quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Lição 8 — O homem de Romanos 7, por E. J. Waggoner



Para 18 a 25 de Nov. de 2017

“Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra" (Rom. 7: 1-6).
O tema abrangido por este sétimo capítulo é realmente repetido duas vezes. A primeira parte apresenta os fatos gerais a nós; A última parte aborda os detalhes e particularidades do que é dado no início
Nos seis versículos transcritos acima (*da Almeida Fiel), é-nos fornecida uma ilustração e a aplicação. A ilustração é facilmente compreendida. O simples fato do casamento é tomado por base. Uma mulher que tenha um marido está sujeita a esse marido, enquanto vive. Pelo que ela está vinculada? Pela lei. É contrário à lei ela ter dois maridos ao mesmo tempo; mas se o primeiro marido vier a morrer, a mesma lei permitirá que ela se case com outro homem. Esta é apenas uma ilustração simples e, se for mantida em mente ao longo do estudo do capítulo, será uma grande ajuda para a nossa compreensão.
Não há necessidade de nenhum argumento neste capítulo para a perpetuidade da lei. Essa não é a questão em consideração. O apóstolo não está levantando um argumento especial para provar que a lei não é abolida. O seu argumento começa a partir desse ponto como já se estabeleceu, e mostra o funcionamento prático da lei em casos individuais. Ele torna por demais claro aos corações dos homens que estão sob a lei; e se eles estão sob ela, como pode ser abolida? Ele exorta suas reivindicações sobre os corações dos homens, e pelo Espírito de Deus sentem a sua operação sobre eles e, portanto, sabem que não está abolida.
Observe a classe de pessoas a quem Paulo está escrevendo. "Falo aos que conhecem a lei" (*Rom. 7:1). Esta epístola é dirigida a professos seguidores de Cristo. Encontramos que, no segundo capítulo, começando com o versículo dezessete: "Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei e te glorias em Deus" (*Rom. 2:17).
Agora, para a ilustração: Embora a lei não permita que a mulher se una a dois maridos ao mesmo tempo, ela permitirá que ela se una a dois sucessivamente. É a lei que lhe permite, e é a lei que a une. A mesma lei que a une ao primeiro marido também permite que ela se una ao segundo, depois que o primeiro está morto. Isso é fácil de ser entendido e não há necessidade de maiores considerações a respeito.
Agora, a aplicação: Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, dAquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus" (*vs. 4). Nós podemos determinar quem são os dois maridos começando pelo segundo. O "outro" com quem devemos nos casar, é aquele que ressuscitou dentre os mortos, e esse é Cristo. Nós somos uma das partes no segundo casamento, e Cristo é a outra. Ele é o segundo marido.
A questão agora surge: quem foi o primeiro marido que morreu, para que possamos nos unir ao segundo? O sexto capítulo respondeu isso. Compare Rom. 7: 5 com Rom. 6. Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte" (*7 vs.5). A lei nos manteve na primeira união e agora a quem estávamos unidos? ... Estávamos em união com a CARNE. No sexto capítulo descobrimos que o corpo do pecado é destruído por Cristo. Por que meios é que o corpo do pecado se torna destruído? Pelo homem sendo crucificado com Cristo.
Na primeiro casamento, somos unidos ao pecado, a carne pecaminosa. Não podemos servir dois mestres. Aqui estão duas figuras. Somos servos de um mestre, - unidos a um único marido. Não podemos servir dois mestres ao mesmo tempo e não podemos unir-nos a dois maridos ao mesmo tempo. Mas podemos unir-nos a dois em sucessão. O primeiro deles, a quem todos nós estávamos unidos, é o corpo do pecado; o segundo é Cristo, que é ressuscitado dentre os mortos.
Surge a questão, o que significa que estamos mortos para a lei pelo corpo de Cristo? Isso nos leva ao ponto em que a ilustração nos deixa confusos. Por que isso se dá? Porque é absolutamente impossível encontrar algo na vida que represente corretamente as coisas divinas em todos os seus particulares. Não há ilustração que sirva em cada particular. É por isso que são tantos tipos de Cristo. Uma pessoa poderia ser usada como um tipo completo dEle. Nós temos Adão em um lugar como um tipo de Cristo; temos Abel; temos Moisés; temos Aarão; David; e Melchisedeque, e muitos outros que representam diferentes fases de Cristo, porque não há nenhum deles que pudesse representar-Lo em todos os particulares.
