segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Lição 1 — O apóstolo Paulo em Roma, por Paulo Penno

Para 1 a 7 de outubro de 2017

Durante o "início" da "chuva serôdia" da era de 1888, Ellen G. White teria dito: "Vamos ter tudo de Romanos e tudo de Gálatas".1 (*E disse mais:) "a mui preciosa mensagem" é "a mensagem do terceiro anjo na verdade".2 Em outras palavras, é uma compreensão da justificação pela fé, paralela à singular ideia adventista da purificação do santuário celestial, e com ela coerente. De todos os livros da Bíblia, Romanos explica com mais clareza a justificação pela fé. Ellen White entendeu que os livros companheiros, que dão a maior luz em Apocalipse 14: 6-12, a mensagem do terceiro anjo, são Romanos e Gálatas. 
A purificação do santuário celestial é verdade prática. Em outras palavras, envolve a purificação dos corações do povo de Deus, para que experimentem a expiação com Deus. Viram a verdade que aquece o coração do amor de Deus revelado na cruz de Jesus. Eles percebem que, se Cristo não tivesse morrido por todos, então todos estariam mortos. Eles não mais podem viver por si mesmos, mas a motivação Ágape torna-se viver para Jesus e para o Pai. Eles não escolheriam voluntariamente trazer desrespeito à família celestial na qual eles foram adotados. Este é o verdadeiro significado da justificação pela fé.
Foi para essas pessoas que o apóstolo Paulo escreveu sua carta na igreja em Roma. “Não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres" (1 Cor. 1:26). Eles eram crentes sinceros e fiéis. Provavelmente havia varejistas, artesãos habilidosos, jornalistas, comerciantes, paisagistas, até mesmo servos de algumas classes altas, e talvez um funcionário público ou dois. Foi a esse tipo de pessoas que Paulo escreveu. Ele não estava tentando disparar sobre suas cabeças. Escreveu de forma simples e direta para que entendessem. Então, isso é um encorajamento para "cavarmos fundo" e aplicar nossas mentes a algum alimento nutritivo das Escrituras.
Foi Martinho Lutero que declarou ser Romanos "o evangelho mais claro de todos" e ele estava certo. Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João são testemunhas oculares da encarnação, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Na maior parte, os evangelhos não explicam o significado mais profundo da "boa nova" e da cruz. Deus revelou o significado mais profundo para Paulo, e Romanos é a "chave" para entender a expiação. A Revelação de Jesus Cristo como "Cordeiro" (25 vezes) - o Crucificado - é o evangelho para a fase de fechamento da era cristã. No entanto, o Apocalipse não pode ser entendido sem o Livro de Romanos.
O coração de Lutero foi estranhamente aquecido ao ler Romanos e viu a verdade de que "o justo viverá pela fé". Sua educação católica o havia direcionado a receber graça através dos sacramentos, o que o motivaria a realizaer as boas obras que fariam com que "se conectasse" com Deus. Sua agonia de consciência era como saber quando tinha feito boas obras suficientes. Para Lutero, a alegria de descobrir que Deus justifica os ímpios apenas pela fé foi uma grande libertação da escravidão egocêntrica no pecado.
Lutero estava no caminho certo para restaurar o amor de Deus para a igreja cristã. No entanto, seus sucessores analisaram a justificativa pela fé até o ponto em que se tornou um livro com uma transação rançosa e misteriosa, anos-luz do coração humano; segundo o qual, quando alguém teve fé suficiente, Deus fez os ajustes necessários nos livros do céu com base no Calvário, e o pecador foi justificado e teve perdoados seus pecados. Assim, Deus experimentou a expiação com o pecado. A expiação foi por pecados porque o pecador acreditou na cruz.
Tais ensinamentos profissionais eram nada mais do que contra a lei do amor cósmico de Deus. Deus não está interessado em harmonia com o pecado. Cristo não morreu para justificar pecados que estão sendo praticados em perpetuidade. Essa é a visão pagã da expiação, que foi absorvida pela igreja cristã. A idéia de que o pecador pode ter "fé" na medida em que Deus vê evidências em suas orações, estudo da Bíblia, testemunho, etc. [embora todas essas coisas sejam boas quando devidamente motivadas por Ágape] e, portanto, perdoa o pecador, é um conceito de expiação que vem direto do paganismo.
Paulo escreveu aos romanos: "Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo" (Romanos 1: 7). A única maneira que Paulo poderia escrever que os pecadores poderiam chamar de "Deus nosso Pai" é porque o dom de Deus da expiação em Cristo Jesus reconciliou a raça humana consigo mesmo. Toda a raça humana de pecadores foi legalmente adotada na família celestial. Agora resta reconhecer esse fato e receber a revelação divina da expiação.3
Fomos "chamados para ser santos". Um santo é uma pessoa separada do mundo do egocentrismo. Legalmente, Cristo justificou "todos" (Romanos 5:18, 19) para que Deus possa "chamar" todos a um estado tão abençoado e exaltado.
Quem entre nós não está cansado do pecado? Quem não está cansado da contínua degradação da escravidão do pecado? Você quer saber o que é o inferno sobre a terra? "Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas" (Ap 16:15). O inferno na terra é o constrangimento de ter seus pecados publicamente expostos. Jesus nunca pretende que alguém enfrente essa agonia.
Paulo viu que Cristo veio "à semelhança da carne pecaminosa" com um "eu" que precisava de uma negação. Essas tentações que Ele sentiu do Seu interior são tais que todos sentimos. Sentir a atração do pecado não é o próprio pecado (Tiago 1:14, 15). No entanto, ele "condenou o pecado na carne; para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Romanos 8: 3, 4).
A justiça da lei cumprida em nós é a expiação. É o significado prático da purificação do santuário. É verdadeira justificação pela fé. É o presente de Cristo para nós como nosso Sumo Sacerdote no Santíssimo do Santuário Celestial. Assim, Romanos é um convite ao Lugar Santíssimo com Cristo.
--Paul E. Penno
Notas finais                                                             

1) Carta de Ellet J. Waggoner a O. A. Olsen [n.d.]; o original está nos arquivos da Associação Geral
2) Ellen G. White, The Review and Herald, 1º de 1º de abril de 1890.
3) "A expiação de Cristo não foi feita para induzir Deus a amar aqueles a quem de fato odiou, não foi feita para produzir um amor que não existia, mas foi feita como uma manifestação do amor que já estava no coração em Deus... Não devemos entreter a idéia de que Deus nos ama porque Cristo morreu por nós, ... A morte de Cristo foi conveniente para que a misericórdia pudesse nos alcançar com seu poder total de perdão e, ao mesmo tempo, que a justiça possa ser satisfeita no substituto justo". (Ellen G. White, "Cristo Nossa Salvação Completa", "Signs of the Times", 30 de maio de 1895.)

Notas:                                                                                                            
Veja, em inglês, o vídeo desta 1ª lição do 4º trimestre de 2017, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, que está no sitio: https://youtu.be/C8ja7yBDa1o
Esta lição está na internet, em inglês, no sitio: 1888message.org/sst.htm

_____________________________________

 Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
_____________________________________