sábado, 12 de outubro de 2013

Edição Especial da mensagem de 1888 — por Bill e Shawn Brace



Publicado pela Review and Herald, em 10 de outubro de 2013                              

Cerca de 125 anos atrás, Ellen White ofereceu uma declaração corajosa de orientação da verdadeira vocação do adventismo. Escrevendo em 1890, ela arrojadamente proclamou: "Um interesse predominará, um assunto absorverá todos os outros, Cristo, justiça nossa".1

Este foi o foco singular de Ellen White.
        
Durante a maior parte de seu ministério, todavia, tanto antes como depois da sessão da Conferência Geral de 1888, a tristeza oprimiu o coração dela quando ela percebeu que este assunto foi pouco reconhecido. É por isso que, quando ouviu a mesma mensagem proclamada por dois jovens pregadores, Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, ela relembrou que "cada fibra do meu coração disse, Amém".2 O que eles anunciaram que ela chamou de "mui preciosa mensagem." Era para ir para cada igreja e "dada ao mundo."3 na verdade, ela sugeriu, que era o "alto clamor" de Apocalipse 18 que era para "iluminar toda a Terra com a sua glória."4
Mas o que a tornou "mui preciosa," a tal ponto que Ellen White ansiosamente viajou com os dois jovens, anunciando a sua beleza?
Talvez a explicação mais sucinta é seu resumo de 1895 : "Esta mensagem ", escreveu ela , " era para trazer mais preeminente diante do mundo o Salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados de todo o mundo. Apresentava a justificação pela fé no Fiador, que convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus . Muitos tinham perdido a visão de Jesus. Precisavam ter seus olhos voltados para Sua divina pessoa, Seus méritos e Seu imutável amor pela família humana."5

Um Salvador Exaltado
 “A mui preciosa mensagem” de Jones e Waggoner fluiu de sua ênfase na centralidade de Jesus . Antes disso, os adventistas eram culpados de pregar "a lei até ficarmos secos como as colinas de Gilboa."6
Mas os dois exaltaram a Jesus — tanto a Sua divindade quanto a Sua humanidade. Em relação à divindade, eles procuraram anunciar a Sua plena divindade , mantendo-se , contrários ao sentimento Adventista vigente, que Cristo não foi criado, mas era eterno. Pois, Waggoner propôs, "ninguém que tem essa visão [de que Cristo foi criado] possivelmente pode ter qualquer concepção justa da exaltada posição que Cristo realmente ocupa."7
Isto foi mantido em relação à humanidade de Cristo com tensão. Uma poderia ser apreciada apenas à luz da outra. Assim, Waggoner declarou que uma das "coisas mais encorajadores da Bíblia" foi perceber que "Cristo tomou sobre Si a natureza do homem", em sua condição pecaminosa , e que "Seus ancestrais segundo a carne eram pecadores."8 Esta permaneceu uma parte central de sua proclamação dos seus ministérios.

Um Salvador
Universal  
No sumário de Ellen White de 1895 ela mencionou que um componente essencial da mensagem era Cristo morrendo como "o sacrifício pelos pecados do mundo inteiro."
Este ensinamento resultou de um entendimento singular da atitude de Cristo para com a humanidade; uma atitude de fé e confiança no que a Sua graça poderia realizar na vida dos pecadores. "Seu olhos experientes viram em você grandes possibilidades", Waggoner escreveu em 1890, "e Ele lhe comprou, não pelo que você valia então, ou vale agora, mas pelo que Ele podia fazer de você".9
A conclusão lógica de Waggoner desta ideia foi que Cristo deve ter, portanto, justificado a existência de toda a humanidade, no Calvário. "Como a condenação veio sobre todos, assim também a justificação veio sobre todos", ele escreveu.10 De fato, "o julgamento revelará o fato de que a salvação plena e completa foi dada a cada um , e que o perdidos deliberadamente jogaram fora sua possessão."11 Assim, a morte de Cristo realmente realizou algo para todos — mesmo que essa realização não termine em cada pessoa desfrutando a eternidade
Ellen White repete este conceito ao afirmar que "para cada ser humano, Cristo pagou o preço da eleição. Ninguém precisa se perder. Todos foram resgatados"12.

Um Salvador eficaz
Escrevendo em 1890 , Ellen White apaixonadamente destaca um componente crítico da mensagem: "Não há um ponto que precise ser realçado mais diligentemente, repetido com mais frequência, ou estabelecido com mais firmeza na mente de todos, do que a impossibilidade de o homem caído merecer alguma coisa por suas próprias e melhores boas obras."13
Este foi o ponto crucial do problema. Muitos estavam tentando salvar-se por suas próprias boas obras. Estas tentativas fracas, no entanto, não se manifestavam somente na tentativa de ganhar o perdão de Deus através da obediência, mas também pela tentativa de produzir obediência na vida após a conversão. Ambas eram vãs.
Na raiz da compreensão de Jones e de Waggoner estava a sua visão única deles sobre os concertos. Eles propuseram que o velho e o novo concertos não falavam necessariamente de períodos de tempo, mas das experiências daqueles que vivem em qualquer era. Jones expos que "O primeiro [velho] concerto repousava sobre as promessas do povo, e dependia exclusivamente dos esforços das pessoas. O segundo [novo] concerto consiste somente da promessa de Deus, e depende do poder e da obra de Deus"14.
Foi dentro deste contexto que as almas foram convidadas a receber pela fé a justiça de Cisto — em ambos os aspectos, imputado e comunicado.