Então, quando o apóstolo representa uma união de todos os povos com a casa de Israel, ele diz: "Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo" (*Rom. 11:25). É um segredo (*um mistério); é algo desnatural. Ele é um processo de enxerto, mas isso é contrário ao método natural. Portanto, esta ilustração do casamento não pode ser considerada completa em cada particular. E, no entanto, afinal, uma ilustração não falha, se optarmos considerar que a união com o primeiro marido é uma ligação ilícita. É assim na aplicação. Aqueles que estão unidos à carne são culpados de um crime capital. A lei os mantém nesse conexão, isto é, não permitirá que dissolvam levemente a união e passem como se nada tivesse acontecido - mas exige sua vida. Com esta explicação, podemos entender o que se segue.
Descobrimos que estamos com o pecado e o corpo do pecado. Então Cristo vem até nós e Ele se apresenta como o único amável. E em  realidade Ele é o único que possui reivindicação real sobre nós. "Tenho, porém, contra ti, porque deixaste o teu primeiro amor" (*Apoc. 2:4). O apóstolo escreve para aqueles que conhecem e lei e deixaram o seu primeiro amor, o que também se aplica em maior medida aos do mundo. Cristo chega à porta de nossos corações e bate e implora que nós venhamos a Ele. Ele estendeu as mãos o dia todo para um povo rebelde, “que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos" (*Apoc. 65:2). Quão profundo, quão insondável é o amor de Deus!
Em Jer. 3: 1 lemos: "Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela tera? Ora, tu te protuíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para Mim, diz o Senhor.” Paulo, ao escrever aos corintos, diz: "Eu vos desposei como a um marido, para que eu possa apresentá-los a Cristo como virgem casta" (*2ª Cor. 11:2, KJV).
Agora desejamos essa beleza de caráter que só pode ser encontrada em Cristo. Achamos que essa união em que somos mantidos - com a carne - não é uma união agradável, mas o marido a quem estamos casados ​​é um impostor, um tirano que nos impede de ter liberdade. A carne é tirânica, e isso nos obriga a fazer, não como desejamos, mas como ela deseja que façamos. Quando nós, com a ajuda de Cristo, percebemos que essa união é uma escravidão irritante, então acordamos para o estado real de nossa condição e percebemos que, enquanto ela pode nos satisfazer por um tempo, agora o odiamos e desejamos livrar-nos e nos uniu a Cristo.
Mas aqui é onde entra a dificuldade, como expressa nas palavras de Tiago 4: 4. "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." Você acha que é inútil que Cristo tenha dito: "Que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo com Belial?" (*2ª Cor. 6:15). Agora, enquanto ainda permanecemos na carne, desejamos tomar o nome de Cristo, é claro que é impossível que possamos realmente nos unir a Cristo e ainda nos apegar ao corpo do pecado, embora em aparência externa, talvez possamos fazê-lo. Na verdade, não podemos estar unidos a Cristo e ao mundo ao mesmo tempo. Não podemos ter Cristo como nosso marido e, ao mesmo tempo, viver com o mundo.
Mas podemos tomar o nome de Cristo e, ao mesmo tempo, reter os pecados da carne. Mas a lei não justifica uma pessoa que faz isso - que toma o nome de um homem e ao mesmo tempo vive com outro. A lei de Deus não nos justifica em tomar o nome de Cristo e viver em união com o corpo do pecado? Não, certamente não.
Aqui novamente, descobrimos como a lei é guardada a cada passo nesta questão de justificação pela fé em Cristo. Aqui toda possibilidade é eliminada para que uma pessoa diga: "Eu sou de Cristo e Cristo é meu e, não importa o que eu faça, é Cristo quem faz isso em mim.” Não, não é assim. Não podemos transferir nenhum pecado para Cristo: Ele não é responsável por nenhum pecado, pois a lei não nos justifica em cometer nenhum pecado. Então, vemos que a justificação pela fé não é outra coisa senão levar uma pessoa a uma perfeita conformidade com a lei. A justificação pela fé não prevê qualquer transgressão da lei.
Mas vamos considerar o caso daqueles que estiveram inconscientes das reivindicações da lei, enquanto professam isso. Paulo dirige-se àqueles que conhecem a lei e que se orgulham da lei e professam exaltar a lei e, ao mesmo tempo, são tão cegos quanto às exigências da lei que pensaram que poderiam professar Cristo e viver no pecado. Não é sempre aqueles que professam temer que a honra da lei seja reduzida, que realize suas reivindicações na medida máxima. Alguns até pregaram a lei e, ao mesmo tempo, pensaram que poderiam viver na indulgência dos desejos da carne, ao pensar que estavam unidos com Cristo.
