quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Lição 7 — Vitória Sobre o Pecado, por João Soares da Silveira

“Vitória na tentação vem àqueles que efetivamente empregam ‘a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus’ (Efésios 6: 17. ‘Está escrito’ era o modo com que o Mestre defrontava as sutis tentações de Satanás (Mat. 4: 4, 7 e 10). A juventude de hoje deve empregar as mesmas armas espirituais. A mente deve constantemente alimentar-se da Palavra, doutro modo as defesas da alma serão arruinadas, Satanás ganhará vantagem. Negligência em estudar e meditar na Palavra, mesmo por um dia, resulta em séria perda.” (O Comentário Bíblico, no volume 3 da série SDABC, pág. 897, grifamos).

A razão de se citar a palavra de Deus em cada momento de tentação é que há poder criador na palavra pronunciada por Deus, Hebreus 11:3. E quando citamos a Palavra de Deus, na hora da tentação, ela, instantaneamente, cria em nós o conteúdo por ela mencionado! “Assim será a Minha palavra, que sair da Minha boca; ela não voltará para Mim vazia, antes fará o que Me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.' (Isaías 55: 11). E o salmista diz que o armazenar a Palavra de Deus no coração é o meio para vencermos o pecado: “Escondi a Tua palavra no meu coração, para não pecar contra Ti.” (Salmo 119:11). “Quanto às obras dos homens, pela palavra dos Teus lábios eu me tenho guardado dos caminhos do homem violento” (Salmo 17:4).

Também o Espírito de Profecia nos transmite a mesma idéia: “Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras” (Parábolas de Jesus, pág. 333). E Ele mesmo as cumprirá, em nós, à medida que as reivindicarmos dEle na hora da tentação!

'Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne...' (2ª Coríntios 10: 3-5). Isto é, não devemos tentar vencer por nós próprios, por nossas obras, o que seria velho concertismo.

Devemos, ao contrário, focar sempre as nossas mentes em Cristo. “Olhando pra Jesus. Autor e Consumador da fé’ (Hebreus 12: 2).

Assim podemos resistir à tentação, e forçar Satanás a retirar-se de nós. Jesus obteve a vitória por meio da submissão e fé em Deus, e diz-nos mediante o apóstolo: ‘Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele Se chegará a vós’" (Tia. 4:7 e 8). (O Desejado de Todas as Nações, págs. 130 e 131, grifamos).

Os que querem vencer devem empenhar ao máximo todas as faculdades de seu ser. Devem lutar, de joelhos diante de Deus, pedindo poder divino. ... É possível aos homens ter poder para resistir ao mal - poder que nem a Terra nem a morte nem o inferno conseguem dominar; poder que os colocará onde alcancem vencer, como Cristo venceu. Neles pode combinar-se a divindade e a humanidade” (Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 409)

E, a partir desta fé enfrentar as tentações citando a Palavra de Deus. “Porque as obras de nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus ... levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo” (2ª Coríntios 10: 4 e 5)

“O meio por que podemos vencer o maligno, é aquele pelo qual Cristo venceu — o poder da Palavra. Deus não nos rege a mente sem nosso consentimento; mas se desejamos conhecer e fazer Sua vontade, pertence-nos a promessa: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32. "Se alguém quiser fazer a vontade dEle, pela mesma doutrina conhecerá." João 7:17. Mediante a fé nessas promessas, todo homem poderá ser libertado dos ardis do erro e do domínio do pecado” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 258).

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7). Eis aí um ‘Cheque em branco', assinado por Jesus! O poder criador da Palavra de Deus nos dará a vitória na hora da tentação, por meio de Cristo. A Palavra de Deus “Fará o que Me apraz, e prosperará naquilo para que a envie.” (Is. 55: 11). Isto é o poder da palavra de Deus atuando em nós. Estaremos então “limpos pela Palavra” (João 15:3). Porque a Palavra da Sua graça, é poderosa para nos “edificar e dar herança entre todos os santificados' (Atos 20: 32).

Porque 'O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que Eu vos tenho dito são Espírito e são vida.' (João 6:63). Ao citarmos a Palavra, na hora da tentação, recebemos o Espírito Santo e a vida de Cristo, cumprindo-se, em nós, assim esta Escritura: 'já não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim.' (Gálatas 2:20).

Perfeição é um ideal. Por definição, ideal é um objetivo, do qual podemos nos aproximar mais e mais, facultando contínuo progresso na semelhança com o Modelo divino, mas que sempre estará numa posição inatingível, muito acima da posição em que nos encontrarmos.

Paulo o expressou assim: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento” (Filip. 3: 12-15). Paulo estava inconsciente da posição que, pela graça, alcançara.

Ainda durante toda a eternidade, haverá contínuo e inesgotável crescimento rumo à perfeição, pois essa escada sempre terá mais um degrau, anteriormente desconhecido.

Está o Senhor aguardando a perfeição?

Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum. Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? ... Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e, sim, da graça.” (Rom. 6: 1-14)

“Conservai-vos longe de toda a aparência do mal. E Ele próprio, o Deus da paz, vos santifique até à perfeição, e que todo o vosso ser, o espírito, a alma e o corpo, se conserve irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. E fiel Aquele que vos chama e realizará as Suas promessas.” (1ª Tess. 5: 22 e 24, Edições Paulinas, 1967).

Deus “é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante de Sua glória sem mácula e com grande alegria.” (Judas 24).

“A vós também, que noutro tempo, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no corpo da Sua carne, pela morte, para, perante Ele, vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis." (Col. 1: 19 a 22).

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeu nEle, antes da fundação do mundo para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor" (Ef. 1: 3 e 4).

"Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-Lo como Ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nEle tem esta esperança, assim como Ele é puro. ...

“Todo aquele que permanece nEle não vive pecando; todo aquele que vive pecando não O viu, nem O conheceu ... Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio... Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nEle é a divina Semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus." (1ª João 3: 2 a 9).

Há diferença entre SER perfeito e afirmar, fazer ALARDE, de ser perfeito! É possível atingirmos a perfeição de caráter, pois eis que está escrito: 'não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.' (Apoc. 14: 5), i. é, são perfeitos! Entretanto, “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.” (1ª João 1: 8). Os que são perfeitos não estão cientes da posição atingida! Assim, nem passa pelas suas mentes a idéia de declarar o fato! Continuam humildes!