quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Lição 5 - Criação e Moralidade, por Patti Guthrie

Para 26 de janeiro a 2 de fevereiro de 2013


Há uma citação de Ellen White que vai dar contexto à lição desta semana: "Em todas as coisas criadas veem-se a marca da Divindade. A natureza testifica de Deus” (Educação, pág. 99). Nós também somos criados por Deus, assim, a marca de Divindade deve ser vista em nós; em outras palavras, devemos testemunhar de Deus. Nossa lição nos leva passo a passo, revelando como fomos criados à Sua imagem. Esta semelhança deve incluir também a nossa moralidade. Se somos criados à Sua imagem, e Ele é moral, devemos ser morais. Ellen White acrescenta na mesma página (*no parágrafo seguinte) que “o mesmo poder que mantem a natureza, opera também no homem. ... As leis que presidem ... a vida ... são as leis da Inteligência todo-poderosa, as quais presidem as funções da alma,” isto é, o coração e a mente (*segundo o contexto da declaração). É o poder que nos torna agentes morais. Então, qual é a moral? Nossa lição não definiu moralidade, mas a ilustra.
Uma definição de moralidade é que ela é uma doutrina ou sistema de conduta moral e a conformidade com esses ideais. Moral é definida como relativa a princípios de comportamento certo e errado. Embora nenhuma palavra seja encontrada na versão King James, os adventistas fazem uma distinção entre as leis morais, cerimoniais e de saúde, como encontrado nas Escrituras. Para nós, a lei moral é os Dez Mandamentos. Então, não é nenhuma surpresa que temos medido moral de acordo com os 10 preceitos escritos sobre as tábuas de pedra: não fazer imagens para adorar; cessar o trabalho secular e ir a uma igreja no sábado; honrar os pais; não matar, mentir, nem roubar, e não cometer fornicação e adultério. Outros padrões de moralidade foram adicionados, tais como: não beber bebidas alcoólicas, não comer alimentos impuros, não fumar, não ouvir música mundana, não participar de jogos (*de azar1), não ir ao teatro, vestir-se de forma simples e modesta, e não frequentar lugares de má reputação. Qualquer pessoa que se envolve em qualquer uma dessas práticas é considerada imoral.
No entanto, nos últimos anos, o nosso conceito de moralidade parece ter mudado. Hoje algumas dessas regras parecem ter sido relaxadas, por isso é aceitável, por muitos, exercer os seguintes comportamentos, desde que com moderação e não prejudiquem ninguém:
Está bem beber um copo de vinho. Agora está bem ter relacionamento fisico íntimo antes do casamento, desde que vocês se amem, e espera-se que não haja gravidez que se torne de conhecimento público. Está OK vocês coabitarem, mas não deem nas vistas, e planos devem ser feitos para se casarem. O raciocínio comum é: "Eu não vejo por que isso esteja errado" ou "Eu não vejo um problema com isso." O interessante é que, embora o tema da nossa lição seja sobre moralidade, ela não tocou em nada disso. Em vez disso, ela conecta a moralidade a Deus, por meio de duas parábolas muito familiares, para ilustrar Seu caráter. Vamos analizá-las brevemente e ver como elas revelam moralidade.
A primeira parábola é a do Bom Samaritano (Lucas 10:30-37). Se lembrarmos, Jesus estava respondendo à pergunta: "quem é o meu próximo?" Ele começou a narrar a história de um homem caido no chão, à margem de uma estrada, espancado e roubado. Um sacerdote em seu caminho para servir no templo, ao ver o homem ferido, surrado, passou para o outro lado da estrada para evitá-lo, e continuou seu caminho. Mais tarde, também um levita passou por ali e ele também atravessou a rua. Lembre-se de que cada um desses dois homens trabalhava no Templo, e deles se esperava que fizessem a obra de Deus. Cuidar deste homem ferido não apenas tê-los-ia feito atrasar-se, mas também cerimonialmente impuros e, portanto, incapazes de "fazer a Obra de Deus.” Um samaritano — considerado um pecador da pior espécie (e, portanto, imoral) — parou para ajudar. Este samaritano levou o homem para um lugar seguro, teve certeza de que ele seria bem cuidado, e, antes de partir, garantiu o pagamento da fatura resultante