Agora, Cristo foi colocado diante de nós e vemos que não podemos estar unidos a Cristo e ao corpo do pecado ao mesmo tempo. Então dizemos que vamos desistir desse primeiro marido, o corpo do pecado e nos unirmos a Cristo. Mas como podemos libertar esse corpo de pecado, esse primeiro marido? Não podemos fazer com que ele morra simplesmente dizendo que desejamos que estivesse morto. A mulher que tem uma aversão em seu coração por seu marido, porque ele é um tirano brutal, não pode se separar dele simplesmente desejando isso. É bom querer servir a Cristo, se contarmos o custo e sabemos que estamos doentes e cansados da vida antiga e queremos começar uma nova vida e viver com Cristo, quando chegarmos a esse ponto, podemos facilmente descobrir como isso pode ser feito.
Cristo vem até nós e propõe uma união conosco. Isso é lícito, porque Ele é o único que realmente tem qualquer reivindicação sobre nós, e, portanto, enquanto vivemos nesta ligação básica com o corpo do pecado, Ele pode legalmente vir até nós e nos implorar a nos unir com Ele. Mas aqui estamos unidos com este corpo de pecado, e a lei não nos justificará em unir-nos a Cristo até que esse corpo de pecado esteja morto
Pois note novamente o que está implícito na figura do casamento. Quando duas pessoas estão unidas no casamento, elas se tornam uma só carne. Isso é um mistério. Paulo diz que é, "Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este um mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja" (*Efé. 5: 31 e 32). Este é o pensamento que nos é destacado nesta figura do casamento. Pois nós dois — nós mesmos e a carne — estamos tão juntos que não somos mais duas, mas uma só carne, e nossa vida é apenas uma.
Olhe para a sua vida e veja se há algum tempo nela onde você pôde ver que foi separado do pecado. Tem sido uma vida de pecado. O pecado já faz parte de sua vida. Nós temos apenas uma vida, e isso tem sido pecado. Portanto, tão intimamente estamos unidos com o pecado, que houve apenas uma vida entre nós, nós dois tínhamos sido uma só carne. Então, a única maneira pela qual podemos livrar-nos desse corpo de pecado, que é um conosco, é morrer também. É assim que o apóstolo diz, que nos tornamos mortos para a lei pelo corpo de Cristo. Pois essa união com a carne era realmente ilegal, e a lei tinha uma reivindicação contra nós por essa união. Isso nos porá à morte por essa união. Estamos mortos em Cristo, e o corpo do pecado também morre
No capítulo seis, lemos: "O nosso velho homem foi com Ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito" (*Rom. 6:6). Cristo em Sua própria carne desnuda nossos pecados em Seu corpo na árvore. Ele leva nossos pecados para que eles possam ser crucificados com Ele, para que o corpo do pecado possa ser destruído. Nós concordamos em morrer. Reconhecemos que a nossa vida é perdida para a lei e que a lei tem uma reivindicação justa sobre nós. Então, voluntariamente, desistimos de nossas vidas para que esse corpo de pecado odiado possa morrer. Nós negamos a união com ela tanto que estamos dispostos a morrer para que ela também morra.
De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (*Rom. 6:4). Portanto, quando morremos com Cristo, também somos ressuscitados com Cristo. Mas Cristo não é o ministro do pecado, então, enquanto crucifica o corpo do pecado, Ele não o levantará novamente, e o corpo do pecado será destruído. Assim, ressuscitamos, a união entre nós e Cristo completa, para que, doravante, devamos produzir fruto para Deus.
Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos” (*Rom. 7:6). O que está morto? O corpo do pecado! Foi porque estávamos unidos a esse corpo de pecado que a lei tinha algo contra nós. Aviso: Deus não tem nenhum ódio contra nós. Deus não tem qualquer desejo de nos punir, mas Ele não pode suportar o pecado. Sua lei deve condenar o pecado e, sendo que nos identificamos com o pecado, ao ponto de sermos um com ele, ao condenar o pecado, ele necessariamente nos condenou, e enquanto vivemos uma vida de pecado, a condenação necessariamente pairou sobre nós. Mas, como já mostramos, temos a escolha de quando vamos morrer, e escolhemos voluntariamente desistir de nossas vidas por Ele, enquanto, em vez disso, podemos ter a Sua vida.
