quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Lição 2 - "Céu" na Terra, por Paulo Penno


Para 5 a 12 de outubro de 2013

A razão para a existência da Igreja Adventista do Sétimo Dia é proclamar a verdade do santuário para o mundo. É a mensagem do terceiro anjo. Se esta verdade é simplesmente sobre algum outro mundo, abstrata, noção filosófica, não tendo nada a ver com o nosso dia-a-dia, então ela perde o seu "poder de presidir" em nossas vidas.1 Se a verdade do santuário é o nosso mandato divino para a existência da igreja, então é imperativo estabelecer sua veracidade e confirmar a sua realidade no céu.
A Bíblia e o espírito de profecia ensinam que existe um templo estrutural real no céu, do qual Cristo é a vibrante expressão viva das verdades aí ensinadas. E este templo celeste teve o seu modelo em miniatura construído no deserto de areia nesta terra durante a dispensação do Antigo Testamento, como um auxiliar de ensino do plano de salvação de Deus.
O concerto eterno de Deus dado a Abraão apontou a ele o santuário celestial para a salvação e ele acreditou na promessa. Especificamente Abraão creu no evangelho de Cristo como Deus o proclamou a ele.2 O sacrifício pelos pecadores foi tão vividamente proclamado por Deus a Abraão que, quando pediu para "sacrificar" o seu filho Isaac sobre o altar, ele foi motivado pelo amor divino para dar o seu único filho verdadeiro.3 (*Isto é, filho dele com sua legítima esposa, Sara). A fonte de Ágape é o santuário celeste.4 Quando Deus evangelizou Abraão com o evangelho profundo e completo5 Ele revelou a Abraão o que estava no céu, o santuário, para que ele pudesse compartilhar com Deus tanto quanto um ser humano poderia, o amor sacrifical de Deus.
Assim, o concerto eterno sempre foi promessa de Deus de restaurar a graça para os pecadores como revelado no santuário de Deus. O Templo no Céu é a especial morada de Deus. "O Senhor está no Seu santo templo; cale-se diante dEle toda a terra" (Habacuque 2:20). "O Senhor está no Seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus" (Salmo 11:4).
Entre os antediluvianos houve um jovem que "andou com Deus" Enoque (Gên. 5:24). Deus tomou-o pela mão e ele saiu para um passeio com Deus. "Pela fé" Enoque deu um "testemunho" para sua geração "de que agradara a Deus" (Heb. 11:5). Ele não resistiu a Deus, e Lhe permitiu purificar sua vida do pecado e, portanto, Deus foi capaz de revelar o significado mais profundo da verdade do santuário e purificá-lo de todos os pecados conhecidos e desconhecidos, para "ele não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara." Aqui estava uma pessoa antes do dilúvio que compreendeu "a largura, e o comprimento, a altura e a profundidade" do "amor de Cristo, ... cheios de toda a plenitude de Deus" (Efésios 3:18 , 19) .
Isso demonstra que não havia necessidade de um santuário terrestre na maior parte da história da Terra . Por uns 2.200 anos, desde a criação até o monte Sinai, não houve um santuário terrestre, mas havia um templo real, residência de Deus no céu.
Não foi senão após Israel fazer sua promessa do antigo concerto, "tudo o que o Senhor tem falado, faremos" (Êxodo 19:8 ), (*e “obedeceremos,” 24:7) que por necessidade Deus iniciou a construção de um tabernáculo terreno. Motivado por sua própria auto-suficiência para obedecer aos mandamentos, o antigo Israel fez sua promessa vã de manter sua parte do acordo, o que foi o velho concerto .
Deus nunca lhes pediu para prometer-Lhe coisa alguma. Ele simplesmente proclamou a promessa da boa nova para eles, como tinha feito com seu pai Abraão. A única resposta apropriada deles teria sido crer na promessa de Deus para eles, assim como fez Abraão. Então, o amor divino de Deus teria sido escrito em suas almas.
Mas sua promessa auto-confiante foi o grande pecado da incredulidade. Paulo escreve : "Logo, para que serve a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões" (Gálatas 3:19). A causa principal das "transgressões" foi a incredulidade. Evidentemente, houve um grande pecado cometido por Israel no Monte Sinai, que exigiu a ênfase da lei de Deus no formato dos dez mandamentos escritos pelo próprio dedo de Deus em tábuas de pedra. Desde que o povo simplesmente não creu na promessa de Deus de que Ele podia escrever Suas leis em seus corações e mentes, Ele foi obrigado a escrevê-las em pedras que foram colocados em uma caixa, a Arca da Aliança, que foi colocada no tabernáculo.
Deus queria habitar em suas vidas, mas por causa da incredulidade eles O enviaram para morar em um "quarto de hotel". Estevão em seu discurso perante o conselho judaico, quando ele estava em julgamento por sua vida, disse: "nossos pais tinham no deserto o tabernáculo do testemunho" (Atos 7:44) . O tabernáculo foi um testemunho de sua descrença no concerto eterno de Deus.
Você valoriza a fotografia de um ente querido quando a pessoa amada está ausente. Mas quando a pessoa querida finalmente chega, você não mais olha para a foto, porque você está vendo o rosto amado face-a-face. Assim, quando Jesus, o grande Sumo Sacerdote veio e morreu por nós em pessoa, a "imagem" ou "tipos" de santuário hebraico não eram mais necessários. Como uma sombra que chega ao fim quando vemos a luz do sol que fez a sombra, assim a "sombra" do santuário terrestre encontrou seu cumprimento na cruz. O véu do templo se rasgou em dois, de cima para baixo, e o ministério do próprio santuário terrestre perdeu seu significado, Mat 27:51. É por isso que não há "templo" terreno ou "santuário" como havia nos dias de Moisés e Daniel. Temos algo melhor — a realidade nos céus.
Quando Jesus subiu ao céu, depois da Sua ressurreição, Ele começou Seu trabalho como Sumo Sacerdote em um santuário "melhor" do que o antigo. Seus seguidores já não se preocupavam com o antigo santuário em Jerusalém, mas eles seguiram a Cristo pela fé ao Ele entrar no santuário celestial. Podemos facilmente compreender que, se Jesus como nosso Sumo Sacerdote "penetrou nos céus", então o real, santuário eterno também está nos céus (Heb. 4:14). E nada pode "tirar" o ministério de Cristo de lá, "vivendo sempre para interceder por eles," e Seu sacerdócio é "perpétuo" (Hebreus 7:25, 24).
O Novo Testamento deixa claro : "Temos um sumo sacerdote tal, que está assentado à destra do trono da Majestade nos céus, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem" (Heb. 8:1, 2). Nossas mentes são direcionadas para o verdadeiro santuário no céu, do que o terreno era um modelo. "O primeiro tabernáculo era uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço; ... mas, vindo Cristo, o Sumo Sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação" (Hebreus 9:8-11 ).
Nossos amigos nas igrejas evangélicas não considerariam a verdade do santuário como sendo "seca, velha, ou inútil," se nós mesmos proclamássemos seu significado prático. Isto é o que os dois "mensageiros de 1888", Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, começaram a ver. Eles corretamente discerniram que não há nenhuma maneira que o registro de nossos pecados possam ser apagados dos livros no céu, a não ser que, antes de tudo, o próprio pecado seja apagado do coração humano. Esta visão simples antepôs a prática da mensagem do santuário à teoria dela.
- Paul E. Penno
Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