Um Salvador completo
Talvez a maior conquista da mensagem deles era o equilíbrio dela entre a lei e o evangelho, o qual, de acordo com Ellen White, deve sempre ir "de mãos dadas."15 Ele evitou o fosso do legalismo por dar a certeza do perdão e evitou o vala da "graça barata", mostrando que uma vida cheia de fé resulta em completa obediência . Como Ellen White escreveu em 1895, receber a justiça de Cristo se "manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus."
Isso ocorre porque Ellen White, Jones e Waggoner apreciaram a capacidade do evangelho, quando totalmente compreendido e abraçado, de mudar o coração do crente e salvar-lhe do pecado — não no pecado. Isso tudo é feito através de "uma apreciação do custo da salvação"16.
Este era, afinal , o objetivo do evangelho e o objetivo final do ministério de Jones e Waggoner . "O Senhor tem levantado o irmão Jones e o irmão Waggoner ", Ellen White declarou em 1893, “para proclamar uma mensagem ao mundo para preparar um povo para subsistir no dia de Deus."17 Isso foi no contexto da purificação do santuário e da mensagem do terceiro anjo.
Waggoner e Jones ambos entenderam isto, com o primeiro escrevendo em 1890, "E assim vemos que quando Cristo nos cobre com o manto de Sua própria justiça, Ele não fornecer uma capa para o pecado, mas tira o pecado para longe. E isso mostra que o perdão dos pecados é algo mais que uma mera forma, algo mais do que um mero lançamento nos livros de registro do céu . . . . E se [uma pessoa ] é limpa da culpa, é justificada, feita justa, ela certamente sofreu uma mudança radical." De fato, "o novo coração é um coração que ama a justiça e odeia o pecado." 18

Ele estava simplesmente repetindo o que tinha escrito depois da sessão da Conferência Geral de 1888: "Quando o Senhor vier, haverá um grupo de crentes que vai ser encontrado ‘completo nEle.' . . . Para aperfeiçoar esta obra nos corações dos indivíduos ... é a obra da mensagem do terceiro anjo."19

Conclusão
Como Ellen White e seus contemporâneos, tivemos nossos corações estranhamente aquecidos por esta mensagem . Reconhecemos que é uma bela singularidade ao que Jones e Waggoner, juntamente com Ellen White proclamaram. Sua mensagem , explicando a profundidade de Cristo e seu sacrifício, e mostrando o que Deus vai realizar na vida daqueles que abraçam o seu amor foi uma explicação muito mais completa do evangelho que existia dentro e fora do adventismo.
A essa mensagem ainda não foi dada a mais completa expressão que ela merece. Reconhecendo nossa própria necessidade, apelamos a todos para proclamarem esta mensagem poderosa que foi intentada para "iluminar toda a Terra com a sua glória."20

-Bill and Shawn Brace

Guilherme e Shawn Brace são dois ministros adventistas das associações, respectivamente do sul e do norte da Nova Inglaterra, (em inglês: New England, uma região, localizada na ponta nordeste dos Estados Unidos). Juntos eles editam a revista “O Pastor da Nova Inglaterra”.

1)Ellen G. White, na revista  Review and Herald, de 23 de dez. de 1890. Em português está na Meditação Matinal de 2005, “Filhos e Filhas de Deus,” pág. 259
2) Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 1, pág. 349;  Publicado em 1897 em Washington D.C. pelo Patrimônio de Ellen G. White.
3)Idem, vol.3, págs. 1336 e, 1337;
4)Idem, vol. 4, pág. 1575;
5)Idem, vol. 3, pág. 1336;
6)Ellen G. White, publicado na  Review and Herald, em 11 de Mar. de 1890;
7)Ellet J. Waggoner, Christ and His Righteousness (Oakland: Publicadora Pacific Press, 1890), pág. 20;
8)Idem, pág. 61;
9) Idem, pág. 72. Compare com Parábolas de Jesus Ellen G. White, Christ’s Object Lessons (Washington, D.C.: Publicadora Review and Herald 1900), pág. 118;
10)Ellet J. Waggoner, publicado na revista Present Truth, em 18 de out. de 1894;
11)Ellet J. Waggoner, The Glad Tidings (Oakland: Pacific Press Pub. Co., 1900), pp. 22, 23. They saw their growing views on what some label as “universal justification” as the logical outworking of their understanding of Christ’s faith in humanity;
12)The Seventh-day Adventist Bible Commentary, Ellen G. White Comments, vol. 7, p. 944;
13)E. G. White, 1888 Materials, p. 811;
14)Alonzo T. Jones, in  Review and Herald, July 24, 1900;
15)Ellen G. White, in Review and Herald, Sept. 3, 1889;
16)Ibid., July 24, 1888;
17) Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 4, pág. 1814;  Publicado em 1897 em Washington D.C. pelo Patrimônio de Ellen G. White;              
18)E. J. Waggoner, Christ and His Righteousness, pp. 65, 66;
19)Ellet J. Waggoner, in Signs of the Times, Dec. 28, 1888; 
20)E. G. White, Parabolas de Jesus, pág. 228.
________________________________________