domingo, 1 de agosto de 2010

O Concerto Eterno, capítulo 2.

O Concerto Eterno, capítulo 2.

Pág (27)

O Primeiro Domínio

A Propriedade Adquirida

Redenção significa re-comprar E o que é que precisava ser re-comprado? Evidentemente aquilo que fora perdido; pois isto é o que o Senhor veio salvar E o que estava perdido? O homem, por uma única coisa, “porque assim diz o Senhor: Por nada fostes vendidos; e sem dinheiro sereis resgatados.” Isaías 52:3. E o que mais havia se perdido? Evidentemente, tudo o que o homem possuía E o que era isto?

“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus e sobre todo animal que se move sobre a terra” Gênesis 1:26-28

O salmista diz do homem: “Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.” Salmo 8:5-8

(28) Tal foi o domínio original do homem, mas não o reteve. Na epístola aos hebreus temos as palavras do salmista, citadas na seguinte passagem:—

“Porque não foi aos anjos que [Deus] sujeitou o mundo vindouro, de que falamos Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? Tu o fizeste um pouco menor [ou ‘por pouco tempo menor’]1 do que os anjos; De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos; Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor [ou ‘por pouco tempo menor’ RV] do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.” Hebreus 2:5-9.

Um maravilhoso quadro se abre para nós nestas palavras Deus colocou a terra, e tudo o que lhe pertence, debaixo do governo do homem. Mas isto não ocorre agora “Não vemos ainda todas as coisas sujeitas a ele” Por quê não? Porque o homem perdeu tudo na queda. Porém vemos Jesus, que foi feito “menor que os anjos,” isto é, foi feito homem, provou a morte por todo homem, a fim de que todo aquele que crer possa ser restaurado à herança perdida. Portanto, tão certamente como Jesus morreu e ressuscitou outra vez, e tão certamente como por Sua morte e ressurreição os que crerem nEle serão salvos, assim certamente a herança perdida será restaurada para os que são redimidos.

Isto está indicado nas primeiras palavras da passagem citada do livro de Hebreus: “Pois não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos” Bem, sujeitou Ele o mundo por vir ao homem? Sim, porque quando a terra foi criada Ele a pôs em sujeição ao homem, e Cristo tomou o estado caído do homem a fim de redimir ambos, o homem e sua propriedade perdida, porque Ele veio salvar o que se havia perdido2; e visto que nEle obtivemos uma herança, é evidente que em Cristo temos domínio sobre o mundo que há de vir, que é a terra renovada, como foi antes da queda.

(29) Isto é mostrado também pelas palavras do profeta Isaías: “Envergonhar-se-ão, e também se confundirão todos; cairão juntamente na afronta os que fabricam imagens Porém Israel é salvo pelo Senhor, com uma eterna salvação; por isso não sereis envergonhados nem confundidos em toda a eternidade Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; Ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro Não falei em segredo, nem em lugar algum escuro da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; Eu Sou o Senhor, que falo a justiça, e anuncio coisas retas.” Isaías 45:16-19.

O Senhor formou a terra, para que fosse habitada, e desde que Ele faz todas as coisas segundo o conselho de Sua vontade, é certo que Seus desígnios se realizarão. Mas, quando Ele fez a terra, o mar e todas as coisas que há neles, e o homem sobre a terra, “viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom,” Gênesis 1:31. Então, considerando que o plano de Deus vai cumprir-se, é evidente que a terra ainda deve ser habitada por pessoas que são muito boas, e isto acontecerá naquele tempo em condição perfeita.

