Para 18 a 25 de
novembro de 2017
O homem de Romanos 7: 7-25 é um homem ímpio, um
homem não convertido? Ou este capítulo descreve a experiência do cristão normal
nascido de novo? Alguns até dizem que Paulo está aqui descrevendo sua própria
experiência frustrante como crente em Cristo.
Certamente, Romanos 7 retrata um homem em
dificuldade, em perigo, que parece condenado a derrotar e falhar em sua vida
espiritual. Parece apanhado em um conflito entre suas próprias tendências e
desejos pecaminosos, por um lado, e os justos requisitos da santa lei de Deus,
por outro. Nós vemos aqui um relato de tentações resistidas, mas não vencidas,
de objetivos não alcançados, de fins não cumpridos, de ideais realizados, mas
não alcançados, de uma vitória que é muito desejada, mas não conquistada, de um
conflito que é terrível e que termina regularmente em derrota. Vemos retratado
aqui a experiência de alguém que pode ser descrito como um nascido perdedor, um
homem frustrado e derrotado. Que dificuldade! Quem é este homem, que,
aparentemente, há anos é incapaz de alcançar, que vive em frustração e derrota?
Dois pontos de vista principais foram mantidos ao
longo dos séculos: primeiro, que o homem de Romanos 7 é o homem não regenerado,
inconverso e carnal cujo coração está naturalmente em rebelião contra Deus e
Sua lei. A outra visão é que o homem de Romanos 7 é o próprio Paulo em sua
experiência regenerada e convertida, depois de ter conhecido a Cristo. Se isso
é verdade, então é prova de que a vitória sobre a tentação e o pecado não está
disponível para os cristãos nesta vida. Se Paulo não conseguisse parar de
pecar, mesmo através do poder de Cristo, prova que ninguém pode parar de pecar.
O problema que encontramos com essas duas linhas de
pensamento é que nenhuma delas se sai bem sob investigação.
Os pecadores não regenerados confessam que a lei de
Deus é "santa, justa e boa"
(7:12)? Eles reconhecem que a lei de Deus é espiritual, mas que "eu sou carnal" (vs. 14)? Os
homens não regenerados dizem: "não
faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço”(vs. 19)? Os homens
não regenerados dizem: "Segundo o homem
interior tenho prazer na lei de Deus" (vs. 22)? A maioria das pessoas
não regeneradas odeiam a lei de Deus e amam o pecado. Eles, não farão o bem,
mas farão o mal. Certamente não se deleitam com a lei de Deus segundo o homem
interior..
Por
outro lado, se Paulo nascido de novo está escrevendo sobre ele mesmo, por que
ele disse: "Eu sou carnal"
(vs. 14) e depois algumas linhas depois escreve: "a inclinação da carne é inimizade contra Deus" (8 : 7)?
Por que Paulo dizia: "Eu sou vendido
sob o pecado" (7:14), contradizendo o que ele acabou de escrever sobre
"ser libertado do pecado" (6:18)?
Por que Paulo diz que achou impossível parar de fazer o mal que ele odiava (7:
15-23) e, na mesma discussão, escreve "para
que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo
o Espírito” (8: 4)?
Por
que Paulo se descreveu como estando em cativeiro “debaixo da lei do pecado" (7:23) e, na mesma discussão,
escreve "mas agora, libertados do
pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação"
(6:22)? A ideia de que Paulo simplesmente não conseguia parar de pecar, que
não podia deixar de jurar, mentir, cometer adultério, não se harmonizava com os
outros escritos (*tais como): 2ª Coríntios 5:17, 10:5; Gálatas 2:20; Efésios
3:20, 4:23 e 24; e especialmente Gálatas 5:16: "Digo, porém: andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência
da carne".
Não
há outras alternativas? Sim, e é uma pequena ideia derivada da mensagem de 1888
nos dois concertos. Paulo está descrevendo as frustrações e derrotas que
inevitavelmente seguem os que vivem sob o velho concerto.
