terça-feira, 29 de agosto de 2017

Lição 10 — As duas alianças, por Paulo E. Penno



Para 26 de agosto a 2 de setembro de 2017



Você já tomou um desvio, um atalho que levou mais tempo do que se tivesse seguido pelo caminho longo em volta da montanha, pela rota estabelecida? Essa foi a escolha da antiga igreja de Israel, fazendo sua promessa do velho concerto (Êx. 19:8; 24:7). O Israel moderno está repetindo esta história. É hora de entender a Bíblia e nossa própria história moderna e amadurecer em nosso glorioso "dia-da-expiação" da verdade do concerto eterno de Deus.
Além de Jesus, Paulo foi o primeiro judeu a entender o longo pesadelo nacional de altos e baixos da igreja judaica de avivamento e da reforma, as falhas que terminaram na rejeição e crucificação de Cristo. Paulo contou a história dos dois concertos (*alianças) na história de Israel para os Gálatas. Eles tinham caído na antiga armadilha do velho concerto das "obras da lei" (Gálatas 4:21).
A questão urgente dos gálatas era: quem são os filhos legítimos de Abraão? O partido da circuncisão de Jerusalém afirmava que eles eram filhos de Abraão por causa de suas "obras da lei" (4:21). Paulo diz que os descendentes legítimos de Abraão são os “filhos da promessa" (4:28).
O galacianismo é uma antiga aliança com Deus "sob a lei". É inteiramente obra humana. Este conceito dos gálatas está sempre repetindo: "—devemos ser mais fiéis, devemos ler nossa Bíblia mais, devemos orar mais, devemos fazer mais trabalho missionário, devemos testemunhar mais, devemos assistir menos TV e passar menos tempo em esportes, devemos ser mais rigorosos quanto ao nosso regime alimentar, etc., etc." Mas é a esses egoistas autocentrados que tomam o nome do Senhor em seus lábios no juízo final, dizendo: "Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome?" que Cristo declara a chocante notícia, "nunca vos conheci" (Mateus 7: 21-23).
Como a história de dois concertos relata, “Abraão teve dois filhos: um da escrava e outro pela mulher livre” (*Gálatas 4:22) “O que era da escrava nasceu segundo a carne" (vs.23) com Agar, a serva, era Ismael. O outro filho nascido de Sara, a mulher livre, "por promessa," foi Isaque.
O nascimento de Ismael foi totalmente um esquema feito pelo homem. Através da incredulidade, Sara e Abraão repudiaram a promessa de Deus de um filho. Permitiram que uma terceira pessoa entrasse em seu casamento e Abraão declarou a Deus que Ismael, o fruto dessa união "nascido segundo a carne [incredulidade]", era o legítimo filho da promessa (Gên. 17:18). Mas Deus disse: Não! "Eu estabelecerei Meu concerto (*aliança) com Isaque” (vs. 19).
Finalmente, Sara e Abraão se arrependeram, optaram por acreditar na nova promessa do concerto de Deus, e Isaque, "filho da promessa" nasceu (Gál. 4:28; Heb. 11:11). O caráter de Ismael era o de "um burro selvagem, e a sua mão será contra todos" (Gên. 16:12, tradução literal de Young). O caráter de Isaque era semelhante ao de Cristo (Gên. 26: 13-22). "Essas" duas mulheres e seus dois filhos "são os dois concertos" (Gál. 4:24).
Os dois concertos não são dois planos de salvação: velho concerto "obedeça e viva" antes da cruz, novo concerto creia e viva após a cruz. Os dois concertos não são questões de duas dispensações, uma antes e outra após a cruz. Os dois concertos são dois entendimentos do povo de Deus ao longo dos tempos, duas percepções opostas do plano de salvação de Deus, e não duas "dispensações" que Ele usou como experiências para salvar os pecadores.
O Concerto do Sinai era fruto da carne, da desconfiança e da incredulidade em Deus, assim como o plano que introduziu Agar e gerou Ismael (Gál. 4:24). Destarte, como Agar e Ismael, a escrava e o filho dela, tiveram de ser expulsos, e todo o esquema que os trouxe teve que ser completamente repudiado, assim o concerto do Monte Sinai teve que ser lançado fora, e tudo o que o trouxe teve que ser completamente repudiado (4:30).
