terça-feira, 1 de outubro de 2013

1/10/13 - Jesus na Cruz — Sacerdote ou Cordeiro?, por Rick Lee.


Por que Jesus não foi um Sacerdote na terra quando morreu sobre a cruz!!!
A maior parte dos cristãos evangélicos creem que Jesus era Sumo Sacerdote quando Ele morreu na cruz. Muitos adventistas do sétimo dia também creem neste mesmo ensinamento, particularmente como é encontrado nos recentes livros compilados, que trazem o nome de Ellen G. White. Mas uma vez que este ensinamento é aceito pelos guardadores do sábado, está preparado o caminho para aceitarem dois ensinamentos evangélicos comuns, que destroem a verdade fundamental do ministério sumo sacerdotal de Cristo no santuário celestial. Ambos os ensinamentos não podem ser sustentadas pelas escrituras. Estes dois erros evangélicos populares são.
1º) Se Cristo era sacerdote na cruz quando ele morreu, então Ele fez a expiação pelo pecado sobre a cruz; e
2º) Que Cristo preencheu a transação antitípica do bode expiatório, quando Ele portou nossos pecados em Seu próprio corpo.
Na primeira parte deste estudo devemos estabelecer plenamente das escrituras que Cristo não era sacerdote quando esteve nesta terra, mas que Ele tornou-Se nosso Sumo Sacerdote depois de Sua ascensão ao céu, à mão direita de Seu Pai.
1) Foi profetizado de Cristo que Ele deveria assentar-Se à mão direita do Pai no céu, e que Seu Pai prestou um juramento, que Ele deveria tornar-Se um Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Esta profecia, no livro de Salmos é o ponto de partida do nosso estudo relativo ao ministério sumo sacerdotal de Cristo. Salmo 110: 1 e 4:
“Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. ... Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.”
Melquisedeque era tanto um sacerdote como rei. Tal sacerdócio Cristo cumpriu.
Gênesis 14: 18 a 20, E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.”
Hebreus 7: 1 e 2, “Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz.”
Cristo Não era rei sobre a terra. De fato Ele plenamente declarou que Seu reino não era deste mundo, e Ele não aceitaria honras reais. O povo judeu recusou ter Cristo como seu rei por ocasião do primeiro advento.
João 1:11,Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.”
João 6:15, “Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-Se, Ele só, para o monte.”
João 18: 36 e 37, “Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o Meu reino fosse deste mundo, pelejariam os Meus servos, para que Eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o Meu reino não é daqui. Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo Tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que Eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz.”
João 19:15, Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César.”
Cristo não era um sacerdote sobre a terra, como o sacerdócio levitico ordenava sacerdotes durante o tempo do velho testamento.
Hebreus 8:4 e 5, “Ora, se Ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei, os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.”
Para Cristo ter sido um sacerdote nesta terra, Ele teria violado a Lei de Moisés, e estaria sujeito à pena de morte, porque Deus designou somente a tribo de Levi para serem seus sacerdotes na terra.
Números 3:10, Mas a Arão e a seus filhos ordenarás que guardem o seu sacerdócio, e o estranho que se chegar morrerá.”
Números 18: 1,2,6 e 7, Então disse o SENHOR a Arão: Tu, e teus filhos, e a casa de teu pai contigo, levareis sobre vós a iniquidade do santuário; e tu e teus filhos contigo levareis sobre vós a iniquidade do vosso sacerdócio. E também farás chegar contigo a teus irmãos, a tribo de Levi, a tribo de teu pai, para que se ajuntem a ti, e te sirvam; mas tu e teus filhos contigo estareis perante a tenda do testemunho. ... E Eu, eis que tenho tomado vossos irmãos, os levitas, do meio dos filhos de Israel; são dados a vós em dádiva pelo SENHOR, para que sirvam ao ministério da tenda da congregação. Mas tu e teus filhos contigo cumprireis o vosso sacerdócio no tocante a tudo o que é do altar, e a tudo o que está dentro do véu, nisso servireis; eu vos tenho dado o vosso sacerdócio em dádiva ministerial e o estranho que se chegar morrerá.”
Porque a Lei de Moisés ordenava que os sacerdotes durante o tempo do velho Testamento só poderiam vir da tribo de Levi, e como Cristo era da tribo de Judá, a Lei concernente ao sacerdócio tinha que ser mudada.
Hebreus 7:12 a 14, “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Porque Aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar, visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.”
Cristo, portanto, deveria ser feito Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, segundo o juramento de Seu Pai.