Notas :
[1] "Satanás está se esforçando continuamente para introduzir suposições fantasiosas no tocante ao santuário, degradando as representações maravilhosas de Deus e do ministério de Cristo para a nossa salvação em algo que satisfaça a mente carnal. Ele retira dos corações dos crentes o poder dominante desta verdade e preenche o seu lugar com teorias fantásticas inventadas para tornar nulas as verdades da expiação, e destruir nossa confiança nas doutrinas que temos mantido como sagradas desde que inicialmente foi dada a mensagem do terceiro anjo. Assim ele nos rouba a nossa fé na mesma mensagem que nos tornou um povo separado, a qual tem dado caracterização e poder ao nosso trabalho" (Special Testimonies, Série B, nº 7, pág. 17; 1905).
 [2] "Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Em ti serão benditas todas as nações" (Gálatas 3:8).
 [3] "Pela fé [motivado por Ágape] Abraão, quando foi provado, ofereceu Isaque, sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito filho de quem foi dito: Em Isaque será chamada a tua descendência." (Heb. 11:17, 18).
 [4 ] "Ele entrou no carro e foi levado para o santíssimo, onde o Pai Se assentava.  Então contemplei a Jesus, o grande Sumo Sacerdote, de pé perante o Pai. ... Os que se levantaram com Jesus enviaram a sua fé a Ele no santíssimo, e oravam, "Meu Pai, dá-nos o Teu Espírito.” Então Jesus assoprava sobre eles o Espírito Santo. Neste sopro havia luz, poder e muito amor, alegria e paz" (Primeiros Escritos, pág. 55).
 [5] "Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé" (Gál. 3:14). "O amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rom. 5:5).
6) As ênfases (sublinhado e negrito) são do tradutor.
7) Esta lição e o vídeo dela, do Pr. Paul Penno, estão na Internet em: http://1888mpm.org

_____________________________