O concerto (*aliança) do Sinai foi defeituoso devido às suas promessas (Heb 8: 7). O povo prometeu "tudo o que o Senhor tem falado, faremos" (Êxo. 19: 8). A "culpa [estava] com eles" e suas promessas (Heb 8: 8). Aquele que promete justiça deve produzir justiça. Para os pecadores, motivados por preocupações egocêntricas, a justiça é impossível.
Por que devemos prender nos pescoços de nossos filhos todo o antigo esquema do concerto de fazer promessas a Deus "gerando filhos para a servidão" (Gál. 4:24)?1 Isso lhes ensina a dependência a si mesmos. É diretamente responsável pelas numerosas apostasias que ocorrem na igreja, a perda de jovens, a confusão espiritual que produz a "miserável" mornidão de Laodicéia (Apoc. 3: 14-21). Ensine-os a preferir crer nas promessas de Deus.
Paulo diz que todo o esquema da salvação pelas obras vindas da antiga Jerusalém é uma aliança em que as pessoas, conhecendo apenas o homem natural e o nascimento da carne, buscam, por suas próprias invenções e seus próprios esforços, alcançar a justiça de Deus. Só pode produzir "escravidão com os filhos" (Gál. 4:25). Isso porque a antiga Jerusalém é casada com o "velho" marido, o homem carnal (Romanos 7: 3; 6: 6).
Existem pessoas boas e sinceras que acreditam nos velhos princípios da aliança de reavivamento e reforma na igreja de Deus. Citam as reformas dos reis Josafá, Ezequias e Josias como um bom ideal, sem parar para perceber que todos eles falharam em última instância. A verdadeira "igreja" de Deus, a igreja dos tempos do Antigo Testamento, a igreja dos bons reis, imersos como foram no velho concerto (*aliança), acabou crucificando o Senhor da glória.
A confiança motivada por preocupações egocêntricas se apresenta como a adoração de Cristo. A confiança egocêntrica manifesta o seu verdadeiro caráter, assim como Ismael "perseguia o que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora" (Gál. 4:29). O antigo espírito da aliança da autosuficiência odeia o amor-ágape de alguém que se identifica com o Crucificado.
A mensagem de 1888 nos ensina a fazer uma escolher e "lançar fora" o velho concerto (Gál. 4:30). A repudiá-lo completamente. Ao escolher a glória na cruz, o "velho homem" com quem nos casamos "está crucificado para mim" (Romanos 6: 6, Gálatas 6:14). Nós nos tornamos parte da "Jerusalém que é de cima", "a mãe de todos nós" (Gálatas 4:26). Esta é a "esposa [que] se aprontou" para o casamento com o Cordeiro (Apoc. 19: 7).
A boa nova é que a igreja antiga (e moderna) que estava atolada em seu casamento com a velha incredulidade do concerto por tanto tempo; e aparentemente gerou tantos filhos para a escravidão; finalmente amadureceu, de suas formas infantis de fazer promessas para fazer tudo corretamente. Ela finalmente aprendeu a crer nas promessas do amor de Deus. Junto a seu novo Marido, Cristo, ela "tem muitos mais filhos" do que nunca teve com seu antigo "marido" da "carne" (Gálatas 4:27, 23).
Paul E. Penno

______________________________

Notas finais                                                   

1) “O conhecimento de vossas promessas violadas e dos votos não cumpridos, enfraquece a confiança em vossa própria sinceridade, levando-vos a julgar que Deus não vos pode aceitar...” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, pág. 47).

______________________________

Notas:                                                            

Veja, em inglês, o vídeo desta 10ª lição do 3º trimestre de 2017, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, que está no sitio:

Esta lição está na internet, em inglês, no sitio: 1888message.org/sst.htm

______________________________



Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:

Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.

  

    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.



______________________________