quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Lição 7 — Vitória Sobre o Pecado, por Michael Jones

Lição 7 — Vitória Sobre o Pecado, por Michael Jones

Para a semana de 08-14 de agosto de 2010

Uma das coisas mais belas da natureza é o nascer do sol. O aumento constante da sua luz no céu com suas cores suaves de laranja, amarelo e vermelho contra o pano de fundo das nuvens brancas e do céu azul traz alegria para a alma. O chilrear dos pássaros, as flores se abrindo e despertando a vida. É neste contexto que se aprende sobre ganhar vitória sobre o pecado.

Trevas e Luz

No reino natural, a luz do sol dissipa as trevas. E o mesmo se dá no reino espiritual. Somente a luz de Cristo pode livrar-nos das trevas do pecado. Dois pontos são claramente vistos aqui: a escuridão não dissipa as trevas e as trevas não podem existir na presença de luz.

Existe Potencial para a vida na Escuridão do solo e do Pecado

Por milhares de anos, pessoas de todo o mundo têm plantado sementes no solo. Embora a escuridão não pareça promissora, o solo contém realmente poderosos nutrientes que ajudam a sustentar a vida dentro da semente. E o que tem lugar no plano natural, também ocorre no espiritual. Uma vez que todas foram plantadas na escuridão e no pecado, um poderoso nutriente chamado graça tem sido dado livremente a todos. "Assim como a planta cria raízes no solo, devemos nós criar raízes em Cristo. Assim como a planta recebe a luz solar, o orvalho, e a chuva, devemos nós receber o Espírito Santo "(Ellen White, Educação, pág.106).

Exercitar Fé no Reino Físico

É preciso fé para crer que plantar sementes no solo produzirá uma safra, mas é tão comum que muitos não pensam em tais termos. No entanto, a fé deve ser exercida sob a forma de plantar a semente no solo, a fim de obter uma boa colheita. Evidência de plantar a semente pode ser vista claramente na forma de árvores, arbustos, gramíneas e vegetação. Estes produzem frutos que, por sua vez, contêm as sementes que caem de volta para a Terra para repetir o ciclo. Este princípio é ensinado a todos os estudantes ao redor do mundo em todos os níveis da educação, da pré-escola ao ensino médio, do ensino de graduação para a pesquisa pós-graduação. Há uma mais profunda lição para nós, ao pesarmos agora em exercitar a fé no reino espiritual.

Exercitar Fé na Esfera Espiritual

Os efeitos físicos do exercício da fé, através da plantação de sementes, é claramente entendida por todas as culturas em todo o mundo. Vamos agora considerar os efeitos do exercício da fé no reino espiritual. Embora as questões espirituais lidem com o intangível, e as questões terrenas e físicas lidem com o tangível e visível, ambos produzem efeitos concretos e visíveis. Isto é ilustrado em um relato bem conhecido nos evangelhos.

Jesus tinha acabado de voltar de Sua viagem a Cafarnaum da Galiléia (Mateus 9: 1, Marcos 5: 1). A noticia correu rapidamente que Ele estava na cidade. Logo não havia espaço dentro da "casa de Pedro" (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 267). Jesus estava pregando a Palavra, quando o teto acima de repente foi aberto e quatro homens baixaram seu amigo que estava doente com paralisia. Sem ter conseguido entrar pela porta lotada, eles persistiram até que encontraram um caminho. "Quando Jesus viu a fé deles," Ele perdoou e curou o paralítico. A fé é visível. Ela funciona no mundo físico e no mundo espiritual. Aqui, na minha opinião, está a declaração mais forte de toda a Escritura da prova visível que resulta da fé.

Os amigos do paralítico creram no nome de Jesus Cristo. A evidência da fé deles foi demonstrada através de suas ações. Eles mostraram que a verdadeira fé funciona pelo amor. Este ato moveu o coração de Jesus. Assim como uma semente plantada no solo acabará por dar frutos visíveis e tangíveis, um indivíduo que, pela fé em Jesus Cristo, crê na salvação através da graça, também vai dar frutos visíveis e tangíveis do Espírito Santo.

Vitória Sobre o Pecado

A Bíblia é muito clara que um indivíduo que, pela fé, crê na salvação pela graça, torna-se luz (Efésios 5:8). Ele não vai continuar no pecado (Romanos 6:1-4). A escuridão não pode coexistir com a luz. Mas não há nenhuma promessa de que o fruto maduro da santidade apareça de um dia para o outro. Mesmo frutas cultivadas no mundo natural levam tempo para se desenvolver. A árvore leva tempo para produzir frutos, mas durante esse tempo de crescimento ainda é uma árvore frutífera. Uma árvore pode produzir uma quantidade diferente de outras árvores de fruto que, no entanto, ainda é uma árvore frutífera. O crescimento espiritual não é diferente da produção de frutos. Leva tempo. E a quantidade de frutos não será a mesma para todas as pessoas. Alguns vão produzir "cem por um, ou sessenta, e outros trinta" (Mateus 13: 23). Este princípio de crescimento ao longo do tempo, realmente fortalece o vínculo relacional entre Cristo e Seus seguidores.

Portanto, o que é a vitória? A resposta é muito simples ... é a fé, a fé em Cristo! E a mesma fé que Jesus teve será encontrada em Seus seguidores. Jesus demonstrou essa fé no início de Seu ministério, enquanto no deserto. Foi vista por toda a Sua vida terrena e ministério público. Foi vista até mesmo enquanto Ele estava na cruz. A fé de Jesus foi vista em completa dependência das palavras das Escrituras. "Está escrito" foi o seu testemunho.1 Aqui é a justiça pela fé! Cristo demonstrou que "a obediência é o fruto da fé" (Ellen White, Caminho a Cristo, p.61).

Nós também temos uma nuvem de testemunhas que viveram pela fé nas promessas de Deus. O livro bíblico de Hebreus registra quinze pessoas por nome, e muitos outros anônimos que "obtiveram um bom testemunho pela fé" (Hebreus 11: 39). A Escritura não registra apenas os nomes dos indivíduos, mas inclui também as suas ações. Isso serve como prova de que a fé opera. Mas que ninguém se esqueça que "antes de a fé e obediência se tornarem atos humanos, elas são dádivas de Deus" (RB Kuyper).

A vida abundante de vitória sobre o pecado é encapsulada na fé. É a fé que opera pelo amor e pela graça de poder.

Que a Estrela da Manhã surja em seu coração para dissipar as trevas do pecado.

Michael Jones

O Irmão Michael Jones é um Pastor Adventista do Sétimo Dia que trabalha para a Associação da Igreja Adventista do 7º Dia do estado de Minnesota, nos EUA. Mas atualmente o pastor Michael reside, com sua família, na cidade de Barrien Springs no estado de Michigan, onde ele está cursando o seu Mestrado em Divindade (MDiv) na Universidade Adventista Andrews.