Para 19 a 26 de janeiro de 2013
Uma das séries mais poderosas de reuniões evangelísticas públicas, jamais vista nos tempos modernos, ocorreu na pequena cidade de Armidale, Austrália, cerca de 107 anos atrás. Ellen White escreveu sobre esta experiência em um artigo de Review e Herald, de 7 de janeiro de 1896:
"As pregações da noite, proferidas pelos pastores Prescott, Corliss, e Daniel, todos apresentaram a verdade como ela é em Jesus Cristo. Quase não houve uma de todas as palestras, durante toda a série, que poderia ser chamada de um sermão doutrinário. Em cada sermão Cristo foi apresentado, e ao as grandes e misteriosas verdades a respeito de sua presença e obra nos corações dos homens tornarem-se claras e simples, as verdades a respeito de Sua segunda vinda, a Sua relação com o sábado, o Seu trabalho como Criador, e sua relação com o homem como a fonte de vida, apareceu em uma gloriosa e convincente luz que enviou convicção a muitos corações. Com solenidade o povo disse: "—Ouvimos verdade hoje à noite.’"
Estas não eram reuniões ordinárias, ela observou em uma carta a seu filho Edson, de 18 de novembro de 1895:
"Deus disse nas cortes celestes a Seus seres celestiais, ‘Haja luz espiritual para brilhar em meio à escuridão moral de erro e fábulas acumulados, e revelar a verdade.’ O Mensageiro do concerto chegou, e o Sol da Justiça para surgir e brilhar sobre os ouvintes ansiosos."
Ellen White observou que, embora nenhum sermão durante a série pudesse ser chamado de um sermão doutrinal, as doutrinas foram de fato apresentadas, como estão em Cristo.
Com esses pensamentos em mente, você vai fazer uma pausa comigo em oração?
Pai bondoso, este trimestre o povo de quase todas as nações, tribos, línguas e povos da terra estão estudando, individual e coletivamente, o relato da criação. Cento e sete anos atrás o céu disse: “Haja luz espiritual para brilhar em meio à escuridão moral ... e revelar a verdade.” Hoje Lhe pedimos que mais uma vez, através do poder do Espírito Santo, permitas que a luz espiritual brilhe do céu em nossas mentes, para que possamos compreender a verdade da história da criação como ela está em Jesus. E eu oro que quando ela brilhar, não seja como antes, quando Ele veio para os Seus, e os Seus não O receberam.
Toda história tem um contexto, ou cenário, em que a história aconteceu. Como todas as outras histórias, a história da criação também tem um cenário que é revelado através de um estudo cuidadoso da Palavra.
Antes da criação do nosso mundo, havia trevas. Por quê? Deus não disse: "Haja escuridão." Ele disse: "Haja luz". E Ele fez “separação entre a luz e as trevas.”
1ª João 1:5 diz: "Deus é luz, e não há nEle trevas" e Efésios 6:12 diz que temos que lutar contra "os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."
Assim, o cenário para a criação de nosso mundo era uma atmosfera de escuridão, provocada por Lúcifer, que havia enganado quase metade dos exércitos celestiais. Após o Pai convocar uma reunião especial do exército celeste, para explicar de forma mais completa a relação de Cristo com Ele mesmo e explicando seu plano para criar nosso mundo, Lúcifer estava cheio de dissabor.
“Dissimulando seu real propósito, [Lúcifer] convocou os exércitos angelicais. Introduziu seu assunto, que era ele mesmo” (História da Redenção, pág. 14). Houve controvérsia entre os anjos, o que levou à guerra, e "Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; ... E foi precipitado o grande dragão a antiga serpente, chamada o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo, ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele" (Apoc. 12:7-9).
Por esta razão, dentro de um curto período de tempo do primeiro dia da criação, Satanás foi expulso para a terra com seus anjos.
"E disse Deus: Haja luz" Gênesis 1:3. (*Isto é) deixe o caráter de Deus ser revelado em contraste com o caráter de Satanás.
"Porque é o Deus que mandou a luz brilhar na escuridão, que brilhou em nossos corações, para dar a luz do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" (2ª Coríntios 4:6, Nova Versão King James).
Assim, no primeiro dia da Criação, Deus não só ordenou a luz física para brilhar em nosso planeta em sua forma embrionária, Ele revelou Cristo, o Criador, o auto-existente, igual com Deus, desde os dias da eternidade passada. Cristo e o Pai eram um.
No primeiro dia da semana da criação Deus revela, no trabalho na sala de parto do nosso planeta. Ao Ele lançar as bases invisíveis de rocha de granito de nossa terra e causou o fluxo de água através destes canais, como um rio de vida até os confins da terra, a Escritura revela que Ele estava pensando em nós:
“Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!" (Salmo 139:15-17).
Oh ! quão é precioso, verdadeiramente! Ao Cristo estar construindo o alicerce da nossa terra, Ele estava pensando em nós!
Paulo diz: "Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo" 1ª Coríntios. 3:11.
Nós ainda só começamos a considerar como Cristo é revelado na Criação, mas exatamente como as rochas de granito originais contêm tesouros escondidos - evidências de auréolas microscópicas que "Ele falou e foi feito, Ele mandou e tudo apareceu" (Salmo 33: 6, 9), assim “a Palavra do Senhor permanece para sempre” (*1ª Pedro 1:25). E antes de Jesus voltar, Seu poder como Criador e Redentor será proclamado em alta voz:
"Temei a Deus, e dai-lhe glória ... e adorai Aquele que fez o céu e a terra, e o mar, e as fontes das águas" Apocalipse 14:7.
-Patti Guthrie
Patti Guthrie é uma adventista de berço. É esposa, mãe e professora dos próprios filhos. Ela é estudante da Bíblia, escritora e musicista. Faz parte do comitê de música para leigos adventistas. A família de Guthrie aparece no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental. O marido de Patti, Todd Guthrie, é médico e membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele também é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países.