Paulo
resume o motivo da derrota em Romanos 7:25: "Com
o entendimento, [eu mesmo]
sirvo a lei de Deus, mas com a carne a
lei do pecado". Ego [eu mesmo] nunca seria usado para descrever um esforço ou ação conjunta, ou uma relação
cooperativa entre duas pessoas [Cristo e o crente]. Significa enfaticamente, eu sozinho. Em Romanos
7:25 significa
eu sem Cristo. Ele descreve vividamente um homem sob o velho concerto,
tentando em sua própria força obedecer a lei de Deus e tornar-se justo. Este
era o problema do antigo de Israel com a promessa do velho concerto. "E por que? porque Israel não confiou
na fé, mas no que poderiam fazer"
(Romanos 9:32, tradução de Moffatt).
"O
homem de Romanos 7" não é o Paulo convertido ou não convertido per
se (*por si mesmo),
mas o "eu" corporativo da raça humana caída e pecadora aparte de
Cristo: esta é a situação da humanidade caída. "Em mim ... não habita bem algum" (Romanos 7:18). Se
"nenhuma coisa boa" existe, como eu sou parte do corpo corporativo de
Adão, todo o mal poderia habitar lá. Ninguém
mais é intrinsecamente pior do que eu.
George
I. Butler, um dos principais irmãos que se opuseram à visão dos dois concertos de
E. J. Wagoner, escreveu na Review and
Herald: "Que a justiça da lei se cumprisse por nós" em vez de "... se cumprisse em nós"(Romanos 8: 4).1 Ellen G. White, em numerosas ocasiões, inclusive em Patriarcas e Profetas, páginas 370-373,
aprovou a visão de Waggoner sobre os concertos.
A
grande massa dos membros da Igreja adventista do sétimo dia em todo o mundo que
vieram do mundo são "convertidos" no sentido de que foram batizados e
vão à igreja sábado após sábado, mas que não conhecem a vitória sobre o pecado
e estão sobrecarregados por medo pecador do velho concerto que motiva sua
confiança em Deus.
O
problema que Deus tem que lidar é o "pecado residente" em Seu povo
hoje, não a condição de Adão no Jardim do Éden. A igreja remanescente é "morna".
Adora todos os sábados; mas Laodicéia é forçada a confessar: "Porque o que eu faço não o aprovo: pois
o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero,
consinto com a lei, que é boa.” [Laodicéia há muito "consentiu"
que a lei é boa!]. ... Agora já não sou
eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. ... com efeito o querer está
em mim, mas não sonsigo realizar o bem” (7: 15-18).
O
Adão sem pecado não teve esse problema. Simplesmente para Cristo redimir o
fracasso de Adão e parar com tal vitória significaria que a igreja está
condenada à mornidão perpétua, e o problema do pecado que habita dentro
e nos obriga a pecar nunca pode ser resolvido. Por isso, o Cristo encarnado "condenou o pecado na carne", "na
Sua carne desfez a inimizade" (Rom 8: 3, Efésios 2:15), o que o Adão
sem pecado nunca teve que fazer.
Enquanto
o velho concerto era a promessa do povo de obedecer a Deus em sua própria força
(*Êxo. 19: 8 e 24:7) o novo concerto são as promessas de Deus para nós. O
cocerto de Deus e Suas promessas são uma e a mesma coisa. Não precisamos fazer
promessas a Deus, mas apenas aceitar suas promessas para nós. Aceitamos essas
promessas pela fé, e essa fé, sendo uma resposta do coração ao amor de Cristo
revelado no Calvário, é uma transação salvadora. Essa fé que salva é uma "fé
que opera [é motivada] pelo
amor" (Gálatas 5: 6). Assim, esta fé, que nos reconcilia com Deus,
também nos reconcilia com a Sua lei, e assim nos torna obedientes à Sua lei e
vontade.
--Paul
E. Penno
Nota final:
1) George I. Butler, "The Righteousness of the
Law Fulfilled by Us," (“A Justiça da Lei cumprida por nós” Review and Herald, de 14 de maio de 1889, págs. 313, 314 (enfase
acrescida).
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Notas: O vídeo desta lição do pastor Paulo Penno, em inglês, está na Internet em: https://youtu.be/2ehgujYxjQ8
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Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor
evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da
Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading
Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há
42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na
Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos
Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no
Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este
livro postamos, por inteiro, em Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com) em
1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos
artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a
serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai
dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente
escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário
“Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado
na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no
endereço: 14919 Fruitvale Road, Valley
Center, Califórnia.
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos
do tradutor.
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