Para 28 de setembro a 5 de outubro de
2013
Bem-vindos
a uma série de estudos na qual investigaremos o significado mais profundo do
santuário. Ao invés de ser uma doutrina árida, obsoleta e inútil, a dinâmica da
mensagem de 1888 restaura o seu “poder dominante” na alma. Longe de ser um
conceito abstrato, a anos-luz de distância do nosso dia-a-dia da vida prática,
é a “verdade presente” sobre Jesus que traz encorajamento e refrigério.
Até
o momento os adventistas do sétimo dia nem sequer causaram uma impressão na
consciência evangélica, muito menos no mundo cristão globalmente, a respeito da
verdade do santuário. E, no entanto, o santuário é “a mensagem do terceiro
anjo”, que é a base do nosso evangelismo público. “O evangelho eterno” e “a
hora do Seu juízo” são identificáveis com
a “verdade do evangelho”, que deve ser proclamada ao mundo em toda a sua
clareza.
Nossa
habitual apresentação ao público da verdade do santuário é a de um
quebra-cabeças matemático a ser resolvido nos 2.300 dias de Daniel 8:14. É o
santuário simplesmente um problema de matemática? A menos que isto encontre uma
resposta, a dedicação a nossa mensagem do santuário se extinguirá. E se isso
acontecer, diga adeus a qualquer mensagem da igreja Adventista do Sétimo Dia
significativa para além das que tem a Igreja Batista do Sétimo Dia.
O
desafio nos é constantemente lançado: pode você provar a “mensagem do
santuário” (incluindo 1844 e o “juízo investigativo”) somente pela Bíblia, sem
o uso de Ellen White como uma muleta?
Ela
disse: “A compreensão correta do ministério do santuário celestial é o
fundamento da nossa fé”, “a nossa fé”, sendo os ensinamentos originais da
igreja Adventista do Sétimo Dia que nos fazem diferentes das Igrejas
Católica-Romana ou protestantes evangélicas.1 “[É] o pilar central que sustenta a estrutura
da nossa posição”.2
Ela
estava certa! Se “o santuário no Céu é o próprio centro da obra de Cristo em
favor dos homens”,3 então o
que Cristo está ministrando lá (para quem vai recebê-Lo) é a experiência da
justificação pela fé. Essa é a atividade que Ele está realizando em sua
“função”. Nossa preocupação é – como a mensagem do santuário se relaciona com
essa verdade especial?
Por
que tantos adventistas do sétimo dia estão hoje desistindo da mensagem do
santuário? O que sempre entenderam foi apenas uma doutrina teológica fria.
Nunca se lhes tornou uma verdade que aquecesse e derretesse o coração. Nunca
aprenderam a amar a mensagem. Ela os deixou frios e, provavelmente, em muitos
casos, pior do que isso – deixou-os dominados por um temor, um pesadelo.
Eles
têm visto o ministério de Cristo no Santíssimo como um processo de tribunal
onde a nossa própria existência está ameaçada. Um deslize mínimo no juízo
investigativo seria garantia de se findar no inferno. Portanto, esta visão
distorcida da doutrina não é mera trivialidade teológica; seu efeito colateral
para eles é terror espiritual.
Mas
a questão não poderia ser mais importante de se compreender. A declaração mais
preocupante que Ellen White já fez equivale a simples bom-senso. É uma breve
passagem4, onde ela diz que, se rejeitarmos a transferência no
ministério de Cristo no santuário em 1844, deixamos em aberto acatar um engano
do falso cristo colocando-se no lugar do Verdadeiro, apresentando um show
completo com milagres. Por estas alturas, a falsificação se tornou
extremamente sofisticada.
No
entanto, nos deparamos com a influência de proeminentes ex-líderes do
pensamento adventista do sétimo dia que repudiam esses lampejos sobre a
diferença no ministério sacerdotal de Cristo. Pode não ser culpa deles que se
sintam dessa forma. Ministros e líderes em nosso passado geralmente ensinaram a
mensagem do santuário divorciada da iluminação especial da mensagem de 1888. A
“mui preciosa mensagem” foi sequestrada quando o Senhor a “enviou”.
Ellen
White nos disse em 1896 que “pela ação de nossos próprios irmãos [a luz] tem
sido, em grande medida, conservada afastada do mundo” e “de nosso [próprio]
povo”.5 Então, vamos
ser caridosos com estes rejeitadores atuais da mensagem do santuário, e
“consideremos os outros para que nós também não sejamos tentados”. Essas
pessoas entre nós que hoje estão rejeitando a mensagem do santuário muito
provavelmente nunca compreenderam a mensagem de 1888. Cresceram e passaram por
escola de nível médio, faculdade e universidade sem ninguém ensinar-lhes a
mensagem ou a sua história. Até hoje nenhuma das nossas escolas oferece um
curso sobre a mensagem de 1888. Qualquer pessoa que a receba o
faz por acidente.
