terça-feira, 1 de outubro de 2013

1/10/13 - Capitulo 9, QUANDO É FÁCIL FAZER O CERTO, por W. D. Frazee


[56] Temos visto que o santuário não pode fechar até que os pecados dos filhos de Deus sejam eliminados, e isso não pode ocorrer até que Lhe permitamos escrever a Sua lei em nossas mentes e corações. Se a lei escrita na mente sugere conhecer a vontade de Deus, a lei escrita no coração pode tomar o lugar da experiência de amar a Sua vontade. Então a obediência não se torna uma carga, mas um prazer. O verdadeiro cristão canta, “Deleito-me em fazer a Tua vontade, ó Deus meu; sim, a Tua lei está no meu coração” (Salmo 40:8).
       Por exemplo, suponha que eu peça a uma mãe com um bebê chorando, “Por que você não mata essa criança?”
       Ela responderia, “Ora, não sabe que há uma lei neste país contra isso? Se eu viesse a matar o bebê a polícia iria me prender, e eu poderia ter que passar o resto de minha vida na prisão. Assim, sou muito cuidadosa em como trato o pequenino. Às vezes me pergunto se conseguirei me controlar, mas quando penso naquela cadeia, não ouso deixar-me dominar por meus sentimentos”.
       Ou suponha que ela responda, “Não sabe que a lei no templo celestial diz, ‘Não matarás’? Se eu matasse esta criança, irei queimar no lago de fogo — e não desejo isso. Às vezes eu tenho que orar bastante para me controlar, mas quando penso naquelas chamas terríveis. . .”
       Você acha que esse bebê está em segurança?
       [57] Existe uma lei nos códigos legais do estado? Sim. Há uma lei no santuário celestial contra o assassinato? Sim. Mas onde está escrita a lei para proteger a criancinha? No coração da mãe.
       Não seria maravilhoso se todos os mandamentos estivessem escritos em seu coração da mesma maneira? E podem eles assim estar? Se não podem, o santuário terá que continuar aberto. Mas quando permitimos que Deus escreva a Sua lei em nossas mentes e corações de modo a que não apenas conheçamos, mas amemos a Sua vontade, Jesus pode aspergir o sangue no propiciatório e fechará o santuário.
       Como pode ver, se os pais amam seus filhos, não é difícil impedi-los de matá-los. Quando os maridos amam suas esposas, não é difícil mantê-los longe de cometer adultério, seja em ato exterior ou por pensamentos. E os filhos que amam a seus pais não acham difícil obedecê-los. As Escrituras nos dizem, “amor é o cumprimento da lei” (Rom. 13:10). Quão estranho que alguém conclua que se tivermos amor suficiente, então não precisamos observar a lei! Jesus insta, “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos” (João 14:15).
       Por que tornar a coisa difícil? Cristo diz: “Meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:30). Deve uma mãe lutar duramente para guardar-se de matar o seu bebê? Não, na verdade, o amor torna a sua luta fácil. E o amor é tudo de quanto necessitamos para fazer tudo quanto Deus nos diz em cada um de Seus mandamentos. Conhecer a Sua vontade e amar essa vontade ocorrerá quando Deus escreve a Sua lei em nossas mentes e corações.
       Desafortunadamente algumas pessoas gostariam de encontrar uma máquina de Xerox para copiarem suas mentes e corações e em cinco minutos ter tudo feito, mas Jesus não oferece um tal programa.
       De fato, Jesus perdoará os nossos pecados tão logo os confessemos, mas “a santificação não é obra de um momento, uma hora, um dia, mas de toda uma vida” (Atos dos Apóstolos, pág. 560). E isso não significa que se você [58] esperar tempo bastante, seja pela morte ou a trasladação cuidará de tudo. A mera passagem de tempo não escreverá a lei de Deus na mente e coração. Mas se você e eu formos ao santuário, Jesus não só perdoará os nossos pecados passados mas também escreverá a Sua lei em nossas próprias almas de modo a que amemos a justiça e odiemos a iniquidade. Se crermos, Ele poderá fazê-lo, e Lhe concederemos tempo todo dia para realizar esta bendita obra em nossos corações.
       E agora chegamos a um ponto muito interessante e importante. Para apresentá-lo permita-me perguntar, “Já conheceu alguém que em algum tempo gostava de comer carne de porco, mas mais tarde sentia nojo até do cheiro de presunto ou bacon?” Talvez esta tenha sido a sua própria experiência. “Por que, então, deixou de comer carne de porco quando gostava tanto dela?”
       Você responderá, “li em Levítico 11:7 e 8 a respeito da carne de porco, este vos será imundo. Das suas carnes não comereis’, então eu deixei de consumi-la”.
       “Você quer dizer que abandonou algo de que realmente gostava muito, apenas porque a Bíblia disse para não comer de tal carne?”
       “Sim, de fato assim foi!”.
       “O que veio primeiro, a perda de seu gosto por carne de porco ou o desistir de comê-la?”
       “Eu deixei de comê-la porque Deus assim diz. E gradualmente, segundo foi passando o tempo, descobri que o meu gosto estava mudando, e aquilo que antes apreciava posso dizer com segurança que agora detesto”.
       Aqui nos deparamos com o importante princípio da cooperação. Se desejarmos que Deus escreva a Sua lei em nossas mentes e corações, não esperaremos para obedecê-la até que sintamos disposição para isso e pareça-nos fácil. Tão logo descubramos algo em nossa vida que Deus deseja que seja mudado, disso devemos desistir imediatamente.
       Talvez esteja pensando, “Mas o pastor não disse que o fardo de Cristo é leve?” Sim, mas mudar o nosso coração de modo que desfrutemos [59] somente as boas coisas e desprezemos toda a impiedade é um processo gradual. Deus pode começar a obra num momento, mas sua realização plena requer toda uma vida.
       Sabe o que irá apressar o processo? “É por contemplar que somos transformados” (O Grande Conflito, pág. 478). Olhando à lei perfeita, discernimos o que é o pecado. Olhando ao Calvário, vemos o que custou a Jesus nos redimir. Olhando para o nosso Sumo Sacerdote, mais e mais nos harmonizaremos com o Seu anseio de aperfeiçoar o Seu povo.

