terça-feira, 1 de agosto de 2017

O CALVÁRIO NO SINAI - Capítulo 17, por Paulo E. Penno Jr., M. Div. Andrews University



O  CALVÁRIO  NO  SINAI


A  LEI  E  OS  CONCERTOS  NA  HISTÓRIA  ADVENTISTA  DO    DIA

Por Paulo E. Penno Jr.

M. Div.
Andrews University


[pág.96Capítulo 17, Os Dois Concertos



         Foram demonstradas as seguintes questões relacionadas com os dois concertos:
1°) A salvação vem somente através da promessa de Cristo no concerto eterno.
2°) Ninguém jamais foi salvo sob promessas humanas do velho concerto.
3°) Os dois concertos neste contexto não são dispensacionais, isto é, sequenciais uns dos outros, nem são vinculados pelo tempo.
4°) Enquanto as expressões divinamente ordenadas de fé em Cristo mudaram, os meios de salvação em Cristo nunca mudaram.
5°) Os dois concertos são descrições de duas condições do coração que são paralelas entre si ao longo da história humana.
6°) O concerto eterno é a mensagem dos três anjos.
7°) O velho concerto baseia-se nas promessas do homem de obedecer. Deus permite este concerto de "obedecer e viver" para mostrar ao homem a inutilidade de agir em seu próprio poder. É um concerto de obras "gerando filhos para a servidão" (*Gál. 4:24).
8°) O velho cocerto não deve ser confundido com o concerto eterno, no qual Deus escreve a lei no coração através da habitação Cristo, e pelo qual Ele concede o poder motivador do coração para obediência à Sua lei.
9°) Por que são o velho e o novo concertos um mistério para muitos cristãos? Porque a maioria presumiu que o velho concerto era o modo de Deus de salvar pessoas durante o Antigo Testamento e o novo concerto era o meio de Deus de salvar pessoas durante o Novo Testamento. Essa confusão, combinada com a disposição natural da humanidade em relação ao cerimonialismo (tornando o símbolo o meio e não a expressão da fé) levou à noção de um dispensacionalismo dos concertos em que o evangelho é distorcido.
10°) O concerto eterno é o mesmo que o novo concerto. São as boas novas do evangelho. Cristo crucificado é o representante, Substituto e Garantia do pecador. O pecador não pode, no seu próprio poder, cumprir suas obrigações em relação à lei. Cristo, a Garantia do concerto, cumpriu a justiça da lei em nome do pecador, como seu representante Substituto.
11°) A restauração do que o homem perdeu é completa, é certa,, em Cristo. Agora, todo homem, mulher e criança podem, através da fé, experimentar o Calvário no Sinai como a grande lei do amor, os Dez Mandamentos, está escrita em seus corações por Aquele que cumpriu Seu concerto eterno em e através de Cristo.

_____________________________