Quando nossas vidas foram entregues à lei, a reivindicação do que a lei tinha contra nós está satisfeita, porque agora, o corpo do pecado está morto, somos libertados da lei, tal como a mulher cujo marido está morto, é livre da lei de seu marido, para que possa estar unida a outro. Mas a mesma lei que a manteve com o primeiro marido a une ao segundo. Assim se dá neste caso. A mesma lei que nos uniu ao corpo do pecado agora testemunha a nossa união com Cristo. Rom. 3:21. Essa lei perfeita testemunha a união com Cristo e justifica isso. E enquanto permanecemos em Cristo, isso nos justifica nessa união, mostrando que a união com Cristo é a conformidade com a lei.
E o poder de Cristo é capaz de nos abraçar nessa união. “Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos” (Rom. 6: 8). Nós nos unimos a Cristo no ato da morte. Com essa morte, o vínculo que nos unia ao nosso primeiro marido—o corpo do pecado — foi quebrado; o corpo do pecado foi destruído, e agora nós ressuscitamos com Cristo.
Acreditamos que devemos viver com ele? Por que as pessoas se casam? Para que possam viver juntas. Então, porque estamos unidos pela morte com Cristo, acreditamos que agora, depois de ressuscitarmos com Ele, viveremos com Ele. Observe ainda, quando dois estão unidos, eles dois não são mais dois, mas uma só carne. Cristo "cria em Si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz" (Efé. 2:15). Nós somos dEle, Cristo e nós somos um, e, portanto, juntos, somos um novo homem. Agora, quem é esse? Cristo é o único.
Bem, Paulo poderia dizer: "Estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gál. 2:20). É Cristo agora, não nós. Assim, somos os representantes de Cristo na Terra. É por isso que Cristo, em Sua oração no jardim, orou para que "sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que Tu Me enviaste a Mim, e que os tens amado a ele, como Me tens amado a Mim” (*João 17:23).
Como pode o mundo saber disso? Da Bíblia? Não, pois o mundo não lê a Bíblia, e, portanto, Deus nos colocou no mundo como a luz do mundo. A Bíblia é uma luz e uma lâmpada, mas não para aqueles que não a tomam. Tomamos a palavra de Cristo; alimentamo-nos com isso em espírito e trazemos a Cristo nos nossos corações, e assim efetuamos a união, e então a luz brilha para o mundo, e o mundo sabe que Cristo foi enviado como um Salvador divino.
Passamos em revista alguns versos. O apóstolo mostra que, embora as ações dos pecados fossem da lei, não é porque a lei é pecaminosa, mas porque a lei é santa. Pela lei vem o conhecimento do pecado. Paulo já vivia na segurança carnal, servindo a Deus, pensou; mas quando o mandamento veio, então o pecado abundou, e ele morreu; e esta lei que foi ordenada para a vida, porque justifica o obediente, ele descobriu que não tinha mais do que a morte para ele, porque realmente não a estava obedecendo. É por isso que ele diz: “A lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom” (*Rom 7:12).
Mas observe: antes desta época Paulo tinha sido um que honrou a lei; ele se orgulhava da lei, e, portanto, ele escreve para aqueles que conhecem a lei — aqueles que se esforçaram com todas as suas forças por guardar a lei, e, no entanto, são os que devem ser libertados da lei. Por quê?
Porque enquanto se orgulhavam da lei, ao a quebrarem, desonraram a Deus.
Agora ainda devemos servir, mas como? Não da maneira como fizemos antes, na velhice da letra, mas em novidade do espírito. Isso significa que nosso próprio serviço à lei é algo de que devemos ser libertados. Por quê? – Por ter sido simplesmente um serviço forçado; tem sido simplesmente na velhice da letra; Não houve espírito e vida nele. Não foi de Cristo, portanto, foi pecado. Nós nos orgulhamos na lei, e professamos guardar a lei, mas esse serviço era pecado, e devemos ser libertos desse tipo de serviço à lei para servir da maneira correta. Então, agora servimos em novidade de espírito e não na velhice da letra.
Na última parte do capítulo, o apóstolo mostra o que a velhice da letra é da qual devemos ser libertos. "Eu sou carnal, vendido sob o pecado" (*Rom. 7:14). Fazemos uma grande violência ao apóstolo Paulo, aquele homem santo, quando dizemos que nisto ele está relacionando sua própria experiência cristã. Ele não está escrevendo sua própria experiência agora que ele está unido com Cristo. Ele está escrevendo a experiência daqueles que servem, mas na velhice da letra, e enquanto professam servir a Deus, são carnais e vendidos sob o pecado.
