sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Lição 6 – Expondo a Fé, por Raul Diaz

Vamos começar com uma parábola. Uma mulher vai comprar um vestido novo. Ela vai primeiro a uma loja de alto nível. Ela vê um vestido que ela realmente gosta e que lhe serve muito bem, mas custa mais do que o que ela pode pagar. Então ela vai a uma loja com preços mais acessíveis. Ela vê o que parece ser o exato vestido; na verdade, é a mesma marca. Mas não é tão atraente nem lhe veste bem como o primeiro vestido. Como pode ser isso? Será que ela é que está grilada com isso?

Ela está intrigada com isso e decide que antes de comprar ela vai investigar. Ela cantata a fábrica. Dizem-lhe que no rótulo, há um número, menor o número, melhor a qualidade do vestido. Havia detalhes que passaram para a produção dos vestidos de número menor que não foram considerados para os vestidos de número maior. Às vezes era o tipo e a cor do fio utilizado (*na tecelagem); o tipo de ponto, Outras vezes era como foi cortado o tecido, etc. Duas coisas que pareciam idênticos, não o eram. Nossas obras, como o vestido, pode parecer similar. Mas as obras da fé são diferentes das obras realizadas em nossa própria força.

Primeiro, vamos lidar com a teologia por trás deste ponto e, em seguida, vamos colocá-lo em conjunto. Paulo abre Romanos 5 com a presente declaração.

Romanos 5: 1 “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.”

A palavra "portanto" nos diz que esta afirmação se refere ao que foi dito anteriormente no capítulo 4. O estilo de Paulo é fazer uma declaração, elaborada, e, então, concluir com uma declaração firme. Muitas vezes ele volta para aprofundar sua declaração. No capítulo 4, Paulo estava usando Abraão como um exemplo de como funciona a justificação pela fé. A forma como funcionou para Abraão é a mesma que funciona para nós. Paulo faz uma declaração em Romanos 4: 3, depois passa o resto do capítulo 4 elaborando sobre ela. Ele então conclui com Romanos 5: 1. Paulo diz de Abraão no capítulo 4, versículo 3,

Romanos 4: 3, “Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.”

Paulo usou a palavra grega "episteusen", que vem da palavra "pistis," de fé ou crença. Na essência, ele está dizendo que Abraão teve fé. Sabemos que “a fé é pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus” (Romanos 10:17). Abraão ouviu a Palavra de Deus e creu. Quando substituímos "crer" por outras definições de fé temos uma sensação melhor do que isso significa. Abraão ouviu a palavra de Deus e sentiu apreciação no seu coração. Ele ouviu a palavra de Deus e confiou que a palavra iria fazer o que disse que faria; ele esperou e dependeu da palavra somente. A palavra de Deus a Abraão foi "o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem" (Hebreus 11:1). Como resultado de sua crença na Palavra de Deus, Abraão foi um dos anciãos que obteve um bom relatório, e ele agradou a Deus, Hebreus 11: 2 e 6.

A segunda parte do verso 3 (de Romanos 4), diz que seu ato de crer "lhe foi imputado por justiça." O que é justiça? Ellen White define como "obediência à lei" (Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 367). Vamos substituir a palavra justiça pela definição que Ellen White oferece e vamos ler assim: "Abraão creu em Deus e isto foi creditado a Ele pela obediência à lei." Acreditando na palavra de Deus, Abraão obedeceu a lei. A justiça de Abraão (obediência à lei) veio de exercer a fé na palavra de Deus.

Este é o sentido que nós temos de Romanos 5:1, onde Paulo reitera o que foi explicado no capítulo 4. Tradutores têm interpretado este verso como dizendo "Sendo, pois, justificados pela fé ..." Mas, a versão transliterada do grego, de Romanos 5: 1, parece dizer: "Sendo justificados, pois, após crer." Sabemos que a palavra justificar significa "feitos justos." — Assim nós poderíamos interpretar como" Ser feito justo da fé "- assim, há uma espécie de fé que nos torna justos ou obedientes à lei. Ellen White exprime o mesmo pensamento na seguinte citação:

“Justiça é obediência à lei. A lei requer justiça, e esta o pecador deve à lei; mas ele é incapaz de a apresentar. A única maneira em que ele pode alcançar a justiça é pela fé. Pela fé ele pode apresentar a Deus os méritos de Cristo, e o Senhor lança a obediência de Seu Filho a crédito do pecador. A justiça de Cristo é aceita em lugar do fracasso do homem, e Deus recebe, perdoa, justifica a alma arrependida e crente, trata-a como se fosse justa, e ama-a tal qual Ele ama Seu Filho” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 367).

Resumindo Romanos 4, Waggoner, (*em Carta aos Romanos, no início do capítulo 5, postado neste blog em 9 de julho de 2010) dá contexto à sua explicação sobre Romanos 5.

A fé opera justiça real: –“Justificados, pois”. O “pois” indica que se chega a uma conclusão que deriva de algo que a precede. O que é? O relato do que Abraão obteve pela fé. Obteve justiça. Foi em razão de sua fé na promessa de que teria um filho – o filho da fé. A mesma fé que propiciou o nascimento de Isaque trouxe justiça a Abraão. Trata-se da mesma justiça que nos será imputada se tivermos a fé que ele possuiu. Somos ensinados, portanto, que a justiça da fé é algo tão real como o filho que nasceu, pela fé, a Abraão. A justiça pela fé não é nenhum mito” (Waggoner on Romans, pág. 85)

O profeta Isaías nos diz que: "Todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças são como trapo imundícia" (Isaías 64:6). Nossa justiça está aquém da exigência da lei. Precisamos de uma justiça que é perfeita, pois a lei exige a perfeição. A irmã White afirma que a justiça de Cristo é o que nos é dado para satisfazer a demanda da lei por perfeição. Temos afirmado, até agora, que a única maneira de obter essa justiça é pela fé. Poderá a nossa fé imunda produzir uma justiça perfeita? A resposta é, obviamente, “Não, não pode.” Portanto, devemos obter uma fé que é perfeita. Essa fé é a fé de Jesus. Quando aceitamos a Sua fé, ela produz em nós a Sua justiça. Esta é a fé que caracterizou Abraão. É a fé que aqueles que vencerem e perseverarem até ao final terão (Apocalipse 14:12).

Abraão, quando viveu pela fé, é a veste de alta qualidade. Jesus é o tecido e o fio utilizado para fazer Abraão. Quando Abraão está tentando com sua própria força ele é a veste de baixa qualidade. O tecido e o fio utilizado é carne pecaminosa. Qual deles você preferiria ser?

Raul Diaz

O irmão Raul Diaz é um membro da Igreja adventista da cidade de Monte Vernon, no estado de Illinois, perto de Chicago. Ele atua em diversos departamentos da igreja, prega em diferentes ocasiões e locais, e coordena o estudo da lição da escola sabatina em sua unidade evangelizadora em sua igreja local, Seventh-day Adventist church, na cidade de Mt Vernon, Illinois,

Endereço da igreja: 12831, N. Norton Dr., Mount Vernon, Il. 62864-8231, U.S.A.

Telefone: 001 XX (618) 244-7064. Site: www.mtvernonadventist.org

_______________________________________