domingo, 1 de outubro de 2017

Carta aos Romanos, Ellet J. Waggoner, Capítulo 16



CARTA AOS ROMANOS

Por Ellet J. Waggoner
Um dos dois mensageiros de 1888
Tradução e Edição
César L. Pagani


Capítulo 16


Saudações Pessoais
  Duas terças partes do último capítulo de Romanos consistem em saudações:
3 Saudai Priscila e Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
4 os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios;
5 saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo.
6 Saudai Maria, que muito trabalhou por vós.
7 Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim.
8 Saudai Amplíato, meu dileto amigo no Senhor.
9 Saudai Urbano, que é nosso cooperador em Cristo, e também meu amado Estáquis.
10 Saudai Apeles, aprovado em Cristo. Saudai os da casa de Aristóbulo.
11 Saudai meu parente Herodião. Saudai os da casa de Narciso, que estão no Senhor.
12 Saudai Trifena e Trifosa, as quais trabalhavam no Senhor. Saudai a estimada Pérside, que também muito trabalhou no Senhor.
13 Saudai Rufo, eleito no Senhor, e igualmente a sua mãe, que também tem sido mãe para mim.
14 Saudai Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e os irmãos que se reúnem com eles.
15 Saudai Filólogo, Júlia, Nereu e sua irmã, Olimpas e todos os santos que se reúnem com eles.
E assim continua a lista, incluindo indistintamente homens e mulheres. Ao lermos essa bendita lista, não apenas vemos a amplitude e a efusividade da simpatia de Paulo, como também o especial cuidado que o Espírito Santo dedicava a cada membro da família da fé, referindo-se a cada um por seu nome. Certamente ninguém porá em dúvida a pertinência dessa Escritura.
Uma omissão significativa – Porém, algo muito significativo: Pedro não é mencionado, esse mesmo que é pretendido ser o “bispo de Roma”. Às vezes podemos aprender tanto pelo que a Bíblia omite como pelo que ela revela. Nessa ocasião, pelo que ela não diz podemos saber que, muito longe de ser o “bispo de Roma”, Pedro não estava absolutamente nessa cidade quando Paulo escreveu. Se é que esteve alguma vez ali, foi depois que Paulo escreveu a epístola e muito depois que essa igreja foi estabelecida e desenvolvida.
É igualmente inconcebível que ao saudar por nome aos membros da igreja, Paulo deixasse de citar a pessoa mais importante dela, cuja hospitalidade havia partilhado em Jerusalém por quinze dias. É claro que há abundante e positiva evidência de que nem a igreja de Cristo e nem a igreja de Roma foi fundada sobre Pedro. Porém, se não houvesse nenhum outro, esse testemunho do capítulo 16 de Romanos seria suficiente por si mesmo para dirimir a dúvida.
Conclusão – Romanos 16:24-27
24 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!
25 Ora, Àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos,
26 e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações,
27 ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!
Uma magnífica conclusão – Abrange desde a eternidade passada até a eternidade futura. O evangelho divino é supremo por todos os séculos. Foi guardado em segredo na mente de Deus desde os tempos eternos. Cristo foi “conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós”. (I Pedro 1:19 e 20) Porém, agora, o mistério “foi manifestado”. Não simplesmente manifestado pela pregação apostólica, mas “segundo o mandamento do Deus Eterno”, “pelos escritos dos profetas”, “proclamado a todos os povos para que obedeçam à fé”.
O plano do evangelho teve sua origem na mente divina desde a eternidade passada. Os patriarcas, os profetas e os apóstolos trabalharam em harmonia na obra de proclamá-lo. Nas eras vindouras constituirá ele a ciência e o cântico dos remidos “de todas as nações, tribos, línguas e povos”, que se reunirão com Abraão, Isaque e Jacó no reino de Deus e dirão: “Àquele que nos ama, e, pelo Seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a Ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!”
FIM