Hebreus, 7: 20 e 21, “E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes, mas Este com juramento por aquele que Lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque).”
O juramento do Pai entrou em vigor desde ou depois da Lei concernente ao sacerdócio levítico ter sido abolido.
Hebreus 7: 15 a 18, “E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote, que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque. Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade.”
Hebreus 7:28,Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.”
Todos estes fatos bíblicos estabelecem a verdade de que Cristo não era sacerdote quando esteve nesta terra.
2) Foi profetizado por Zacarias que Jesus seria um sacerdote sobre Seu trono. Desnecessário dizer, Cristo não podia ser um sacerdote sobre a cruz, eis que ela não era Seu trono.
Zacarias 6: 12 e 13, E fala-lhe, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é RENOVO; Ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do SENHOR. Ele mesmo edificará o templo do SENHOR, e Ele levará a glória; assentar-Se-á no Seu trono e dominará, e será sacerdote no Seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios.”
A profecia de Salmo 110: 1 e 4, concernente ao sacerdócio de Cristo segundo a ordem de Melquisedeque, deveria tomar lugar quando Ele Se assentasse à mão direita do Pai. Quando Jesus ascendeu ao céu, depois de Sua morte sacrificial e Sua ressurreição, Ele assentou-Se à mão direita do Pai, para tornar-Se nosso Sumo Sacerdote celestial.
Marcos 16:19, Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-Se à direita de Deus.”
Hebreus 8:1 e 2, “Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem."
Hebreus 10: 12 e 13, “Mas Este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, daqui em diante esperando até que os Seus inimigos sejam postos por escabelo de Seus pés."
O Apostolo Paulo no livro de Hebreus aplica duas profecias do livro de Salmos a Jesus Cristo.
Hebreus 5: 4 a 6, “E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão. Assim também Cristo não Se glorificou a Si mesmo, para Se fazer sumo sacerdote, mas Aquele que Lhe disse: Tu és Meu Filho, Hoje Te gerei. Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.”
Note: As duas profecias são: 1ª) “Tu és Meu Filho, Hoje Te gerei,” de Salmo 2:7. O apóstolo Paulo em Atos 13:32 e 33 aplica esta profecia ao Pai ressuscitando Cristo dos mortos:
“E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus; Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei” (Atos 13: 32 e 33).
A 2ª profecia é, “Jurou o SENHOR, e não Se arrependerá: Tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque” (Salmo 110:4).
Portanto, o fato de Cristo ser ressuscitado dos mortos por Seu Pai tinha que ocorrer para que Ele pudesse tornar-Se Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque.
A promessa do derramamento do Espírito Santo não poderia ocorrer senão depois de Cristo ser glorificado.
João 7:37 a 39, E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-Se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a Mim, e beba. Quem crê em Mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse Ele do Espírito que haviam de receber os que nEle cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”
João 12:16, Os Seus discípulos, porém, não entenderam isto no princípio; mas, quando Jesus foi glorificado, então se lembraram de que isto estava escrito dEle, e que isto Lhe fizeram.”
No dia de Pentecostes, dez dias depois de Jesus ascender ao céu, o Espírito Santo foi derramado sobre Seus discípulos expectantes sobre a terra. Isto foi porque Cristo foi exaltado ou glorificado à mão direita do Pai como Sumo Sacerdote.
Atos 2: 29-36,Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para O assentar sobre o Seu trono, nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a Sua alma não foi deixada no inferno, nem a Sua carne viu a corrupção. Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas. De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que ponha os Teus inimigos por escabelo de Teus pés.”
Note: O apóstolo Pedro, nos vs. 34 e 35 está citando do Salmo 110:1, concernente ao ministério de Cristo segundo a ordem de Melquisedeque, à mão direita do Pai, cumprido no dia de Pentecoste.
Isto nos leva ao ponto de nossa conclusão — Os sacerdotes terrestres tinham que ser ungidos ou consagrados ao seu ofício sacerdotal antes de eles poderem começar suas ministrações sacerdotais. Estes sacerdotes terrenos serviam como um exemplo e sombra das realidades celestiais.
Êxodo 40: 12 a 15, “Farás também chegar a Arão e a seus filhos à porta da tenda da congregação; e os lavarás com água. E vestirás a Arão as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que Me administre o sacerdócio. Também farás chegar a seus filhos, e lhes vestirás as túnicas, e os ungirás como ungiste a seu pai, para que Me administrem o sacerdócio, e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações.”
