quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Lição 1, O Santuário Celestial, por Paulo Penno



Para 28 de setembro a 5 de outubro de 2013

Bem-vindos a uma série de estudos na qual investigaremos o significado mais profundo do santuário. Ao invés de ser uma doutrina árida, obsoleta e inútil, a dinâmica da mensagem de 1888 restaura o seu “poder dominante” na alma. Longe de ser um conceito abstrato, a anos-luz de distância do nosso dia-a-dia da vida prática, é a “verdade presente” sobre Jesus que traz encorajamento e refrigério.
Até o momento os adventistas do sétimo dia nem sequer causaram uma impressão na consciência evangélica, muito menos no mundo cristão globalmente, a respeito da verdade do santuário. E, no entanto, o santuário é “a mensagem do terceiro anjo”, que é a base do nosso evangelismo público. “O evangelho eterno” e “a hora do Seu juízo” são identificáveis ​​com a “verdade do evangelho”, que deve ser proclamada ao mundo em toda a sua clareza.
Nossa habitual apresentação ao público da verdade do santuário é a de um quebra-cabeças matemático a ser resolvido nos 2.300 dias de Daniel 8:14. É o santuário simplesmente um problema de matemática? A menos que isto encontre uma resposta, a dedicação a nossa mensagem do santuário se extinguirá. E se isso acontecer, diga adeus a qualquer mensagem da igreja Adventista do Sétimo Dia significativa para além das que tem a Igreja Batista do Sétimo Dia.
O desafio nos é constantemente lançado: pode você provar a “mensagem do santuário” (incluindo 1844 e o “juízo investigativo”) somente pela Bíblia, sem o uso de Ellen White como uma muleta?
Ela disse: “A compreensão correta do ministério do santuário celestial é o fundamento da nossa fé”, “a nossa fé”, sendo os ensinamentos originais da igreja Adventista do Sétimo Dia que nos fazem diferentes das Igrejas Católica-Romana ou protestantes evangélicas.1  “[É] o pilar central que sustenta a estrutura da nossa posição”.2
Ela estava certa! Se “o santuário no Céu é o próprio centro da obra de Cristo em favor dos homens”,3 então o que Cristo está ministrando lá (para quem vai recebê-Lo) é a experiência da justificação pela fé. Essa é a atividade que Ele está realizando em sua “função”. Nossa preocupação é – como a mensagem do santuário se relaciona com essa verdade especial?
Por que tantos adventistas do sétimo dia estão hoje desistindo da mensagem do santuário? O que sempre entenderam foi apenas uma doutrina teológica fria. Nunca se lhes tornou uma verdade que aquecesse e derretesse o coração. Nunca aprenderam a amar a mensagem. Ela os deixou frios e, provavelmente, em muitos casos, pior do que isso – deixou-os dominados por um temor, um pesadelo.
Eles têm visto o ministério de Cristo no Santíssimo como um processo de tribunal onde a nossa própria existência está ameaçada. Um deslize mínimo no juízo investigativo seria garantia de se findar no inferno. Portanto, esta visão distorcida da doutrina não é mera trivialidade teológica; seu efeito colateral para eles é terror espiritual.
Mas a questão não poderia ser mais importante de se compreender. A declaração mais preocupante que Ellen White já fez equivale a simples bom-senso. É uma breve passagem4, onde ela diz que, se rejeitarmos a transferência no ministério de Cristo no santuário em 1844, deixamos em aberto acatar um engano do falso cristo colocando-se no lugar do Verdadeiro, apresentando um show completo com milagres. Por estas alturas, a falsificação se tornou extremamente sofisticada.
No entanto, nos deparamos com a influência de proeminentes ex-líderes do pensamento adventista do sétimo dia que repudiam esses lampejos sobre a diferença no ministério sacerdotal de Cristo. Pode não ser culpa deles que se sintam dessa forma. Ministros e líderes em nosso passado geralmente ensinaram a mensagem do santuário divorciada da iluminação especial da mensagem de 1888. A “mui preciosa mensagem” foi sequestrada quando o Senhor a “enviou”.
