sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lição 3 — Todos Pecaram, por João Soares da Silveira

O verso para memorização, de Romanos 3:23, diz: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus".
Alguém comentou mais ou menos assim:
Repare que o texto não diz, "Todos herdaram o pecado de Adão e estão em um estado de pecado, mesmo que não tenham feito nada de ruim em suas vidas." Sob a influência de Santo Agostinho, isto é o que muitos pensam que Romanos 3:23 diz. Não é isso que Paulo diz. Ele diz, "todos pecaram." Em outras palavras, todos nós fizemos escolhas pecaminosas. Decidimos repetir o ato de rebelião de Adão.

Pecado é isto, é decisão, é escolha: “...estes escolheram os seus própios caminhos, e a sua alma se deleitará nas suas abominações” (Isaias 66:3); “Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos” (Provérbios 3:12); “Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos” (Salmo 119:30);
Tomamos a decisão certa contra o pecado, de acordo com a vontade de Deus, usando a inteligência, mesmo porque os animais não cometem pecado, porque não raciocinam com lógica: “Com o entendimento sirvo à lei de Deus” (Romanos 7: 25); “Escolhe, pois, a vida, para que vivas” (Deut. 30:19); “Escolhei hoje a quem sirvais” (Josué 24:15);
Por outro lado, fazer a vontade de Deus é rejeitar o mal, escolher o bem: “Qual o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher” (Salmo 25:12); Falando de Cristo Isaias diz: “...quando souber rejeitar o mal e escolher o bem” (Isaias 7:15); e repete no verso 16, “...rejeitar o mal e escolher o bem ...”
Também é escolha, opção, a negligência em fazer aquilo que sabemos ser certo, “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17); Jesus nos adverte especialmente do pecado de incredulidade que é intelectual, intencional, proposital, e a rejeição deliberada da verdade com pleno conhecimento e compreensão da mesma (ver João 3:16-18, 36; 16:8, 9; Marcos 16:15 , 16). Deus não viola o nosso livre arbítrio, se é isto que desejamos Deus o respeita. As conseqüências do egoísmo no ser humano aumentam exponencialmente à medida que "Deus os deixa entregues a si mesmos," Romanos. 1: 24.

Devido ao pecado de Adão nós sofremos as consequências do pecado e herdamos a natureza pecaminosa, mas não a sua culpa. Tudo se prende ao exercício da vontade, do livre arbítrio com que Deus nos dotou. Assim a responsabilidade pelo pecado é individual. “A alma que pecar esta morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do Filho” (Ezequiel 18:20); Aliás, Ezequiel capítulo 18 inteiro só trata deste assunto da responsabilidade individual pelo pecado..
O pecado é a depravação do livre-arbítrio. Porque somos filhos de Adão sofremos as consequências de seu ato errado, e herdamos a natureza pecaminosa, mas não sua culpa. A culpa não procede da natureza, é resultado de se conhecer o que é certo e praticar-se o que é errado. Somos responsáveis somente pela luz que temos, e nos perderemos eternamente se a resistirmos e rejeitarmos, Atos 17:30.

Veja três artigos que postamos neste blog sobre o pecado. Foram postados em 05/05 e 06/05 de 2009. No final da coluna ao lado clique em “2009,” depois em “maio,” e sob “Lição 6” você verá os seguintes arquivos: “O Pecado”; “O PECADO ORIGINAL”, e “O Que É o Pecado.” São, todos os três, importantes para entendermos o evangelho, que é a boa nova de que Jesus veio para nos salvar dos nossos pecados.

Nós não podemos ser ambíguos ao interpretarmos Romanos 3:23 de forma alguma. Temos de aceitar alguma responsabilidade por nossas vidas. Quer isto dizer que bebês têm deliberadamente cometido pecados? Com base nesta passagem, não podemos concluir que Paulo iria responder a essa pergunta nem 'sim' nem 'não.' Nada está falando Paulo sobre o estado espiritual das crianças nesta passagem, mesmo porque Paulo não está escrevendo para crianças. Ele está escrevendo a adultos, em pleno estado de consciência de suas responsabilidades.

