O CALVÁRIO NO SINAI
A LEI
E OS CONCERTOS
NA HISTÓRIA ADVENTISTA
DO 7º DIA
Por Paulo E. Penno Jr.
M. Div.
Andrews University
[pág.97] Capítulo 18, O Calvário
no Sinai
Na
superfície, pode parecer que a pré-história da Assembléia de Minneapolis de 1888,
a própria conferência e o posterior instituto dos ministros de 1890 foram um
conflito intra-igreja sobre a lei, a justificação pela fé e os concertos. Na verdade,
era a verdade que agitava os corações do amor de Deus alcançando a humanidade
pecadora, e através da cruz, e o ministério sumo-sacerdotal de Cristo no
santuário celestial, efetuando uma expiação
que, por sua escolha individual, por unanimidade, traz um corpo de crentes em harmonia com Deus e o fundamento de Seu governo —
os dez mandamentos. A lei e o evangelho, os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, estão unidos. Eles são a promessa do concerto eterno de Deus. Calvário no Sinai expressa essa unidade.1
Os
anos anteriores à Assembléia de Minneapolis de 1888 foram preenchidos com o
propagação da missão; tanto nacional como estrangeira para a Igreja Adventista
do Sétimo dia. O principal público-alvo para evangelismo eram cristãos
evangélicos. A relação entre a lei e o evangelho eram desafios constantes. Os
antinomianos evangélicos interpretaram as Escrituras de modo a abolir a lei no
ponto de transição entre o velho concerto e o novo concerto; a saber, a morte
de Cristo na cruz.
A
apologética evangelística adventista do sétimo dia usava as Escrituras para um
propósito; isto é, provar a perpetuidade dos dez mandamentos após a cruz.
Ensinava o paradigma bíblico do dispensacionalismo do concerto tipológico. Em
outras palavras, a lei dos tipos, das cerimônias, do sacerdócio e dos
sacrifícios, etc., foi abolida com o velho concerto quando Cristo morreu na
cruz; mas, o novo concerto que Cristo instituiu, teve por base a lei dos dez
mandamentos. Esta compreensão polêmico doutrinária da relação entre os dois
concertos e as duas leis na Escritura tendia a mover a denominação na direção
do concerto legal; isto é, o legalismo. A lei
deve ser preservada a todo custo.
A
lei sem o evangelho de Jesus Cristo é legalismo. A lei sem a fé de Jesus
resulta em uma antiga experiência do coração do concerto. O que impulsiona esse evangelismo é o medo. Quando a grande verdade do amor de Deus recua, a motivação do medo enche o vácuo. Claro, o
medo é a sorte comum da humanidade pecadora.
Perder o foco do evangelho impregna a mensagem com a auto-motivação tóxica do medo. Obedecer e viver. Desobedecer e morrer.
A lei e a crise do concerto de
1888 dirigiram-se ao coração da mensagem evangelística adventista do sétimo dia
e sua própria experiência de coração pessoal dessa mensagem. Não era
principalmente uma mensagem polêmica focada na lei de Deus. Era uma mensagem
que devia ser caracterizada e conhecida por sua ênfase no evangelho de Jesus
Cristo e Sua cruz. Os adventistas do sétimo dia se tornariam conhecidos
principalmente como aqueles que proclamavam a cruz e o ministério expiatório de
Cristo no lugar santíssimo do santuário celestial.
Esta
mudança estava começando a ocorrer na era de 1888, com a ênfase de E. J.
Waggoner sobre o paradigma igualmente bíblico do velho cocerto e do novo
concerto como duas experiências distintas do coração. Essas duas experiências,
ele caracterizou, eram duas dispensações: a antiga e a nova. Elas eram paralelas
e intemporais, vindo desde a queda até a segunda vinda de Cristo.
A
justificação pela fé, que foi a promessa de Deus no concerto eterno, foi o que
Jesus ensinou a Nicodemos: "Necessário
vos é nascer de novo" (*João 3:7). Essa contínua comunhão cristã,
durando a vida toda, e subordinada a Cristo produz lealdade absoluta a Ele.
Por
mil e setecentos
ano (*da ascensão de Cristo ao Céu, até 1844) Jesus ministrou no lugar santo do
santuário celestial, onde os cristãos recorriam a Ele
pelo perdão de seus pecados com base em Seu sangue derramado no Calvário.
Assim, o ministério de Jesus preparou esses cristãos para morrerem, aguardando
a ressurreição dos justos na segunda vinda de Cristo.
No
entanto, o ministério sacerdotal de Jesus desde
1844 no santíssimo lugar do santuário celestial, foi o cumprimento do concerto eterno de Deus de que "porei as Minhas leis no seu
entendimento, e em seu coração as escreverei; e Eu lhes serei por Deus, e eles Me serão por povo ... e de seus pecados e suas prevaricações
não Me lembrarei mais" (Hebreus 8:10, 12). Foi assim que o apóstolo
Pedro falou no dia de Pentecostes quando profetizou "para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do
Senhor, e envie Ele a Jesus Cristo" (Atos 3: 19, 20). Observe que
esses eventos teriam lugar antes que o Senhor enviasse Jesus, uma referência
óbvia a Sua segunda vinda.
O apagamento dos pecados foi a cósmica experiência de
coração no Dia da Expiação de indivíduos que se uniram espontaneamente como o
corpo de Cristo em arrependimento pelo pecado. "Os tempos do refrigério" (*vs.19)
é o que produz esse arrependimento. O Espírito Santo convence o coração usando
a lei de Deus. Ele é convencido do pecado; Tanto os pecados conhecidos como os
desconhecidos; qualquer inimizade contra Deus que separe a alma dEle. O coração arrependido entra em acordo com o
Espírito Santo e responde: “—eu preferiro
ter a Jesus do que esse pecado. Ei-lo aqui, tome-o, e me purifique de toda
injustiça”.
Assim,
quando Jesus efetuou a expiação individual em corações que foram a fonte da
poluição do santuário celestial, então Ele pode concluir a purificação do
tabernáculo cósmico. Esta é a experiência de
coração da justificação pela fé prometida por Deus no concerto eterno. Esta
foi a mensagem motivadora de Apocalipse 18: 1 essencial a fim de que a mensagem
dos três anjos de Apocalipse 14 complete sua missão evangelística. Ellen White
tinha visto esta mensagem de Apocalipse 18 sendo introduzida no momento certo,
unindo-se à mensagem dos três anjos como uma adição.
Que a
unidade da lei e do evangelho seja
efetuada pelo enfoque do povo de Deus no Calvário
no Sinai.
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Nota Final:
1. Veja pag. 82.
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