terça-feira, 1 de agosto de 2017

O CALVÁRIO NO SINAI - Capítulo 4, por Paulo E. Penno Jr., M. Div. Andrews University



O  CALVÁRIO  NO  SINAI


A  LEI  E  OS  CONCERTOS  NA  HISTÓRIA  ADVENTISTA  DO    DIA

Por Paulo E. Penno Jr.

M. Div.
Andrews University



[pág. 15] Capítulo 4, O pastor George Butler e a Lei em Gálatas


George I. Butler, presidente da Associação Geral, estava em Healdsburg, Califórnia, em meados de abril de 1886. O que ele descobriu na costa Oeste não foi nada animador para ele. O irmão Butler deu um relatório completo da sua estada na Califórnia a Ellen White:
      “Outra questão que vou falar, que me faz sentir mal. Tomei conhecimento quando estive na Costa oeste, por perguntas àqueles que tinham frequentado o Colégio de Healdsburg, houve esforços bastante extenuantes feitos por E. J. Waggoner e A. T. Jones para impressionar as mentes dos teologandos que a "lei adicionada" de Gálatas 3 e a lei que é "nosso aio" para nos levar a Cristo é a lei moral dos mandamentos. Os mesmos argumentos estão aparecendo mais ou menos ocasionalmente através dos artigos da revista Signs of the Times (Sinais dos Tempos). Alguns desses alunos vêm a mim para perguntar sobre isso e querem a minha opinião. A irmã não pode deixar de lembrar que esta questão tem sido agitada em grande medida no passado.
 “Estou convicto de que em grande proporção o maior número de nosso povo e de nossos ministros considera que a "lei adicionada" acrescentada por causa da transgressão da lei moral é o típico sistema corretivo apontando para Cristo e essa lei que é o assunto principal de discussão pelo apóstolo em Gálatas é a lei cerimonial.
 “O pastor J. H. Waggoner sempre se opôs a esse ponto de vista e julgo que os jovens irmãos no escritório compartilham seus sentimentos. Seu marido, irmão Tiago White, os pastores Smith, Canright, eu e muitos outros mantivemos esse ponto de vista. Mas alguns de nós achamos que devemos manter silentes sobre este assunto, vendo que não houve unanimidade de opinião sobre isso por todos os nossos principais irmãos. Mas quando percebemos que a opinião oposta sustentada pela minoria está sendo vigorosamente promovida em uma de nossas faculdades entre os nossos alunos da classe bíblica e publicada para o mundo nos artigos da revista Sinais dos tempos (Sinais dos Tempos) confesso que não é muito do meu agrado. Eu escrevi ao irmão Jones sobre isso e falei com o irmão Brownsberger e A. T. Jones sobre isso. Eles sabem que isso é verdade e o professor Brownsberger lamentou muito. Eu ouvi-o furtivamente anos atras que a irmã teve luz sobre a lei adicionada, no sentido de que relacionava ao sistema sacrifical antes que à [pág.16] lei moral. Penso que esta pergunta devia, de alguma forma, ser posta em esquecimento. Seria um remédio muito amargo para muitos de nossos principais irmãos serem compelidos a ver a ideia ensinada em geral, que a lei que foi adicionada por causa da transgressão era a própria lei moral.
 “Cremos que a lei sempre existiu, mas que sua transgressão exigiu que uma outra lei fosse acrescentada por causa do pecado, isto é, um remédio para o pecado. Isso trouxe a lei de tipos e sombras, levando a Cristo.”1
Assim, o pastor Butler formulou sua posição sobre a lei cerimonial em Gálatas 3.
O pastor Butler manteve sua posição sobre a lei cerimonial em Gálatas 3, porque acreditava que à irmã Ellen White fora dada luz sobre o assunto.2 Ele acreditava que a única lei que poderia ser "acrescentada" (Gálatas 3:19) no tempo do Sinai era a lei cerimonial, já que os Dez Mandamentos sempre existiram. Ele não estava satisfeito com a visão alternativa que foi publicada na revesta Signs of the Times (Sinais dos Tempos) por E. J. Waggoner e ensinada no Colege de Healdsburg por A. T. Jones.

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Notas Finais:


1. G. I. Butler, carta a Ellen G. White, de 20 de junho de 1886, Madison, Wisconsin. Manuscritos e Memórias de Mineápolis (Manuscritos e Memórias de Minneapolis) págs. 18, 19;
2. G. I. Butler, carta a Ellen G. White, de 23 de agosto de 1886, Mount Vernon, Ohio.
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