Quando Deus fez o homem, Ele o coroou “de glória e honra”3, e lhe deu “domínio sobre as obras de Suas mãos” Ele era, portanto, rei, e como sua coroa indicava, seu reino era um reino de glória. Pelo pecado ele perdeu o reino e a glória, “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Romanos 3:23. Jesus desceu então até seu lugar, e pela morte, que ele experimentou por todos os homens, Ele tornou-Se “coroado de glória e de honra.”4 É Jesus Cristo homem, I Timóteo 2:5, quem reconquistou o domínio que o primeiro homem, Adão, perdeu. Ele fez isto a fim de trazer muitos filhos à glória nEle temos obtido uma herança; e sendo que é “Jesus Cristo homem” quem está agora na presença de Deus por nós” 5, é lógico que o mundo vindouro, que é a nova terra,–“o primeiro domínio”–, ainda é a porção do homem

Os textos seguintes também demonstram isto: “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para a salvação.” Hebreus 9:28. Quando Ele foi oferecido, Ele levou a maldição, a fim de que a maldição pudesse (30) ser removida “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-Se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.” Gálatas 3:13. Porém, quando a maldição do pecado veio sobre o homem, veio também sobre a terra; pois o Senhor disse a Adão: “Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo.” Gênesis 3:17 -18. Quando Cristo foi traído e entregue nas mãos de homens pecadores, “tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dEle, O escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus! E, cuspindo nEle, tiraram-Lhe a cana, e batiam-Lhe com ela na cabeça.” 6 Assim, pois, quando Cristo levou a maldição que veio sobre o homem, Ele, ao mesmo tempo, levou a maldição da terra. Portanto quando Ele vier para salvar os que aceitaram Seu sacrifício, Ele vem renovar a terra também.

O Tempo da Restauração

Por isso o apóstolo Pedro disse: “E envie Ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.” Atos 3:20-21. E assim, temos as palavras de Cristo: “E quando o Filho do Homem vier em Sua glória, e todos os santos anjos, com Ele, então, se assentará no trono da Sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dEle, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” Mateus 25:31-34. Isso será a consumação da obra do evangelho.

Agora voltemos às palavras do apóstolo no primeiro capítulo de Efésios. Ali aprendemos que em Cristo somos predestinados à (31) adoção de filhos; e como se vê em outro lugar, se somos filhos somos herdeiros de Deus, e co-herdeiros com Jesus Cristo. Portanto, em Cristo obtivemos uma herança, porque Ele ganhou a vitória, e está sentado à direita do Pai, aguardando o tempo em que seus inimigos sejam postos por estrado de Seus pés, e todas as coisas Lhe sejam sujeitas. Isto é tão certo quanto o fato de que Ele venceu. Como garantia dessa herança que temos nEle, Ele deu o Espírito Santo. É da natureza da herança, e, portanto, torna conhecido quais sãos as riquezas da glória da herança. Em outras palavras, a comunhão do Espírito torna conhecida a comunhão do mistério.

O Espírito é o representante de Cristo. Portanto, o Espírito habitando no homem é Cristo no homem, a esperança da glória7 E Cristo no homem é o poder criador no homem, tornando-os novas criaturas. O Espírito é dado “de acordo com as riquezas de Sua glória”, e esta é a dimensão do poder por meio do qual devemos ser fortalecidos. Assim, as riquezas da glória da herança, tornadas conhecidas pelo Espírito, não é menos que o poder por meio do qual Deus fará novas todas as coisas por Jesus Cristo, como no princípio, e pelo qual criará o homem novamente, de modo que seja habilitado para aquela herança gloriosa. Assim é que, quando o Espírito é dado na plenitude da medida, aqueles a quem é dado, “provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro.” Hebreus 6:5.

Assim, o evangelho não trata exclusivamente do futuro. É presente e pessoal. É o poder de Deus para salvação de todo aquele que creu, ou que está crendo8 Enquanto cremos temos o poder, e esse poder é o poder pelo qual o mundo que há de vir deverá ser preparado para nós, assim como foi no princípio. Portanto, estudando a promessa da herança estamos simplesmente estudando o poder do evangelho para salvar-nos do presente mundo mal.

Quem São os Herdeiros?

“E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:29.

