Para
4 a 11 de novembro de 2017
Vamos começar com uma parábola. Uma
mulher vai comprar um vestido novo. Vai primeiro a uma loja de alto nível. Vê
um vestido que realmente gosta e que lhe serve muito bem, mas custa mais do que
o que pode pagar. Então vai a uma loja com preços mais acessíveis. Vê o que parece
ser o exato vestido; na verdade, é a mesma marca. Mas
não é tão atraente nem lhe veste bem como o primeiro vestido. Como pode
ser isso? Será que ela é que está grilada com
isso?
Ela está intrigada com isso e decide
que antes de comprar ela vai investigar. Ela cantata a fábrica. Dizem-lhe que
no rótulo, há um número, quanto menor o número, melhor a qualidade do vestido.
Havia detalhes que passaram para a produção dos vestidos de número menor que
não foram considerados para os vestidos de número maior. Às vezes era o
tipo e a cor do fio utilizado (*na tecelagem); o tipo de ponto, Outras vezes
era como foi cortado o tecido, etc. Duas coisas que pareciam idênticos, não o
eram. Nossas obras, como o vestido, pode parecer similar. Mas as obras da fé
são diferentes das obras realizadas em nossa própria força.
Primeiro, vamos lidar com a teologia por trás deste
ponto e, em seguida, vamos colocá-lo em conjunto. Paulo abre Romanos 5 com a presente
declaração.
Romanos 5: 1 “Tendo
sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus
Cristo.”
A palavra "portanto" nos diz que esta
afirmação se refere ao que foi dito anteriormente no capítulo 4. O estilo de
Paulo é fazer uma declaração, elaborada, e, então, concluir com uma declaração
firme. Muitas vezes ele volta para aprofundar sua declaração. No capítulo 4,
Paulo estava usando Abraão como um exemplo de como funciona a justificação pela
fé. A forma como funcionou para Abraão é a mesma que funciona para nós. Paulo
faz uma declaração em Romanos 4: 3, depois passa o resto do capítulo 4
elaborando sobre ela. Ele então conclui com Romanos 5: 1. Paulo diz de Abraão
no capítulo 4, versículo 3:
Romanos 4: 3, “Pois,
que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como
justiça.”
Paulo usou a palavra grega "episteusen", que vem da palavra "pistis," de fé ou crença. Na essência, ele está dizendo
que Abraão teve fé. Sabemos que “a fé é
pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus” (Romanos 10:17). Abraão ouviu a
Palavra de Deus e creu. Quando substituímos "crer" por outras
definições de fé temos uma sensação melhor do que isso significa. Abraão ouviu
a palavra de Deus e sentiu apreciação no seu coração. Ele ouviu a palavra de
Deus e confiou que a palavra iria fazer o que disse que faria; ele esperou e
dependeu da palavra somente. A palavra de Deus a Abraão foi "o firme fundamento das coisas que se
esperam, e a prova das coisas que se não vêem" (Hebreus 11:1). Como
resultado de sua crença na Palavra de Deus, Abraão foi um dos anciãos que
obteve um bom relatório, e agradou a Deus, Hebreus 11: 2 e 6.
A segunda parte do verso 3 (de Romanos 4), diz que seu
ato de crer "lhe foi imputado por
justiça." O que é justiça? Ellen White define como "obediência à lei"
(Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág.
367). Vamos substituir a palavra justiça pela definição que Ellen White oferece
e vamos ler assim: "Abraão creu em Deus e isto foi creditado a Ele pela
obediência à lei." Acreditando na palavra de Deus, Abraão obedeceu a lei.
A justiça de Abraão (obediência à lei) veio de exercer a fé na palavra de Deus.
Este é o sentido que nós temos de Romanos 5:1, onde
Paulo reitera o que foi explicado no capítulo 4. Tradutores têm interpretado
este verso como dizendo "Sendo, pois, justificados pela fé ..." Mas,
a versão transliterada do grego, de Romanos 5:1, parece dizer: "Sendo
justificados, pois, após crer." Sabemos que a palavra justificar significa
"feitos justos." — Assim nós poderíamos interpretar como" Ser
feito justo da fé "- assim, há uma espécie de fé que nos torna justos ou
obedientes à lei. Ellen White exprime o mesmo pensamento na seguinte citação:
“Justiça é
obediência à lei. A lei requer justiça, e esta o pecador deve à lei; mas ele é
incapaz de a apresentar. A única maneira em que ele pode alcançar a justiça é
pela fé. Pela fé ele pode apresentar a Deus os méritos de Cristo, e o Senhor
lança a obediência de Seu Filho a crédito do pecador. A justiça de Cristo é
aceita em lugar do fracasso do homem, e Deus recebe, perdoa, justifica a alma
arrependida e crente, trata-a como se fosse justa, e ama-a tal qual Ele ama Seu
Filho” (Ellen G. White, Mensagens
Escolhidas, vol. 1, pág. 367).
Resumindo Romanos 4, Waggoner, (*em Carta
aos Romanos, no início do capítulo
5, postado no blog Ágape Edicoes em 1º de outubro de
2017) dá contexto à sua explicação sobre Romanos 5.
A fé opera
justiça real:
–“Justificados, pois”. O “pois” indica que se chega a uma conclusão que deriva
de algo que a precede. O que é? O relato do que Abraão obteve pela fé. Obteve
justiça. Foi em razão de sua fé na promessa de que teria um filho – o filho da
fé. A mesma fé que propiciou o nascimento de Isaque trouxe justiça a Abraão.
Trata-se da mesma justiça que nos será imputada se tivermos a fé que ele
possuiu. Somos ensinados, portanto, que a justiça da fé é algo tão real como o
filho que nasceu, pela fé, a Abraão. A justiça pela fé não é nenhum mito” (Waggoner on Romans, pág. 85)
O profeta Isaías nos diz que: "Todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças são
como trapo imundícia" (Isaías 64:6). Nossa justiça está aquém da
exigência da lei. Precisamos de uma justiça que é perfeita, pois a lei exige a
perfeição. A irmã White afirma que a justiça de Cristo é o que nos é dado para
satisfazer a demanda da lei por perfeição. Temos afirmado, até agora, que a
única maneira de obter essa justiça é pela fé. Poderá a nossa fé imunda
produzir uma justiça perfeita? A resposta é, obviamente, “Não, não pode.”
Portanto, devemos obter uma fé que é perfeita. Essa fé é a fé de Jesus. Quando
aceitamos a Sua fé, ela produz em nós a Sua justiça. Esta é a fé que
caracterizou Abraão. É a fé que aqueles que vencerem e perseverarem até ao
final terão (Apocalipse 14:12).
Abraão, quando viveu pela fé, é a veste de alta
qualidade. Jesus é o tecido e o fio utilizado para fazer Abraão. Quando Abraão
está tentando com sua própria força ele é a veste de baixa qualidade. O tecido e o fio utilizado é carne pecaminosa. Qual
deles você preferiria ser?
—Raul Diaz
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Biografia
do autor, Raul Diaz:
O irmão Raul Diaz é um membro da Igreja adventista da
cidade de Monte Vernon, no estado de Illinois, perto de Chicago. Ele atua em
diversos departamentos da igreja, prega em diferentes ocasiões e locais, e
coordena o estudo da lição da escola sabatina em sua unidade evangelizadora em
sua igreja local, Seventh-day Adventist church, na cidade de Mt Vernon, Illinois, localizada no endereço:
12831, N. Norton Dr., Mount Vernon, Il. 62864-8231, U.S.A.; Telefone: 001 XX
(618) 244-7064. Site: www.mtvernonadventist.org
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