quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Lição 4 — Justificação pela fé, por Paulo Penno



Para 21 a 28 de outubro de 2017

Muito antes de o sábado ter mudado do sétimo para o primeiro dia, um poder apóstata procurou corromper a verdadeira ideia de Ágape que é essencial para apreciar a justiça do dia da expiação pela fé.
Talvez o método mais bem sucedido tenha sido inventar a doutrina da imortalidade natural da alma humana. Esté impregna em muitas religiões. A ideia veio do paganismo e foi adotada no início do cristianismo apóstata. Isso teve um efeito devastador sobre a verdadeira ideia do evangelho, pois o paralisou. A Igreja Adventista do Sétimo dia não acredita naquela falsa doutrina, mas a mornidão atual que permeia a igreja mundial vem da importação de ideias populares do evangelho que estão relacionadas a ela.
Por exemplo, se a alma é naturalmente imortal, Cristo não poderia ter morrido o equivalente  "à segunda morte". Para aqueles que aceitam a imortalidade natural, o sacrifício dEle é automaticamente reduzido a poucas horas de sofrimento físico e mental, enquanto Ele foi por todo o tempo sustido pela esperança. Assim, a doutrina pagã-papal anula "a largura, comprimento e profundidade e altura" (*Efé. 3:18) do amor de Cristo. Reduz o seu Ágape às dimensões de um amor humano motivado pela autoconfiança e esperança de recompensa.
O resultado é uma diluição da ideia de fé. Torna-se uma busca egocêntrica de segurança. A maior motivação possível permanece centrada no ego. Todas as religiões pagãs são egocêntricas em seu apelo e, como quase todas as igrejas cristãs aceitam esta doutrina pagã-papal, elas ficam presas ao que é basicamente uma mentalidade egocêntrica. Apesar de sua grande sinceridade, desde que as mentes humanas estejam cegas, não podem apreciar as dimensões do amor revelado na cruz, e consequentemente são impedidas de entender a justiça pela fé, a ideia que se relaciona com a purificação da verdade do santuário.
O resultado tem que ser uma mornidão generalizada, orgulho espiritual, auto-satisfação, devido à subserviência a uma postura ego-centrada. O medo sempre se esconde sob a sua superfície.
No melhor que pôde em seu tempo, Lutero entendeu essa dinâmica de fé como uma apreciação do coração de Ágape, mas ele ficou aquém de uma compreensão adequada de suas dimensões completas porque ele viveu muito cedo para entender a ideia da purificação do santuário celestial . E depois da sua morte, seus seguidores voltaram ao conceito pagão-papal de imortalidade natural. A maioria das ideias protestantes de justificação por fé são, portanto, condicionadas por essa ideia. Algumas exceções individuais provam o fato:
Nossa mensagem de 1888 começou a cortar os laços que nos cegaram por visões protestantes que, sob a superfície, estavam relacionadas a Roma. Agora, essas ideias estão dando frutos no protestantismo, cada vez mais inclinando-se abertamente para Roma. A mensagem de 1888 foi "o começo" de uma redescoberta do que Paulo e os apóstolos viram.
Quando Jesus morreu na cruz, fez Ele uma mera provisão pela qual algo poderia ser feito por nós, se fizessemos a nossa parte? Ou fez ele realmente algo por "todos os homens"? Em caso afirmativo, o que Ele fez por eles?
Romanos nos assegura que Ele "é a propiciação pelos nossos pecados: e não apenas para os nossos, mas também para os pecados do mundo inteiro" ( João 1: 2, cf. Romanos 3:25). Como "todos pecaram", então todos estão "sendo justificados livremente pela Sua graça" (Romanos 3:23, 24). "Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo, não imputando suas transgressões a eles" (2ª Coríntios 5:19). Uma vez que "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23), Jesus veio para que "provasse [a] morte por cada homem" (Heb. 2: 9). Através de Seu "ato justo", o dom gratuito veio a todos os homens, resultando em justificação de vida " (Romanos 5:18, NKJV).
A idéia comum é que o sacrifício de Cristo é apenas provisional, isto é, não faz nada por ninguém, a menos que ele primeiro faça algo para ativá-lo e "aceitar Cristo". Por assim dizer, Jesus está de volta com os braços divinos cruzados, não fazendo nada pelo pecador até que ele decida "aceitar". Em outras palavras, a salvação é um processo celestial que permanece inerte até que tomemos a iniciativa. Como uma máquina de lavar roupa, que funciona com moedas,  em uma lavanderia pública, ela foi disponibilizada mas não faz nada para nós até que paguemos o preço para ativá-la.
Em contraste, a mensagem de 1888 entende nossos textos: Cristo provou "a morte [a segunda] por cada homem". Como "todos pecaram", então "todos" são "justificados livremente por Sua graça". Esta é uma justificação legal; Ele não força ninguém a se tornar justo contra sua vontade. Em virtude do sacrifício de Cristo, Deus não está "imputando suas transgressões" ao mundo (2ª Coríntios 5:19). Ele os imputou a Cristo em vez disso. É por isso que nenhuma pessoa perdida pode sofrer a segunda morte até depois do julgamento final, que só pode acontecer após a segunda ressurreição. E é por isso que todos podem viver até agora, crentes e incrédulos. Nossa própria vida é comprada por Ele, mesmo que as multidões não tenham conhecimento dessa verdade. "O mundo inteiro" foi redimido, se alguém pudesse dizer a eles e pudessem acreditar. Consequentemente, ouvir e crer essa verdade transforma o coração.
Ellen White concorda. Toda pessoa deve sua vida física e tudo o que tem Àquele que "morreu por todos". "Mesmo esta vida terrestre devemos à morte de Cristo.... A cruz do Calvário acha-se estampada em cada pão. Reflete-se em toda fonte de água. O pão que comemos, é o preço de Seu corpo quebrantado. A água que bebemos é comprada com Seu derramado sangue. Nunca alguém, seja santo ou pecador, toma seu alimento diário, que não seja nutrido pelo corpo e o sangue de Cristo. A cruz do Calvário acha-se estampada em cada pão. Reflete-se em toda fonte de água.1
Quando o pecador vê essa verdade e seu coração a aprecia, experimenta justificação pela fé. Isso é, portanto, muito mais do que uma declaração legal de absolvição – que foi feita na cruz para "todos os homens". A justificação pela fé inclui uma mudança de coração. É o mesmo que o perdão que realmente tira o pecado do coração. A palavra grega para o perdão significa removê-lo, resgatando dele.
Em outras palavras, o crente que exerce tal fé torna-se interior e externamente obediente a todos os mandamentos de Deus. Essa fé, se não for dificultada e confundida com o erro de Babilônia, crescerá tão madura e poderosamente que preparará um povo para o retorno de Cristo. É por isso que Ellen White escreveu: "[a justificação pela fé] é a mensagem do terceiro anjo em verdade". 2
Nem todos serão salvos. Mas o motivo é mais profundo do que não terem sido inteligentes ou suficientemente rápidos para aproveitar a iniciativa. Há algo além disso. Eles terão realmente resistido e rejeitado a salvação que já "livremente" lhes fora dada em Cristo. Deus tomou a iniciativa de salvar "todos os homens", mas os humanos têm a habilidade, a liberdade de vontade, de frustrar e vetar o que Cristo já realizou por eles e realmente colocou em suas mãos. Eles podem repetir o que Esaú fez ao "desprezar" seu direito de primogenitura e "vendê-lo" por "um bocado de comida" (Heb. 12:16).
Podemos apreciar nossa alienação de Cristo e nosso ódio contra a Sua justiça até que fechemos as portas do céu contra nós mesmos. De acordo com o conceito de 1888, aqueles que são salvos, finalmente, são salvos devido à iniciativa de Deus; Aqueles que estão perdidos finalmente são perdidos por sua própria iniciativa.
--Paul E. Penno
_______________________________
Motas finais: 
                                                
1) Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 660.                

2) Esta foi a frase da Irmã White para descrever a mensagem de 1888. Vide Review and Herald, de 1º de abril de 1890
_______________________________
Notas:   
                                                          
Veja, em inglês, o vídeo desta lição exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet  em: https://youtu.be/tm9WPscFa-I

Esta lição está na internet, em inglês, em: 1888message.org/sst.htm
_______________________________