(32) De que somos herdeiros, se somos semente de Abraão? Ora, evidentemente da promessa a Abraão. Mas se somos de Cristo, então somos herdeiros com Ele; pois são de Cristo os que têm o Espírito e os que têm o Espírito são herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Portanto, ser co-herdeiro com Cristo é ser herdeiro de Abraão.

“Herdeiros segundo a promessa” Que promessa? A promessa feita a Abraão, logicamente Qual foi a promessa? Leia Romanos 4:13 para ter uma resposta: “A promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.” Portanto, os que são de Cristo são herdeiros do mundo. Já aprendemos isto de muitos textos, mas agora o vemos definitivamente relacionado com a promessa feita a Abraão.

Temos considerado também que a herança há de ser outorgada na vinda do Senhor, pois é ao vir na Sua glória quando dirá aos justos: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”9 Quando o mundo foi criado foi ideado para ser a habitação do homem, e foi dado a ele. Mas o domínio foi perdido. É verdade que os homens vivem hoje na terra, mas não gozam da herança que Deus originalmente lhes deu. Esta era a possessão de uma criação perfeita, por seres perfeitos Não, nem sequer a possuem, pois “Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra permanece para sempre.” Eclesiastes 1:4. Enquanto que a terra permanece para sempre, “nossos dias são como a sombra sobre a terra, e não temos permanência.” I Crônicas 29:15. Na verdade ninguém possui nada deste mundo. Os homens lutam e se esforçam para adquirir riqueza, e então “morrem e deixam a outros os seus bens.” Salmo 49:10. Mas Deus faz todas coisas de acordo com o conselho de Sua própria vontade; nem um só de Seus propósitos falhará; e assim, tão logo o homem pecou e perdeu sua herança, uma restauração foi prometida por meio de Cristo, nestas palavras: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a Sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu Lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15. Nessas palavras a destruição de Satanás e toda sua obra foram preditas. Foi predita a “tão grande salvação começando a ser anunciada pelo Senhor”10 Desta forma, “o primeiro domínio.” Miquéias 4:8, a saber, “o reino, e o domínio, e (33) a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o Seu reino será um reino eterno.” Daniel 7:27. Esta será uma possessão real, visto que será eterna.

A Promessa da Sua Vinda

Mas tudo isto deve ser consumado quando da vinda do Senhor em glória, “O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.” Atos 3:21. Assim a vinda do Senhor para restaurar todas as coisas, tem sido a grande esperança sempre posta diante da igreja desde a queda do homem. Os fiéis têm sempre esperado por esse evento, e embora o tempo pareça delongar-se, e a maioria do povo duvide da promessa, ela é tão certa como a palavra do Senhor. A promessa, as dúvidas dos incrédulos, e a certeza do cumprimento da promessa, são vividamente expostos no seguinte texto das Escrituras:—

“Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero; Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador: Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da Sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste [compactada fora da água e cercada de água, RV]; Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio. Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpio.s Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como (34) um dia. O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” II Pedro 3:1-13.

Leia a passagem novamente, e observe os seguintes pontos: Os que escarnecem da promessa da vinda do Senhor são voluntariamente ignorantes de alguns dos eventos claros registrados na Bíblia, a saber, a criação e o dilúvio A palavra do Senhor criou os céus e a terra no princípio “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da Sua boca.” Salmo 33:6. Pela mesma palavra a terra foi coberta pela água, a água com a qual a terra foi abastecida contribuiu para a sua destruição. Pelo dilúvio a terra “pereceu”; a terra, na sua atual condição, tem apenas uma pálida semelhança com a que existiu antes do dilúvio. Pela mesma palavra que criou e destruiu a terra, é a que a sustem hoje, até o tempo da destruição dos homens ímpios, quando se converter em um lago de fogo ao invés de um lago de água. “Mas nós, segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” II Pedro 3:13. A mesma palavra realiza todas as coisas.