Mas Paulo continua dizendo: “... e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por Sua graça.” Isto significa que as pessoas que pecaram e as pessoas que já foram justificadas são as mesmas. Este é o âmago da mensagem de Paulo nestes versos: TODA A RAÇA HUMANA JÁ FOI JUSTIFICADA. Isso não significa que todas as pessoas estão salvas. Diz que estão justificadas. A palavra “justificar” significa simplesmente que Jesus tornou possível a eles escolherem a salvação.

Veja a lição para Segunda-feira - O Evangelho é sempre boa nova, e é uma boa nova para todos! Jesus é o Salvador de toda a humanidade (João 4: 42, 1ª João 4:14). Jesus sempre foi Salvador de cada pessoa. A fé é a resposta humana à boa nova do evangelho. Deus é ainda a fonte da nossa fé (Romanos 12:3). O evangelho é uma poderosa boa nova. Quando o crente submete todo coração ao Evangelho, ele começa a refletir a glória do seu Criador. A imagem de Deus é restaurada no homem. O crente experimenta a vitória de Cristo sobre o pecado, ao ele apreciar quanto custou a vitória do Salvador. A fim de que o homem tenha uma relação salvadora com Deus, ele deve se submeter ao Evangelho em fé completa. O evangelho restaura a comunhão da criatura com o Criador.

Jesus comprou passagens para o Céu para cada pessoa, assim todos estão predestinados para a salvação, mas isto não quer dizer que todos chegarão lá. Muita coisa pode acontecer: a maioria joga fora o tíquete; como aconteceu no dilúvio muitos nem mesmo querem embarcar na arca da salvação, não se consideram perdidos; o veículo pode se acidentar ou se desviar da rota, etc ...

A "Testemunha Verdadeira" nos chama ao sincero arrependimento corporativo. "Ou desprezas tu as riquezas da Sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?" (Romanos 2:4). Jesus disse a Nicodemos: "Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:14, 15).

Quando vemos uma imagem clara de Jesus, ao morrer na cruz, para salvar-nos do problema do pecado, isto "nos leva ao arrependimento" (*Romanos 2:4). Quando estamos no escuro poço do pecado, Jesus brilha claramente na cruz. Isto quebranta o nosso coração em verdadeiro arrependimento pelos nossos pecados contra Deus. O amor de Deus é o único poder que pode quebrar a escravidão do pecado em nossas vidas.

"Os que aguardam a vinda do Esposo devem dizer ao povo:" Eis o vosso Deus. "Os últimos raios de luz misericordiosa, a última mensagem de graça a ser dada ao mundo, é uma revelação do caráter do amor divino. Os filhos de Deus devem manifestar a Sua glória. Revelarão em sua vida e caráter o que a graça de Deus por eles tem feito "(Ellen White, Parábolas de Jesus, página 415).

Você e eu podemos nos salvar por crer, por termos uma comunhão de fé e confiança com nosso Deus. Ninguém está predestinado para o inferno. Sabemos que ninguém é predestinado a ir para o inferno, por causa da profecia de Jesus sobre o Juízo Final, Mateus 25: 41 a 46. O inferno foi “preparado para o diabo e seus anjos” (vs.41), não para os seres humanos. Os que corretamente exercerem o seu livre arbítrio, e escolherem a salvação serão salvos. Assim a única coisa que temos que fazer é exercer o nosso livre arbítrio para simplesmente crermos que a passagem que temos em nossa mão, quando diz “Este tíquete dá direito à entrada de uma pessoa no Céu,” realmente quer significar o que diz. Crê você nisso? Então vamos embarcar neste Único Veículo destinado à salvação — Jesus Cristo.

—João Soares da Silveira