-W. D. Frazee



Willmonte Doniphan Frazee (1906-1996) foi graduado em ciência médica na Universidade de Loma Linda, e em evangelismo da saúde pelo legendário físico britânico John H.N. Tindall. Em 1942, o Pr. Frazee e um time de pioneiros de fé fundaram o Instituto e Sanatório Médico Missionário em Wildwood, perto de Chattanooga, no estado de Tennessee, onde médicos, enfermeiros, pastores, e membros leigos recebiam treinamento em evangelismo médico.
Em 1985 ele fundou um ministério de sermões gravados, inicialmente em fitas K7 e depois em CDs, com o nome de Pioneers Memorial [Memorial dos Pioneiros]. Milhares de sermões gravados são distribuídos cada ano.
Nos anos finais de sua vida, apesar da doença de Parkinson, ele ainda com clareza e afeição, até bem perto do dia de sua morte, continuou a escrever pequenas notas encorajadoras a seus amigos, geralmente incluindo uma fita K7 com sermões. Aqueles que ajudaram a fortalecer o ministério deste pioneiro creem que Deus o usou através deste ministério “PIONEERS MEMORIAL.”
Na contra capa do livro “Resgate e Reunião Através do Santuário” temos duas recomendações da pessoa do Pastor Frazee:
A primeira é do Pastor Mark Finley, vice Presidente de Evangelismo da Conferência Geral, que, entre outras coisas, nos diz que “Quando eu o ouvi pregar senti que a mensagem dele vem do Alto Trono da Sala de Audiência do Altíssimo. Eu sabia que ele era homem de oração e que Deus impactou a sua mente. ... Suas mensagens são profundas, bíblicas, e comoventes.”
A outra recomendação é do Pastor Doug Batchelor, diretor da instituição de apoio à igreja Amazing Fact, ele diz, “Fiquei impressionado com o seu sincero amor por Jesus e profundo conhecimento das Escrituras.  ... Dois de seus livros que li tiveram profunda influência em minha vida. ... Eu recomendo de coração seus livros e suas mensagens.”
Nós de Ágape Edições podemos lhe garantir que todo o livro é altamente prático para a purificação também do santuário dos nossos corações. Demonstra claramente como é possível permitir que Deus faça a Sua obra em nós para que Ele possa cumprir Sua lei em nosso viver diário (Testemunhos Para Ministros, pág. 92, 1º parágrafo).


________________________________