A
mensagem ergue o singular ensino adventista do sétimo dia do santuário acima da
confusão e perplexidade e a envolve com as vestes brilhantes da justiça de Cristo,
isto é, o evangelho visto como boas novas. Há dois livros que aquecem o coração
por meio das singulares ideias sobre o santuário na mensagem de 1888:
The
Glad Tidings, de E. J. Waggoner, explica a diferença entre a velha e a
nova aliança. Ali você descobrirá que o evangelho é notícia muito boa. Ela
aquece o seu coração.
Justificação
pela fé é muito mais do que uma fria fórmula teológica. É uma boa notícia muito
além da percepção de pastores e líderes que não vêem a verdade do sábado, nem a
doutrina do santuário, nem a verdade sobre os santos que aguardam a
ressurreição dormindo “em Cristo”. Deus tem muitas pessoas nas igrejas
observadoras do domingo que vivem segundo toda luz que têm. Elas simplesmente
não percebem a ideia da justificação pela fé de 1888 porque ignoram que o homem
na morte dorme até a ressurreição, e não sabem como seguir a Cristo em Sua obra
final de expiação no lugar santíssimo. Ambas as ideias são essenciais para a
justificação pela fé, pois é “verdade presente” hoje.
O outro
livro é “O Caminho Consagrado para a Perfeição Cristã,” de A. T. Jones, que propicia uma
nova perspectiva sobre a verdade do santuário. O santuário celestial nunca
poderá ser “purificado” até primeiro que tudo, os corações do povo de Deus sejam
purificados. Isso é simples! E é muito mais do que um truque contábil legal
pelo qual Deus olha para o outro lado, enquanto nós continuamos pecando. O
fator ausente é concedido por uma nova e mais clara compreensão da justificação
pela fé, que Ellen White viu aplicar-se à mensagem de 1888 como “a mensagem do
terceiro anjo, em verdade”.6
A
“fé” acredita quando algumas mulheres dizem que na manhã de domingo Jesus
ressuscitou dentre os mortos, e você não O viu. A fé não espera até colocar os
dedos nos ferimentos em Suas mãos ou em Seu lado, como Tomé insistiu. De acordo
com 1 João 4:16, a verdade exige um compromisso maior do que a mera convicção
intelectual: “Nós conhecemos e cremos”. É assim que seguimos o
verdadeiro Cristo em Seu ministério no lugar santíssimo—prova objetiva
convincente além de uma apreciação dela de coração.
A
mensagem da Testemunha Verdadeira ao “anjo da igreja de Laodicéia” acaba por
ser a própria verdade do santuário. Esta mensagem não se tornou uma peça de
museu no nosso porão denominacional, ela domina corações por todo o mundo hoje
onde quer que seja apresentada. O Espírito Santo impressiona almas que buscam
seguir a Cristo em Sua graça muito mais abundante para vencer.
A
mensagem do santuário que “o Senhor, em Sua grande misericórdia nos enviou” (Test. P/ Min., pág 91)
ainda deve iluminar a terra com glória. Graças a Deus,
o fará, e em breve.
--Paul
E. Penno
Referências:
[1]
Evangelismo, pág. 221.
[2] Manuscript Releases, vol. 4, pág. 245 (1897).
[3] Evangelismo, pág. 222.
[4] Primeiros Escritos, págs. 55, 56; cf. págs. 260, 261.
[5] Mensagens Escolhidas, liv. 1, pág. 235.
[6] Review and Herald (1º. de abril de 1890).
[2] Manuscript Releases, vol. 4, pág. 245 (1897).
[3] Evangelismo, pág. 222.
[4] Primeiros Escritos, págs. 55, 56; cf. págs. 260, 261.
[5] Mensagens Escolhidas, liv. 1, pág. 235.
[6] Review and Herald (1º. de abril de 1890).
Obs.: A
lição desta 1ª semana, e o vídeo
dela, do Pastor Paul Penno estão na Internet no endereço: http://1888mpm.org
Paulo Penno é pastor
evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da
Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading
Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério
há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews.
Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T.
Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos
Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O
Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º
Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários
conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da
igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno
Junior. Você pode vê-lo, no
You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja
adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
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