terça-feira, 1 de agosto de 2017

O CALVÁRIO NO SINAI — esclarecimentos



RECOMENDAÇÃO: 
Este livro é uma excelente história dos eventos em torno da assembleia da Associação Geral de 1888 realizada em Minneapolis durante a qual A.T. Jones e E.J. Wagoner apresentaram uma mensagem de Cristo e Sua justiça que foi referida pela pena inspirada como "o início da chuva serôdia" e "a mensagem dos três anjos em verdade". Este trabalho do pastor Paulo Penno será benéfico para quem quer entender por que "Ainda estamos aqui neste mundo e por que a igreja Adventista está passando por uma luta para aceitar a "mensagem de 1888" de Cristo e a Sua justiça, particularmente a questão dos "dois convênios". 
Edmund Burke declarou: "Aqueles que não conhecem a história estão destinados a repeti-la".

 







Nesta tradução usamos a edição impressa nos Estados Unidos em 2008 por “Books for Jesus,”  cuja paginação está indicada no meio do texto.

O termo “Concerto,” é usado nesta tradução abrangendo “aliança” e “pacto.” Como usado em Patriarcas e Profetas, pág.370 em diante.
O termo “velho,” referindo-se ao concerto feito no Sinai, é usado neste tradução em lugar de “antigo”
O Leitor deve prestar atenção e distinguir entre os nomes de J. H. Waggoner  (Joseph H Waggoner, 1820-1889) como o pai, e E. J. Waggoner (Ellet Joseph Waggoner 1855-1916) o filho.

Para E. J. Waggoner e finalmente E. G. White os termos concerto, aliança, ou pacto, se referem à condição mental do crente, desde Caim e Abel até o fim dos tempos no encerramento da graça, e correm palarelos como duas condições do coração. Os que crêm e agem de acordo com as promessas de Deus estão no novo concerto, como Abraão, e têm é a ministração da justiça. Os do velho concerto, presunçosamente fazem promessas a Deus (Êxodo 19:8 e 24:7), falham e têm a ministração da morte.

Ocasionalmente E. J. Waggoner usa o termo concerto referindo-se ao Velho e Novo Testamentos (ver, a título de exemplo, a nota 20 na página 9). O tradutor entendeu que isto pode causar certa confusão e simplesmente omitiu esta palavra. 


____________________________