Uma pessoa vendida sob a escravidão é escrava. Qual é a evidência dessa escravidão? “Porque o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço ...Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço” (*Rom. 7: 15 e 19) . Já tivemos alguma experiência como essa na nossa chamada experiência cristã? Sim. Nós lutamos, mas com todas as nossas lutas, guardamos a lei? Não. Fizemos um fracasso e está escrito em cada página de nossas vidas. É um serviço constante, mas ao mesmo tempo é um fracasso constante.
Eu falhei; faço uma nova resolução e a quebro, então eu desanimo, depois faço outra resolução e a quebro de novo. Não podemos levar-nos a nós mesmos a fazer o que queremos, tomando uma resolução. Não queremos pecar, mas pecamos o tempo todo. Decidimos que não cairemos nessa tentação novamente, e não caímos — até a próxima vez que surgir, e então caímos como antes
Quando nessa condição, podemos dizer que temos esperança e que "nos gloriamos na esperança da glória de Deus"? (*Rom 5:2). Não ouvimos tais testemunhos, é apenas o que queremos fazer e o que não conseguimos fazer, mas pretendemos fazer no futuro. Se uma pessoa tem a lei diante dele e reconhece que é bom e ainda não guarda seus preceitos, o pecado dele é menor aos olhos de Deus do que o pecado do homem que não se importa com a lei? Não.
Qual é a diferença entre o aspirante a cristão, que conhece a lei, mas não a guarda e o mundo que não guarda a lei e não reconhece que é boa? Simplesmente isso: somos escravos relutantes e eles são escravos voluntários. Estamos sempre distraídos e lamentosos, nada extraindo da vida, enquanto o mundo não se preocupa no mínimo
Se alguém vai pecar, não é melhor ser o mundano que não sabe que existe algo como liberdade do que ser o homem que sabe que há liberdade, mas não pode obtê-la? Se tem de ser escravidão, se devemos viver nos pecados do mundo, é melhor estar no mundo, participando de seus prazeres, do que estar numa escravidão miserável e não ter esperança de uma vida por vir .
Mas graças a Deus, podemos ter liberdade. Quando a vida se torna insuportável por causa da escravidão do pecado, é para que possamos esperar, pois isso leva à pergunta: "Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" (*Rom. 7:24). Observe: Existe libertação. "Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor" (*vs. 25). Cristo veio para que possamos ter vida. NEle há vida. Ele está cheio de vida e quando estamos tão cansados desse corpo de morte que estamos dispostos a morrer para nos livrar dele, podemos nos render a Cristo e morrer nEle, e com a gente morre o corpo da morte. Então, somos criados com Cristo para andar em novidade de vida, mas Cristo, que não é ministro do pecado, não levantará o corpo do pecado; então é destruído, e somos livres.
Deixe todas as suas paixões pecaminosas ir e acredite que Cristo lhe dará algo muito melhor que lhe propiciará uma alegria indescritível. Não só haverá alegria agora, mas haverá alegria por toda a eternidade, um cântico de alegria pelo presente precioso que Ele deu.
Cristo condenou o pecado na carne, e pela fé O tomamos e vivemos com Ele. Essa é uma vida abençoada. Apegue-se a Cristo pela fé e viva com Ele

Ellet J. Waggoner
______________________

Ellet J. Waggoner foi um dos dois pastores que nos apresentaram a mensagem da Justiça de Cristo em 1888 em Mineápolis. Devido à resistência da liderança em abraçar esta mensagem, Ellen G. White e os dois saíram pelas igrejas pregando-a diretamente aos membros, e, diz ela, “obtivemos grande aceitação e muitas consagrações.” Depois disto, por voto da Conferência Geral, os três foram separados: Ellen G. White foi enviada para a Austrália, Waggoner para a Europa. E Jones permaneceu nos Estados Unidos. Ele tinha formação acadêmica como médico, mas foi tocado pelo chamado para o ministério, e preferiu exercê-lo ao invés de desfrutar dos grandes rendimentos da sua profissão. Os dois mensageiros, até o ano de 1896, em centenas de sermões, campais, igrejas, publicações e nas Assembléias da Associação Geral eram oradores e escritores constantes. Ellen G. White endossou a pessoa e a mensagem dos dois mensageiros da Justiça de Cristo 374 vezes. Temos a relação, em inglês, destes endossos para enviar a você, gratuitamente, se no-la solicitar, bastando nos remeter um envelope subscritado para você mesmo, com selo para o peso de 2 folhas A4.

______________________