do atendimento posterior. Assim, Cristo fez a pergunta: "Quem foi o verdadeiro próximo?" Em outras palavras ", quem, realmente, fez a obra de Deus: aqueles que trabalhavam no templo e evitaram o ferido e necessitado, ou aquele que parou para ajudar?" Os fariseus e os sacerdotes responderam: "Aquele que usou de misericórdia para com ele." Eles não diriam, "o samaritano." O sacerdote e o levita fizeram seu trabalho do templo, mas não a obra de Deus. É aqui que Cristo estabelece um contraste entre imoral e moral. Aos olhos de Deus, os sacerdotes eram imorais porque eram insensíveis, e o samaritano era moral, porque, por viver a misericórdia, ele demonstrou amor benevolente.
A segunda parábola é a das ovelhas e dos bodes, de Mateus 25. Começamos a leitura no verso 34 e continuamos até o versículo 36,
"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo: Porque tive fome, e destes-Me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedaste-Me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-Me; estive na prisão, e fostes ver-Me."
Mas as ovelhas parecem não saber o que Jesus está falando. Elas perguntam, nos versos 37-39,
 “Senhor, quando Te vimos com fome e Te demos de comer? Ou com sede, e Te demos de beber? E quando Te vimos estrangeiro, e Te hospedamos? ou nu, e Te vestimos? E quando Te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-Te?"
Ao que o Senhor respondeu: no verso 40,
 Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos a Mim o fizestes.”
Observe alguns paralelos: a ovelha e o samaritano ajudaram aos necessitados. Eles tiveram misericórdia dos outros. À medida que avançamos na história, aos bodes foi dada a mensagem oposta. Vamos ler a resposta de Cristo a eles em Mateus 25:41-43:
"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos: Porque tive fome e não Me destes de comer; tive sede, e não Me destes de beber: sendo estrangeiro, não me recolhestes: estando nu, não me vestistes; enfermo, e na prisão, não me visitastes”.
O versículo 44 é a resposta dos bodes a Cristo:
"Então eles também Lhe responderão, dizendo: Senhor, quando Te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não Te servimos?"
Matt 25:45 registra a resposta final de Cristo para eles –
"Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a Mim."
Daí se vê que, enquanto os bodes professavam fazer a obra de Deus, eles, como o levita e o fariseu, realmente não possuiam misericórdia para com os outros. Portanto, aos olhos de Deus, eles foram imorais. Qual dos dois grupos (bodes e ovelhas) estavam realmente agindo à imagem e semelhança de Deus? Quais eram misericordiosos?
O profeta Miquéias diz que o que é bom, o que o Senhor pede de nós, entre outras coisas, é a misericórdia, 6:8. Zacarias diz que o desejo de Deus é que nos mostremos misericórdia e compaixão, 7 9. Isso, amigos, porque cumpre a lei do amor, escrita no coração em vez de frias táboas de pedra, é a verdadeira moralidade.

-Patti Guthrie


Nota do tradutor:
1) A proibição dos jogos de azar no Brasil foi estabelecida por força do decreto-lei 9.215, de 30 de abril de 1946, assinado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, sob o argumento de que o jogo é degradante para o ser humano. Muitos destacam, no entanto, a forte influência que a esposa de Dutra, Carmela Teles Leite Dutra, teria exercido na proibição, motivada por sua forte devoção à igreja católica.
Patti Guthrie é uma adventista de berço. É esposa, mãe e professora dos próprios filhos. Ela é estudante da Bíblia, escritora e musicista.  Faz parte do comitê de música para leigos adventistas. A família de Guthrie aparece no canal de televisão adventista Three Angels Broadcasting Network [Canal de Televisão Três Anjos] com música tanto vocal quanto instrumental. O marido de Patti, Todd Guthrie, é médico e membro da Mesa administrativa do Comitê de Estudos de Mensagem de 1888. Ele também é ancião na sua igreja adventista local, e constantemente está envolvido em organizar e executar programas musicais para acontecimentos importantes da Igreja Adventista nos EUA e em outros países.

_____________________________