sexta-feira, 9 de julho de 2010

ROMANOS, por Ellet. Waggoner, Introdução

Neste 3º Trimestre de 2010 lhes apresentamos o livro de Ellet J. Waggoner, um dos dois mensageiros de 1888, completo. Tradução e Edição de César L. Pagani.


Índice

1. O Poder de Deus Está no Evangelho;
2. O Pecado de Outros Também é Nosso;
3. A Graça de Deus: Dom Gratuito;
4. Crendo na Maravilhosa Promessa de Deus;
5. Graça Abundante;
6. O Jugo de Cristo é Suave e o Seu Fardo é Leve;
7. Casados Com um Péssimo Marido;
8. A Gloriosa Libertação de um Matrimônio Insuportável;
9. Quem São os Verdadeiros Israelitas?;
10. Boas Novas de Grande Alegria;
11. Todo o Israel Será Salvo;
12. A Justificação Pela Fé na Prática;
13. O Crente e os Governos Terrestres;
14. Deus, o Único Juiz;
15. Louvem ao Senhor Todos os Gentios, e,
16. Saudações Pessoais.

Nota ao Leitor

A história inspirada nos assegura que em quase todas as epístolas de Paulo há algumas "coisas difíceis de entender" (II Pedro 3:16). Talvez seja o caso da epístola aos Romanos, em maior medida do que qualquer outra. Mas sua compreensão não é algo impossível, exceto para os "indoutos e inconstantes".

Vê-se que são os que torcem "também as outras Escrituras" para sua própria perdição, aqueles que interpretam mal o ensino de Paulo. Os que têm o desejo de compreender e que lêem as singelas promessas da Bíblia com proveito, não se encontrarão entre eles.

Ao empreender seu estudo, você se animará ao recordar que se trata simplesmente de uma carta dirigida à igreja de Roma. Nada faz supor que a congregação em Roma fosse diferente do grande corpo de cristãos em geral. Lemos sobre eles que "não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento" (1 Coríntios 1:26). Os verdadeiros seguidores de Jesus sempre estiveram entre as pessoas comuns. Desse modo, na igreja de Roma deveria haver negociantes, artesãos, trabalhadores, carpinteiros, jardineiros, etc., como também muitos criados das famílias de cidadãos ricos, e alguns poucos que ostentavam posição elevada. Quando consideramos que era esperado confiantemente que esse tipo de pessoas entendesse a carta, podemos sentir-nos animados em crer que o mesmo há de suceder hoje.

A exortação e a asseveração de Paulo a Timóteo constitui o melhor guia para estudar qualquer de suas epístolas e a Bíblia em geral. "Pondera o que acabo de dizer, porque o Senhor te dará compreensão em todas as coisas". Deus é seu próprio intérprete. São as palavras da Bíblia que explicam a Bíblia. É por isso que convém perguntar-se, uma e outra vez, o que quer dizer exatamente o texto, em relação com o que o precede e o que o segue.

Os comentários que acompanham o texto têm por objeto fixar mais detalhadamente na Palavra de Deus a atenção do estudante, bem como ajudar o leitor casual. Que o estudo desta epístola seja uma grande bênção a você, e que a Palavra lhe seja de grande valor, devido à luz crescente que o Espírito Santo faz brilhar a partir dela, é minha oração fervente.
Ellet. J. Waggoner