
Quando Deus criou o homem, a união do corpo (formado por componentes da terra), com o dom do espírito de vida (recebido de Deus, fonte de vida), formou o próprio homem "alma vivente" (Gên. 2:7). A "alma vivente" não é, no entanto, distinta. É usada tanto para os animais inferiores, bem como para o homem. As mesmas palavras hebraicas que em Gênesis 2:7 são traduzidas como "alma vivente", estão em Gên. 1:24 traduzidas como "criatura viva," KJV, (*e “seres viventes,” Alm. Contemporânea). Seria adequado traduzir Gênesis 1:24 assim: "E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie, gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie." Os animais inferiores são chamados almas viventes. Além disso, os animais e o homem têm o mesmo fôlego de vida, Gên.7:21, 22.
Mas isso não significa que o homem não seja melhor que uma besta. Há uma grande diferença. "Disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gên. 1:26). "Pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste" (Salmo 8:5). Deus fez o homem "para ser um companheiro para Deus e os anjos. Mas ele é tão dependente de Deus para a vida, como são os animais sobre os quais lhe foi dado domínio.2
Qual foi o propósito de Deus na criação dos animais e do homem? Deus fez o homem para dominar (*sobre os demais seres viventes, e sobre a terra, Gên. 1:26, e para sujeitar a terra, vs. 28) e, nesse aspecto ele era para ser um associado com Deus. "Visto que lhe sujeitou todas as coisas" (Heb. 2:8). Ao homem foi dada a liberdade de escolher por si mesmo. "É essa liberdade de vontade que dá ao homem a possibilidade de ser um companheiro de Deus."3 Deus não vai forçar o homem contra a sua vontade.
Se seguirmos o amor divino de Deus na criação, ele nos leva à resposta do porquê Deus criou a Terra e seus habitantes vivos. Adão saiu das mãos do Criador um adulto inocente4 com o potencial de crescimento contínuo, e progressão em sua compreensão de Deus.5 “Adão em seu estado sem pecado era inocente, mas ele, certamente, não tinha a mente de Ágape."6 Ele não estava disposto a morrer por Eva, mas preferiu morrer em desespero, em angústia com ela.
Assim, ele falhou no propósito para o qual Deus o havia criado. A Adão, em seu estado original de inocência, foi dada a liberdade de escolher e progredir em sua compreensão do amor divino e, portanto, ser uma revelação para o universo de companheirismo verdadeiro com Deus. Sua curva de aprendizado era para começar com esta terra como seu domínio. Tivesse passado com sucesso o seu aprendizado na Terra, teria havido infinitas possibilidades.
Há coisas sobre o Ágape de Deus tão incríveis, que o universo não compreender. O fracasso de Adão não frustrou o propósito de Deus para revelar completamente a Si mesmo.
Cristo não teve a mente sem pecado de Adão antes da queda. É bem verdade que o inocente Adão não tinha egocentrismo ou rebelião contra Deus. Consequentemente, Adão não estava "sob a lei". Mas Cristo foi "nascido de mulher, nascido sob a lei" (Gálatas 4:4).
Em contraste com Adão, Cristo tinha a "mente" de Ágape, porque Ele é Deus. Ele "nasceu da descendência de Davi segundo a carne" (Rom. 1:3). Ele foi "como qualquer filho de Adão" em aceitar "os resultados da operação da grande lei da hereditariedade."7 Dizer que Cristo "teve" a natureza sem pecado ou a mente sem pecado de Adão antes da queda é uma falha patética em compreender a realidade.
Cristo tomou nossa natureza pecaminosa, que incluiu assumir um "eu" que precisava ser negado constantemente. Não é pecado ter um "eu" se o eu é negado. O pecado está em ceder ao eu. Não há egoísmo, até que o eu seja satisfeito. E Jesus perfeitamente negou o eu até à morte na cruz. Desde que Adão, em seu estado sem pecado, não tinha um eu que tinha de ser negado, há uma grande diferença entre a natureza que Cristo "tomou" e a natureza sem pecado de Adão. Jesus travou uma batalha constante, que Adão nunca conheceu em seu estado sem pecado.
Não foi senão após a cruz de Cristo que o universo compreendeu o maravilhoso amor de Deus, que Adão deveria ter demonstrado por Eva. Se você ama, você ama para sempre, pois, como disse Abraão Lincoln: "O amor é eterno." O amor tem sua fonte em Deus, pois a Bíblia diz que "Deus é amor" (1ª João 4:8), e Ele é eterno.
- Paul E. Penno

Notas:
1) No Oxford-Duden Pictorial Dictionery, da editora Vlarendon Press, da Universidade Oxford, edição de 1992, constatei, visualmente, que estas três aves: o pisco, o pardal, e o uirapuru, são do mesmo porte e muito parecidos, e penso que, talvez, algum evolucionista tenha tido a expectativa de que se acasalem;
2) Do artigo The Soul, Resurrection, and Punishment (A Alma, a Ressurreição e Punição), de Ellet J. Waggoner, publicado na revista A Verdade Presente, em 2 de agosto de 1894, pág 485;
3) Ibidem;
4) "Se Adão e Eva nunca tivesse desobedecidoo a seu Criador, se tivessem permanecido no caminho da retidão perfeita, eles poderiam ter conhecido e compreendido Deus. Mas quando eles ouviram a voz do tentador, e pecaram contra Deus, a luz das vestes de inocência celeste saiu deles, e na despedida com as vestes da inocência, que atraiu cerca de lhes as vestes escuras da ignorância de Deus "(Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, capítulo 11);
5) "O homem é capaz de progressão eterna, desde que ele se submete ao poder da vida de Deus" (Waggoner, obra Citado);
6) Robert J. Wieland, A mensagem de 1888: Uma Introdução, Revisada e Ampliada (1997), pág. 67.
7) Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 48.
____________________________________

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99