Ellen White nos disse em 1896 que “pela ação de nossos próprios irmãos [a luz] tem sido, em grande medida, conservada afastada do mundo” e “de nosso [próprio] povo”.5  Então, vamos ser caridosos com estes rejeitadores atuais da mensagem do santuário, e “consideremos os outros para que nós também não sejamos tentados”. Essas pessoas entre nós que hoje estão rejeitando a mensagem do santuário muito provavelmente nunca compreenderam a mensagem de 1888. Cresceram e passaram por escola de nível médio, faculdade e universidade sem ninguém ensinar-lhes a mensagem ou a sua história. Até hoje nenhuma das nossas escolas oferece um curso sobre a mensagem de 1888. Qualquer pessoa que a receba o faz por acidente.
A mensagem ergue o singular ensino adventista do sétimo dia do santuário acima da confusão e perplexidade e a envolve com as vestes brilhantes da justiça de Cristo, isto é, o evangelho visto como boas novas. Há dois livros que aquecem o coração por meio das singulares ideias sobre o santuário na mensagem de 1888:
The Glad Tidings, de E. J. Waggoner, explica a diferença entre a velha e a nova aliança. Ali você descobrirá que o evangelho é notícia muito boa. Ela aquece o seu coração.
Justificação pela fé é muito mais do que uma fria fórmula teológica. É uma boa notícia muito além da percepção de pastores e líderes que não vêem a verdade do sábado, nem a doutrina do santuário, nem a verdade sobre os santos que aguardam a ressurreição dormindo “em Cristo”. Deus tem muitas pessoas nas igrejas observadoras do domingo que vivem segundo toda luz que têm. Elas simplesmente não percebem a ideia da justificação pela fé de 1888 porque ignoram que o homem na morte dorme até a ressurreição, e não sabem como seguir a Cristo em Sua obra final de expiação no lugar santíssimo. Ambas as ideias são essenciais para a justificação pela fé, pois é “verdade presente” hoje.
O outro livro é “O Caminho Consagrado para a Perfeição Cristã,” de A. T. Jones, que propicia uma nova perspectiva sobre a verdade do santuário. O santuário celestial nunca poderá ser “purificado” até primeiro que tudo, os corações do povo de Deus sejam purificados. Isso é simples! E é muito mais do que um truque contábil legal pelo qual Deus olha para o outro lado, enquanto nós continuamos pecando. O fator ausente é concedido por uma nova e mais clara compreensão da justificação pela fé, que Ellen White viu aplicar-se à mensagem de 1888 como “a mensagem do terceiro anjo, em verdade”.6
A “fé” acredita quando algumas mulheres dizem que na manhã de domingo Jesus ressuscitou dentre os mortos, e você não O viu. A fé não espera até colocar os dedos nos ferimentos em Suas mãos ou em Seu lado, como Tomé insistiu. De acordo com 1 João 4:16, a verdade exige um compromisso maior do que a mera convicção intelectual: “Nós conhecemos e cremos”. É assim que seguimos o verdadeiro Cristo em Seu ministério no lugar santíssimo—prova objetiva convincente além de uma apreciação dela de coração.
A mensagem da Testemunha Verdadeira ao “anjo da igreja de Laodicéia” acaba por ser a própria verdade do santuário. Esta mensagem não se tornou uma peça de museu no nosso porão denominacional, ela domina corações por todo o mundo hoje onde quer que seja apresentada. O Espírito Santo impressiona almas que buscam seguir a Cristo em Sua graça muito mais abundante para vencer.
A mensagem do santuário que “o Senhor, em Sua grande misericórdia nos enviou” (Test. P/ Min., pág 91) ainda deve iluminar a terra com glória. Graças a Deus, o fará, e em breve.

--Paul E. Penno
Referências:

[1] Evangelismo, pág. 221.                                                        
[2] Manuscript Releases, vol. 4, pág. 245 (1897).
[3] Evangelismo, pág. 222.
[4] Primeiros Escritos, págs. 55, 56; cf. págs. 260, 261.
[5] Mensagens Escolhidas, liv. 1, pág. 235.
[6] Review and Herald (1º. de abril de 1890).


Obs.: A  lição desta 1ª semana,  e o vídeo dela, do Pastor Paul Penno estão na Internet no endereço: http://1888mpm.org

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
____________________________________