quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Lição 3 - A Criação Concluída, por Todd Guthrie

Para 12 a 19 de janeiro de 2013


“Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Hab. 2:14).
 “Não se fará mal nem dano algum em todo o Meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9).
_______________________________________________________________

Desde o início, parece que o propósito de Deus era criar primeiro espaço, e depois preenchê-lo com atividade e vida. Ele que é a fonte de tudo o que é bom e justo, todas as coisas seriam dependentes dele, "porque nEle vivemos, e nos movemos e temos o nosso ser" (Atos 17:28, KJV)
Cristo é a Palavra ativa na criação, que iria criar os espaços, e então cria o significado e propósito para todos que habitavam esses espaços.
"Porque, nEle, foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele" (Col. 1:16,17).
No primeiro dia, Ele criou a grande divisão entre a luz e as trevas. Dois grandes espaços contrastantes para neles colocar o sol, a lua e as estrelas no quarto dia. E talvez um aviso para Lúcifer, que devia compreender que mesmo a escuridão que havia "criado," por rejeitar a luz do amor de Deus, seria governado por essa luz, e essa luz refletida naqueles que escolheram viver em Seu amor.
No segundo dia, Ele separou a água — acima e abaixo — pronto para preencher com mergulho e natação numa ação criativa no quinto dia. E um pouco de um preâmbulo para as imagens proféticas depois de vir a batalha entre os povos da terra que se identificam com o Deus do céu e as pessoas que tomam parte do Leviatã), o rei do orgulho (ver Jó 41 e Isaías 28 : 1).
No terceiro dia, Ele trouxe a terra para fora da água, para o preenchimento no sexto dia com todos os animais da terra, e a imagem surpreendente de Deus encontrada na humanidade! A terra também foi uma indicação de advertência da cabeça de praia1 que Cristo faria para restaurar a liberdade de toda a humanidade a superar a confusão caótica em que eles logo mergulhariam.
E no fim dos tempos, a terra seria o símbolo (Apoc. 13:11) de um lugar onde Deus chamaria um remanescente que usaria o breve tempo e espaço fornecido pela liberdade encontrada nos Estados Unidos da América para projetar a glória de Senhor ("para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" 2ª Coríntios. 4:6) para todo o mundo.
E, finalmente, todo o espaço e enchimento daquele espaço durante os primeiros seis dias da criação devia culminar no sábado.
O sábado — um sinal do poder criador que criou e sustentou tudo o que a humanidade pudesse ver — incluindo ela própria. Êx. 20:8-11.
O sábado — um sinal do poder criador de Deus para resgatar todos que estavam perdidos com a queda de Adão. Eze. 20:12, Deut. 5:15.
O sábado — feito para o homem, porque o homem precisava de um lembrete, antes e depois da queda, de sua relação de dependência total e completa de Deus para todas as coisas. E apropriadamente, parte da mensagem dos três anjos do fim dos tempos que cobriria a terra, amplificado pelo poderoso quarto anjo de Apocalipse 18:1.
Agora, a questão muito pessoal para cada um de nós. Deus criou o espaço em nós para ser habitado por Ele mesmo, na pessoa de Cristo, a Palavra, pela Agência do Espírito Santo. Será que nós realmente acreditamos na Criação? Será que realmente guardamos o sábado?
_______________________________________________________________

Agora, de Alonzo Treviê Jones, um dos dois mensageiros de 1888, na Revista do Advento e Arauto do Sábado, transcrito um sermão, do qual aqui citamos parte:
“A palavra diz: ‘Sê limpo’ (*Mat. 8:3). Ele disse, lá atrás, ‘Haja luz, e houve luz’. Ele disse ao leproso: ‘Sê limpo’, e ‘logo’ ele ficou purificado da lepra. Ele diz agora a você, "Sê limpo", e agora (*vamos permitir que a palavra nos purifique)? Cada um de vocês, o que vocês dizem? [uma voz no auditório falou: ‘É isso.’] . . . Então, pelo amor de sua alma coloque-se sob a Palavra criadora. Reconheça a energia criativa na palavra de Deus que vem a você na Bíblia, pois esta palavra de Deus na Bíblia é a mesma aqui para que você hoje que foi quando Ele falou no espaço aos mundos no alto, e trouxe a luz das trevas, e purificação ao leproso. Essa palavra falada para você hoje, se recebida, lhe cria de novo em Cristo Jesus, esta palavra, falada na vastidão (waste) escura e no espaço vazio do seu coração, se recebida, produz ali a luz de Deus; esta palavra falada hoje a você, aflito com a lepra do pecado, se recebida, imediatamente lhe purifica. Deixe-a purificá-lo. Deixe que a Sua palavra o purifique.
 “Como serei purificado? — Pela energia criativa da palavra: ‘Sê limpo.’ Porquanto, está escrito: ‘Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado’ (João 15:3). Está você limpo? Vai você, a partir deste momento, ser um criacionista? ou vai continuar a ser um evolucionista?
 “Veja que coisa abençoada é isso. Quando você lê a palavra, recebe a palavra, e pensa sobre a palavra, o que é ela para você o tempo todo? Oh, é criação! A energia criativa está em você produzindo as coisas que a palavra fala, e você está vivendo na própria presença do poder da criação. A criação está acontecendo em sua vida. Deus está criando, em você, justiça, santidade, verdade, fidelidade — tudo de bom e gracioso.
 “E quando assim é, a sua observância do sábado significará alguma coisa, porque o sábado é um memorial da criação — o sinal de que aquele que o observa conhece o Criador, e está familiarizado com o processo da criação. Mas tão certo como você é um evolucionista, sua observância do sábado é uma fraude.
 “A menos que você reconheça a palavra de Deus, dia a dia, como uma energia criativa em sua vida, a sua guarda do sábado é uma fraude, porque o sábado é um memorial da criação. É um ‘sinal entre Mim e vós, para que [pelo qual] saibais que Eu sou o Senhor vosso Deus’ (*Eze. 20:20), o Criador de todas as coisas.
“Em Efésios 2:8-10, lemos: ‘Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem de obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.’
 “Existem apenas duas maneiras. Não há meio termo. Todo homem e mulher no mundo ou é um criacionista ou um evolucionista. Evolução é a infidelidade, é a morte. Criação é o cristianismo, é a vida. Escolha a Criação, Cristianismo, e Vida, para que você possa viver. Sejamos apenas criacionistas, e sempre criacionistas. E deixe todas as pessoas dizerem, amém.” (Publicado na revista Advent Review and Sabbath Herald, em 21 de fevereiro de 1899).

-Todd Guthrie

O irmão Todd Guthrie, é um médico adventista, membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países. Ele e sua família sempre aparecem no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental.


Nota:
1)                           Uma cabeça de praia, um termo militar, que é a área em praia hostil ou potencialmente hostil que, quando atacada ou tomada, assegura o contínuo desembarque de tropas e materiais.

________________________________