quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Lição 4 - Lições do Santuário, por Paulo Penno



Para 19 a 26 de outubro de 2013

Com que objetivo Deus deu a Israel o santuário? Que luz especial a mensagem de 1888 lança sobre o significado do santuário para nós hoje?
O santuário ensina a lição de que Deus toma temporariamente responsabilidade por todo o pecado. Isso resgata a humanidade da morte. Dá-lhe (*uma segunda chance) um segundo período experimental de vida. Em troca de nossa morte Deus nos dá a Sua vida no Filho.
Como nosso Sumo Sacerdote, o Filho nos dá a expiação com Deus. O santuário no céu será purificado de pecado quando o povo de Deus na Terra pela fé apreciar a expiação de Cristo. Quando seus corações e vidas forem purificados, então o evangelho de Jesus alcançou a vitória.
Assim, Deus é vitorioso sobre o pecado. "Vinda é a hora do Seu juízo" (Apoc. 14:7). Satanás acusou Deus de ser o autor do pecado, ajudando e instigando pecadores. Agora Deus é justificado no grande conflito com Satanás. "O poder de Deus para a salvação" é demonstrado naquele que vencer "assim como Eu [Cristo] venci" (Rom. 1:16; Apoc. 3:21). Deus não mais assume a culpa pelo pecado. Satanás, o legítimo autor do pecado, é claramente revelado a todos.
O santuário terrestre é uma parábola. Ela ensina a verdade prática de que Deus o Pai é o santuário no céu (João 14:10). Quando Deus criou o homem, Ele disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gên. 1:26).
O correspondente do santuário celestial nesta terra é o templo da alma. O propósito de Deus é habitar em nossos corações pela fé. "Vós sois o templo de Deus, e o Espírito de Deus habita em vós" (1ª Cor. 3:16). Podemos ser "participantes da natureza divina" (2ª Pedro 1:4).
Deus deu a Moisés uma planta do santuário no monte. O Espírito Santo concedeu sabedoria aos homens a fim de saberem como o santuário devia ser construído. O santuário terrestre era uma cópia do original.
Deus enviou o Seu próprio Filho do céu, para que possamos ver a morada que Ele quer nesta terra. "E o Verbo Se fez carne, e habitou [tabernaculou] entre nós (e vimos a Sua glória, como a glória do unigênito do Pai), cheio de graça e de verdade" (João 1:14).
Deus Pai é o verdadeiro santuário celestial. Jesus disse: "Eu não posso de Mim mesmo fazer coisa alguma" ( João 5:30). "O Pai, que está em Mim, é quem faz as obras" (João 14:10). "O Filho por Si mesmo não pode fazer coisa alguma, se não vir fazer o pai; porque tudo quanto Ele faz, o Filho o faz igualmente" (João 5:19).