O Grande Clímax

Assim, temos a impressão que a vinda do Senhor tem sido o grande evento em direção ao qual todas as coisas tendem desde a própria (35) queda. A “promessa de sua vinda” é a mesma promessa de um novo céu e uma nova terra Esta foi a promessa feita aos “pais” Os que zombam dela não podem negar que a Bíblia contém a promessa, mas, visto que nenhum mudança tem ocorrido desde que os pais dormiram,11 pensam que não há nenhuma possibilidade de se cumprir. Ignoram o fato de que as coisas têm mudado muito desde o princípio da criação; e têm se esquecido de que a palavra do Senhor permanece para sempre. “O Senhor não retarda a Sua promessa.”12 Observe que está no singular, não na forma plural da palavra. Não são promessas, mas promessa. É um fato que Deus não esquece nenhuma de Suas promessas, mas o apóstolo Pedro está aqui se referindo a uma promessa definida, a promessa da segunda vinda do Senhor, e a restauração da terra Será de fato uma “nova terra”, porque será restaurada à condição em que estava quando foi criada no princípio

Agora, embora tenha passado muito tempo – segundo a contagem humana – desde que a promessa foi feita, “o Senhor não retarda a Sua promessa”,12 visto que ele tem todo o tempo para Si próprio. Mil anos para Ele são como um dia.13 Assim, mal passou uma semana desde que a promessa foi feita pela primeira vez, por ocasião da queda. Somente por volta da metade de uma semana transcorreu desde que “os pais dormiram.” A passagem de uns poucos mil anos em nada diminui sequer um jota da promessa de Deus. É tão certa como quando foi feita pela primeira vez. Deus não Se esqueceu. O único motivo porque se tem estendido tanto é porque “ele é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”14 Portanto, “tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor”,15 e aceite com gratidão a bondade assim oferecida, em lugar de considerar Sua misericordiosa demora como uma evidência de falta de boa fé de Sua parte.

Não se deve esquecer que, enquanto mil anos são para o Senhor como um dia, também um dia é para ele como mil anos. O que isso significa? Simplesmente, que enquanto o Senhor pode esperar um longo tempo, na contagem humana, antes de levar a cabo Seus planos, isso não deve ser tomado como evidência em nenhum estágio, de que realizar uma determinada quantidade de trabalho irá precisar necessariamente da mesma quantidade de tempo que foi necessário no passado para o mesmo trabalho. Um dia é tão suficiente como mil (36) anos para o Senhor, quando Ele escolheu realizar a obra de mil anos em um dia. E isso ainda vai ocorrer, “Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.” 16 Um dia será suficiente para a obra de mil anos. O dia de Pentecostes foi apenas uma amostra do poder com o qual o evangelho ainda há de ser propagado.

E agora que tivemos este sumário do que realmente é o evangelho do reino, e temos nos referido à promessa aos pais como o alicerce da nossa fé, podemos estudar a promessa, começando com Abraão, de quem devemos ser filhos, se é que devemos ser herdeiros com Cristo.

The Present Truth, 14 de maio de 1896

Notas desta edição:

1) Hebreus 2: 7, em todas as versões da Almeida lemos: “Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos”, mas na margem da KJV há a alternativa: ‘por pouco tempo menor’. O Comentário Bíblico, no volume 7, pág. 403, diz que no “grego pode ser entendido dos dois modos. Ambas idéias são verdadeiras. A última é especialmente apropriada quando aplicada a Cristo (vs. 9) pois somente, por breve tempo, durante Sua encarnação, foi Ele feito menor.”

2) Mateus 18:11 e Lucas 19:10;

3) Salmos 8:5;

4) Hebreus 2:9;

5) Hebreus 9:24;

6) Mateus 27:29 e 30;

7) Colossenses 1:27;

8) Romanos 1:16;

9) Mateus 25:34;

10) Hebreus 2:3;

11) Ver II Pedro 3:4;

12) II Pedro 3:9, p.p.;

13) Salmo 90:4;

14) II Pedro 3:9, ú.p.;

15) II Pedro 3:15;

16) Romanos 9: