quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Lição 8 — De Escravos a Herdeiros, por Paulo Penno




Para 12 a 19 de agosto de 2017


           Quem são os legítimos filhos de Deus, candidatos a ganhar a herança prometida a seu pai Abraão? São os filhos somente os descendentes circuncidados de Abraão ou são os filhos da "fé"?
Isto é o que todos querem descobrir em Gálatas.
A resposta inequívoca de Paulo é que "os filhos de Deus" são aqueles que se identificam com o Messias crucificado, Jesus Cristo, Gál. 3:26. Estes são os verdadeiros judeus — quer eles tenham sangue judeu correndo em suas veias ou sangue gentílico.
Os verdadeiros filhos de Deus são identificados por meio do batismo em Cristo. A forma exterior do batismo é uma expressão do coração ao "revestir-se de Cristo" (vs. 27). Em outras palavras, é como um vestido que totalmente envolve o corpo de modo que a pessoa não seja mais vista. É somente Cristo que é visto no indivíduo batizado. Não há acepção de pessoas com Deus, nem com aqueles que são filhos de Deus. É apenas o caráter de Cristo que conta, o qual é pela fé de Jesus Cristo (vs. 28).
Existe apenas um descendente de Abraão, que é eleito para a salvação e este é Cristo (vs. 29). Ele está para herdar a promessa de Deus a Abraão. Entramos na herança através da identificação com Cristo pelo batismo.
Uma das "grandes idéias" de "adoção" na mensagem de 1888 é encontrada aqui em Gálatas. Ela explode no coração das pessoas, como bananas de dinamite espiritual. Paulo usa a ilustração de um menino descalço que corre ao redor da grande propriedade de um fazendeiro rico que tem escravos. Os escravos vigiam o menino na fazenda e lhe dizem quando voltar para casa, etc. E ele lhes obedece (Gal. 4:1). Mas o incrível é que esta criança é o filho do próprio grande proprietário! Agora, Paulo diz, que quando o menino cresce, ele se torna o proprietário e, então, ele comanda os escravos!
Enquanto não sabemos quem somos, não conhecemos a nossa verdadeira identidade, todos os demônios do inferno podem nos atormentar e manejar conosco, mas quando você está pronto para crer que "em Cristo" você é adotado como um filho ou filha e que você é o senhor da propriedade, a sua servidão espiritual ou psicológica chega a um fim. (*Você é herdeiro, não mais escravo).
Então, você e eu estamos reduzidos à servidão debaixo da tirania dos "rudimentos do mundo," os maus espíritos, até que ouçamos e recebamos a Boa Nova de que “Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,” para nos redimir (vs. 3 a 5).
Qual é o ponto? Deus não considera as pessoas não convertidas como lobos a serem caçados o mais depressa possível, não, mas Ele os considera como ovelhas, não ainda no aprisco, mas ainda assim, ovelhas — ovelhas perdidas. Eles precisam ser convertidos, para nascer de novo, sim, mas ao mesmo tempo Deus os considera como herdeiros de Sua propriedade, porque Ele enviou Seu Filho para ser "nascido de mulher", como todos nós somos, "feito de uma mulher." Ele adotou a raça humana "em Cristo".
Você não deve pensar de si mesmo como um estranho, diz Paulo. Por causa do sacrifício de Cristo, você está agora adotado "na família", Efé. 1: 5, amado o tempo todo como o filho pródigo foi amado. Mas você não sabia disso, você se sentiu isolado, distante, alienado, perdido, rejeitado, mas Deus não o considera como alienado. Ele o reconciliou a Si mesmo "em Cristo". Agora, Paulo diz, "que vos reconcilieis com Deus" (2ª Cor. 5:20).
Servos não são candidatos a receberem herança, apenas filhos (Gál. 4:7). Um servo está sob uma obrigação do velho concerto à promessa de fazer tudo certo.1 É aquela motivação centrada no eu que espera ganhar uma recompensa. Mas o "eu" tornou-se então o "deus" (com "d" minúsculo).
Para "muitos" a falta de conhecimento de Deus é uma felicidade. Eles acham que ser completamente auto-suficientes e senhor da própria vida é a liberdade fundamental. A realidade da natureza humana é que não há um fim para a depravação a que a natureza pecaminosa pode tentar uma pessoa e levá-lo à escravidão indesatável. O eu é um ídolo cruel bárbaro.