Hebreus 8:4 e 5, “Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei, os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.”
Portanto antes de Jesus poder tornar-Se um Sumo Sacerdote Ele tinha que ser ungido ou consagrado para Seu ofício. Esta unção dever ter ocorrido durante os dez dias entre o tempo de sua ascensão ao céu e o dia de Pentecostes.
Salmo 45: 5 e 6, “O Teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do Teu reino é um cetro de equidade. Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o Teu Deus, Te ungiu com óleo de alegria mais do que a Teus companheiros.”
Hebreus 1:8 e 9, “Mas, do Filho, diz: O Deus, o Teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do Teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o Teu Deus, Te ungiu com óleo de alegria mais do que a Teus companheiros.”
Hebreus 7:28, Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.”
De fato Pedro, no dia de Pentecostes fez uma interessante declaração concernente ao que o Pai fez por Jesus:
Atos 2:36, Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a Esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus O fez Senhor e Cristo.”
Note: O Pai fez Jesus tanto Senhor e Cristo. Cristo significa “O Ungido”. Veja: Isaias 61:1, “O espírito do Senhor DEUS está sobre Mim; porque o SENHOR Me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-Me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.”
Enquanto Jesus foi ungido pelo Espírito Santo em Seu batismo para pregar o evangelho, Ele ainda tinha que ser ungido para Seu oficio sacerdotal, e isto é o que Pedro está indicando no verso 36, acima transcrito, que Deus o Pai fez o ressurreto Jesus tanto Senhor — Rei, e Cristo — o Ungido Sumo Sacerdote. Tal ensinamento se harmoniza bem com todas as prévias evidências acima citadas, e é confirmado pelo testemunho de Jesus.
Espírito de Profecia, vol. 3, pág. 271, “Nas palavras de Davi, referidas por Pedro — ‘O Senhor disse ao meu Senhor, assenta-Te à Minha mão direita, até que Eu torne Teus inimigos o escabelo de Teus pés,’ o Pai é chamado Senhor, e disse a Cristo, que é também Senhor, e igual com o Pai, ‘Assenta-Te à Minha mão direita.’  'Portanto,’ disse Pedro, Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a Esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus O fez Senhor e Cristo’ (Atos 2:36)."
“Davi chamou o Messias, em Seu divino caráter, Senhor, embora, na carne, Ele fosse o filho de Davi por descendência direta. Davi por visão profética, viu Cristo entrar nos céus, e tomar Seu lugar à mão direita de Deus. A demonstração testemunhada pelos judeus no Pentecoste era uma demonstração de poder dAquele mesmo Jesus, a quem os sacerdotes e príncipes rejeitaram desdenhosamente e crucificaram. De acordo com Sua promessa Ele enviou o Espírito Santo do céu para os Seus seguidores, como um sinal de que Ele tinha, como sacerdote e rei, recebido toda autoridade no céu e na terra, e era o Ungido sobre Seu povo.”
E a respeito das passagens que se referem a Jesus oferecendo-Se a Si mesmo, no livro de Hebreus?
Hebreus 7:27, “Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez Ele, uma vez, oferecendo-Se a Si mesmo.”
Hebreus 9:14, “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno Se ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?”
Hebreus 9:28, “Assim também Cristo, oferecendo-Se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para salvação.”
Hebreus 10:12, “Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus.”
As Escrituras do Novo Testamento plenamente revela a verdade quando Jesus voluntariamente ofereceu ou depôs Sua vida sobre a cruz, Ele morreu como o Cordeiro de Deus — nosso Cordeiro Pascoal, não como nosso Sumo Sacerdote.
João 1:29, “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”
João 1:36, “E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.”
1ª Cor 5:7, “Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.”
 1ª Pedro1: 18 e 19, “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.”
Apocalipse 5:6, “E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.”
Apocalipse 13:8, “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.”

 R. Lee

 




O irmão Rick Lee, hoje com 51 anos de idade, é adventista desde os 4 anos, quando sua mãe se converteu; assim ele cresceu na igreja adventista, e, durante toda sua vida, tem sido um intenso estudioso da Bíblia e dos originais do Espírito de Profecia. Ele sempre teve um profundo interesse em história e desde o início dos anos da década de 1990 estudou a história e as doutrinas dos primórdios da igreja adventista, o que resultou em um grande número de documentos detalhados. Lee vive em Queensland, na Austrália com sua mulher Sarah.

_________________________