O homem, através do pecado, perdeu a bela imagem em que Ele foi feito pela primeira vez. Então, Jesus, que é "a imagem do Deus invisível" (Col. 1:15) desceu à Terra para nos mostrar mais uma vez o padrão a que Deus quer que cada um de Seus templos humanos cresçam. Tudo o que o Pai é, e tudo o que Ele faz, Jesus mostrou aos homens, para que pudéssemos conhecer o que podemos ser e fazer quando Deus habita em nós. Jesus podia fazer isso porque Ele era o Filho de Deus, o Espírito do Pai habitava nEle.
Então, Deus nos mostrou o padrão. Ele nos mostrou a Sua própria glória e beleza na vida de Jesus Cristo, Seu Filho. “Deixando-nos o exemplo [—um padrão—] "para que sigais as Suas pisadas, O qual não cometeu pecado, nem na Sua boca se achou engano" (1ª Pedro 2: 21 e 22).
No tabernáculo que Deus ensinou os israelitas a construir no deserto, havia dois compartimentos. O maior foi chamado Lugar Santo, e o interior era o Santo dos Santos. O espaço a uma certa distância ao redor do tabernáculo era cercado por cortinas, e isso também era santo.
O que foi que fez o tabernáculo e seus arredores um lugar santo? Foi a presença de Deus. Ele não habitou nele porque era um lugar sagrado, mas Sua morada lá o santificou.
"O templo de Deus, que sois vós é santo" (1ª Cor. 3:17). Então, nós não temos que nos tornar santos para que Deus habite em nós. A habitação dEle em nós, pela fé, é o que nos faz santos. Nosso corpo é para ser um lugar santo, porque Deus assim o torna para ser Seu próprio lugar de Habitação, e Ele o preenche com Seu próprio Espírito de vida.
O Santo dos Santos é o apartamento mais íntimo (*interior), a câmara secreta. É aqui que ninguém além de Deus e o sumo sacerdote já se reuniram. O Santo dos Santos nos ensina que o coração deve ser o centro do lugar de habitação de Deus no corpo humano. É o lugar onde Ele deve ser entronizado.
Mas este apartamento interno não era o único lugar que era santo. O primeiro apartamento e o átrio exterior foram santificados pela Presença sagrada de Deus no Lugar Santíssimo. Assim, Deus habitando em nossos corações pela fé, faz todo o ser santo. A mente, todos os pensamentos, os motivos, são ativados pelo amor de Deus, para serem Seus, e cada membro do corpo é para ser separado para o Seu serviço.
Quando Jesus chegou ao Templo, encontrou no pátio sagrado os comerciantes e cambistas fazendo confusão. E Ele enviou-os todos para fora, dizendo: "A minha casa será chamada casa de oração, mas vós a tendes convertido em covil de ladrões" (Mateus 21:13).
Será que temos um ídolo no templo santo do Senhor? É o eu autorizado a tomar o lugar de Deus no trono do nosso coração? Se assim for, estamos contaminando o templo de Deus. São os pensamentos e as coisas deste mundo autorizados a preencher nossas mentes, e tomar o nosso tempo e utilizar os poderes da mente e do corpo que Ele nos deu para o Seu serviço? É o pensamento de Deus expulso por outras coisas? Se assim for, nós estamos fazendo o templo de Deus um covil de ladrões que estão roubando a Deus e profanando o seu santo lugar.
Ellen White ficou muito feliz quando ela ouviu a mensagem da justificação pela fé dos lábios de A. T. Jones e E. J. Waggoner. Para ela, este ensinamento claro era condizente com a mensagem dos três anjos: "A hora do Seu julgamento é vindo" e nosso Sacerdote está purificando  o santuário celestial. Que relação havia entre justificação pela fé e a purificação do santuário celeste por Jesus, nosso Sumo Sacerdote?
A resposta é que desde 1844 Jesus vem realizando o ministério do Dia da Expiação — a extirpação final dos pecados. Mas antes que o santuário possa ser purificado no céu, o templo do Seu povo na terra deve ser purificado. A fonte de poluição do pecado deve ser terminada em Seu povo. A honra de Deus e a integridade da Seu concerto estavam em jogo. Deus tem a solução para o problema do pecado. O evangelho de Jesus Cristo pode perdoar os pecados e Sua justiça tem o poder, por virtude do Espírito Santo, para purificar o templo da alma. Este Deus prometeu isto na Sua aliança eterna em Jer. 31:33. (*E os seres não caídos do universo intensamente aguardam isto: “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus” Rom. 8:19).
Então, quando ela ouviu esta mensagem ela reconheceu nela o poder e a força do evangelho que iria preparar o povo de Deus para ficar de pé com um caráter puro, no dia da segunda vinda de Cristo. (*Cristo na cruz carregou os pecados de todos os homens, mas Ele virá outra vez sem portar pecado algum, Heb. 9:28.) Eles serão um testemunho vivo de Deus durante a hora da crise. Eles serão parte dos 144.000 que serão trasladados sem ver a morte em Seu retorno. Eles seriam um testemunho vivo do poder de Deus para a salvação do pecado. Vivendo em carne pecaminosa, tentados, testados e aflitos, o mistério da piedade será revelado neles — "Cristo em vós, a esperança da glória" (Col. 1:20).


- Paul E. Penno

Nota: Esta lição da Escola Sabatina e o seu vídeo explanada pelo Pastor Paulo Penno estão na Internet em:
http://1888mpm.org

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
_______________________________