Conhecer o Deus abnegado no coração do universo e vê-Lo como o melhor amigo da humanidade e, em seguida, virar as costas completamente a Ágape é pura loucura. Rudimentos, ou “elementos pobres" a que Paulo faz alusão como "os elementos da terra" são os deuses tribais dos pagãos da Galácia que foram contemplados a dirigir as nações em nome de Deus (vs. 9). Eles são "fracos" devido ao fato de que são apenas invenções da imaginação. Quando energia vem para agir, eles são motivados somente por medo.
O perigo real aqui dos gálatas rendendo-se aos crentes farisaicos sobre o ponto da circuncisão para a salvação é que, colocando-o dentro do poder do homem de fazer algo por sua salvação, não há fim para os "ídolos", tanto antigos como novos, que o coração humano pode criar, como necessários para a salvação. A porta está agora aberta para eles abandonarem Cristo para retornarem ao seu antigo costume de crenças e práticas pagãs.
"Como tornais outra vez?" Paulo perguntou aos gálatas. Eles tinham sido pagãos convertidos a Cristo. E agora eles estavam voltando para o paganismo. Eles não estavam voltando para as práticas do judaísmo. O judaísmo não tinha sido o seu culto ancestral.
Intérpretes modernos quase sempre impõem um preconceito contra o sábado no versículo 10: "Guardais dias, e meses, e tempos, e anos" No entanto, os apóstatas da Galácia não estavam voltando para a guarda do sábado do sétimo dia de onde tinham vindo. Eles estavam realmente abandonando o repouso do sábado. Eles estavam trocando o repouso de Cristo no sábado por observâncias relacionadas com o calendário da sua antiga adoração pagã de suas divindades ancestrais (Deut. 18:10).
Nossa condição de filhos de Deus é comparada ao processo de "adoção." É tanto uma adoção legal e uma aceitação da adoção. Deus tem legalmente adotado toda a raça rebelde como Seus "filhos". A fim de "remir os que estavam debaixo da lei [todos]" (Gal. 4:5) "Deus enviou Seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a lei" (v. 4). Deus pagou um preço infinito para ["redimir"] legalmente alcançar o coração dos pecadores afastados.
A palavra "feito" é repleta de enorme significado. O Pai enviou o Filho de Deus e O fez Filho do homem através de Maria. Jesus foi feito através de seu parentesco com o mesmo DNA do qual todos nós somos feitos quando chegamos ao mundo. "Convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos. ... Porque naquilo que Ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados" (Heb. 2:17, 18).
Jesus foi feito com um “Eu” que sofreu a mesma tensão e conflito do que alguém devia fazer, estando "sob a lei", como é o homem caído. "Eu [Meu ego] não posso de Mim mesmo fazer coisa alguma: como ouço, assim julgo: ... Eu não busco a Minha própria vontade, mas [o conflito está implícito nesta conjunção “mas] a vontade do Pai que Me enviou" (João 5:30). Aqui está a agonizante tentação de impecabilidade (Heb. 4:15). Nenhum compromisso com a impecabilidade perfeita de Cristo é inerente a esse entendimento de Gálatas 4:4. Nem uma única vez, em pensamento, palavra ou ação, Cristo cedeu ao clamor desesperado do eu.
Todas as questões legais com respeito à lei têm sido esclarecidas pela morte de Cristo por todos. Os papéis da adoção dos pecadores alienados foram assinados e ratificados pelo Crucificado. Ele é o Pai Celestial que adotou a raça dos pecadores. Tal amor divino apela a nós pecadores alienados para "recebermos a adoção de filhos" (v. 5).
As provas pelas quais você pode saber que você "recebeu" a adoção são se você pode chamar seu Pai Celestial, de "Papai". É o Espírito Santo, que inicia tais termos de amoroso carinho (vs. 6).


Paul E. Penno

Nota do tradutor:
1) No velho concerto (Êxodo 19 e 24) a pessoa é um servo e não filho porque confia em seus próprios méritos, no “eu” (Êxodo 19: 8 e 24:7). “Tudo que o Senhor tem falado faremos e obedeceremos”. Quando agimos como servos, geralmente caímos pouco tempo depois. Quanto aos filhos de Israel isto está registrado em Êxodo 32.
_____________________________________

Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
_____________________________________